Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augustin, Ingrid Renata Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/644
Resumo: A presente dissertação refere-se a um estudo qualitativo sobre as percepções coletivas de educação da pessoa com deficiência intelectual de um grupo de representantes membros do Conselho Municipal de Educação (CME), de um município do Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar as relações entre as concepções de educação para a pessoa com deficiência intelectual e os Modelos de Deficiência, evidenciados nos discursos de membros do CME. Através do estudo histórico e da concepção de educação, é apresentado o conceito de Modelos Teóricos de Deficiência. Este conceito é utilizado para se compreender os pressupostos que os processos de inclusão sofrem ou sofreram. Esta pesquisa contou com um grupo focal, como instrumento de construção de dados, realizado com cinco membros do conselho. Os dados foram analisados, considerando a análise textual discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007), e a abordagem conceitual de Finkelstein (2011) sobre os modelos de deficiência. Com a análise do corpus, foi identificada a prevalência de dois Modelos de Deficiência, os quais surgiram como categorias para as discussões. Os Modelos categorizados destacam, primeiramente, o Modelo Social, que apresenta as concepções atuais de educação para a pessoa com DI e, posteriormente, o Modelo Médico, que remete aos aspectos cultural e historicamente presentes nas concepções e exemplificações enunciadas. Apesar de surgirem enunciados com exemplos positivos de processos de inclusão, foram as dificuldades que permaneceram mais tempo em discussão, indicando a necessidade de se construir novos domínios de conhecimento e ações para este assunto. Com este estudo, percebemos que os conceitos de inclusão de alunos com DI, ainda, estão em processo de constituição. O fato de encontrarmos alunos frequentando escolas comuns não significa que eles estejam de fato incluídos nos processos de ensino e aprendizagem, proporcionados pela escola.
id UCS_738a2a22b9f868041d5fd5762c596de6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/644
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Augustin, Ingrid Renata LopesMaciel, AdrianaPaviani, Neires Maria SoldatelliValentini, Carla Beatris2014-06-06T15:52:57Z2014-06-06T15:52:57Z2014-06-062012-08-23https://repositorio.ucs.br/handle/11338/644A presente dissertação refere-se a um estudo qualitativo sobre as percepções coletivas de educação da pessoa com deficiência intelectual de um grupo de representantes membros do Conselho Municipal de Educação (CME), de um município do Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar as relações entre as concepções de educação para a pessoa com deficiência intelectual e os Modelos de Deficiência, evidenciados nos discursos de membros do CME. Através do estudo histórico e da concepção de educação, é apresentado o conceito de Modelos Teóricos de Deficiência. Este conceito é utilizado para se compreender os pressupostos que os processos de inclusão sofrem ou sofreram. Esta pesquisa contou com um grupo focal, como instrumento de construção de dados, realizado com cinco membros do conselho. Os dados foram analisados, considerando a análise textual discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007), e a abordagem conceitual de Finkelstein (2011) sobre os modelos de deficiência. Com a análise do corpus, foi identificada a prevalência de dois Modelos de Deficiência, os quais surgiram como categorias para as discussões. Os Modelos categorizados destacam, primeiramente, o Modelo Social, que apresenta as concepções atuais de educação para a pessoa com DI e, posteriormente, o Modelo Médico, que remete aos aspectos cultural e historicamente presentes nas concepções e exemplificações enunciadas. Apesar de surgirem enunciados com exemplos positivos de processos de inclusão, foram as dificuldades que permaneceram mais tempo em discussão, indicando a necessidade de se construir novos domínios de conhecimento e ações para este assunto. Com este estudo, percebemos que os conceitos de inclusão de alunos com DI, ainda, estão em processo de constituição. O fato de encontrarmos alunos frequentando escolas comuns não significa que eles estejam de fato incluídos nos processos de ensino e aprendizagem, proporcionados pela escola.This work refers to a qualitative study on collective perceptions of education for people with intellectual disabilities from a representing members group of the City Council of Education (CME) in a city from the state of Rio Grande do Sul. The objective was to investigate relationships between the concepts of education for people with intellectual disabilities and Models of disability, as evidenced in the speeches of members from CME. Through studying history and conception of education is presented the theoretical concept of models of disability. This concept is used to understand the assumptions that the processes of inclusion suffer or have suffered. This research has used as a tool for building data a focus group conducted with five board members. The data were analyzed considering the discursive textual analysis proposed by Moraes and Galiazzi (2007) and conceptual approach of Finkelstein (2011) on models of disability. With the analysis of the corpus was identified the prevalence of two models of disability which emerged as categories for discussions. Models categorized highlight first the Social Model, which presents the current concepts of education for people with ID, and later the Medical Model, which refers to cultural and historical aspects of the present concepts and examples listed. Despite statements arise with positive examples of processes of inclusion, the difficulties aspects were longer under discussion, indicating the need of building new areas of knowledge and actions in this matter. We realize that the concepts of inclusion of students with ID, are still in process of creation, however we find students attending regular schools, does not mean they are actually included in the teaching and learning process provided by the school.Incapacidade intelectualEducação especialEducação inclusivaEducação e EstadoProfessores - FormaçãoModel of DisabilityInclusionIntellectual DisabilityConcepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3784022429508659AUGUSTIN, I. R. L.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Ingrid Renata Lopes Augustin.pdf.txtDissertacao Ingrid Renata Lopes Augustin.pdf.txtExtracted texttext/plain285608https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/644/3/Dissertacao%20Ingrid%20Renata%20Lopes%20Augustin.pdf.txt3b8ea2a56a94e3fb86a94ed1eafa1179MD53THUMBNAILDissertacao Ingrid Renata Lopes Augustin.pdf.jpgDissertacao Ingrid Renata Lopes Augustin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/644/4/Dissertacao%20Ingrid%20Renata%20Lopes%20Augustin.pdf.jpgaa191ecdca415ffa5534404c6a9c06caMD54ORIGINALDissertacao Ingrid Renata Lopes Augustin.pdfDissertacao Ingrid Renata Lopes Augustin.pdfapplication/pdf1490399https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/644/1/Dissertacao%20Ingrid%20Renata%20Lopes%20Augustin.pdfa045506926e4cc034c5bdc7b64ea4b8fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/644/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/6442018-08-17 06:09:32.009oai:repositorio.ucs.br:11338/644IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:03.979566Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
title Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
spellingShingle Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
Augustin, Ingrid Renata Lopes
Incapacidade intelectual
Educação especial
Educação inclusiva
Educação e Estado
Professores - Formação
Model of Disability
Inclusion
Intellectual Disability
title_short Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
title_full Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
title_fullStr Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
title_full_unstemmed Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
title_sort Concepções de membros do Conselho Municipal de Educação acerca da educação da pessoa com deficiência intelectual
author Augustin, Ingrid Renata Lopes
author_facet Augustin, Ingrid Renata Lopes
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Maciel, Adriana
Paviani, Neires Maria Soldatelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Augustin, Ingrid Renata Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
contributor_str_mv Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Incapacidade intelectual
Educação especial
Educação inclusiva
Educação e Estado
Professores - Formação
topic Incapacidade intelectual
Educação especial
Educação inclusiva
Educação e Estado
Professores - Formação
Model of Disability
Inclusion
Intellectual Disability
dc.subject.eng.fl_str_mv Model of Disability
Inclusion
Intellectual Disability
description A presente dissertação refere-se a um estudo qualitativo sobre as percepções coletivas de educação da pessoa com deficiência intelectual de um grupo de representantes membros do Conselho Municipal de Educação (CME), de um município do Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar as relações entre as concepções de educação para a pessoa com deficiência intelectual e os Modelos de Deficiência, evidenciados nos discursos de membros do CME. Através do estudo histórico e da concepção de educação, é apresentado o conceito de Modelos Teóricos de Deficiência. Este conceito é utilizado para se compreender os pressupostos que os processos de inclusão sofrem ou sofreram. Esta pesquisa contou com um grupo focal, como instrumento de construção de dados, realizado com cinco membros do conselho. Os dados foram analisados, considerando a análise textual discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007), e a abordagem conceitual de Finkelstein (2011) sobre os modelos de deficiência. Com a análise do corpus, foi identificada a prevalência de dois Modelos de Deficiência, os quais surgiram como categorias para as discussões. Os Modelos categorizados destacam, primeiramente, o Modelo Social, que apresenta as concepções atuais de educação para a pessoa com DI e, posteriormente, o Modelo Médico, que remete aos aspectos cultural e historicamente presentes nas concepções e exemplificações enunciadas. Apesar de surgirem enunciados com exemplos positivos de processos de inclusão, foram as dificuldades que permaneceram mais tempo em discussão, indicando a necessidade de se construir novos domínios de conhecimento e ações para este assunto. Com este estudo, percebemos que os conceitos de inclusão de alunos com DI, ainda, estão em processo de constituição. O fato de encontrarmos alunos frequentando escolas comuns não significa que eles estejam de fato incluídos nos processos de ensino e aprendizagem, proporcionados pela escola.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-08-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-06T15:52:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-06T15:52:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/644
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/644/3/Dissertacao%20Ingrid%20Renata%20Lopes%20Augustin.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/644/4/Dissertacao%20Ingrid%20Renata%20Lopes%20Augustin.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/644/1/Dissertacao%20Ingrid%20Renata%20Lopes%20Augustin.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/644/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b8ea2a56a94e3fb86a94ed1eafa1179
aa191ecdca415ffa5534404c6a9c06ca
a045506926e4cc034c5bdc7b64ea4b8f
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258458568327168