A interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marsilio, Maguil
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/842
Resumo: O turismo é uma atividade crescente e é responsável por um a cada doze empregos no mundo. Com o advento da internet, as relações interpessoais e comerciais alteram-se a cada dia. Para as agências de viagens e turismo, empresas distribuidoras do produto/serviço turístico, tais transformações têm alterado totalmente o modo de gerir os negócios. Esta dissertação analisa a interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo. Objetiva identificar o perfil dessas empresas, a forma de utilização da internet, os processos que auxiliam o relacionamento com os clientes por meio das tecnologias de informação e comunicação e avaliar a interferência da internet na competitividade dessas empresas. Na formação do marco teórico, foi utilizada uma pesquisa bibliométrica para apurar o estado da arte sobre o tema, somada às ideias de autores das áreas do Turismo, Administração, Marketing, Competitividade, Qualidade, Finanças e Sistemas de Informação. A pesquisa de campo entrevistou 68 empresas da cidade de São Paulo e apresentou resultados similares aos de outros países. Dentre eles, o perfil predominante de micro e pequenas empresas, que ainda não estão totalmente conscientes das mudanças ocorridas no mercado e que possuem certeza de que o investimento no relacionamento com o cliente, juntamente com a constante análise das suas capacidades internas, é determinante para seu sucesso. O presente estudo vem agregar literatura ao segmento das agências de viagens e turismo, o qual possui pouca produção específica.
id UCS_70d3fa669ac446eff80cbd8f3ccfb4eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/842
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Marsilio, MaguilGullo, Maria Carolina RosaMecca, Marlei SaleteFlores, Luiz Carlos da SilvaVianna, Silvio Luiz Gonçalves2014-11-20T16:08:02Z2014-11-20T16:08:02Z2014-11-202014-05-23https://repositorio.ucs.br/handle/11338/842O turismo é uma atividade crescente e é responsável por um a cada doze empregos no mundo. Com o advento da internet, as relações interpessoais e comerciais alteram-se a cada dia. Para as agências de viagens e turismo, empresas distribuidoras do produto/serviço turístico, tais transformações têm alterado totalmente o modo de gerir os negócios. Esta dissertação analisa a interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo. Objetiva identificar o perfil dessas empresas, a forma de utilização da internet, os processos que auxiliam o relacionamento com os clientes por meio das tecnologias de informação e comunicação e avaliar a interferência da internet na competitividade dessas empresas. Na formação do marco teórico, foi utilizada uma pesquisa bibliométrica para apurar o estado da arte sobre o tema, somada às ideias de autores das áreas do Turismo, Administração, Marketing, Competitividade, Qualidade, Finanças e Sistemas de Informação. A pesquisa de campo entrevistou 68 empresas da cidade de São Paulo e apresentou resultados similares aos de outros países. Dentre eles, o perfil predominante de micro e pequenas empresas, que ainda não estão totalmente conscientes das mudanças ocorridas no mercado e que possuem certeza de que o investimento no relacionamento com o cliente, juntamente com a constante análise das suas capacidades internas, é determinante para seu sucesso. O presente estudo vem agregar literatura ao segmento das agências de viagens e turismo, o qual possui pouca produção específica.Tourism is a growing activity and is responsible for one in every twelve jobs in the world. With the advent of internet interpersonal and commercial relationships change every day. For travel agencies and tourism, distributors of the product / tourist service, such transformations have totally changed the way to manage the business. This paper analyzes the interference of the Internet on the competitiveness of travel and tourism agencies and aims to identify the profile of these companies, how to use the Internet, the processes that assist in customer relationships through information and communication technologies and evaluate the role of the Internet in the competitiveness of these companies. In forming the theoretical framework used out a bibliometric study to determine the state of the art on the topic and added to the authors of the areas of Tourism, Management, Marketing, Competitiveness, Quality, Finance and Information Systems. The field research interviewed 68 companies from São Paulo and showed similar results to those of other countries, such as the profile of predominantly micro and small enterprises, which are still not fully aware of the changes in the market, and have assured that investment in the relationship with the client, along with the constant analysis of its internal capabilities is critical for the success of the same. The current study add to the literature segment of the travel and tourism agencies, which has little specific literature.Turismo - São Paulo (SP)Turismo - ViagensTourist trade - São Paulo (SP)Tourist trade - JourneysA interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9034540491766936MARSILIO, M.Programa de Pós-Graduação em TurismoTEXTDissertacao Maguil Marsilio.pdf.txtDissertacao Maguil Marsilio.pdf.txtExtracted texttext/plain396553https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/842/3/Dissertacao%20Maguil%20Marsilio.pdf.txt7f80bafb6854ded40c331b92d8d6c743MD53THUMBNAILDissertacao Maguil Marsilio.pdf.jpgDissertacao Maguil Marsilio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/842/4/Dissertacao%20Maguil%20Marsilio.pdf.jpg35aa32064caeb0aff0ede09f07c39529MD54ORIGINALDissertacao Maguil Marsilio.pdfDissertacao Maguil Marsilio.pdfapplication/pdf2427930https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/842/1/Dissertacao%20Maguil%20Marsilio.pdf49456a5db3ae2004a465df748aaca182MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/842/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/8422018-08-17 06:13:46.339oai:repositorio.ucs.br:11338/842IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:07.741803Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)
title A interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)
spellingShingle A interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)
Marsilio, Maguil
Turismo - São Paulo (SP)
Turismo - Viagens
Tourist trade - São Paulo (SP)
Tourist trade - Journeys
title_short A interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)
title_full A interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)
title_fullStr A interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)
title_full_unstemmed A interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)
title_sort A interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo na cidade de São Paulo (SP)
author Marsilio, Maguil
author_facet Marsilio, Maguil
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Gullo, Maria Carolina Rosa
Mecca, Marlei Salete
Flores, Luiz Carlos da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Marsilio, Maguil
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
contributor_str_mv Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo - São Paulo (SP)
Turismo - Viagens
topic Turismo - São Paulo (SP)
Turismo - Viagens
Tourist trade - São Paulo (SP)
Tourist trade - Journeys
dc.subject.eng.fl_str_mv Tourist trade - São Paulo (SP)
Tourist trade - Journeys
description O turismo é uma atividade crescente e é responsável por um a cada doze empregos no mundo. Com o advento da internet, as relações interpessoais e comerciais alteram-se a cada dia. Para as agências de viagens e turismo, empresas distribuidoras do produto/serviço turístico, tais transformações têm alterado totalmente o modo de gerir os negócios. Esta dissertação analisa a interferência da internet na competitividade das agências de viagens e turismo. Objetiva identificar o perfil dessas empresas, a forma de utilização da internet, os processos que auxiliam o relacionamento com os clientes por meio das tecnologias de informação e comunicação e avaliar a interferência da internet na competitividade dessas empresas. Na formação do marco teórico, foi utilizada uma pesquisa bibliométrica para apurar o estado da arte sobre o tema, somada às ideias de autores das áreas do Turismo, Administração, Marketing, Competitividade, Qualidade, Finanças e Sistemas de Informação. A pesquisa de campo entrevistou 68 empresas da cidade de São Paulo e apresentou resultados similares aos de outros países. Dentre eles, o perfil predominante de micro e pequenas empresas, que ainda não estão totalmente conscientes das mudanças ocorridas no mercado e que possuem certeza de que o investimento no relacionamento com o cliente, juntamente com a constante análise das suas capacidades internas, é determinante para seu sucesso. O presente estudo vem agregar literatura ao segmento das agências de viagens e turismo, o qual possui pouca produção específica.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-05-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-20T16:08:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-11-20T16:08:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/842
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/842/3/Dissertacao%20Maguil%20Marsilio.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/842/4/Dissertacao%20Maguil%20Marsilio.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/842/1/Dissertacao%20Maguil%20Marsilio.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/842/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f80bafb6854ded40c331b92d8d6c743
35aa32064caeb0aff0ede09f07c39529
49456a5db3ae2004a465df748aaca182
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258430311301120