Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazi, Braian Angel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8569
Resumo: Neste trabalho se apresenta o estudo teórico e prático para a realização de uma análise de um automóvel com motor de combustão interna e caixa de câmbio manual, verificando seu desempenho quanto ao incremento de massa, visando uma melhor compreensão dos fatores envolvidos, desta forma obtendo dados de como realizar a troca de marchas de maneira mais eficiente e a inclinação máxima na qual o veículo consiga superar. Através de estudo bibliográfico dos parâmetros dos sistemas que influenciam no desempenho do veículo, um equacionamento foi elaborado em uma planilha de cálculos capaz de obter os dados necessários, assim como, foi modelado no software AMESin®, um sistema capaz de simular o comportamento do automóvel em questão para a obtenção de dados referentes ao consumo e a emissão de dióxido de carbono, os dados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos e comparados com a literatura. A velocidade máxima encontrada foi de aproximadamente 190 km/h, enquanto que o percentual de inclinação da rampa máxima foi de 73% com a massa de 1150 kg. Conforme o incremento de massa esse percentual foi decrescendo, até atingir 45% de inclinação com a massa de 1700 kg, 60 kg acima da massa máxima recomendada pela montadora. A velocidade máxima reduziu com o aumento da massa, decaindo até 176 km/h. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_86d1a187ed45e13e188354abecc9e021
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8569
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Tomazi, Braian AngelGrison, VagnerLinzmaier, Paulo RobertoColombo, Adelair Lino2021-08-09T13:45:19Z2021-08-09T13:45:19Z2021-07-192021-07-08https://repositorio.ucs.br/11338/8569Neste trabalho se apresenta o estudo teórico e prático para a realização de uma análise de um automóvel com motor de combustão interna e caixa de câmbio manual, verificando seu desempenho quanto ao incremento de massa, visando uma melhor compreensão dos fatores envolvidos, desta forma obtendo dados de como realizar a troca de marchas de maneira mais eficiente e a inclinação máxima na qual o veículo consiga superar. Através de estudo bibliográfico dos parâmetros dos sistemas que influenciam no desempenho do veículo, um equacionamento foi elaborado em uma planilha de cálculos capaz de obter os dados necessários, assim como, foi modelado no software AMESin®, um sistema capaz de simular o comportamento do automóvel em questão para a obtenção de dados referentes ao consumo e a emissão de dióxido de carbono, os dados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos e comparados com a literatura. A velocidade máxima encontrada foi de aproximadamente 190 km/h, enquanto que o percentual de inclinação da rampa máxima foi de 73% com a massa de 1150 kg. Conforme o incremento de massa esse percentual foi decrescendo, até atingir 45% de inclinação com a massa de 1700 kg, 60 kg acima da massa máxima recomendada pela montadora. A velocidade máxima reduziu com o aumento da massa, decaindo até 176 km/h. [resumo fornecido pelo autor]This work presents the theoretical and practical study to carry out an analysis of a car with an internal combustion engine and manual gearbox, verifying its performance in terms of mass increase, aiming at a better understanding of the factors involved, thus obtaining data how to perform gear shifts more efficiently and the maximum inclination the vehicle can overcome. Through a bibliographical study of the parameters of the systems that influence the vehicle's performance, an equation was elaborated in a spreadsheet capable of obtaining the necessary data, as well as, a system capable of simulating the behavior of the automobile was built in the AMESin® software. In order to obtain data on the consumption and emission of carbon dioxide, the data obtained were organized in tables and graphs and compared with the literature. The speed found was approximately 190 km/h, while the percentage of inclination of the maximum grade was 73% with a mass of 1150 kg. As the mass increases, this percentage decreases, until reaching 45% of great inclination with a mass of 1700 kg, 60 kg above the maximum mass recommended by the assembler. Top speed reduced with increasing mass, dropping to 176 km/h. [resumo fornecido pelo autor]Engenharia mecânicaAutomóveisDesempenhoMotores de combustão internaAnálise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-07-30ORIGINALTCC Braian Angel Tomazi.pdfTCC Braian Angel Tomazi.pdfapplication/pdf3679965https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8569/1/TCC%20Braian%20Angel%20Tomazi.pdfc1097b899d7160780efff14e5e08d85fMD51TEXTTCC Braian Angel Tomazi.pdf.txtTCC Braian Angel Tomazi.pdf.txtExtracted texttext/plain75084https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8569/2/TCC%20Braian%20Angel%20Tomazi.pdf.txtf972734fa00e6e8c1c86627eeb64dd81MD52THUMBNAILTCC Braian Angel Tomazi.pdf.jpgTCC Braian Angel Tomazi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8569/3/TCC%20Braian%20Angel%20Tomazi.pdf.jpg59b7acaaaa3e3d7c5d216dd6d65bb8f8MD5311338/85692022-10-18 18:46:59.901oai:repositorio.ucs.br:11338/8569Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:46:59Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa
title Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa
spellingShingle Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa
Tomazi, Braian Angel
Engenharia mecânica
Automóveis
Desempenho
Motores de combustão interna
title_short Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa
title_full Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa
title_fullStr Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa
title_full_unstemmed Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa
title_sort Análise de desempenho de um veículo devido ao incremento de massa
author Tomazi, Braian Angel
author_facet Tomazi, Braian Angel
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Grison, Vagner
Linzmaier, Paulo Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazi, Braian Angel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Colombo, Adelair Lino
contributor_str_mv Colombo, Adelair Lino
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Automóveis
Desempenho
Motores de combustão interna
topic Engenharia mecânica
Automóveis
Desempenho
Motores de combustão interna
description Neste trabalho se apresenta o estudo teórico e prático para a realização de uma análise de um automóvel com motor de combustão interna e caixa de câmbio manual, verificando seu desempenho quanto ao incremento de massa, visando uma melhor compreensão dos fatores envolvidos, desta forma obtendo dados de como realizar a troca de marchas de maneira mais eficiente e a inclinação máxima na qual o veículo consiga superar. Através de estudo bibliográfico dos parâmetros dos sistemas que influenciam no desempenho do veículo, um equacionamento foi elaborado em uma planilha de cálculos capaz de obter os dados necessários, assim como, foi modelado no software AMESin®, um sistema capaz de simular o comportamento do automóvel em questão para a obtenção de dados referentes ao consumo e a emissão de dióxido de carbono, os dados obtidos foram organizados em tabelas e gráficos e comparados com a literatura. A velocidade máxima encontrada foi de aproximadamente 190 km/h, enquanto que o percentual de inclinação da rampa máxima foi de 73% com a massa de 1150 kg. Conforme o incremento de massa esse percentual foi decrescendo, até atingir 45% de inclinação com a massa de 1700 kg, 60 kg acima da massa máxima recomendada pela montadora. A velocidade máxima reduziu com o aumento da massa, decaindo até 176 km/h. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-09T13:45:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-09T13:45:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8569
url https://repositorio.ucs.br/11338/8569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8569/1/TCC%20Braian%20Angel%20Tomazi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8569/2/TCC%20Braian%20Angel%20Tomazi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8569/3/TCC%20Braian%20Angel%20Tomazi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c1097b899d7160780efff14e5e08d85f
f972734fa00e6e8c1c86627eeb64dd81
59b7acaaaa3e3d7c5d216dd6d65bb8f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308901183029248