Formação continuada e pandemia da COVID-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras - CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Maria Sampaio dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12990
Resumo: A pesquisa intitulada "Formação continuada e pandemia da Covid-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras-CE", tem como principal objetivo, analisar de que modo a formação continuada de professores repercutiu na experiência docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19, a fim de, subsidiar à gestão educacional municipal de Ipueiras-CE, para a oferta de formação continuada com vistas à qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, bem como, que produzam o significado aos professores. O problema de pesquisa se justifica em investigar a formação continuada de professores, proposta pela gestão pública do município supracitado, repercutiu na experiência docente dos professoras durante o biênio 2020-2021 da pandemia da Covid-19. Na tessitura desta análise, entende-se, que a formação é o processo que sustenta a prática docente e é constituída a partir de vários movimentos, como graduação, pós-graduação, cursos, bem como, reflexão e olhar para sua prática ou na troca de experiência entre pares da escola. Os percursos investigativos seguiram trilhos metodológicos de uma pesquisa descritiva de campo de natureza qualitativa e foi desenvolvida através de entrevista narrativas individuais ancoradas em BERTAUX (2010). As entrevistas realizadas com docentes que atuam no Ensino Fundamental dos anos iniciais de duas escolas da rede pública municipal de Ipueiras-CE. Para exploração dos dados que emergiram das entrevistas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galliazi (2006; 2011). Os principais aportes teóricos selecionados para sustentar teoricamente os percursos investigativos, inspirar as descrições, fundamentar interpretações e reflexões estão fundamentadas em Paulo Freire (1991; 1996; 2007); Antônio da Nóvoa (2022); Bertaux (2010), dentre outros, além de fontes disponibilizadas em sites confiáveis, bem como, legislação que embasam a temática, como Formação Continuada entre outras imersões teóricas. Quatro categorias emergiram das falas das docentes: "Desafios e Impactos da pandemia na formação e na atuação docente"; "Ensino Remoto Emergencial: explorando ferramentas e recursos para potencializar o processo de ensino e aprendizagem"; "Dimensões da formação permanente e continuada de professores" e "Percursos docentes e contemporâneos", a partir dessas categorias, emergiram doze subcategorias. O estudo permitiu concluir, que as iniciativas de formação continuada oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação de Ipueiras-CE, durante o biênio (2020 e 2021), não atenderam as necessidades urgentes das educadoras. [resumo fornecido pelo autor]
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O problema de pesquisa se justifica em investigar a formação continuada de professores, proposta pela gestão pública do município supracitado, repercutiu na experiência docente dos professoras durante o biênio 2020-2021 da pandemia da Covid-19. Na tessitura desta análise, entende-se, que a formação é o processo que sustenta a prática docente e é constituída a partir de vários movimentos, como graduação, pós-graduação, cursos, bem como, reflexão e olhar para sua prática ou na troca de experiência entre pares da escola. Os percursos investigativos seguiram trilhos metodológicos de uma pesquisa descritiva de campo de natureza qualitativa e foi desenvolvida através de entrevista narrativas individuais ancoradas em BERTAUX (2010). As entrevistas realizadas com docentes que atuam no Ensino Fundamental dos anos iniciais de duas escolas da rede pública municipal de Ipueiras-CE. Para exploração dos dados que emergiram das entrevistas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galliazi (2006; 2011). Os principais aportes teóricos selecionados para sustentar teoricamente os percursos investigativos, inspirar as descrições, fundamentar interpretações e reflexões estão fundamentadas em Paulo Freire (1991; 1996; 2007); Antônio da Nóvoa (2022); Bertaux (2010), dentre outros, além de fontes disponibilizadas em sites confiáveis, bem como, legislação que embasam a temática, como Formação Continuada entre outras imersões teóricas. Quatro categorias emergiram das falas das docentes: "Desafios e Impactos da pandemia na formação e na atuação docente"; "Ensino Remoto Emergencial: explorando ferramentas e recursos para potencializar o processo de ensino e aprendizagem"; "Dimensões da formação permanente e continuada de professores" e "Percursos docentes e contemporâneos", a partir dessas categorias, emergiram doze subcategorias. O estudo permitiu concluir, que as iniciativas de formação continuada oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação de Ipueiras-CE, durante o biênio (2020 e 2021), não atenderam as necessidades urgentes das educadoras. [resumo fornecido pelo autor]The research assignment titled "Continuing In-Service Training and the Covid-19 Pandemic: A Study of Teaching Experience in Primary Education in Ipueiras-CE" aims to analyze the impact of teacher'' continuing training on their teaching experience in the first years of Elementary Education during the pandemic. The ultimate goal is to support the educational management of Ipueiras-CE in offering continued training that enhances the teaching and learning processes and provides meaningful support to teachers. The research problem is justified by investigating the continuing training of teachers, proposed by the public management of the aforementioned municipality, which had an impact on the teaching experience of teachers during the 2020-2021 biennium of the Covid-19 pandemic. In the feature of this analysis, it is understood that training is the process that supports teaching practice and is constituted from various movements, such as graduation, post-graduation, courses, as well as reflection and looking at their practice or in exchange of experience between school peers. The investigative paths followed the methodological trails of descriptive field research of a qualitative nature and were developed through individual narrative interviews anchored in BERTAUX (2010). The interviews were carried out with teachers who work in Elementary Education in the initial years of two schools in the municipal public network of Ipueiras-CE. To explore the data that emerged from the interviews, the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galliazi (2006; 2011) was used. The main theoretical contributions selected to theoretically support the investigative paths, inspire descriptions, support interpretations and reflections are based on Paulo Freire (1991; 1996; 2007); Antônio da Nóvoa (2022); Bertaux (2010), among others, in addition to sources available on reliable websites, as well as legislation that supports the topic, such as Continuing Training among other theoretical immersions. Four categories emerged from the teachers' speeches: "Challenges and Impacts of the pandemic on teaching training and performance"; "Emergency Remote Teaching: exploring tools and resources to enhance the teaching and learning process"; "Dimensions of permanent and continuing teacher training" and "Teaching and contemporary paths", from these categories, twelve subcategories emerged. The study concluded that the Municipal Department of Education of Ipueiras-CE's training initiatives during 2020 and 2021 did not meet educators' urgent needs. [resumo fornecido pelo autor]engporEnsino fundamental - Ipueiras (CE)Professores de ensino fundamental - FormaçãoCOVID-19Tecnologia educacionalEducação permanenteElementary School - Ipuerias (Brazil)Elementary school teachers - TrainingCOVID-19Educational technologyContinuing educationFormação continuada e pandemia da COVID-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras - CEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/3812677273124252SANTOS, Ana Maria de SampaioMestrado Acadêmico em EducaçãoLemons, Caroline CaldasCampus Universitário de Caxias do Sul2024-01-26ORIGINALDissertação Ana Maria Sampaio dos Santos.pdfDissertação Ana Maria Sampaio dos Santos.pdfapplication/pdf1677733https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12990/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Maria%20Sampaio%20dos%20Santos.pdf61dd14060efa9de84d5de2afd285ae1eMD51TEXTDissertação Ana Maria Sampaio dos Santos.pdf.txtDissertação Ana Maria Sampaio dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain483396https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12990/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Maria%20Sampaio%20dos%20Santos.pdf.txtd274fbf7884a5504a35de27bb0253834MD52THUMBNAILDissertação Ana Maria Sampaio dos Santos.pdf.jpgDissertação Ana Maria Sampaio dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12990/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ana%20Maria%20Sampaio%20dos%20Santos.pdf.jpgac073a4a489d5fd708c905409b106bd6MD5311338/129902024-02-02 11:45:42.459oai:repositorio.ucs.br:11338/12990Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T11:45:42Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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