Leitura : uma prática para a inovação nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uveda, Valdecir Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/91
Resumo: A escrita dividiu a história da humanidade e revolucionou as formas de produção e transmissão de conhecimentos. Um ato inicialmente simples e criativo de incisão em tabuletas de argila produziu escritor e leitor simultaneamente e desencadeou o processo revolucionário de preservação da memória individual e coletiva. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo estudar de que forma a leitura, como construção individual e coletiva de conhecimentos, pode ser significativa no ambiente organizacional em vista da inovação. Trata-se de estudo exploratório realizado por meio de pesquisa multicaso, que investiga a presença da prática de leitura na estratégia, nas políticas ou práticas, dos estratus organizacionais: estratégico, intermediário e operacional, em três organizações eleitas pelo fórum de inovação FGV-EAESP em 2009 como inovadoras. Após revisar a literatura enfocando a referência leitura e inovação nos temas – inovação, leitura, gestão do conhecimento, práticas de aquisição do conhecimento e aprendizagem organizacional – entrevistaram-se representantes dos estratus das três empresas, a fim de explorar os elementos da leitura e sua contribuição para a inovação. As particularidades foram analisadas em suas dimensões intracaso e na intersecção dos dados intercaso sinalizando políticas, práticas e atores que mais contribuem para o desenvolvimento da inovação nestas organizações. Os resultados apontam a presença de práticas de leituras relevantes, implementadas e utilizadas na estratégia organizacional, mas também utilizadas na prática cotidiana de cada empresa.
id UCS_9d6913c28aadf58b1c3d313481bead31
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/91
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Uveda, Valdecir PereiraMunhoz Olea, PelayoMacke, Janainakanan, Lilia AparecidaDorion, Eric Charles HenriMarcon, Silvana Regina Ampessan2014-04-28T13:42:20Z2014-04-28T13:42:20Z2014-04-282011-05-17https://repositorio.ucs.br/handle/11338/91A escrita dividiu a história da humanidade e revolucionou as formas de produção e transmissão de conhecimentos. Um ato inicialmente simples e criativo de incisão em tabuletas de argila produziu escritor e leitor simultaneamente e desencadeou o processo revolucionário de preservação da memória individual e coletiva. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo estudar de que forma a leitura, como construção individual e coletiva de conhecimentos, pode ser significativa no ambiente organizacional em vista da inovação. Trata-se de estudo exploratório realizado por meio de pesquisa multicaso, que investiga a presença da prática de leitura na estratégia, nas políticas ou práticas, dos estratus organizacionais: estratégico, intermediário e operacional, em três organizações eleitas pelo fórum de inovação FGV-EAESP em 2009 como inovadoras. Após revisar a literatura enfocando a referência leitura e inovação nos temas – inovação, leitura, gestão do conhecimento, práticas de aquisição do conhecimento e aprendizagem organizacional – entrevistaram-se representantes dos estratus das três empresas, a fim de explorar os elementos da leitura e sua contribuição para a inovação. As particularidades foram analisadas em suas dimensões intracaso e na intersecção dos dados intercaso sinalizando políticas, práticas e atores que mais contribuem para o desenvolvimento da inovação nestas organizações. Os resultados apontam a presença de práticas de leituras relevantes, implementadas e utilizadas na estratégia organizacional, mas também utilizadas na prática cotidiana de cada empresa.The writing divided the history of mankind and has revolutionized the ways of production and transmission of knowledge. A initial, simple and creative action of incision on clay tablets has created both a writer and a reader, and unleashed the revolutionary process of preservation of individual and collective memory. In this context, this study aimed to investigate how reading, such as individual and collective construction of knowledge, can be significant in view the organizational environment for innovation. This is an exploratory study conducted by multi case study, which investigates the presence of reading practice in the strategy, policies or practices of the organizational stratus: strategic, intermediate and operational; from three organizations chosen by the forum of innovation of 2009, produced by FGV-EAESP. Based on a review of literature that focuses on reading and innovation; more specifically on the concepts of innovation, reading, knowledge management, procurement practices, knowledge and organizational learning, were realized interviews with representatives from the stratus of three companies in order to explore the elements of reading and its contribution to innovation. The special features of the method is to analyze the data through intra case and inter case research strategy; to enhance the policies, practices and the actor who most contribute to the development of innovation in these organizations. The results indicate the presence of relevant reading practices, implemented and induced in the organizational strategy, but also used in the everyday practice of each company.Aprendizagem educacionalLeitura - AdministraçãoGestão do conhecimento -- AdministraçãoAprendizagem individualAprendizagem organizacionalIndividual learningCollective learningLeitura : uma prática para a inovação nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1745866660119994UVEDA, Valdecir P.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdf.txtDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdf.txtExtracted texttext/plain473513https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/3/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf.txt88b4f1e3d902cc9fe8486a9c52ea9300MD53THUMBNAILDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdf.jpgDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/4/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf.jpg54c7e66b79f179db44bc177e9d151aa0MD54ORIGINALDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdfDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdfapplication/pdf6950159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/1/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf083d3ee9e3eb7730ef3801cf1ed6c410MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/912018-08-17 06:00:33.983oai:repositorio.ucs.br:11338/91IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:00:33Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
title Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
spellingShingle Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
Uveda, Valdecir Pereira
Aprendizagem educacional
Leitura - Administração
Gestão do conhecimento -- Administração
Aprendizagem individual
Aprendizagem organizacional
Individual learning
Collective learning
title_short Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
title_full Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
title_fullStr Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
title_full_unstemmed Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
title_sort Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
author Uveda, Valdecir Pereira
author_facet Uveda, Valdecir Pereira
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Munhoz Olea, Pelayo
Macke, Janaina
kanan, Lilia Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Uveda, Valdecir Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorion, Eric Charles Henri
Marcon, Silvana Regina Ampessan
contributor_str_mv Dorion, Eric Charles Henri
Marcon, Silvana Regina Ampessan
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem educacional
Leitura - Administração
Gestão do conhecimento -- Administração
Aprendizagem individual
Aprendizagem organizacional
Individual learning
Collective learning
topic Aprendizagem educacional
Leitura - Administração
Gestão do conhecimento -- Administração
Aprendizagem individual
Aprendizagem organizacional
Individual learning
Collective learning
description A escrita dividiu a história da humanidade e revolucionou as formas de produção e transmissão de conhecimentos. Um ato inicialmente simples e criativo de incisão em tabuletas de argila produziu escritor e leitor simultaneamente e desencadeou o processo revolucionário de preservação da memória individual e coletiva. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo estudar de que forma a leitura, como construção individual e coletiva de conhecimentos, pode ser significativa no ambiente organizacional em vista da inovação. Trata-se de estudo exploratório realizado por meio de pesquisa multicaso, que investiga a presença da prática de leitura na estratégia, nas políticas ou práticas, dos estratus organizacionais: estratégico, intermediário e operacional, em três organizações eleitas pelo fórum de inovação FGV-EAESP em 2009 como inovadoras. Após revisar a literatura enfocando a referência leitura e inovação nos temas – inovação, leitura, gestão do conhecimento, práticas de aquisição do conhecimento e aprendizagem organizacional – entrevistaram-se representantes dos estratus das três empresas, a fim de explorar os elementos da leitura e sua contribuição para a inovação. As particularidades foram analisadas em suas dimensões intracaso e na intersecção dos dados intercaso sinalizando políticas, práticas e atores que mais contribuem para o desenvolvimento da inovação nestas organizações. Os resultados apontam a presença de práticas de leituras relevantes, implementadas e utilizadas na estratégia organizacional, mas também utilizadas na prática cotidiana de cada empresa.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-05-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-28T13:42:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-28T13:42:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/91
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/3/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/4/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/1/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 88b4f1e3d902cc9fe8486a9c52ea9300
54c7e66b79f179db44bc177e9d151aa0
083d3ee9e3eb7730ef3801cf1ed6c410
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308871129792512