Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grison, Marília
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6781
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem corporal. Para realizar este estudo adotei principalmente a metodologia de pesquisa bibliográfica, que aconteceu quase totalmente online pelas plataformas Scielo, Google e Google Acadêmico. Os embasamentos teóricos escolhidos datam desde o ano de 2002 para os artigos científicos, além de documentos e leis datados desde o ano de 1988, ambos analisados até o presente ano de 2020. Os principais autores consultados foram Berle, Chagas, Gil e Salles, além de diversos documentos brasileiros orientadores para a Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros. Além disso, entrevistas foram realizadas para embasar empiricamente o trabalho. Essas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. O estudo apresenta pontos sobre a história da educação, com foco na Educação Infantil, além de analisar os principais documentos que a orientam. Ainda, estabelece relação entre o desenvolvimento das crianças e as linguagens na Educação Infantil, englobando as linguagens verbal, sonora, digital, visual, musical e corporal. Também propõe uma reflexão sobre a importância do trabalho com a arte na Educação Infantil, considerando-a como uma linguagem com diversas possibilidades, incluindo a dança, o teatro, a música e as artes visuais. Por fim, apresenta como a arte anda em conjunto com a linguagem corporal, enfatizando o corpo, as experiências e as interações. A arte promove para as crianças da pré-escola grandiosas possibilidades de desenvolvimento, englobando principalmente as experiências e as interações através da linguagem corporal. O corpo e a arte são considerados formas de linguagem que proporcionam a expressão, a comunicação e o desenvolvimento integral das crianças [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_89086bf05352a6729f7d10efd4a750cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6781
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Grison, MaríliaWelter, Cristiane BackesRamos, Flávia BrocchettoMoraes, Cineri Fachin2021-01-27T20:23:14Z2021-01-27T20:23:14Z2020-07-232020-07-16https://repositorio.ucs.br/11338/6781Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem corporal. Para realizar este estudo adotei principalmente a metodologia de pesquisa bibliográfica, que aconteceu quase totalmente online pelas plataformas Scielo, Google e Google Acadêmico. Os embasamentos teóricos escolhidos datam desde o ano de 2002 para os artigos científicos, além de documentos e leis datados desde o ano de 1988, ambos analisados até o presente ano de 2020. Os principais autores consultados foram Berle, Chagas, Gil e Salles, além de diversos documentos brasileiros orientadores para a Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros. Além disso, entrevistas foram realizadas para embasar empiricamente o trabalho. Essas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. O estudo apresenta pontos sobre a história da educação, com foco na Educação Infantil, além de analisar os principais documentos que a orientam. Ainda, estabelece relação entre o desenvolvimento das crianças e as linguagens na Educação Infantil, englobando as linguagens verbal, sonora, digital, visual, musical e corporal. Também propõe uma reflexão sobre a importância do trabalho com a arte na Educação Infantil, considerando-a como uma linguagem com diversas possibilidades, incluindo a dança, o teatro, a música e as artes visuais. Por fim, apresenta como a arte anda em conjunto com a linguagem corporal, enfatizando o corpo, as experiências e as interações. A arte promove para as crianças da pré-escola grandiosas possibilidades de desenvolvimento, englobando principalmente as experiências e as interações através da linguagem corporal. O corpo e a arte são considerados formas de linguagem que proporcionam a expressão, a comunicação e o desenvolvimento integral das crianças [resumo fornecido pelo autor].Educação pré-escolarEducação infantilLinguagem corporalLinguagem corporal em criançasLinguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-23 00:00:00ORIGINALTCC Marília Grison.pdfTCC Marília Grison.pdfapplication/pdf735824https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/1/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf7bcb9eb137160db05625a6e17265a2afMD51TEXTTCC Marília Grison.pdf.txtTCC Marília Grison.pdf.txtExtracted texttext/plain176022https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/2/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf.txt07b778605e088e17d8362b848f163959MD52THUMBNAILTCC Marília Grison.pdf.jpgTCC Marília Grison.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/3/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf.jpgf69f6c5fca01d4311031a317a9614b1dMD5311338/67812021-05-07 14:13:25.459oai:repositorio.ucs.br:11338/6781Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:23.361285Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
title Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
spellingShingle Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
Grison, Marília
Educação pré-escolar
Educação infantil
Linguagem corporal
Linguagem corporal em crianças
title_short Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
title_full Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
title_fullStr Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
title_full_unstemmed Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
title_sort Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
author Grison, Marília
author_facet Grison, Marília
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
Ramos, Flávia Brocchetto
dc.contributor.author.fl_str_mv Grison, Marília
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Cineri Fachin
contributor_str_mv Moraes, Cineri Fachin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Educação infantil
Linguagem corporal
Linguagem corporal em crianças
topic Educação pré-escolar
Educação infantil
Linguagem corporal
Linguagem corporal em crianças
description Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem corporal. Para realizar este estudo adotei principalmente a metodologia de pesquisa bibliográfica, que aconteceu quase totalmente online pelas plataformas Scielo, Google e Google Acadêmico. Os embasamentos teóricos escolhidos datam desde o ano de 2002 para os artigos científicos, além de documentos e leis datados desde o ano de 1988, ambos analisados até o presente ano de 2020. Os principais autores consultados foram Berle, Chagas, Gil e Salles, além de diversos documentos brasileiros orientadores para a Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros. Além disso, entrevistas foram realizadas para embasar empiricamente o trabalho. Essas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. O estudo apresenta pontos sobre a história da educação, com foco na Educação Infantil, além de analisar os principais documentos que a orientam. Ainda, estabelece relação entre o desenvolvimento das crianças e as linguagens na Educação Infantil, englobando as linguagens verbal, sonora, digital, visual, musical e corporal. Também propõe uma reflexão sobre a importância do trabalho com a arte na Educação Infantil, considerando-a como uma linguagem com diversas possibilidades, incluindo a dança, o teatro, a música e as artes visuais. Por fim, apresenta como a arte anda em conjunto com a linguagem corporal, enfatizando o corpo, as experiências e as interações. A arte promove para as crianças da pré-escola grandiosas possibilidades de desenvolvimento, englobando principalmente as experiências e as interações através da linguagem corporal. O corpo e a arte são considerados formas de linguagem que proporcionam a expressão, a comunicação e o desenvolvimento integral das crianças [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-27T20:23:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-27T20:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6781
url https://repositorio.ucs.br/11338/6781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/1/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/2/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6781/3/TCC%20Mar%c3%adlia%20Grison.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bcb9eb137160db05625a6e17265a2af
07b778605e088e17d8362b848f163959
f69f6c5fca01d4311031a317a9614b1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258454479929344