Uso de drogas na adolescência sob a perspectiva da logoterapia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6054 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo descrever as possíveis articulações entre o uso de drogas na adolescência, o vazio existencial e a falta de sentido dos indivíduos, na perspectiva da logoterapia. Além disso, procurou-se identificar as possíveis causas do uso de drogas na adolescência, caracterizar a logoterapia, e descrever o vazio existencial e a falta de sentido. O delineamento para o estudo dessa pesquisa científica foi de natureza qualitativa, exploratória e explicativa sendo utilizado o método de análise de conteúdo de Laville e Dionne para a investigação dos resultados. A construção desse trabalho foi realizada por intermédio da pesquisa bibliográfica, onde foram utilizadas contribuições de treze artigos disponibilizados em revistas científicas no portal da Capes, nas bases de dados da Biblioteca Central da UCS, e em outras revistas especializadas. Os artigos identificados foram apresentados por meio de tabelas das fontes consultadas, (autor; título; data de publicação e nome das revistas) e foram propostas categorias de análise para esse estudo: a) resumo; b) ideias principais; c) transcrição de trechos; d) metodologias usadas. Os resultados demonstraram que o uso de substâncias psicoativas na adolescência pode ocorrer por diversos motivos nesse período de desenvolvimento em decorrência de fatores biológicos, genéticos, psicossociais, ambientais e culturais. Além disso, também é um período de muitas descobertas, curiosidades, e vulnerabilidade emocional, e podem surgir emoções e sentimentos relacionados à solidão, depressão, baixa autoestima, e conflitos familiares, propiciando o uso de drogas como forma de alivio das emoções conflitantes. Também o estudo ressalta que na sociedade pós-moderna está ocorrendo uma transformação rápida e descontrolada, e há o uma perda da tradição cultural e social, que resultou numa massificação do ser humano, refletindo na subjetividade e na ausência de sentido nos sujeitos. O estudo da logoterapia percebe que o vazio existencial e a falta de sentido, nos jovens, vem anunciado pelo tédio, pela carência de sentido e de propósito e vêm causando sintomas básicos nos adolescentes: depressão, agressão e adicção (dependência de drogas), bem como à busca do prazer imediato. O estudo compreende que a logoterapia pode propiciar recursos importantes para o despertar da consciência, e além disso, possibilita ao homem superar-se, ir à busca do sentido da vida, e realizar-se por meio da autotranscedência. O desenvolvimento de dons, potencialidades, valores e atitudes, capacitam os indivíduos a vencerem os próprios limites impostos pela dependência química e contribuem no afastamento do vazio existencial (sic). |
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Venzon, Ivanir Maria BalbinotConte, Raquel FurtadoMarcon, Silvana Regina AmpessanMaggi, Alice2020-05-18T15:30:47Z2020-05-18T15:30:47Z2019-12-112019https://repositorio.ucs.br/11338/6054O presente estudo teve por objetivo descrever as possíveis articulações entre o uso de drogas na adolescência, o vazio existencial e a falta de sentido dos indivíduos, na perspectiva da logoterapia. Além disso, procurou-se identificar as possíveis causas do uso de drogas na adolescência, caracterizar a logoterapia, e descrever o vazio existencial e a falta de sentido. O delineamento para o estudo dessa pesquisa científica foi de natureza qualitativa, exploratória e explicativa sendo utilizado o método de análise de conteúdo de Laville e Dionne para a investigação dos resultados. A construção desse trabalho foi realizada por intermédio da pesquisa bibliográfica, onde foram utilizadas contribuições de treze artigos disponibilizados em revistas científicas no portal da Capes, nas bases de dados da Biblioteca Central da UCS, e em outras revistas especializadas. Os artigos identificados foram apresentados por meio de tabelas das fontes consultadas, (autor; título; data de publicação e nome das revistas) e foram propostas categorias de análise para esse estudo: a) resumo; b) ideias principais; c) transcrição de trechos; d) metodologias usadas. Os resultados demonstraram que o uso de substâncias psicoativas na adolescência pode ocorrer por diversos motivos nesse período de desenvolvimento em decorrência de fatores biológicos, genéticos, psicossociais, ambientais e culturais. Além disso, também é um período de muitas descobertas, curiosidades, e vulnerabilidade emocional, e podem surgir emoções e sentimentos relacionados à solidão, depressão, baixa autoestima, e conflitos familiares, propiciando o uso de drogas como forma de alivio das emoções conflitantes. Também o estudo ressalta que na sociedade pós-moderna está ocorrendo uma transformação rápida e descontrolada, e há o uma perda da tradição cultural e social, que resultou numa massificação do ser humano, refletindo na subjetividade e na ausência de sentido nos sujeitos. O estudo da logoterapia percebe que o vazio existencial e a falta de sentido, nos jovens, vem anunciado pelo tédio, pela carência de sentido e de propósito e vêm causando sintomas básicos nos adolescentes: depressão, agressão e adicção (dependência de drogas), bem como à busca do prazer imediato. O estudo compreende que a logoterapia pode propiciar recursos importantes para o despertar da consciência, e além disso, possibilita ao homem superar-se, ir à busca do sentido da vida, e realizar-se por meio da autotranscedência. O desenvolvimento de dons, potencialidades, valores e atitudes, capacitam os indivíduos a vencerem os próprios limites impostos pela dependência química e contribuem no afastamento do vazio existencial (sic).PsicologiaLogoterapiaViciados em drogasVida - Aspectos psicológicosUso de drogas na adolescência sob a perspectiva da logoterapiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Ivanir Maria Balbinot Venzon.pdfTCC Ivanir Maria Balbinot Venzon.pdfapplication/pdf578949https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6054/1/TCC%20Ivanir%20Maria%20Balbinot%20Venzon.pdfb600b531c12e35f44f955dfd74f418d4MD51TEXTTCC Ivanir Maria Balbinot Venzon.pdf.txtTCC Ivanir Maria Balbinot Venzon.pdf.txtExtracted texttext/plain167184https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6054/2/TCC%20Ivanir%20Maria%20Balbinot%20Venzon.pdf.txt9848895ff4ef7bdf3cd0e1e9e3fb222dMD52THUMBNAILTCC Ivanir Maria Balbinot Venzon.pdf.jpgTCC Ivanir Maria Balbinot Venzon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6054/3/TCC%20Ivanir%20Maria%20Balbinot%20Venzon.pdf.jpg6e1a773780e1d8c739f7dc453e139e12MD5311338/60542020-05-19 06:00:55.848oai:repositorio.ucs.br:11338/6054Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-05-19T06:00:55Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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