Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4724 |
Resumo: | Este relatório apresenta o diagnóstico realizado em uma empresa varejista que comercializa pneus e rodas na cidade de Caxias do Sul, há 20 anos. Foram diagnosticadas as áreas administrativa, comercial, de compras, produção, financeira e de recursos humanos. Através da análise das áreas foram identificados pontos fracos e fortes que relacionados com as oportunidades e ameaças resultaram na elaboração da matriz SWOT. A matriz apontou uma necessidade de melhoria na área financeira. Pois isso o objetivo do trabalho foi uma proposta de melhoria para a área financeira da empresa, mais especificamente na gestão de análise de crédito. Pois a empresa não possui um sistema de gerenciamento de crédito objetivo que permita uma avaliação adequada da capacidade creditícia de seus clientes atuais e potenciais. Portanto, neste trabalho apresenta-se um modelo de avaliação de crédito a seus clientes atuais e potenciais ajustados a realidade da organização, que permite diminuir o risco de crédito, além de processos para organizar o setor de recebimentos da empresa. O trabalho considera uma descrição dos modelos de avaliação de créditos dos modelos de Credit Scoring. Foi utilizado o método de entrevista com abordagem qualitativa, com uso de entrevista individual com o gestor da empresa; abordagem quantitativa por analisar e aplicar tabelas com resultados numéricos, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de propor as melhorias. Como retorno esperado a empresa visa organizar o seu processo de controle interno de recebimentos, estabelecer critérios para conceder o crédito e consequentemente realizar melhores vendas. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_9b467576138f7d572cf80ca8dc04a603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/4724 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Deinani, Deyse BonattoEckert, AlexRoveda, AnadirZin, Roque Alberto2019-06-08T13:52:22Z2019-06-08T13:52:22Z20192018https://repositorio.ucs.br/11338/4724Este relatório apresenta o diagnóstico realizado em uma empresa varejista que comercializa pneus e rodas na cidade de Caxias do Sul, há 20 anos. Foram diagnosticadas as áreas administrativa, comercial, de compras, produção, financeira e de recursos humanos. Através da análise das áreas foram identificados pontos fracos e fortes que relacionados com as oportunidades e ameaças resultaram na elaboração da matriz SWOT. A matriz apontou uma necessidade de melhoria na área financeira. Pois isso o objetivo do trabalho foi uma proposta de melhoria para a área financeira da empresa, mais especificamente na gestão de análise de crédito. Pois a empresa não possui um sistema de gerenciamento de crédito objetivo que permita uma avaliação adequada da capacidade creditícia de seus clientes atuais e potenciais. Portanto, neste trabalho apresenta-se um modelo de avaliação de crédito a seus clientes atuais e potenciais ajustados a realidade da organização, que permite diminuir o risco de crédito, além de processos para organizar o setor de recebimentos da empresa. O trabalho considera uma descrição dos modelos de avaliação de créditos dos modelos de Credit Scoring. Foi utilizado o método de entrevista com abordagem qualitativa, com uso de entrevista individual com o gestor da empresa; abordagem quantitativa por analisar e aplicar tabelas com resultados numéricos, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de propor as melhorias. Como retorno esperado a empresa visa organizar o seu processo de controle interno de recebimentos, estabelecer critérios para conceder o crédito e consequentemente realizar melhores vendas. [resumo fornecido pelo autor]DiagnósticoFinançasAnálise de créditoGestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoORIGINALTCC Deyse Bonatto Deinani.pdfTCC Deyse Bonatto Deinani.pdfapplication/pdf2172590https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/1/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdfb97ff0566a968653af19072620e5756aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTTCC Deyse Bonatto Deinani.pdf.txtTCC Deyse Bonatto Deinani.pdf.txtExtracted texttext/plain261864https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/3/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf.txtbc484a1a12b1b7f788c91bbeb5020287MD53THUMBNAILTCC Deyse Bonatto Deinani.pdf.jpgTCC Deyse Bonatto Deinani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/4/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf.jpg34693360d658ae9b0bc64bd43c0634e8MD5411338/47242022-01-26 15:43:28.193oai:repositorio.ucs.br:11338/4724Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:18.866203Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas |
title |
Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas |
spellingShingle |
Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas Deinani, Deyse Bonatto Diagnóstico Finanças Análise de crédito |
title_short |
Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas |
title_full |
Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas |
title_fullStr |
Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas |
title_full_unstemmed |
Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas |
title_sort |
Gestão da análise de crédito de uma empresa varejista de pneus e rodas |
author |
Deinani, Deyse Bonatto |
author_facet |
Deinani, Deyse Bonatto |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Eckert, Alex Roveda, Anadir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deinani, Deyse Bonatto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zin, Roque Alberto |
contributor_str_mv |
Zin, Roque Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diagnóstico Finanças Análise de crédito |
topic |
Diagnóstico Finanças Análise de crédito |
description |
Este relatório apresenta o diagnóstico realizado em uma empresa varejista que comercializa pneus e rodas na cidade de Caxias do Sul, há 20 anos. Foram diagnosticadas as áreas administrativa, comercial, de compras, produção, financeira e de recursos humanos. Através da análise das áreas foram identificados pontos fracos e fortes que relacionados com as oportunidades e ameaças resultaram na elaboração da matriz SWOT. A matriz apontou uma necessidade de melhoria na área financeira. Pois isso o objetivo do trabalho foi uma proposta de melhoria para a área financeira da empresa, mais especificamente na gestão de análise de crédito. Pois a empresa não possui um sistema de gerenciamento de crédito objetivo que permita uma avaliação adequada da capacidade creditícia de seus clientes atuais e potenciais. Portanto, neste trabalho apresenta-se um modelo de avaliação de crédito a seus clientes atuais e potenciais ajustados a realidade da organização, que permite diminuir o risco de crédito, além de processos para organizar o setor de recebimentos da empresa. O trabalho considera uma descrição dos modelos de avaliação de créditos dos modelos de Credit Scoring. Foi utilizado o método de entrevista com abordagem qualitativa, com uso de entrevista individual com o gestor da empresa; abordagem quantitativa por analisar e aplicar tabelas com resultados numéricos, estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de propor as melhorias. Como retorno esperado a empresa visa organizar o seu processo de controle interno de recebimentos, estabelecer critérios para conceder o crédito e consequentemente realizar melhores vendas. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-08T13:52:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-08T13:52:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/4724 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/4724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/1/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/2/license.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/3/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4724/4/TCC%20Deyse%20Bonatto%20Deinani.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b97ff0566a968653af19072620e5756a 0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40 bc484a1a12b1b7f788c91bbeb5020287 34693360d658ae9b0bc64bd43c0634e8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258459738537984 |