Os impactos financeiros causados pela rotatividade de pessoal nos custos de uma organização : um estudo de caso em um posto de combustível da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argenta, Franciele
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4315
Resumo: A rotatividade de pessoal refere-se a entrada e saída de indivíduos de uma organização. Um elevado índice de rotatividade de pessoal é realidade de muitas organizações devido ao cenário atual, com grande competitividade entre as empresas e dificuldades econômicas no Brasil. Quando a organização tem conhecimento sobre os custos que envolvem este processo, ela consegue entender que uma admissão já causa impactos diretamente no lucro da empresa. Além de impactar financeiramente, este processo prejudica a qualidade dos serviços prestados, gera baixa produtividade e muitas vezes desmotivação. Desta forma, este estudo tem como objetivo geral identificar os impactos financeiros causados pela rotatividade de pessoal nos custos de um posto de combustível da Serra Gaúcha. A metodologia utilizada é de caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso em uma empresa. Os resultados obtidos apontam que o índice de rotatividade de pessoal da empresa estudada é relativamente alto. Foram analisados os últimos cinco anos, e constatou-se que a empresa substituiu em média 77,67% dos funcionários por ano. Já os custos com reposição, treinamento e desligamento apresentaram um impacto de 13,22% sobre o lucro líquido da empresa, analisando a média dos últimos cinco anos. Utilizando o coeficiente de correlação de Pearson encontrou-se um coeficiente de 0,93, o que significa uma correlação quase perfeita. A partir disso é possível inferir que as admissões e demissões são, na maioria das vezes, por substituição. Com isso, sugere-se à empresa alguns procedimentos para que os índices e os custos com a rotatividade de pessoal sejam cada vez menores. Possivelmente, a qualidade da prestação dos serviços irá melhorar e os lucros irão aumentar (sic).
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