Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kovaleski, Ana Caroline Zeiser
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4601
Resumo: Cada indivíduo possui motivações diferentes, e dentro de uma organização, é importante entender o que motiva determinadas decisões e atitudes. É a motivação, também, que controla o desempenho das pessoas, visto que pessoas mais motivadas tendem a desempenhar de melhor forma suas atividades. Da mesma maneira acontece nas organizações educativas. Torna-se relevante entender o que motiva o professor, da mesma forma o que desmotiva, e assim, avaliar como esses fatores afetam seu desempenho. Esse trabalho investigou os fatores que motivam os professores de uma escola municipal da Serra Gaúcha, e como esses contribuem com os seus desempenhos. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, de caráter exploratório, por meio do estudo de caso único. Foram entrevistadas a diretora e cinco professoras pertencentes ao quadro docente da instituição pesquisada. A análise de conteúdo, em todas suas etapas, foi auxiliada pelo Software NVivo, versão 11, sendo estas etapas desenvolvidas de acordo com Bardin (2016). Após a coleta e análise dos dados, percebeu-se que existem programas de motivação do professor, mas são precários levando em consideração a necessidade das professoras. Também, existe um programa de avaliação de desempenho, onde são avaliados os quesitos assiduidade, pontualidade, disciplina, produtividade, relacionamento interpessoal, responsabilidade e eficiência. Neste aspecto, a opinião do grupo ficou dividida com relação ao feedback, no sentido de aprovação ou não da forma como ocorre na escola. Os aspectos apontados como causa de motivação foram as próprias crianças e o gosto por lecionar. Os fatores apontados como fonte de insatisfação foram a falta de reconhecimento por parte da família e da sociedade e a baixa remuneração, juntamente com a decadente oferta de benefícios. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_9481aabf50c7682d6f70b1855093231a
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4601
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Kovaleski, Ana Caroline ZeiserBorella, Margareth Rodrigues de CarvalhoMilan, Gabriel SperandioDorion, Eric Charles Henri2019-04-25T18:22:58Z2019-04-25T18:22:58Z2019-04-102018-11-29https://repositorio.ucs.br/11338/4601Cada indivíduo possui motivações diferentes, e dentro de uma organização, é importante entender o que motiva determinadas decisões e atitudes. É a motivação, também, que controla o desempenho das pessoas, visto que pessoas mais motivadas tendem a desempenhar de melhor forma suas atividades. Da mesma maneira acontece nas organizações educativas. Torna-se relevante entender o que motiva o professor, da mesma forma o que desmotiva, e assim, avaliar como esses fatores afetam seu desempenho. Esse trabalho investigou os fatores que motivam os professores de uma escola municipal da Serra Gaúcha, e como esses contribuem com os seus desempenhos. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, de caráter exploratório, por meio do estudo de caso único. Foram entrevistadas a diretora e cinco professoras pertencentes ao quadro docente da instituição pesquisada. A análise de conteúdo, em todas suas etapas, foi auxiliada pelo Software NVivo, versão 11, sendo estas etapas desenvolvidas de acordo com Bardin (2016). Após a coleta e análise dos dados, percebeu-se que existem programas de motivação do professor, mas são precários levando em consideração a necessidade das professoras. Também, existe um programa de avaliação de desempenho, onde são avaliados os quesitos assiduidade, pontualidade, disciplina, produtividade, relacionamento interpessoal, responsabilidade e eficiência. Neste aspecto, a opinião do grupo ficou dividida com relação ao feedback, no sentido de aprovação ou não da forma como ocorre na escola. Os aspectos apontados como causa de motivação foram as próprias crianças e o gosto por lecionar. Os fatores apontados como fonte de insatisfação foram a falta de reconhecimento por parte da família e da sociedade e a baixa remuneração, juntamente com a decadente oferta de benefícios. [resumo fornecido pelo autor]ProfessoresMotivação no trabalhoDesempenhoEscolas municipaisSerra, Região (RS)Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdfTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdfapplication/pdf1566234https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/1/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdfead11b015d383a3b398286c8a9de7abaMD51TEXTTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdf.txtTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdf.txtExtracted texttext/plain179285https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/2/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf.txt3488e06038c9bc723f5be842322f63afMD52THUMBNAILTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdf.jpgTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/3/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf.jpg80a3b99cdc8e577df9bd4983ef5fe947MD5311338/46012022-01-26 12:49:23.069oai:repositorio.ucs.br:11338/4601Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:48.623778Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha
title Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha
spellingShingle Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha
Kovaleski, Ana Caroline Zeiser
Professores
Motivação no trabalho
Desempenho
Escolas municipais
Serra, Região (RS)
title_short Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha
title_full Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha
title_fullStr Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha
title_full_unstemmed Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha
title_sort Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha
author Kovaleski, Ana Caroline Zeiser
author_facet Kovaleski, Ana Caroline Zeiser
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
Milan, Gabriel Sperandio
dc.contributor.author.fl_str_mv Kovaleski, Ana Caroline Zeiser
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorion, Eric Charles Henri
contributor_str_mv Dorion, Eric Charles Henri
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Motivação no trabalho
Desempenho
Escolas municipais
Serra, Região (RS)
topic Professores
Motivação no trabalho
Desempenho
Escolas municipais
Serra, Região (RS)
description Cada indivíduo possui motivações diferentes, e dentro de uma organização, é importante entender o que motiva determinadas decisões e atitudes. É a motivação, também, que controla o desempenho das pessoas, visto que pessoas mais motivadas tendem a desempenhar de melhor forma suas atividades. Da mesma maneira acontece nas organizações educativas. Torna-se relevante entender o que motiva o professor, da mesma forma o que desmotiva, e assim, avaliar como esses fatores afetam seu desempenho. Esse trabalho investigou os fatores que motivam os professores de uma escola municipal da Serra Gaúcha, e como esses contribuem com os seus desempenhos. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, de caráter exploratório, por meio do estudo de caso único. Foram entrevistadas a diretora e cinco professoras pertencentes ao quadro docente da instituição pesquisada. A análise de conteúdo, em todas suas etapas, foi auxiliada pelo Software NVivo, versão 11, sendo estas etapas desenvolvidas de acordo com Bardin (2016). Após a coleta e análise dos dados, percebeu-se que existem programas de motivação do professor, mas são precários levando em consideração a necessidade das professoras. Também, existe um programa de avaliação de desempenho, onde são avaliados os quesitos assiduidade, pontualidade, disciplina, produtividade, relacionamento interpessoal, responsabilidade e eficiência. Neste aspecto, a opinião do grupo ficou dividida com relação ao feedback, no sentido de aprovação ou não da forma como ocorre na escola. Os aspectos apontados como causa de motivação foram as próprias crianças e o gosto por lecionar. Os fatores apontados como fonte de insatisfação foram a falta de reconhecimento por parte da família e da sociedade e a baixa remuneração, juntamente com a decadente oferta de benefícios. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-25T18:22:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-25T18:22:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4601
url https://repositorio.ucs.br/11338/4601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/1/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/2/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/3/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ead11b015d383a3b398286c8a9de7aba
3488e06038c9bc723f5be842322f63af
80a3b99cdc8e577df9bd4983ef5fe947
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258428666085376