A gênese das capacidades dinâmicas: contribuição da aprendizagem experiencial para o sensemaking em contextos de mudança organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolini, Adriana Locatelli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/7295
Resumo: A aprendizagem experiencial é o processo por onde o conhecimento é criado através da transformação da experiência. Nesse processo o sensemaking, ou fazer sentido, torna-se essencial para transformar reflexão em ação, chegando a novos comportamentos e entendimentos das situações de mudança nas organizações, tendo em vista a natureza das capacidades envolvidas, atuais e futuras. O objetivo dessa tese foi compreender e analisar como se desenvolvem as capacidades dinâmicas a partir da interação entre sensemaking e aprendizagem experiencial em contextos de mudança organizacional. A metodologia proposta foi o estudo de casos múltiplos, envolvendo triangulação com entrevista em profundidade, observação direta e análise documental, em quatro empresas de diferentes setores que estavam passando por processos de mudança organizacional. Foram realizadas 33 entrevistas com executivos que participaram diretamente desse fenômeno nas empresas estudadas. A análise dos dados foi através da Grounded Theory, auxiliada pelo software NVivo®. Os resultados apontaram que a aprendizagem experiencial, tanto do enfoque formal quanto do informal, dentro do contexto de mudança organizacional, pautada por uma necessidade contínua de fazer e dar sentido (sensemaking e sensegiving), resultou no desenvolvimento de diferentes capacidades dinâmicas através da combinação, construção e reconfiguração de recursos e conhecimentos internos e externos, operacionalizados por equipes multidisciplinares formadas por clientes, usuários, colaboradores e especialistas a fim de gerar ideias, entendimento de mercado e de negócio, tangibilizadas em inovação de produtos, processos e serviços, com o intuito de entregar mais valor ao cliente. Dessa forma, como resultado dessa interação construiu-se e validou-se um framework considerando a gênese das capacidades dinâmicas num contexto de mudança organizacional, e de interação entre aprendizagem experiencial e sensemaking. [resumo fornecido pelo autor]
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A metodologia proposta foi o estudo de casos múltiplos, envolvendo triangulação com entrevista em profundidade, observação direta e análise documental, em quatro empresas de diferentes setores que estavam passando por processos de mudança organizacional. Foram realizadas 33 entrevistas com executivos que participaram diretamente desse fenômeno nas empresas estudadas. A análise dos dados foi através da Grounded Theory, auxiliada pelo software NVivo®. Os resultados apontaram que a aprendizagem experiencial, tanto do enfoque formal quanto do informal, dentro do contexto de mudança organizacional, pautada por uma necessidade contínua de fazer e dar sentido (sensemaking e sensegiving), resultou no desenvolvimento de diferentes capacidades dinâmicas através da combinação, construção e reconfiguração de recursos e conhecimentos internos e externos, operacionalizados por equipes multidisciplinares formadas por clientes, usuários, colaboradores e especialistas a fim de gerar ideias, entendimento de mercado e de negócio, tangibilizadas em inovação de produtos, processos e serviços, com o intuito de entregar mais valor ao cliente. Dessa forma, como resultado dessa interação construiu-se e validou-se um framework considerando a gênese das capacidades dinâmicas num contexto de mudança organizacional, e de interação entre aprendizagem experiencial e sensemaking. [resumo fornecido pelo autor]Experiential learning is the process whereby knowledge is created through the transformation of experience. In this process, sensemaking, or making sense, becomes essential to transform reflection into action, reaching new behaviors and understanding of situations of change in organizations, in view of the nature of current and future capabilities involved. The objective of this thesis was to understand and analyze how the dynamic capabilities are developed from the interaction between sensemaking and experiential learning in contexts of organizational change. The proposed methodology was the study of multiple cases, involving triangulation with in-depth interview, direct observation and documentary analysis in four companies from different sectors that were going through processes of organizational change. Thirty-three interviews were conducted with executives who participated directly in this phenomenon in the companies studied. The data analysis was through Grounded Theory, aided by NVivo software®. The results showed that experiential learning, both from the formal and informal approach, within the context of organizational change, guided by a continuous need to make and give sense (sensemaking and sensegiving), resulted in the development of different dynamic capabilities through the combination, construction and reconfiguration of internal and external resources and knowledge, operationalized by multidisciplinary teams formed by customers, users, employees and specialists in order to generate ideas, market and business understanding, tangible in the innovation of products, processes and services, for the purpose of delivering more value to the customer. Thus, as a result of this interaction, a framework was built and validated considering the genesis of dynamic capabilities in a context of organizational change and interaction between experiential learning and sensemaking. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporAprendizagem organizacionalGestão do conhecimentoDesenvolvimento organizacionalOrganizational learningKnowledge managementOrganizational changeA gênese das capacidades dinâmicas: contribuição da aprendizagem experiencial para o sensemaking em contextos de mudança organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1011152619098862BERTOLINI, A.L.Doutorado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-05-07ORIGINALTese Adriana Locatelli Bertolini.pdfTese Adriana Locatelli Bertolini.pdfapplication/pdf1701078https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7295/1/Tese%20Adriana%20Locatelli%20Bertolini.pdfdbce1bd81dc0d4cfd1275e109a5f5ca9MD51TEXTTese Adriana Locatelli Bertolini.pdf.txtTese Adriana Locatelli Bertolini.pdf.txtExtracted texttext/plain801278https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7295/2/Tese%20Adriana%20Locatelli%20Bertolini.pdf.txtb219f5c796c7acfed9312f946399195fMD52THUMBNAILTese Adriana Locatelli Bertolini.pdf.jpgTese Adriana Locatelli Bertolini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7295/3/Tese%20Adriana%20Locatelli%20Bertolini.pdf.jpg7a110f8819554cfabb0f04d39b5f5ab1MD5311338/72952021-07-12 17:47:49.797oai:repositorio.ucs.br:11338/7295Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-07-12T17:47:49Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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