Incursões reflexivas sobre o conceito de turismo e a qualificação "pedagógico" no binômio "turismo pedagógico"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/840 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objeto de estudo o conceito de Turismo pedagógico, focalizado em relações conceituais que possam emergir da análise desse binômio, tendo em conta particularmente o fato de “Turismo” configurar-se como termo nuclear da expressão. Assim tendo por suposto que, na constituição do binômio, cada um de seus elementos constitutivos encerra amplo e dinâmico espectro conceitual tecido por diferentes vieses teóricos, construídos igualmente em diversos percursos históricos, a investigação busca responder às questões: Na adjetivação do turismo como pedagógico, que concepções de turismo e que pressupostos epistemológico-pedagógicos estariam aí presentes? Essas concepções e esses pressupostos estariam sendo discutidos na literatura científica acessada em cujo foco está o binômio “Turismo pedagógico”? Sob esse prisma, o trabalho tem como objetivo identificar/explicitar configurações conceituais que assume a denominação “Turismo pedagógico” em proposições teóricas ou teórico-práticas presentes (e acessadas) na literatura científica (em que é tematizado o Turismo pedagógico), considerando, de um lado, abordagens conceituais de turismo e, de outro, relações que se estabelecem entre modelos epistemológicos e pedagógicos e, nesse sentido, proporcionar uma sistematização, no recorte temporal e bibliográfico metodologicamente estabelecido, da produção, no Brasil, do conhecimento a respeito – ou, mais especificamente, uma visão analítico-conceitual do entendimento que estudiosos do turismo mostram ter acerca do tema. De caráter qualitativo e de cunho exploratório bibliográfico, a pesquisa, mediante uma abordagem hermenêutica e recortes metodológicos operacionais, analisa doze artigos publicados no arco temporal de 2005 a 2012, em periódicos científicos brasileiros e/ou apresentados em eventos científicos consolidados na área do Turismo, de cujo título consta o binômio “Turismo pedagógico”. A análise realizou-se com base no processo de elaboração de definição, como o apresenta Garcia (2006), segundo o qual essa corresponde a uma proposição predicativa constituída de: Termo (definiendum), Cópula, Gênero (genus) e Diferenças (differentiae). Realizado o processo, chegou-se à formulação de uma definição de Turismo pedagógico para a qual convergiram o conjunto de autorias, a partir do que se procedeu à síntese interpretativa, sendo identificadas configurações conceituais de turismo, como também pressupostos epistemológico-pedagógicos que lhe estariam subjacentes. O estudo levou à proposição de discussão da própria denominação da atividade no âmbito escolar, assim como evidenciou recorrentes “deslizamentos conceituais” na abordagem do binômio, aportando, assim, sinalizadores da importância de que configurações conceituais relativas ao Turismo pedagógico sejam postas em discussão, principalmente face à constatação da permanência, ao longo do tempo, de concepções teóricas acompanhadas de algumas incongruências em relação às suas bases epistemológico-pedagógicas e aos vínculos estabelecidos com a prática escolar. |
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Lima, Francielle deValentini, Carla BeatrisAzevedo, Tânia Maris dePanosso Netto, AlexandreSantos, Marcia Maria Cappellano dos2014-11-18T15:28:02Z2014-11-18T15:28:02Z2014-11-182014-04-09https://repositorio.ucs.br/handle/11338/840A presente pesquisa tem como objeto de estudo o conceito de Turismo pedagógico, focalizado em relações conceituais que possam emergir da análise desse binômio, tendo em conta particularmente o fato de “Turismo” configurar-se como termo nuclear da expressão. Assim tendo por suposto que, na constituição do binômio, cada um de seus elementos constitutivos encerra amplo e dinâmico espectro conceitual tecido por diferentes vieses teóricos, construídos igualmente em diversos percursos históricos, a investigação busca responder às questões: Na adjetivação do turismo como pedagógico, que concepções de turismo e que pressupostos epistemológico-pedagógicos estariam aí presentes? Essas concepções e esses pressupostos estariam sendo discutidos na literatura científica acessada em cujo foco está o binômio “Turismo pedagógico”? Sob esse prisma, o trabalho tem como objetivo identificar/explicitar configurações conceituais que assume a denominação “Turismo pedagógico” em proposições teóricas ou teórico-práticas presentes (e acessadas) na literatura científica (em que é tematizado o Turismo pedagógico), considerando, de um lado, abordagens conceituais de turismo e, de outro, relações que se estabelecem entre modelos epistemológicos e pedagógicos e, nesse sentido, proporcionar uma sistematização, no recorte temporal e bibliográfico metodologicamente estabelecido, da produção, no Brasil, do conhecimento a respeito – ou, mais especificamente, uma visão analítico-conceitual do entendimento que estudiosos do turismo mostram ter acerca do tema. De caráter qualitativo e de cunho exploratório bibliográfico, a pesquisa, mediante uma abordagem hermenêutica e recortes metodológicos operacionais, analisa doze artigos publicados no arco temporal de 2005 a 2012, em periódicos científicos brasileiros e/ou apresentados em eventos científicos consolidados na área do Turismo, de cujo título consta o binômio “Turismo pedagógico”. A análise realizou-se com base no processo de elaboração de definição, como o apresenta Garcia (2006), segundo o qual essa corresponde a uma proposição predicativa constituída de: Termo (definiendum), Cópula, Gênero (genus) e Diferenças (differentiae). Realizado o processo, chegou-se à formulação de uma definição de Turismo pedagógico para a qual convergiram o conjunto de autorias, a partir do que se procedeu à síntese interpretativa, sendo identificadas configurações conceituais de turismo, como também pressupostos epistemológico-pedagógicos que lhe estariam subjacentes. O estudo levou à proposição de discussão da própria denominação da atividade no âmbito escolar, assim como evidenciou recorrentes “deslizamentos conceituais” na abordagem do binômio, aportando, assim, sinalizadores da importância de que configurações conceituais relativas ao Turismo pedagógico sejam postas em discussão, principalmente face à constatação da permanência, ao longo do tempo, de concepções teóricas acompanhadas de algumas incongruências em relação às suas bases epistemológico-pedagógicas e aos vínculos estabelecidos com a prática escolar.The aim of this work is to study the concept of pedagogic Tourism, focusing on conceptual relations that may arise from the analysis of this combination, considering the term “Tourism” as the nuclear one of the expression. Thus, supposing that in the constitution of this binomial, each of its constitutive elements contains a wide and dynamic conceptual spectrum, woven by different theoretical biases, which were built in diverse historical contexts, the research aims at answering the following questions: Which would be the concepts of tourism, and the epistemological-pedagogical presuppositions contained in the adjective “pedagogic”? Would these concepts and presuppositions be discussed on scientific literature with focus on “pedagogic Tourism”? From this viewpoint, this work has the aim of identifying/explaining conceptual configurations of the expression “pedagogic Tourism” in theoretical or theoretical-practical assumptions which are present (and accessed) in scientific literature (in which pedagogic Tourism is studied), considering, on one hand,conceptual approaches of tourism, and, on the other hand, relations which are established between epistemological and pedagogical models. In this sense, systematization will be provided, in time and bibliography, considering methodology of production in Brazil, as well as knowledge about it – or, more specifically, an analytical-conceptual vision of those who study tourism. This qualitative and bibliographic explorative research analyzes, through an hermeneutical approach and methodological operational cuts, twelve articles published between the years of 2005 and 2012, in scientific Brazilian journals and/or those which were presented in scientific events consolidated in the area of Tourism, in which title appears the expression “pedagogic Tourism”. This analysis was done based on the process of elaboration of a definition, as Garcia (2006) presents it. According to it, this is a predicative proposition composed of: Term (definiendum), Copula, Gender (genus), and Differences (differentiae). After the process was followed, it was arrived to a definition of pedagogical Tourism, to which a number of authors converged. From this, it was done an interpretative synthesis, identifying conceptual configurations of tourism, as well as pedagogical-epistemological assumptions which would be adjacent to them. This study led to the discussion of the name of the activity at school. It also evidenced repeated “conceptual errors” in this combination’s approach. This leads to signs of the importance of discussing conceptual configurations related to pedagogical Tourism, mainly those which remain in time, as well as theoretical conceptions followed by some incongruence related to their epistemological-pedagogical bases, and links established by school practice.Universidade de Caxias do SulTurismoEducaçãoTourist tradeEducationIncursões reflexivas sobre o conceito de turismo e a qualificação "pedagógico" no binômio "turismo pedagógico"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8741630106550510LIMA, Francielle dePrograma de Pós-Graduação em TurismoKöche, José CarlosTEXTDissertacao Francielle de Lima.pdf.txtDissertacao Francielle de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain450311https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/840/3/Dissertacao%20Francielle%20de%20Lima.pdf.txt7a0c9fc7db11bbd7ee7fe9f8ff7450f3MD53THUMBNAILDissertacao Francielle de Lima.pdf.jpgDissertacao Francielle de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/840/4/Dissertacao%20Francielle%20de%20Lima.pdf.jpg7661979ffd5950e1e027e488615249d2MD54ORIGINALDissertacao Francielle de Lima.pdfDissertacao Francielle de Lima.pdfapplication/pdf7847818https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/840/1/Dissertacao%20Francielle%20de%20Lima.pdf7ffa92e986096a4ba4afe0b2e3be3de4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/840/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/8402018-08-17 06:13:44.746oai:repositorio.ucs.br:11338/840IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:44.003771Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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A presente pesquisa tem como objeto de estudo o conceito de Turismo pedagógico, focalizado em relações conceituais que possam emergir da análise desse binômio, tendo em conta particularmente o fato de “Turismo” configurar-se como termo nuclear da expressão. Assim tendo por suposto que, na constituição do binômio, cada um de seus elementos constitutivos encerra amplo e dinâmico espectro conceitual tecido por diferentes vieses teóricos, construídos igualmente em diversos percursos históricos, a investigação busca responder às questões: Na adjetivação do turismo como pedagógico, que concepções de turismo e que pressupostos epistemológico-pedagógicos estariam aí presentes? Essas concepções e esses pressupostos estariam sendo discutidos na literatura científica acessada em cujo foco está o binômio “Turismo pedagógico”? Sob esse prisma, o trabalho tem como objetivo identificar/explicitar configurações conceituais que assume a denominação “Turismo pedagógico” em proposições teóricas ou teórico-práticas presentes (e acessadas) na literatura científica (em que é tematizado o Turismo pedagógico), considerando, de um lado, abordagens conceituais de turismo e, de outro, relações que se estabelecem entre modelos epistemológicos e pedagógicos e, nesse sentido, proporcionar uma sistematização, no recorte temporal e bibliográfico metodologicamente estabelecido, da produção, no Brasil, do conhecimento a respeito – ou, mais especificamente, uma visão analítico-conceitual do entendimento que estudiosos do turismo mostram ter acerca do tema. De caráter qualitativo e de cunho exploratório bibliográfico, a pesquisa, mediante uma abordagem hermenêutica e recortes metodológicos operacionais, analisa doze artigos publicados no arco temporal de 2005 a 2012, em periódicos científicos brasileiros e/ou apresentados em eventos científicos consolidados na área do Turismo, de cujo título consta o binômio “Turismo pedagógico”. A análise realizou-se com base no processo de elaboração de definição, como o apresenta Garcia (2006), segundo o qual essa corresponde a uma proposição predicativa constituída de: Termo (definiendum), Cópula, Gênero (genus) e Diferenças (differentiae). Realizado o processo, chegou-se à formulação de uma definição de Turismo pedagógico para a qual convergiram o conjunto de autorias, a partir do que se procedeu à síntese interpretativa, sendo identificadas configurações conceituais de turismo, como também pressupostos epistemológico-pedagógicos que lhe estariam subjacentes. O estudo levou à proposição de discussão da própria denominação da atividade no âmbito escolar, assim como evidenciou recorrentes “deslizamentos conceituais” na abordagem do binômio, aportando, assim, sinalizadores da importância de que configurações conceituais relativas ao Turismo pedagógico sejam postas em discussão, principalmente face à constatação da permanência, ao longo do tempo, de concepções teóricas acompanhadas de algumas incongruências em relação às suas bases epistemológico-pedagógicas e aos vínculos estabelecidos com a prática escolar. |
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