Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3728 |
Resumo: | A introdução da lógica computacional para crianças proporciona o desenvolvimento de habilidades como, o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Estas são habilidades importantes, principalmente na atualidade, sendo que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Elas estão diretamente ligadas ao raciocínio necessário para a modularização, organização, resolução de problemas e são essenciais para todos os profissionais no mercado de trabalho. Diversas são as dificuldades encontradas para a inserção da lógica computacional na educação infantil. Os entraves têm início em ensinar alunos na educação infantil, passam pela falta de ferramentas orientadas para crianças nesta faixa de idade, e também estão presentes na dificuldade de organizar as aulas e obter dados sobre o desenvolvimento dos alunos. A utilização de softwares isolados e a robótica educacional são capazes de auxiliar o ensino. Tais instrumentos estão inseridos em conceitos como a aprendizagem significativa, e a inserção do lúdico no ensino e contribuem de maneira fundamental para inserção da lógica computacional. A fim de contribuir para a inserção da lógica computacional no ensino, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um aplicativo para a plataforma móvel Android. O aplicativo conta com uma comunicação remota com um robô através da tecnologia bluetooth. O robô foi desenvolvido utilizando a plataforma Arduino. Ele realiza os comandos enviados pelo aplicativo com o objetivo de realizar um cenário de utilização. Os cenários de utilização são compostos por um ponto de partida e terminam após completar todos os objetivos. Os alunos devem utilizar comandos lógicos de movimentos espaciais como: cima, esquerda e direita para cumprir os objetivos de cada cenário. Os cenários de utilização podem ser criados e modificados pelo professor, para direcionar o ensino segundo as necessidades da turma. Os dados oriundos da resolução dos cenários são armazenados em um banco de dados nativo do Android, para que posteriormente possa ser verificado o progresso dos alunos através de consultas realizadas no aplicativo. O projeto foi desenvolvido e experimentado em sala de aula com alunos da educação infantil. Foram avaliados os alunos com base em seu entendimento no funcionamento do projeto como um todo e no tempo de resolução dos cenários de utilização. Nesses aspectos o projeto atingiu os objetivos esperados, como a introdução de conceitos básicos de ciência da computação para crianças (sic). |
id |
UCS_98d6032b38c49a0b136510fbf24b156b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/3728 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Luan Lucas Pereira deLima, Maria de Fátima Webber do PradoBoff, ElisaWebber, Carine Geltrudes2018-05-10T00:19:59Z2018-05-10T00:19:59Z2018-05-092017https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3728A introdução da lógica computacional para crianças proporciona o desenvolvimento de habilidades como, o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Estas são habilidades importantes, principalmente na atualidade, sendo que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Elas estão diretamente ligadas ao raciocínio necessário para a modularização, organização, resolução de problemas e são essenciais para todos os profissionais no mercado de trabalho. Diversas são as dificuldades encontradas para a inserção da lógica computacional na educação infantil. Os entraves têm início em ensinar alunos na educação infantil, passam pela falta de ferramentas orientadas para crianças nesta faixa de idade, e também estão presentes na dificuldade de organizar as aulas e obter dados sobre o desenvolvimento dos alunos. A utilização de softwares isolados e a robótica educacional são capazes de auxiliar o ensino. Tais instrumentos estão inseridos em conceitos como a aprendizagem significativa, e a inserção do lúdico no ensino e contribuem de maneira fundamental para inserção da lógica computacional. A fim de contribuir para a inserção da lógica computacional no ensino, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um aplicativo para a plataforma móvel Android. O aplicativo conta com uma comunicação remota com um robô através da tecnologia bluetooth. O robô foi desenvolvido utilizando a plataforma Arduino. Ele realiza os comandos enviados pelo aplicativo com o objetivo de realizar um cenário de utilização. Os cenários de utilização são compostos por um ponto de partida e terminam após completar todos os objetivos. Os alunos devem utilizar comandos lógicos de movimentos espaciais como: cima, esquerda e direita para cumprir os objetivos de cada cenário. Os cenários de utilização podem ser criados e modificados pelo professor, para direcionar o ensino segundo as necessidades da turma. Os dados oriundos da resolução dos cenários são armazenados em um banco de dados nativo do Android, para que posteriormente possa ser verificado o progresso dos alunos através de consultas realizadas no aplicativo. O projeto foi desenvolvido e experimentado em sala de aula com alunos da educação infantil. Foram avaliados os alunos com base em seu entendimento no funcionamento do projeto como um todo e no tempo de resolução dos cenários de utilização. Nesses aspectos o projeto atingiu os objetivos esperados, como a introdução de conceitos básicos de ciência da computação para crianças (sic).Software EducacionalRobótica - EducaçãoProgramação (Computadores) - CriançasTecnologia - EducaçãoAplicativo educacional para inserção da lógica computacional para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciência da ComputaçãoTEXTTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdf.txtTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain115675https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/3/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf.txtdeebb6aedb1047596c2e189ffafdf8e7MD53THUMBNAILTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdf.jpgTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/4/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf.jpg828b443d01b48b1760b2382e29eeff4fMD54ORIGINALTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdfTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdfapplication/pdf5275374https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/1/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf644337f4ec3fa9e8e68b046864bfbf53MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/37282019-06-18 13:36:56.142oai:repositorio.ucs.br:11338/3728Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:03.198684Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças |
title |
Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças |
spellingShingle |
Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças Lima, Luan Lucas Pereira de Software Educacional Robótica - Educação Programação (Computadores) - Crianças Tecnologia - Educação |
title_short |
Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças |
title_full |
Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças |
title_fullStr |
Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças |
title_full_unstemmed |
Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças |
title_sort |
Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças |
author |
Lima, Luan Lucas Pereira de |
author_facet |
Lima, Luan Lucas Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Lima, Maria de Fátima Webber do Prado Boff, Elisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luan Lucas Pereira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Webber, Carine Geltrudes |
contributor_str_mv |
Webber, Carine Geltrudes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software Educacional Robótica - Educação Programação (Computadores) - Crianças Tecnologia - Educação |
topic |
Software Educacional Robótica - Educação Programação (Computadores) - Crianças Tecnologia - Educação |
description |
A introdução da lógica computacional para crianças proporciona o desenvolvimento de habilidades como, o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Estas são habilidades importantes, principalmente na atualidade, sendo que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Elas estão diretamente ligadas ao raciocínio necessário para a modularização, organização, resolução de problemas e são essenciais para todos os profissionais no mercado de trabalho. Diversas são as dificuldades encontradas para a inserção da lógica computacional na educação infantil. Os entraves têm início em ensinar alunos na educação infantil, passam pela falta de ferramentas orientadas para crianças nesta faixa de idade, e também estão presentes na dificuldade de organizar as aulas e obter dados sobre o desenvolvimento dos alunos. A utilização de softwares isolados e a robótica educacional são capazes de auxiliar o ensino. Tais instrumentos estão inseridos em conceitos como a aprendizagem significativa, e a inserção do lúdico no ensino e contribuem de maneira fundamental para inserção da lógica computacional. A fim de contribuir para a inserção da lógica computacional no ensino, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um aplicativo para a plataforma móvel Android. O aplicativo conta com uma comunicação remota com um robô através da tecnologia bluetooth. O robô foi desenvolvido utilizando a plataforma Arduino. Ele realiza os comandos enviados pelo aplicativo com o objetivo de realizar um cenário de utilização. Os cenários de utilização são compostos por um ponto de partida e terminam após completar todos os objetivos. Os alunos devem utilizar comandos lógicos de movimentos espaciais como: cima, esquerda e direita para cumprir os objetivos de cada cenário. Os cenários de utilização podem ser criados e modificados pelo professor, para direcionar o ensino segundo as necessidades da turma. Os dados oriundos da resolução dos cenários são armazenados em um banco de dados nativo do Android, para que posteriormente possa ser verificado o progresso dos alunos através de consultas realizadas no aplicativo. O projeto foi desenvolvido e experimentado em sala de aula com alunos da educação infantil. Foram avaliados os alunos com base em seu entendimento no funcionamento do projeto como um todo e no tempo de resolução dos cenários de utilização. Nesses aspectos o projeto atingiu os objetivos esperados, como a introdução de conceitos básicos de ciência da computação para crianças (sic). |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-10T00:19:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-10T00:19:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3728 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/3/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/4/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/1/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
deebb6aedb1047596c2e189ffafdf8e7 828b443d01b48b1760b2382e29eeff4f 644337f4ec3fa9e8e68b046864bfbf53 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258452448837632 |