Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luan Lucas Pereira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3728
Resumo: A introdução da lógica computacional para crianças proporciona o desenvolvimento de habilidades como, o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Estas são habilidades importantes, principalmente na atualidade, sendo que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Elas estão diretamente ligadas ao raciocínio necessário para a modularização, organização, resolução de problemas e são essenciais para todos os profissionais no mercado de trabalho. Diversas são as dificuldades encontradas para a inserção da lógica computacional na educação infantil. Os entraves têm início em ensinar alunos na educação infantil, passam pela falta de ferramentas orientadas para crianças nesta faixa de idade, e também estão presentes na dificuldade de organizar as aulas e obter dados sobre o desenvolvimento dos alunos. A utilização de softwares isolados e a robótica educacional são capazes de auxiliar o ensino. Tais instrumentos estão inseridos em conceitos como a aprendizagem significativa, e a inserção do lúdico no ensino e contribuem de maneira fundamental para inserção da lógica computacional. A fim de contribuir para a inserção da lógica computacional no ensino, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um aplicativo para a plataforma móvel Android. O aplicativo conta com uma comunicação remota com um robô através da tecnologia bluetooth. O robô foi desenvolvido utilizando a plataforma Arduino. Ele realiza os comandos enviados pelo aplicativo com o objetivo de realizar um cenário de utilização. Os cenários de utilização são compostos por um ponto de partida e terminam após completar todos os objetivos. Os alunos devem utilizar comandos lógicos de movimentos espaciais como: cima, esquerda e direita para cumprir os objetivos de cada cenário. Os cenários de utilização podem ser criados e modificados pelo professor, para direcionar o ensino segundo as necessidades da turma. Os dados oriundos da resolução dos cenários são armazenados em um banco de dados nativo do Android, para que posteriormente possa ser verificado o progresso dos alunos através de consultas realizadas no aplicativo. O projeto foi desenvolvido e experimentado em sala de aula com alunos da educação infantil. Foram avaliados os alunos com base em seu entendimento no funcionamento do projeto como um todo e no tempo de resolução dos cenários de utilização. Nesses aspectos o projeto atingiu os objetivos esperados, como a introdução de conceitos básicos de ciência da computação para crianças (sic).
id UCS_98d6032b38c49a0b136510fbf24b156b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/3728
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Lima, Luan Lucas Pereira deLima, Maria de Fátima Webber do PradoBoff, ElisaWebber, Carine Geltrudes2018-05-10T00:19:59Z2018-05-10T00:19:59Z2018-05-092017https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3728A introdução da lógica computacional para crianças proporciona o desenvolvimento de habilidades como, o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Estas são habilidades importantes, principalmente na atualidade, sendo que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Elas estão diretamente ligadas ao raciocínio necessário para a modularização, organização, resolução de problemas e são essenciais para todos os profissionais no mercado de trabalho. Diversas são as dificuldades encontradas para a inserção da lógica computacional na educação infantil. Os entraves têm início em ensinar alunos na educação infantil, passam pela falta de ferramentas orientadas para crianças nesta faixa de idade, e também estão presentes na dificuldade de organizar as aulas e obter dados sobre o desenvolvimento dos alunos. A utilização de softwares isolados e a robótica educacional são capazes de auxiliar o ensino. Tais instrumentos estão inseridos em conceitos como a aprendizagem significativa, e a inserção do lúdico no ensino e contribuem de maneira fundamental para inserção da lógica computacional. A fim de contribuir para a inserção da lógica computacional no ensino, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um aplicativo para a plataforma móvel Android. O aplicativo conta com uma comunicação remota com um robô através da tecnologia bluetooth. O robô foi desenvolvido utilizando a plataforma Arduino. Ele realiza os comandos enviados pelo aplicativo com o objetivo de realizar um cenário de utilização. Os cenários de utilização são compostos por um ponto de partida e terminam após completar todos os objetivos. Os alunos devem utilizar comandos lógicos de movimentos espaciais como: cima, esquerda e direita para cumprir os objetivos de cada cenário. Os cenários de utilização podem ser criados e modificados pelo professor, para direcionar o ensino segundo as necessidades da turma. Os dados oriundos da resolução dos cenários são armazenados em um banco de dados nativo do Android, para que posteriormente possa ser verificado o progresso dos alunos através de consultas realizadas no aplicativo. O projeto foi desenvolvido e experimentado em sala de aula com alunos da educação infantil. Foram avaliados os alunos com base em seu entendimento no funcionamento do projeto como um todo e no tempo de resolução dos cenários de utilização. Nesses aspectos o projeto atingiu os objetivos esperados, como a introdução de conceitos básicos de ciência da computação para crianças (sic).Software EducacionalRobótica - EducaçãoProgramação (Computadores) - CriançasTecnologia - EducaçãoAplicativo educacional para inserção da lógica computacional para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciência da ComputaçãoTEXTTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdf.txtTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain115675https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/3/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf.txtdeebb6aedb1047596c2e189ffafdf8e7MD53THUMBNAILTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdf.jpgTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/4/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf.jpg828b443d01b48b1760b2382e29eeff4fMD54ORIGINALTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdfTCC Luan Lucas Pereira de Lima.pdfapplication/pdf5275374https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/1/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf644337f4ec3fa9e8e68b046864bfbf53MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD5211338/37282019-06-18 13:36:56.142oai:repositorio.ucs.br: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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:03.198684Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
title Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
spellingShingle Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
Lima, Luan Lucas Pereira de
Software Educacional
Robótica - Educação
Programação (Computadores) - Crianças
Tecnologia - Educação
title_short Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
title_full Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
title_fullStr Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
title_full_unstemmed Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
title_sort Aplicativo educacional para inserção da lógica computacional para crianças
author Lima, Luan Lucas Pereira de
author_facet Lima, Luan Lucas Pereira de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lima, Maria de Fátima Webber do Prado
Boff, Elisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luan Lucas Pereira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Webber, Carine Geltrudes
contributor_str_mv Webber, Carine Geltrudes
dc.subject.por.fl_str_mv Software Educacional
Robótica - Educação
Programação (Computadores) - Crianças
Tecnologia - Educação
topic Software Educacional
Robótica - Educação
Programação (Computadores) - Crianças
Tecnologia - Educação
description A introdução da lógica computacional para crianças proporciona o desenvolvimento de habilidades como, o pensamento computacional e o raciocínio lógico. Estas são habilidades importantes, principalmente na atualidade, sendo que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Elas estão diretamente ligadas ao raciocínio necessário para a modularização, organização, resolução de problemas e são essenciais para todos os profissionais no mercado de trabalho. Diversas são as dificuldades encontradas para a inserção da lógica computacional na educação infantil. Os entraves têm início em ensinar alunos na educação infantil, passam pela falta de ferramentas orientadas para crianças nesta faixa de idade, e também estão presentes na dificuldade de organizar as aulas e obter dados sobre o desenvolvimento dos alunos. A utilização de softwares isolados e a robótica educacional são capazes de auxiliar o ensino. Tais instrumentos estão inseridos em conceitos como a aprendizagem significativa, e a inserção do lúdico no ensino e contribuem de maneira fundamental para inserção da lógica computacional. A fim de contribuir para a inserção da lógica computacional no ensino, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um aplicativo para a plataforma móvel Android. O aplicativo conta com uma comunicação remota com um robô através da tecnologia bluetooth. O robô foi desenvolvido utilizando a plataforma Arduino. Ele realiza os comandos enviados pelo aplicativo com o objetivo de realizar um cenário de utilização. Os cenários de utilização são compostos por um ponto de partida e terminam após completar todos os objetivos. Os alunos devem utilizar comandos lógicos de movimentos espaciais como: cima, esquerda e direita para cumprir os objetivos de cada cenário. Os cenários de utilização podem ser criados e modificados pelo professor, para direcionar o ensino segundo as necessidades da turma. Os dados oriundos da resolução dos cenários são armazenados em um banco de dados nativo do Android, para que posteriormente possa ser verificado o progresso dos alunos através de consultas realizadas no aplicativo. O projeto foi desenvolvido e experimentado em sala de aula com alunos da educação infantil. Foram avaliados os alunos com base em seu entendimento no funcionamento do projeto como um todo e no tempo de resolução dos cenários de utilização. Nesses aspectos o projeto atingiu os objetivos esperados, como a introdução de conceitos básicos de ciência da computação para crianças (sic).
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-10T00:19:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-10T00:19:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3728
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/3/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/4/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/1/TCC%20Luan%20Lucas%20Pereira%20de%20Lima.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/3728/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv deebb6aedb1047596c2e189ffafdf8e7
828b443d01b48b1760b2382e29eeff4f
644337f4ec3fa9e8e68b046864bfbf53
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258452448837632