Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10899 |
Resumo: | A cegueira adquirida é definida como uma perda sensorial, ocorrida após o nascimento, resultando em repercussões psíquicas, emocionais, familiares e sociais. Na sociedade ocidental, permanecem as reproduções das narrativas do modelo biomédico, com temáticas patologizantes e incapacitantes, que podem ser internalizadas por sujeitos com essa deficiência. A Terapia Narrativa surge como possibilidade de escuta e de (re)construção dessas narrativas e das histórias geradas por elas. O objetivo geral é descrever as possibilidades terapêuticas da Terapia Narrativa na psicoterapia das pessoas com cegueira adquirida. Os objetivos específicos são caracterizar a Terapia Narrativa, seus conceitos e suas formas de intervenção; apresentar um breve panorama dos paradigmas da deficiência na perspectiva dos estudos da psicologia; e caracterizar a cegueira adquirida e as suas repercussões biopsicossociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. São utilizadas fontes bibliográficas no formato de livros, artigos científicos, legislação e documentos de autoria institucional. Os instrumentos consistem em três tabelas elaboradas de modo a organizar cada temática investigada, a saber: Terapia Narrativa, Paradigmas da Deficiência e Cegueira Adquirida. O referencial de análise utilizado é a síntese integradora. No que tange aos resultados, tem-se que a Terapia Narrativa é uma abordagem de psicoterapia breve cujo foco do processo terapêutico é a linguagem e a (re)construção de histórias elaboradas pelas pessoas com base na relação com o contexto sócio-histórico. Os paradigmas dos estudos sobre a deficiência são nomeados como modelo biomédico, modelo social e modelo pós-social. Apesar dos modelos social e pós-social terem ganhado força, apresentando as perspectivas social e política da deficiência, percebe-se ainda a reprodução do modelo biomédico na sociedade e entre os profissionais da saúde. A perda da visão pode ser experienciada como trauma e sua significação relaciona-se aos temas da incapacidade e da tragédia pessoal, podendo resultar em depressão e dificuldade de aceitação e adaptação. Entre as aproximações das três temáticas, destaca-se a influência das narrativas sociais opressivas sobre o senso de identidade e de capacidade das pessoas com cegueira adquirida; a importância do suporte social colaborativo e solidário na superação dos problemas advindos dessas narrativas; e a ressignificação, em nível pessoal e social, dos eventos como meio para uma vida mais autônoma e inclusiva. A Terapia Narrativa parece ofertar recursos para a psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida por meio de suas práticas e da relação colaborativa entre cliente e terapeuta. Ressalta-se, porém, as limitações desse trabalho no que tange ao viés exclusivamente teórico das aproximações propostas, sendo necessária a ampliação e aprofundamento da temática investigada a fim de se obter dados empíricos a este respeito. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_9936ef2b6de288854669f006e3a9f30f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/10899 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vebber, BibianaLorenzi, Fabiane LangonCemin, Tânia MariaLhullier, Cristina2022-08-27T19:52:44Z2022-08-27T19:52:44Z2022-07-152022-06-28https://repositorio.ucs.br/11338/10899A cegueira adquirida é definida como uma perda sensorial, ocorrida após o nascimento, resultando em repercussões psíquicas, emocionais, familiares e sociais. Na sociedade ocidental, permanecem as reproduções das narrativas do modelo biomédico, com temáticas patologizantes e incapacitantes, que podem ser internalizadas por sujeitos com essa deficiência. A Terapia Narrativa surge como possibilidade de escuta e de (re)construção dessas narrativas e das histórias geradas por elas. O objetivo geral é descrever as possibilidades terapêuticas da Terapia Narrativa na psicoterapia das pessoas com cegueira adquirida. Os objetivos específicos são caracterizar a Terapia Narrativa, seus conceitos e suas formas de intervenção; apresentar um breve panorama dos paradigmas da deficiência na perspectiva dos estudos da psicologia; e caracterizar a cegueira adquirida e as suas repercussões biopsicossociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. São utilizadas fontes bibliográficas no formato de livros, artigos científicos, legislação e documentos de autoria institucional. Os instrumentos consistem em três tabelas elaboradas de modo a organizar cada temática investigada, a saber: Terapia Narrativa, Paradigmas da Deficiência e Cegueira Adquirida. O referencial de análise utilizado é a síntese integradora. No que tange aos resultados, tem-se que a Terapia Narrativa é uma abordagem de psicoterapia breve cujo foco do processo terapêutico é a linguagem e a (re)construção de histórias elaboradas pelas pessoas com base na relação com o contexto sócio-histórico. Os paradigmas dos estudos sobre a deficiência são nomeados como modelo biomédico, modelo social e modelo pós-social. Apesar dos modelos social e pós-social terem ganhado força, apresentando as perspectivas social e política da deficiência, percebe-se ainda a reprodução do modelo biomédico na sociedade e entre os profissionais da saúde. A perda da visão pode ser experienciada como trauma e sua significação relaciona-se aos temas da incapacidade e da tragédia pessoal, podendo resultar em depressão e dificuldade de aceitação e adaptação. Entre as aproximações das três temáticas, destaca-se a influência das narrativas sociais opressivas sobre o senso de identidade e de capacidade das pessoas com cegueira adquirida; a importância do suporte social colaborativo e solidário na superação dos problemas advindos dessas narrativas; e a ressignificação, em nível pessoal e social, dos eventos como meio para uma vida mais autônoma e inclusiva. A Terapia Narrativa parece ofertar recursos para a psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida por meio de suas práticas e da relação colaborativa entre cliente e terapeuta. Ressalta-se, porém, as limitações desse trabalho no que tange ao viés exclusivamente teórico das aproximações propostas, sendo necessária a ampliação e aprofundamento da temática investigada a fim de se obter dados empíricos a este respeito. [resumo fornecido pelo autor]Terapia narrativaCegueiraDistúrbios da visãoPsicoterapiaPossibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquiridainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Bibiana Vebber.pdf.txtTCC Bibiana Vebber.pdf.txtExtracted texttext/plain153686https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/2/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf.txtad8dafbe9837018d0d71ebc7373637b4MD52THUMBNAILTCC Bibiana Vebber.pdf.jpgTCC Bibiana Vebber.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/3/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf.jpg8d08f6438d113c8674b8cab7c4a61887MD53ORIGINALTCC Bibiana Vebber.pdfTCC Bibiana Vebber.pdfapplication/pdf508241https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/1/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf6fc9d5aac3e15e67947149b3df41a998MD5111338/108992022-10-18 18:06:12.419oai:repositorio.ucs.br:11338/10899Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:14.713261Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida |
title |
Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida |
spellingShingle |
Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida Vebber, Bibiana Terapia narrativa Cegueira Distúrbios da visão Psicoterapia |
title_short |
Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida |
title_full |
Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida |
title_fullStr |
Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida |
title_full_unstemmed |
Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida |
title_sort |
Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida |
author |
Vebber, Bibiana |
author_facet |
Vebber, Bibiana |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Lorenzi, Fabiane Langon Cemin, Tânia Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vebber, Bibiana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lhullier, Cristina |
contributor_str_mv |
Lhullier, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia narrativa Cegueira Distúrbios da visão Psicoterapia |
topic |
Terapia narrativa Cegueira Distúrbios da visão Psicoterapia |
description |
A cegueira adquirida é definida como uma perda sensorial, ocorrida após o nascimento, resultando em repercussões psíquicas, emocionais, familiares e sociais. Na sociedade ocidental, permanecem as reproduções das narrativas do modelo biomédico, com temáticas patologizantes e incapacitantes, que podem ser internalizadas por sujeitos com essa deficiência. A Terapia Narrativa surge como possibilidade de escuta e de (re)construção dessas narrativas e das histórias geradas por elas. O objetivo geral é descrever as possibilidades terapêuticas da Terapia Narrativa na psicoterapia das pessoas com cegueira adquirida. Os objetivos específicos são caracterizar a Terapia Narrativa, seus conceitos e suas formas de intervenção; apresentar um breve panorama dos paradigmas da deficiência na perspectiva dos estudos da psicologia; e caracterizar a cegueira adquirida e as suas repercussões biopsicossociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. São utilizadas fontes bibliográficas no formato de livros, artigos científicos, legislação e documentos de autoria institucional. Os instrumentos consistem em três tabelas elaboradas de modo a organizar cada temática investigada, a saber: Terapia Narrativa, Paradigmas da Deficiência e Cegueira Adquirida. O referencial de análise utilizado é a síntese integradora. No que tange aos resultados, tem-se que a Terapia Narrativa é uma abordagem de psicoterapia breve cujo foco do processo terapêutico é a linguagem e a (re)construção de histórias elaboradas pelas pessoas com base na relação com o contexto sócio-histórico. Os paradigmas dos estudos sobre a deficiência são nomeados como modelo biomédico, modelo social e modelo pós-social. Apesar dos modelos social e pós-social terem ganhado força, apresentando as perspectivas social e política da deficiência, percebe-se ainda a reprodução do modelo biomédico na sociedade e entre os profissionais da saúde. A perda da visão pode ser experienciada como trauma e sua significação relaciona-se aos temas da incapacidade e da tragédia pessoal, podendo resultar em depressão e dificuldade de aceitação e adaptação. Entre as aproximações das três temáticas, destaca-se a influência das narrativas sociais opressivas sobre o senso de identidade e de capacidade das pessoas com cegueira adquirida; a importância do suporte social colaborativo e solidário na superação dos problemas advindos dessas narrativas; e a ressignificação, em nível pessoal e social, dos eventos como meio para uma vida mais autônoma e inclusiva. A Terapia Narrativa parece ofertar recursos para a psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida por meio de suas práticas e da relação colaborativa entre cliente e terapeuta. Ressalta-se, porém, as limitações desse trabalho no que tange ao viés exclusivamente teórico das aproximações propostas, sendo necessária a ampliação e aprofundamento da temática investigada a fim de se obter dados empíricos a este respeito. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-27T19:52:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-27T19:52:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/10899 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/10899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/2/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/3/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/1/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad8dafbe9837018d0d71ebc7373637b4 8d08f6438d113c8674b8cab7c4a61887 6fc9d5aac3e15e67947149b3df41a998 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258436710760448 |