Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deinani, Deyse Bonatto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4724
Resumo: Este relatório apresenta o diagnóstico realizado em uma empresa varejista que comercializa pneus e rodas na cidade de Caxias do Sul, há 20 anos. Foram diagnosticadas as áreas administrativa, comercial, de compras, produção, financeira e de recursos humanos. Através da análise das áreas foram identificados pontos fracos e fortes que relacionados com as oportunidades e ameaças resultaram na elaboração da matriz SWOT. A matriz apontou uma necessidade de melhoria na área financeira. Pois isso o objetivo do trabalho foi uma proposta de melhoria para a área financeira da empresa, mais especificamente na gestão de análise de crédito. Pois a empresa não possui um sistema de gerenciamento de crédito objetivo que permita uma avaliação adequada da capacidade creditícia de seus clientes atuais e potenciais. Portanto, neste trabalho apresenta-se um modelo de avaliação de crédito a seus clientes atuais e potenciais ajustados a realidade da organização, que permite diminuir o risco de crédito, além de processos para organizar o setor de recebimentos da empresa. O trabalho considera uma descrição dos modelos de avaliação de créditos dos modelos de Credit Scoring. Foi utilizado o método de entrevista com abordagem qualitativa, com uso de entrevista individual com o gestor da empresa; abordagem quantitativa por analisar e aplicar tabelas com resultados numéricos, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de propor as melhorias. Como retorno esperado a empresa visa organizar o seu processo de controle interno de recebimentos, estabelecer critérios para conceder o crédito e consequentemente realizar melhores vendas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_9b467576138f7d572cf80ca8dc04a603
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4724
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Deinani, Deyse BonattoEckert, AlexRoveda, AnadirZin, Roque Alberto2019-06-08T13:52:22Z2019-06-08T13:52:22Z20192018https://repositorio.ucs.br/11338/4724Este relatório apresenta o diagnóstico realizado em uma empresa varejista que comercializa pneus e rodas na cidade de Caxias do Sul, há 20 anos. Foram diagnosticadas as áreas administrativa, comercial, de compras, produção, financeira e de recursos humanos. Através da análise das áreas foram identificados pontos fracos e fortes que relacionados com as oportunidades e ameaças resultaram na elaboração da matriz SWOT. A matriz apontou uma necessidade de melhoria na área financeira. Pois isso o objetivo do trabalho foi uma proposta de melhoria para a área financeira da empresa, mais especificamente na gestão de análise de crédito. Pois a empresa não possui um sistema de gerenciamento de crédito objetivo que permita uma avaliação adequada da capacidade creditícia de seus clientes atuais e potenciais. Portanto, neste trabalho apresenta-se um modelo de avaliação de crédito a seus clientes atuais e potenciais ajustados a realidade da organização, que permite diminuir o risco de crédito, além de processos para organizar o setor de recebimentos da empresa. O trabalho considera uma descrição dos modelos de avaliação de créditos dos modelos de Credit Scoring. Foi utilizado o método de entrevista com abordagem qualitativa, com uso de entrevista individual com o gestor da empresa; abordagem quantitativa por analisar e aplicar tabelas com resultados numéricos, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de propor as melhorias. Como retorno esperado a empresa visa organizar o seu processo de controle interno de recebimentos, estabelecer critérios para conceder o crédito e consequentemente realizar melhores vendas. [resumo fornecido pelo autor]DiagnósticoFinançasAnálise de créditoGestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoORIGINALTCC Deyse Bonatto Deinani.pdfTCC Deyse Bonatto Deinani.pdfapplication/pdf2172590https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/1/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdfb97ff0566a968653af19072620e5756aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTTCC Deyse Bonatto Deinani.pdf.txtTCC Deyse Bonatto Deinani.pdf.txtExtracted texttext/plain261864https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/3/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf.txtbc484a1a12b1b7f788c91bbeb5020287MD53THUMBNAILTCC Deyse Bonatto Deinani.pdf.jpgTCC Deyse Bonatto Deinani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/4/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf.jpg34693360d658ae9b0bc64bd43c0634e8MD5411338/47242022-01-26 15:43:28.193oai:repositorio.ucs.br:11338/4724Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:18.866203Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
title Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
spellingShingle Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
Deinani, Deyse Bonatto
Diagnóstico
Finanças
Análise de crédito
title_short Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
title_full Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
title_fullStr Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
title_full_unstemmed Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
title_sort Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
author Deinani, Deyse Bonatto
author_facet Deinani, Deyse Bonatto
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Eckert, Alex
Roveda, Anadir
dc.contributor.author.fl_str_mv Deinani, Deyse Bonatto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zin, Roque Alberto
contributor_str_mv Zin, Roque Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico
Finanças
Análise de crédito
topic Diagnóstico
Finanças
Análise de crédito
description Este relatório apresenta o diagnóstico realizado em uma empresa varejista que comercializa pneus e rodas na cidade de Caxias do Sul, há 20 anos. Foram diagnosticadas as áreas administrativa, comercial, de compras, produção, financeira e de recursos humanos. Através da análise das áreas foram identificados pontos fracos e fortes que relacionados com as oportunidades e ameaças resultaram na elaboração da matriz SWOT. A matriz apontou uma necessidade de melhoria na área financeira. Pois isso o objetivo do trabalho foi uma proposta de melhoria para a área financeira da empresa, mais especificamente na gestão de análise de crédito. Pois a empresa não possui um sistema de gerenciamento de crédito objetivo que permita uma avaliação adequada da capacidade creditícia de seus clientes atuais e potenciais. Portanto, neste trabalho apresenta-se um modelo de avaliação de crédito a seus clientes atuais e potenciais ajustados a realidade da organização, que permite diminuir o risco de crédito, além de processos para organizar o setor de recebimentos da empresa. O trabalho considera uma descrição dos modelos de avaliação de créditos dos modelos de Credit Scoring. Foi utilizado o método de entrevista com abordagem qualitativa, com uso de entrevista individual com o gestor da empresa; abordagem quantitativa por analisar e aplicar tabelas com resultados numéricos, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de propor as melhorias. Como retorno esperado a empresa visa organizar o seu processo de controle interno de recebimentos, estabelecer critérios para conceder o crédito e consequentemente realizar melhores vendas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-08T13:52:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-08T13:52:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4724
url https://repositorio.ucs.br/11338/4724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/1/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/3/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/4/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b97ff0566a968653af19072620e5756a
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
bc484a1a12b1b7f788c91bbeb5020287
34693360d658ae9b0bc64bd43c0634e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258459738537984