Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vebber, Bibiana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10899
Resumo: A cegueira adquirida é definida como uma perda sensorial, ocorrida após o nascimento, resultando em repercussões psíquicas, emocionais, familiares e sociais. Na sociedade ocidental, permanecem as reproduções das narrativas do modelo biomédico, com temáticas patologizantes e incapacitantes, que podem ser internalizadas por sujeitos com essa deficiência. A Terapia Narrativa surge como possibilidade de escuta e de (re)construção dessas narrativas e das histórias geradas por elas. O objetivo geral é descrever as possibilidades terapêuticas da Terapia Narrativa na psicoterapia das pessoas com cegueira adquirida. Os objetivos específicos são caracterizar a Terapia Narrativa, seus conceitos e suas formas de intervenção; apresentar um breve panorama dos paradigmas da deficiência na perspectiva dos estudos da psicologia; e caracterizar a cegueira adquirida e as suas repercussões biopsicossociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. São utilizadas fontes bibliográficas no formato de livros, artigos científicos, legislação e documentos de autoria institucional. Os instrumentos consistem em três tabelas elaboradas de modo a organizar cada temática investigada, a saber: Terapia Narrativa, Paradigmas da Deficiência e Cegueira Adquirida. O referencial de análise utilizado é a síntese integradora. No que tange aos resultados, tem-se que a Terapia Narrativa é uma abordagem de psicoterapia breve cujo foco do processo terapêutico é a linguagem e a (re)construção de histórias elaboradas pelas pessoas com base na relação com o contexto sócio-histórico. Os paradigmas dos estudos sobre a deficiência são nomeados como modelo biomédico, modelo social e modelo pós-social. Apesar dos modelos social e pós-social terem ganhado força, apresentando as perspectivas social e política da deficiência, percebe-se ainda a reprodução do modelo biomédico na sociedade e entre os profissionais da saúde. A perda da visão pode ser experienciada como trauma e sua significação relaciona-se aos temas da incapacidade e da tragédia pessoal, podendo resultar em depressão e dificuldade de aceitação e adaptação. Entre as aproximações das três temáticas, destaca-se a influência das narrativas sociais opressivas sobre o senso de identidade e de capacidade das pessoas com cegueira adquirida; a importância do suporte social colaborativo e solidário na superação dos problemas advindos dessas narrativas; e a ressignificação, em nível pessoal e social, dos eventos como meio para uma vida mais autônoma e inclusiva. A Terapia Narrativa parece ofertar recursos para a psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida por meio de suas práticas e da relação colaborativa entre cliente e terapeuta. Ressalta-se, porém, as limitações desse trabalho no que tange ao viés exclusivamente teórico das aproximações propostas, sendo necessária a ampliação e aprofundamento da temática investigada a fim de se obter dados empíricos a este respeito. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_9936ef2b6de288854669f006e3a9f30f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10899
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Vebber, BibianaLorenzi, Fabiane LangonCemin, Tânia MariaLhullier, Cristina2022-08-27T19:52:44Z2022-08-27T19:52:44Z2022-07-152022-06-28https://repositorio.ucs.br/11338/10899A cegueira adquirida é definida como uma perda sensorial, ocorrida após o nascimento, resultando em repercussões psíquicas, emocionais, familiares e sociais. Na sociedade ocidental, permanecem as reproduções das narrativas do modelo biomédico, com temáticas patologizantes e incapacitantes, que podem ser internalizadas por sujeitos com essa deficiência. A Terapia Narrativa surge como possibilidade de escuta e de (re)construção dessas narrativas e das histórias geradas por elas. O objetivo geral é descrever as possibilidades terapêuticas da Terapia Narrativa na psicoterapia das pessoas com cegueira adquirida. Os objetivos específicos são caracterizar a Terapia Narrativa, seus conceitos e suas formas de intervenção; apresentar um breve panorama dos paradigmas da deficiência na perspectiva dos estudos da psicologia; e caracterizar a cegueira adquirida e as suas repercussões biopsicossociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. São utilizadas fontes bibliográficas no formato de livros, artigos científicos, legislação e documentos de autoria institucional. Os instrumentos consistem em três tabelas elaboradas de modo a organizar cada temática investigada, a saber: Terapia Narrativa, Paradigmas da Deficiência e Cegueira Adquirida. O referencial de análise utilizado é a síntese integradora. No que tange aos resultados, tem-se que a Terapia Narrativa é uma abordagem de psicoterapia breve cujo foco do processo terapêutico é a linguagem e a (re)construção de histórias elaboradas pelas pessoas com base na relação com o contexto sócio-histórico. Os paradigmas dos estudos sobre a deficiência são nomeados como modelo biomédico, modelo social e modelo pós-social. Apesar dos modelos social e pós-social terem ganhado força, apresentando as perspectivas social e política da deficiência, percebe-se ainda a reprodução do modelo biomédico na sociedade e entre os profissionais da saúde. A perda da visão pode ser experienciada como trauma e sua significação relaciona-se aos temas da incapacidade e da tragédia pessoal, podendo resultar em depressão e dificuldade de aceitação e adaptação. Entre as aproximações das três temáticas, destaca-se a influência das narrativas sociais opressivas sobre o senso de identidade e de capacidade das pessoas com cegueira adquirida; a importância do suporte social colaborativo e solidário na superação dos problemas advindos dessas narrativas; e a ressignificação, em nível pessoal e social, dos eventos como meio para uma vida mais autônoma e inclusiva. A Terapia Narrativa parece ofertar recursos para a psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida por meio de suas práticas e da relação colaborativa entre cliente e terapeuta. Ressalta-se, porém, as limitações desse trabalho no que tange ao viés exclusivamente teórico das aproximações propostas, sendo necessária a ampliação e aprofundamento da temática investigada a fim de se obter dados empíricos a este respeito. [resumo fornecido pelo autor]Terapia narrativaCegueiraDistúrbios da visãoPsicoterapiaPossibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquiridainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Bibiana Vebber.pdf.txtTCC Bibiana Vebber.pdf.txtExtracted texttext/plain153686https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/2/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf.txtad8dafbe9837018d0d71ebc7373637b4MD52THUMBNAILTCC Bibiana Vebber.pdf.jpgTCC Bibiana Vebber.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/3/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf.jpg8d08f6438d113c8674b8cab7c4a61887MD53ORIGINALTCC Bibiana Vebber.pdfTCC Bibiana Vebber.pdfapplication/pdf508241https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/1/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf6fc9d5aac3e15e67947149b3df41a998MD5111338/108992022-10-18 18:06:12.419oai:repositorio.ucs.br:11338/10899Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:02:14.713261Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida
title Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida
spellingShingle Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida
Vebber, Bibiana
Terapia narrativa
Cegueira
Distúrbios da visão
Psicoterapia
title_short Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida
title_full Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida
title_fullStr Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida
title_full_unstemmed Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida
title_sort Possibilidades terapêuticas da terapia narrativa na psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida
author Vebber, Bibiana
author_facet Vebber, Bibiana
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lorenzi, Fabiane Langon
Cemin, Tânia Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Vebber, Bibiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lhullier, Cristina
contributor_str_mv Lhullier, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia narrativa
Cegueira
Distúrbios da visão
Psicoterapia
topic Terapia narrativa
Cegueira
Distúrbios da visão
Psicoterapia
description A cegueira adquirida é definida como uma perda sensorial, ocorrida após o nascimento, resultando em repercussões psíquicas, emocionais, familiares e sociais. Na sociedade ocidental, permanecem as reproduções das narrativas do modelo biomédico, com temáticas patologizantes e incapacitantes, que podem ser internalizadas por sujeitos com essa deficiência. A Terapia Narrativa surge como possibilidade de escuta e de (re)construção dessas narrativas e das histórias geradas por elas. O objetivo geral é descrever as possibilidades terapêuticas da Terapia Narrativa na psicoterapia das pessoas com cegueira adquirida. Os objetivos específicos são caracterizar a Terapia Narrativa, seus conceitos e suas formas de intervenção; apresentar um breve panorama dos paradigmas da deficiência na perspectiva dos estudos da psicologia; e caracterizar a cegueira adquirida e as suas repercussões biopsicossociais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo. São utilizadas fontes bibliográficas no formato de livros, artigos científicos, legislação e documentos de autoria institucional. Os instrumentos consistem em três tabelas elaboradas de modo a organizar cada temática investigada, a saber: Terapia Narrativa, Paradigmas da Deficiência e Cegueira Adquirida. O referencial de análise utilizado é a síntese integradora. No que tange aos resultados, tem-se que a Terapia Narrativa é uma abordagem de psicoterapia breve cujo foco do processo terapêutico é a linguagem e a (re)construção de histórias elaboradas pelas pessoas com base na relação com o contexto sócio-histórico. Os paradigmas dos estudos sobre a deficiência são nomeados como modelo biomédico, modelo social e modelo pós-social. Apesar dos modelos social e pós-social terem ganhado força, apresentando as perspectivas social e política da deficiência, percebe-se ainda a reprodução do modelo biomédico na sociedade e entre os profissionais da saúde. A perda da visão pode ser experienciada como trauma e sua significação relaciona-se aos temas da incapacidade e da tragédia pessoal, podendo resultar em depressão e dificuldade de aceitação e adaptação. Entre as aproximações das três temáticas, destaca-se a influência das narrativas sociais opressivas sobre o senso de identidade e de capacidade das pessoas com cegueira adquirida; a importância do suporte social colaborativo e solidário na superação dos problemas advindos dessas narrativas; e a ressignificação, em nível pessoal e social, dos eventos como meio para uma vida mais autônoma e inclusiva. A Terapia Narrativa parece ofertar recursos para a psicoterapia de pessoas com cegueira adquirida por meio de suas práticas e da relação colaborativa entre cliente e terapeuta. Ressalta-se, porém, as limitações desse trabalho no que tange ao viés exclusivamente teórico das aproximações propostas, sendo necessária a ampliação e aprofundamento da temática investigada a fim de se obter dados empíricos a este respeito. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-27T19:52:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-27T19:52:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10899
url https://repositorio.ucs.br/11338/10899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/2/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/3/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10899/1/TCC%20Bibiana%20Vebber.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad8dafbe9837018d0d71ebc7373637b4
8d08f6438d113c8674b8cab7c4a61887
6fc9d5aac3e15e67947149b3df41a998
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258436710760448