Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4601 |
Resumo: | Cada indivíduo possui motivações diferentes, e dentro de uma organização, é importante entender o que motiva determinadas decisões e atitudes. É a motivação, também, que controla o desempenho das pessoas, visto que pessoas mais motivadas tendem a desempenhar de melhor forma suas atividades. Da mesma maneira acontece nas organizações educativas. Torna-se relevante entender o que motiva o professor, da mesma forma o que desmotiva, e assim, avaliar como esses fatores afetam seu desempenho. Esse trabalho investigou os fatores que motivam os professores de uma escola municipal da Serra Gaúcha, e como esses contribuem com os seus desempenhos. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, de caráter exploratório, por meio do estudo de caso único. Foram entrevistadas a diretora e cinco professoras pertencentes ao quadro docente da instituição pesquisada. A análise de conteúdo, em todas suas etapas, foi auxiliada pelo Software NVivo, versão 11, sendo estas etapas desenvolvidas de acordo com Bardin (2016). Após a coleta e análise dos dados, percebeu-se que existem programas de motivação do professor, mas são precários levando em consideração a necessidade das professoras. Também, existe um programa de avaliação de desempenho, onde são avaliados os quesitos assiduidade, pontualidade, disciplina, produtividade, relacionamento interpessoal, responsabilidade e eficiência. Neste aspecto, a opinião do grupo ficou dividida com relação ao feedback, no sentido de aprovação ou não da forma como ocorre na escola. Os aspectos apontados como causa de motivação foram as próprias crianças e o gosto por lecionar. Os fatores apontados como fonte de insatisfação foram a falta de reconhecimento por parte da família e da sociedade e a baixa remuneração, juntamente com a decadente oferta de benefícios. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_9481aabf50c7682d6f70b1855093231a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/4601 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kovaleski, Ana Caroline ZeiserBorella, Margareth Rodrigues de CarvalhoMilan, Gabriel SperandioDorion, Eric Charles Henri2019-04-25T18:22:58Z2019-04-25T18:22:58Z2019-04-102018-11-29https://repositorio.ucs.br/11338/4601Cada indivíduo possui motivações diferentes, e dentro de uma organização, é importante entender o que motiva determinadas decisões e atitudes. É a motivação, também, que controla o desempenho das pessoas, visto que pessoas mais motivadas tendem a desempenhar de melhor forma suas atividades. Da mesma maneira acontece nas organizações educativas. Torna-se relevante entender o que motiva o professor, da mesma forma o que desmotiva, e assim, avaliar como esses fatores afetam seu desempenho. Esse trabalho investigou os fatores que motivam os professores de uma escola municipal da Serra Gaúcha, e como esses contribuem com os seus desempenhos. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, de caráter exploratório, por meio do estudo de caso único. Foram entrevistadas a diretora e cinco professoras pertencentes ao quadro docente da instituição pesquisada. A análise de conteúdo, em todas suas etapas, foi auxiliada pelo Software NVivo, versão 11, sendo estas etapas desenvolvidas de acordo com Bardin (2016). Após a coleta e análise dos dados, percebeu-se que existem programas de motivação do professor, mas são precários levando em consideração a necessidade das professoras. Também, existe um programa de avaliação de desempenho, onde são avaliados os quesitos assiduidade, pontualidade, disciplina, produtividade, relacionamento interpessoal, responsabilidade e eficiência. Neste aspecto, a opinião do grupo ficou dividida com relação ao feedback, no sentido de aprovação ou não da forma como ocorre na escola. Os aspectos apontados como causa de motivação foram as próprias crianças e o gosto por lecionar. Os fatores apontados como fonte de insatisfação foram a falta de reconhecimento por parte da família e da sociedade e a baixa remuneração, juntamente com a decadente oferta de benefícios. [resumo fornecido pelo autor]ProfessoresMotivação no trabalhoDesempenhoEscolas municipaisSerra, Região (RS)Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdfTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdfapplication/pdf1566234https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/1/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdfead11b015d383a3b398286c8a9de7abaMD51TEXTTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdf.txtTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdf.txtExtracted texttext/plain179285https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/2/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf.txt3488e06038c9bc723f5be842322f63afMD52THUMBNAILTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdf.jpgTCC Ana Caroline Zeiser Kovaleski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/3/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf.jpg80a3b99cdc8e577df9bd4983ef5fe947MD5311338/46012022-01-26 12:49:23.069oai:repositorio.ucs.br:11338/4601Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:48.623778Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha |
title |
Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha |
spellingShingle |
Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha Kovaleski, Ana Caroline Zeiser Professores Motivação no trabalho Desempenho Escolas municipais Serra, Região (RS) |
title_short |
Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha |
title_full |
Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha |
title_fullStr |
Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha |
title_full_unstemmed |
Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha |
title_sort |
Motivação e desempenho de professores : o caso de uma escola municipal da Serra Gaúcha |
author |
Kovaleski, Ana Caroline Zeiser |
author_facet |
Kovaleski, Ana Caroline Zeiser |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho Milan, Gabriel Sperandio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kovaleski, Ana Caroline Zeiser |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dorion, Eric Charles Henri |
contributor_str_mv |
Dorion, Eric Charles Henri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Motivação no trabalho Desempenho Escolas municipais Serra, Região (RS) |
topic |
Professores Motivação no trabalho Desempenho Escolas municipais Serra, Região (RS) |
description |
Cada indivíduo possui motivações diferentes, e dentro de uma organização, é importante entender o que motiva determinadas decisões e atitudes. É a motivação, também, que controla o desempenho das pessoas, visto que pessoas mais motivadas tendem a desempenhar de melhor forma suas atividades. Da mesma maneira acontece nas organizações educativas. Torna-se relevante entender o que motiva o professor, da mesma forma o que desmotiva, e assim, avaliar como esses fatores afetam seu desempenho. Esse trabalho investigou os fatores que motivam os professores de uma escola municipal da Serra Gaúcha, e como esses contribuem com os seus desempenhos. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, de caráter exploratório, por meio do estudo de caso único. Foram entrevistadas a diretora e cinco professoras pertencentes ao quadro docente da instituição pesquisada. A análise de conteúdo, em todas suas etapas, foi auxiliada pelo Software NVivo, versão 11, sendo estas etapas desenvolvidas de acordo com Bardin (2016). Após a coleta e análise dos dados, percebeu-se que existem programas de motivação do professor, mas são precários levando em consideração a necessidade das professoras. Também, existe um programa de avaliação de desempenho, onde são avaliados os quesitos assiduidade, pontualidade, disciplina, produtividade, relacionamento interpessoal, responsabilidade e eficiência. Neste aspecto, a opinião do grupo ficou dividida com relação ao feedback, no sentido de aprovação ou não da forma como ocorre na escola. Os aspectos apontados como causa de motivação foram as próprias crianças e o gosto por lecionar. Os fatores apontados como fonte de insatisfação foram a falta de reconhecimento por parte da família e da sociedade e a baixa remuneração, juntamente com a decadente oferta de benefícios. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-25T18:22:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-25T18:22:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/4601 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/4601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/1/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/2/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4601/3/TCC%20Ana%20Caroline%20Zeiser%20Kovaleski.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ead11b015d383a3b398286c8a9de7aba 3488e06038c9bc723f5be842322f63af 80a3b99cdc8e577df9bd4983ef5fe947 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258428666085376 |