Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6781 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem corporal. Para realizar este estudo adotei principalmente a metodologia de pesquisa bibliográfica, que aconteceu quase totalmente online pelas plataformas Scielo, Google e Google Acadêmico. Os embasamentos teóricos escolhidos datam desde o ano de 2002 para os artigos científicos, além de documentos e leis datados desde o ano de 1988, ambos analisados até o presente ano de 2020. Os principais autores consultados foram Berle, Chagas, Gil e Salles, além de diversos documentos brasileiros orientadores para a Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros. Além disso, entrevistas foram realizadas para embasar empiricamente o trabalho. Essas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. O estudo apresenta pontos sobre a história da educação, com foco na Educação Infantil, além de analisar os principais documentos que a orientam. Ainda, estabelece relação entre o desenvolvimento das crianças e as linguagens na Educação Infantil, englobando as linguagens verbal, sonora, digital, visual, musical e corporal. Também propõe uma reflexão sobre a importância do trabalho com a arte na Educação Infantil, considerando-a como uma linguagem com diversas possibilidades, incluindo a dança, o teatro, a música e as artes visuais. Por fim, apresenta como a arte anda em conjunto com a linguagem corporal, enfatizando o corpo, as experiências e as interações. A arte promove para as crianças da pré-escola grandiosas possibilidades de desenvolvimento, englobando principalmente as experiências e as interações através da linguagem corporal. O corpo e a arte são considerados formas de linguagem que proporcionam a expressão, a comunicação e o desenvolvimento integral das crianças [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_89086bf05352a6729f7d10efd4a750cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6781 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grison, MaríliaWelter, Cristiane BackesRamos, Flávia BrocchettoMoraes, Cineri Fachin2021-01-27T20:23:14Z2021-01-27T20:23:14Z2020-07-232020-07-16https://repositorio.ucs.br/11338/6781Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem corporal. Para realizar este estudo adotei principalmente a metodologia de pesquisa bibliográfica, que aconteceu quase totalmente online pelas plataformas Scielo, Google e Google Acadêmico. Os embasamentos teóricos escolhidos datam desde o ano de 2002 para os artigos científicos, além de documentos e leis datados desde o ano de 1988, ambos analisados até o presente ano de 2020. Os principais autores consultados foram Berle, Chagas, Gil e Salles, além de diversos documentos brasileiros orientadores para a Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros. Além disso, entrevistas foram realizadas para embasar empiricamente o trabalho. Essas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. O estudo apresenta pontos sobre a história da educação, com foco na Educação Infantil, além de analisar os principais documentos que a orientam. Ainda, estabelece relação entre o desenvolvimento das crianças e as linguagens na Educação Infantil, englobando as linguagens verbal, sonora, digital, visual, musical e corporal. Também propõe uma reflexão sobre a importância do trabalho com a arte na Educação Infantil, considerando-a como uma linguagem com diversas possibilidades, incluindo a dança, o teatro, a música e as artes visuais. Por fim, apresenta como a arte anda em conjunto com a linguagem corporal, enfatizando o corpo, as experiências e as interações. A arte promove para as crianças da pré-escola grandiosas possibilidades de desenvolvimento, englobando principalmente as experiências e as interações através da linguagem corporal. O corpo e a arte são considerados formas de linguagem que proporcionam a expressão, a comunicação e o desenvolvimento integral das crianças [resumo fornecido pelo autor].Educação pré-escolarEducação infantilLinguagem corporalLinguagem corporal em criançasLinguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-23 00:00:00ORIGINALTCC Marília Grison.pdfTCC Marília Grison.pdfapplication/pdf735824https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/1/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf7bcb9eb137160db05625a6e17265a2afMD51TEXTTCC Marília Grison.pdf.txtTCC Marília Grison.pdf.txtExtracted texttext/plain176022https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/2/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf.txt07b778605e088e17d8362b848f163959MD52THUMBNAILTCC Marília Grison.pdf.jpgTCC Marília Grison.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/3/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf.jpgf69f6c5fca01d4311031a317a9614b1dMD5311338/67812021-05-07 14:13:25.459oai:repositorio.ucs.br:11338/6781Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:23.361285Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal |
title |
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal |
spellingShingle |
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal Grison, Marília Educação pré-escolar Educação infantil Linguagem corporal Linguagem corporal em crianças |
title_short |
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal |
title_full |
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal |
title_fullStr |
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal |
title_full_unstemmed |
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal |
title_sort |
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal |
author |
Grison, Marília |
author_facet |
Grison, Marília |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes Ramos, Flávia Brocchetto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grison, Marília |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moraes, Cineri Fachin |
contributor_str_mv |
Moraes, Cineri Fachin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Educação infantil Linguagem corporal Linguagem corporal em crianças |
topic |
Educação pré-escolar Educação infantil Linguagem corporal Linguagem corporal em crianças |
description |
Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem corporal. Para realizar este estudo adotei principalmente a metodologia de pesquisa bibliográfica, que aconteceu quase totalmente online pelas plataformas Scielo, Google e Google Acadêmico. Os embasamentos teóricos escolhidos datam desde o ano de 2002 para os artigos científicos, além de documentos e leis datados desde o ano de 1988, ambos analisados até o presente ano de 2020. Os principais autores consultados foram Berle, Chagas, Gil e Salles, além de diversos documentos brasileiros orientadores para a Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros. Além disso, entrevistas foram realizadas para embasar empiricamente o trabalho. Essas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. O estudo apresenta pontos sobre a história da educação, com foco na Educação Infantil, além de analisar os principais documentos que a orientam. Ainda, estabelece relação entre o desenvolvimento das crianças e as linguagens na Educação Infantil, englobando as linguagens verbal, sonora, digital, visual, musical e corporal. Também propõe uma reflexão sobre a importância do trabalho com a arte na Educação Infantil, considerando-a como uma linguagem com diversas possibilidades, incluindo a dança, o teatro, a música e as artes visuais. Por fim, apresenta como a arte anda em conjunto com a linguagem corporal, enfatizando o corpo, as experiências e as interações. A arte promove para as crianças da pré-escola grandiosas possibilidades de desenvolvimento, englobando principalmente as experiências e as interações através da linguagem corporal. O corpo e a arte são considerados formas de linguagem que proporcionam a expressão, a comunicação e o desenvolvimento integral das crianças [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-27T20:23:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-27T20:23:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6781 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/1/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/2/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/3/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bcb9eb137160db05625a6e17265a2af 07b778605e088e17d8362b848f163959 f69f6c5fca01d4311031a317a9614b1d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258454479929344 |