Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12968 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um plano de negócios, cujo objetivo foi analisar a viabilidade mercadológica e financeira da implantação de um novo empreendimento no município de Farroupilha/RS, voltado ao setor de pet shop. A expansão do mercado pet está associado as mudanças sociais e culturais da sociedade brasileira, devido a relação de afeto entre seres humanos e animais domésticos. As pessoas tratam-os como da família e, portanto, consomem cada vez mais produtos para seus animais e procuram por qualidade e conforto dos bichos. Através disso, o investimento no conforto, beleza, saúde e bem-estar animal teve um aumento significativo no consumo de produtos e serviços para este setor, proporcionando oportunidades mercadológicas para novos negócios. Esse estudo permite fazer uma síntese de todas as etapas da criação do negócio proposto. Foi abordada a revisão da literatura sobre empreendedorismo, levantamento de informações, através de pesquisas de mercado e análise do público alvo, permitindo verificar quais as necessidades existentes no mercado, descrevendo as variáveis envolvidas e que precisam ser estudadas. O pet shop móvel será montado em uma van e terá a finalidade de promover a prestação do serviço no conforto dos lares de seus clientes, favorecendo pessoas com algum tipo de necessidade física, ou aquelas que não dispõem de tempo para irem a um pet shop com loja fixa. Para a coleta de dados utilizou-se pesquisas qualitativa e quantitativa de natureza exploratória. Ambas as pesquisas revelaram um cenário de mercado favorável para o segmento, permitindo a formulação de estratégias de opções de mercado para o negócio. Durante esse processo, foi possível avaliar, junto aos futuros clientes, suas perspectivas em relação ao novo modelo de serviço oferecido. A análise ambiental abrange tanto os pontos fortes quanto os fracos, assim como as oportunidades e ameaças associadas ao novo empreendimento. Com base nos resultados obtidos, elaborou-se um plano de negócios que compreende o planejamento de mercado, incluindo informações sobre a visão, missão, valores e objetivos da empresa. Em seguida desenvolveu-se a estratégia de marketing que detalha o tipo de segmento de mercado. Ao concluir todas as etapas, foi realizada a análise da previsão de abertura do negócio em três cenários diferentes, visando verificar o tempo de retorno do investimento , as projeções indicaram a viabilidade financeira do empreendimento para os cenários realistas e otimistas. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_8c01298d4fc721c08f751c6e63c19346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12968 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Orio, Geovani AgostinhoLima, Olga Maria Blauth deDebenetti, Valdete Elza SpindlerBaccon, Melissa2024-01-26T21:15:25Z2024-01-26T21:15:25Z2023-12-012023-11-23https://repositorio.ucs.br/11338/12968Este trabalho apresenta um plano de negócios, cujo objetivo foi analisar a viabilidade mercadológica e financeira da implantação de um novo empreendimento no município de Farroupilha/RS, voltado ao setor de pet shop. A expansão do mercado pet está associado as mudanças sociais e culturais da sociedade brasileira, devido a relação de afeto entre seres humanos e animais domésticos. As pessoas tratam-os como da família e, portanto, consomem cada vez mais produtos para seus animais e procuram por qualidade e conforto dos bichos. Através disso, o investimento no conforto, beleza, saúde e bem-estar animal teve um aumento significativo no consumo de produtos e serviços para este setor, proporcionando oportunidades mercadológicas para novos negócios. Esse estudo permite fazer uma síntese de todas as etapas da criação do negócio proposto. Foi abordada a revisão da literatura sobre empreendedorismo, levantamento de informações, através de pesquisas de mercado e análise do público alvo, permitindo verificar quais as necessidades existentes no mercado, descrevendo as variáveis envolvidas e que precisam ser estudadas. O pet shop móvel será montado em uma van e terá a finalidade de promover a prestação do serviço no conforto dos lares de seus clientes, favorecendo pessoas com algum tipo de necessidade física, ou aquelas que não dispõem de tempo para irem a um pet shop com loja fixa. Para a coleta de dados utilizou-se pesquisas qualitativa e quantitativa de natureza exploratória. Ambas as pesquisas revelaram um cenário de mercado favorável para o segmento, permitindo a formulação de estratégias de opções de mercado para o negócio. Durante esse processo, foi possível avaliar, junto aos futuros clientes, suas perspectivas em relação ao novo modelo de serviço oferecido. A análise ambiental abrange tanto os pontos fortes quanto os fracos, assim como as oportunidades e ameaças associadas ao novo empreendimento. Com base nos resultados obtidos, elaborou-se um plano de negócios que compreende o planejamento de mercado, incluindo informações sobre a visão, missão, valores e objetivos da empresa. Em seguida desenvolveu-se a estratégia de marketing que detalha o tipo de segmento de mercado. Ao concluir todas as etapas, foi realizada a análise da previsão de abertura do negócio em três cenários diferentes, visando verificar o tempo de retorno do investimento , as projeções indicaram a viabilidade financeira do empreendimento para os cenários realistas e otimistas. [resumo fornecido pelo autor]EmpreendedorismoEstudos de viabilidadeLojas de produtos para animais - Farroupilha (RS)InvestimentosPlano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de FarroupilhaORIGINALTCC Geovani Agostinho Orio.pdfTCC Geovani Agostinho Orio.pdfapplication/pdf2078609https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12968/1/TCC%20Geovani%20Agostinho%20Orio.pdfd1779a245c1ce1dfe455d44609184a25MD51TEXTTCC Geovani Agostinho Orio.pdf.txtTCC Geovani Agostinho Orio.pdf.txtExtracted texttext/plain320932https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12968/2/TCC%20Geovani%20Agostinho%20Orio.pdf.txtba970aa25674d2c72fac11cedc08b010MD52THUMBNAILTCC Geovani Agostinho Orio.pdf.jpgTCC Geovani Agostinho Orio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12968/3/TCC%20Geovani%20Agostinho%20Orio.pdf.jpgd6c4f35c61cd763e3b5d753ce21d772dMD5311338/129682024-01-27 06:01:44.792oai:repositorio.ucs.br:11338/12968Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:57.226424Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS |
title |
Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS |
spellingShingle |
Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS Orio, Geovani Agostinho Empreendedorismo Estudos de viabilidade Lojas de produtos para animais - Farroupilha (RS) Investimentos |
title_short |
Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS |
title_full |
Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS |
title_fullStr |
Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS |
title_full_unstemmed |
Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS |
title_sort |
Plano de negócio para abertura de pet shop móvel no município de Farroupilha/RS |
author |
Orio, Geovani Agostinho |
author_facet |
Orio, Geovani Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Lima, Olga Maria Blauth de Debenetti, Valdete Elza Spindler |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orio, Geovani Agostinho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baccon, Melissa |
contributor_str_mv |
Baccon, Melissa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Estudos de viabilidade Lojas de produtos para animais - Farroupilha (RS) Investimentos |
topic |
Empreendedorismo Estudos de viabilidade Lojas de produtos para animais - Farroupilha (RS) Investimentos |
description |
Este trabalho apresenta um plano de negócios, cujo objetivo foi analisar a viabilidade mercadológica e financeira da implantação de um novo empreendimento no município de Farroupilha/RS, voltado ao setor de pet shop. A expansão do mercado pet está associado as mudanças sociais e culturais da sociedade brasileira, devido a relação de afeto entre seres humanos e animais domésticos. As pessoas tratam-os como da família e, portanto, consomem cada vez mais produtos para seus animais e procuram por qualidade e conforto dos bichos. Através disso, o investimento no conforto, beleza, saúde e bem-estar animal teve um aumento significativo no consumo de produtos e serviços para este setor, proporcionando oportunidades mercadológicas para novos negócios. Esse estudo permite fazer uma síntese de todas as etapas da criação do negócio proposto. Foi abordada a revisão da literatura sobre empreendedorismo, levantamento de informações, através de pesquisas de mercado e análise do público alvo, permitindo verificar quais as necessidades existentes no mercado, descrevendo as variáveis envolvidas e que precisam ser estudadas. O pet shop móvel será montado em uma van e terá a finalidade de promover a prestação do serviço no conforto dos lares de seus clientes, favorecendo pessoas com algum tipo de necessidade física, ou aquelas que não dispõem de tempo para irem a um pet shop com loja fixa. Para a coleta de dados utilizou-se pesquisas qualitativa e quantitativa de natureza exploratória. Ambas as pesquisas revelaram um cenário de mercado favorável para o segmento, permitindo a formulação de estratégias de opções de mercado para o negócio. Durante esse processo, foi possível avaliar, junto aos futuros clientes, suas perspectivas em relação ao novo modelo de serviço oferecido. A análise ambiental abrange tanto os pontos fortes quanto os fracos, assim como as oportunidades e ameaças associadas ao novo empreendimento. Com base nos resultados obtidos, elaborou-se um plano de negócios que compreende o planejamento de mercado, incluindo informações sobre a visão, missão, valores e objetivos da empresa. Em seguida desenvolveu-se a estratégia de marketing que detalha o tipo de segmento de mercado. Ao concluir todas as etapas, foi realizada a análise da previsão de abertura do negócio em três cenários diferentes, visando verificar o tempo de retorno do investimento , as projeções indicaram a viabilidade financeira do empreendimento para os cenários realistas e otimistas. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-11-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-26T21:15:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-26T21:15:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12968 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12968/1/TCC%20Geovani%20Agostinho%20Orio.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12968/2/TCC%20Geovani%20Agostinho%20Orio.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12968/3/TCC%20Geovani%20Agostinho%20Orio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1779a245c1ce1dfe455d44609184a25 ba970aa25674d2c72fac11cedc08b010 d6c4f35c61cd763e3b5d753ce21d772d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258446509703168 |