A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10684 |
Resumo: | A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De forma mais precisa, discorre sobre o uso dos sistemas tutores inteligentes para promover um ensino e aprendizagem personalizados. Embora as transformações sociais, mesmo em períodos distintos, venham adentrando o cotidiano da sociedade e alterando os hábitos de vida, a mutação tecnológica, incorporada de virtualização e conectividade, permeia esse espaço cultural e desafia o modelo tradicional do binômio ensino e aprendizagem. A mudança pode ser fundamental quando é possível reconhecer uma necessidade social e, nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é identificar as características que permeiam o uso das técnicas de inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e a aprendizagem. Para cumprir com o objetivo principal, optou-se pela construção de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo exploratório, embasada nos principais autores científicos como Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Lévy (1999); Lévy (2001); Palacios(2009); Simões (2009); Turing (1950) e Vicari (2018). Os resultados da referida investigação evidenciaram que o sujeito contemporâneo já vivencia a mutação tecnológica, o que sinaliza a importância de os sistemas tutores inteligentes adentrarem os espaços escolares de modo a acompanharem as tendências do cotidiano. Da mesma forma, é possível o desenvolvimento de competências e habilidades do estudante por meio da utilização dos recursos advindos de técnicas de IA para oferecer um ensino e uma aprendizagem contemporâneos. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_692380f20ad525198a569bbbd58bd874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/10684 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Domeneghini, DaianaValentini, Carla BeatrisBoeira, Adriana FerreiraMenezes, Crediné Silva dePescador, Cristina Maria2022-07-12T14:41:53Z2022-07-12T14:41:53Z2022-07-082022-04-26https://repositorio.ucs.br/11338/10684A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De forma mais precisa, discorre sobre o uso dos sistemas tutores inteligentes para promover um ensino e aprendizagem personalizados. Embora as transformações sociais, mesmo em períodos distintos, venham adentrando o cotidiano da sociedade e alterando os hábitos de vida, a mutação tecnológica, incorporada de virtualização e conectividade, permeia esse espaço cultural e desafia o modelo tradicional do binômio ensino e aprendizagem. A mudança pode ser fundamental quando é possível reconhecer uma necessidade social e, nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é identificar as características que permeiam o uso das técnicas de inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e a aprendizagem. Para cumprir com o objetivo principal, optou-se pela construção de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo exploratório, embasada nos principais autores científicos como Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Lévy (1999); Lévy (2001); Palacios(2009); Simões (2009); Turing (1950) e Vicari (2018). Os resultados da referida investigação evidenciaram que o sujeito contemporâneo já vivencia a mutação tecnológica, o que sinaliza a importância de os sistemas tutores inteligentes adentrarem os espaços escolares de modo a acompanharem as tendências do cotidiano. Da mesma forma, é possível o desenvolvimento de competências e habilidades do estudante por meio da utilização dos recursos advindos de técnicas de IA para oferecer um ensino e uma aprendizagem contemporâneos. [resumo fornecido pelo autor]The research is about the insertion of Artificial Intelligence techniques in education. More precisely, it discusses the use of intelligent tutoring systems to promote personalized teaching and learning. Although social transformations, even in different periods, have been entering the daily life of society and changing its habits, the technological mutation, incorporated in virtualization and connectivity, permeates this cultural space and challenges the traditional model of the teaching and learning binomial. Change can be fundamental when it is possible to recognize a social need and, in this perspective, the general objective of to identify the characteristics that have the use of artificial intelligence techniques as a mediating practice for teaching and learning. To fulfill the main objective, we chose to build a bibliographic research of an exploratory qualitative nature, based on the main scientific authors such as Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Levy (1999); Lévy (2001); Palaces (2009); Simões (2009); Turing (1950) and Vicari (2018). The results of this investigation showed that the contemporary subject is already experiencing technological change, which signals the importance of intelligent tutoring systems to enter school spaces in order to follow everyday trends. Similarly, it is possible to develop student skills and abilities through the use of resources derived from AI techniques to offer contemporary teaching and learning. [resumo fornecido pelo autor]engporEducaçãoInteligência artificialAprendizagemEnsinoEducationArtificial intelligenceLearningTeachingA inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9798692514165521Daiana DomeneghiniMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Nova Prata2022-07-08TEXTDissertação Daiana Domeneghini.pdf.txtDissertação Daiana Domeneghini.pdf.txtExtracted texttext/plain214768https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf.txt147320f0bf0069cbeb03319390279326MD52THUMBNAILDissertação Daiana Domeneghini.pdf.jpgDissertação Daiana Domeneghini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf.jpg90763397c16c77d4c72ba9866a1251e2MD53ORIGINALDissertação Daiana Domeneghini.pdfDissertação Daiana Domeneghini.pdfapplication/pdf644862https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdfdefc3a6011680b5bedc9be37d4e30169MD5111338/106842022-10-18 17:45:48.005oai:repositorio.ucs.br:11338/10684Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:48Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação |
title |
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação |
spellingShingle |
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação Domeneghini, Daiana Educação Inteligência artificial Aprendizagem Ensino Education Artificial intelligence Learning Teaching |
title_short |
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação |
title_full |
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação |
title_fullStr |
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação |
title_full_unstemmed |
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação |
title_sort |
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação |
author |
Domeneghini, Daiana |
author_facet |
Domeneghini, Daiana |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Valentini, Carla Beatris Boeira, Adriana Ferreira Menezes, Crediné Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domeneghini, Daiana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pescador, Cristina Maria |
contributor_str_mv |
Pescador, Cristina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inteligência artificial Aprendizagem Ensino |
topic |
Educação Inteligência artificial Aprendizagem Ensino Education Artificial intelligence Learning Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Artificial intelligence Learning Teaching |
description |
A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De forma mais precisa, discorre sobre o uso dos sistemas tutores inteligentes para promover um ensino e aprendizagem personalizados. Embora as transformações sociais, mesmo em períodos distintos, venham adentrando o cotidiano da sociedade e alterando os hábitos de vida, a mutação tecnológica, incorporada de virtualização e conectividade, permeia esse espaço cultural e desafia o modelo tradicional do binômio ensino e aprendizagem. A mudança pode ser fundamental quando é possível reconhecer uma necessidade social e, nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é identificar as características que permeiam o uso das técnicas de inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e a aprendizagem. Para cumprir com o objetivo principal, optou-se pela construção de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo exploratório, embasada nos principais autores científicos como Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Lévy (1999); Lévy (2001); Palacios(2009); Simões (2009); Turing (1950) e Vicari (2018). Os resultados da referida investigação evidenciaram que o sujeito contemporâneo já vivencia a mutação tecnológica, o que sinaliza a importância de os sistemas tutores inteligentes adentrarem os espaços escolares de modo a acompanharem as tendências do cotidiano. Da mesma forma, é possível o desenvolvimento de competências e habilidades do estudante por meio da utilização dos recursos advindos de técnicas de IA para oferecer um ensino e uma aprendizagem contemporâneos. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-12T14:41:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-12T14:41:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/10684 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/10684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
147320f0bf0069cbeb03319390279326 90763397c16c77d4c72ba9866a1251e2 defc3a6011680b5bedc9be37d4e30169 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308875886133248 |