A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domeneghini, Daiana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10684
Resumo: A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De forma mais precisa, discorre sobre o uso dos sistemas tutores inteligentes para promover um ensino e aprendizagem personalizados. Embora as transformações sociais, mesmo em períodos distintos, venham adentrando o cotidiano da sociedade e alterando os hábitos de vida, a mutação tecnológica, incorporada de virtualização e conectividade, permeia esse espaço cultural e desafia o modelo tradicional do binômio ensino e aprendizagem. A mudança pode ser fundamental quando é possível reconhecer uma necessidade social e, nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é identificar as características que permeiam o uso das técnicas de inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e a aprendizagem. Para cumprir com o objetivo principal, optou-se pela construção de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo exploratório, embasada nos principais autores científicos como Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Lévy (1999); Lévy (2001); Palacios(2009); Simões (2009); Turing (1950) e Vicari (2018). Os resultados da referida investigação evidenciaram que o sujeito contemporâneo já vivencia a mutação tecnológica, o que sinaliza a importância de os sistemas tutores inteligentes adentrarem os espaços escolares de modo a acompanharem as tendências do cotidiano. Da mesma forma, é possível o desenvolvimento de competências e habilidades do estudante por meio da utilização dos recursos advindos de técnicas de IA para oferecer um ensino e uma aprendizagem contemporâneos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_692380f20ad525198a569bbbd58bd874
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10684
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Domeneghini, DaianaValentini, Carla BeatrisBoeira, Adriana FerreiraMenezes, Crediné Silva dePescador, Cristina Maria2022-07-12T14:41:53Z2022-07-12T14:41:53Z2022-07-082022-04-26https://repositorio.ucs.br/11338/10684A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De forma mais precisa, discorre sobre o uso dos sistemas tutores inteligentes para promover um ensino e aprendizagem personalizados. Embora as transformações sociais, mesmo em períodos distintos, venham adentrando o cotidiano da sociedade e alterando os hábitos de vida, a mutação tecnológica, incorporada de virtualização e conectividade, permeia esse espaço cultural e desafia o modelo tradicional do binômio ensino e aprendizagem. A mudança pode ser fundamental quando é possível reconhecer uma necessidade social e, nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é identificar as características que permeiam o uso das técnicas de inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e a aprendizagem. Para cumprir com o objetivo principal, optou-se pela construção de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo exploratório, embasada nos principais autores científicos como Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Lévy (1999); Lévy (2001); Palacios(2009); Simões (2009); Turing (1950) e Vicari (2018). Os resultados da referida investigação evidenciaram que o sujeito contemporâneo já vivencia a mutação tecnológica, o que sinaliza a importância de os sistemas tutores inteligentes adentrarem os espaços escolares de modo a acompanharem as tendências do cotidiano. Da mesma forma, é possível o desenvolvimento de competências e habilidades do estudante por meio da utilização dos recursos advindos de técnicas de IA para oferecer um ensino e uma aprendizagem contemporâneos. [resumo fornecido pelo autor]The research is about the insertion of Artificial Intelligence techniques in education. More precisely, it discusses the use of intelligent tutoring systems to promote personalized teaching and learning. Although social transformations, even in different periods, have been entering the daily life of society and changing its habits, the technological mutation, incorporated in virtualization and connectivity, permeates this cultural space and challenges the traditional model of the teaching and learning binomial. Change can be fundamental when it is possible to recognize a social need and, in this perspective, the general objective of to identify the characteristics that have the use of artificial intelligence techniques as a mediating practice for teaching and learning. To fulfill the main objective, we chose to build a bibliographic research of an exploratory qualitative nature, based on the main scientific authors such as Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Levy (1999); Lévy (2001); Palaces (2009); Simões (2009); Turing (1950) and Vicari (2018). The results of this investigation showed that the contemporary subject is already experiencing technological change, which signals the importance of intelligent tutoring systems to enter school spaces in order to follow everyday trends. Similarly, it is possible to develop student skills and abilities through the use of resources derived from AI techniques to offer contemporary teaching and learning. [resumo fornecido pelo autor]engporEducaçãoInteligência artificialAprendizagemEnsinoEducationArtificial intelligenceLearningTeachingA inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9798692514165521Daiana DomeneghiniMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Nova Prata2022-07-08TEXTDissertação Daiana Domeneghini.pdf.txtDissertação Daiana Domeneghini.pdf.txtExtracted texttext/plain214768https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf.txt147320f0bf0069cbeb03319390279326MD52THUMBNAILDissertação Daiana Domeneghini.pdf.jpgDissertação Daiana Domeneghini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf.jpg90763397c16c77d4c72ba9866a1251e2MD53ORIGINALDissertação Daiana Domeneghini.pdfDissertação Daiana Domeneghini.pdfapplication/pdf644862https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdfdefc3a6011680b5bedc9be37d4e30169MD5111338/106842022-10-18 17:45:48.005oai:repositorio.ucs.br:11338/10684Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:48Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
title A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
spellingShingle A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
Domeneghini, Daiana
Educação
Inteligência artificial
Aprendizagem
Ensino
Education
Artificial intelligence
Learning
Teaching
title_short A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
title_full A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
title_fullStr A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
title_full_unstemmed A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
title_sort A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
author Domeneghini, Daiana
author_facet Domeneghini, Daiana
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
Boeira, Adriana Ferreira
Menezes, Crediné Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Domeneghini, Daiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pescador, Cristina Maria
contributor_str_mv Pescador, Cristina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inteligência artificial
Aprendizagem
Ensino
topic Educação
Inteligência artificial
Aprendizagem
Ensino
Education
Artificial intelligence
Learning
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Artificial intelligence
Learning
Teaching
description A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De forma mais precisa, discorre sobre o uso dos sistemas tutores inteligentes para promover um ensino e aprendizagem personalizados. Embora as transformações sociais, mesmo em períodos distintos, venham adentrando o cotidiano da sociedade e alterando os hábitos de vida, a mutação tecnológica, incorporada de virtualização e conectividade, permeia esse espaço cultural e desafia o modelo tradicional do binômio ensino e aprendizagem. A mudança pode ser fundamental quando é possível reconhecer uma necessidade social e, nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é identificar as características que permeiam o uso das técnicas de inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e a aprendizagem. Para cumprir com o objetivo principal, optou-se pela construção de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo exploratório, embasada nos principais autores científicos como Bittencourt (1998), BNCC (2018); Crochik (1998); Dowbor (2009); Freire (2015); Kuramoto (2009); Lemos (2009); Lévy (1999); Lévy (2001); Palacios(2009); Simões (2009); Turing (1950) e Vicari (2018). Os resultados da referida investigação evidenciaram que o sujeito contemporâneo já vivencia a mutação tecnológica, o que sinaliza a importância de os sistemas tutores inteligentes adentrarem os espaços escolares de modo a acompanharem as tendências do cotidiano. Da mesma forma, é possível o desenvolvimento de competências e habilidades do estudante por meio da utilização dos recursos advindos de técnicas de IA para oferecer um ensino e uma aprendizagem contemporâneos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T14:41:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-12T14:41:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10684
url https://repositorio.ucs.br/11338/10684
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10684/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiana%20Domeneghini.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 147320f0bf0069cbeb03319390279326
90763397c16c77d4c72ba9866a1251e2
defc3a6011680b5bedc9be37d4e30169
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308875886133248