Leitura : uma prática para a inovação nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/91 |
Resumo: | A escrita dividiu a história da humanidade e revolucionou as formas de produção e transmissão de conhecimentos. Um ato inicialmente simples e criativo de incisão em tabuletas de argila produziu escritor e leitor simultaneamente e desencadeou o processo revolucionário de preservação da memória individual e coletiva. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo estudar de que forma a leitura, como construção individual e coletiva de conhecimentos, pode ser significativa no ambiente organizacional em vista da inovação. Trata-se de estudo exploratório realizado por meio de pesquisa multicaso, que investiga a presença da prática de leitura na estratégia, nas políticas ou práticas, dos estratus organizacionais: estratégico, intermediário e operacional, em três organizações eleitas pelo fórum de inovação FGV-EAESP em 2009 como inovadoras. Após revisar a literatura enfocando a referência leitura e inovação nos temas – inovação, leitura, gestão do conhecimento, práticas de aquisição do conhecimento e aprendizagem organizacional – entrevistaram-se representantes dos estratus das três empresas, a fim de explorar os elementos da leitura e sua contribuição para a inovação. As particularidades foram analisadas em suas dimensões intracaso e na intersecção dos dados intercaso sinalizando políticas, práticas e atores que mais contribuem para o desenvolvimento da inovação nestas organizações. Os resultados apontam a presença de práticas de leituras relevantes, implementadas e utilizadas na estratégia organizacional, mas também utilizadas na prática cotidiana de cada empresa. |
id |
UCS_9d6913c28aadf58b1c3d313481bead31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/91 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Uveda, Valdecir PereiraMunhoz Olea, PelayoMacke, Janainakanan, Lilia AparecidaDorion, Eric Charles HenriMarcon, Silvana Regina Ampessan2014-04-28T13:42:20Z2014-04-28T13:42:20Z2014-04-282011-05-17https://repositorio.ucs.br/handle/11338/91A escrita dividiu a história da humanidade e revolucionou as formas de produção e transmissão de conhecimentos. Um ato inicialmente simples e criativo de incisão em tabuletas de argila produziu escritor e leitor simultaneamente e desencadeou o processo revolucionário de preservação da memória individual e coletiva. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo estudar de que forma a leitura, como construção individual e coletiva de conhecimentos, pode ser significativa no ambiente organizacional em vista da inovação. Trata-se de estudo exploratório realizado por meio de pesquisa multicaso, que investiga a presença da prática de leitura na estratégia, nas políticas ou práticas, dos estratus organizacionais: estratégico, intermediário e operacional, em três organizações eleitas pelo fórum de inovação FGV-EAESP em 2009 como inovadoras. Após revisar a literatura enfocando a referência leitura e inovação nos temas – inovação, leitura, gestão do conhecimento, práticas de aquisição do conhecimento e aprendizagem organizacional – entrevistaram-se representantes dos estratus das três empresas, a fim de explorar os elementos da leitura e sua contribuição para a inovação. As particularidades foram analisadas em suas dimensões intracaso e na intersecção dos dados intercaso sinalizando políticas, práticas e atores que mais contribuem para o desenvolvimento da inovação nestas organizações. Os resultados apontam a presença de práticas de leituras relevantes, implementadas e utilizadas na estratégia organizacional, mas também utilizadas na prática cotidiana de cada empresa.The writing divided the history of mankind and has revolutionized the ways of production and transmission of knowledge. A initial, simple and creative action of incision on clay tablets has created both a writer and a reader, and unleashed the revolutionary process of preservation of individual and collective memory. In this context, this study aimed to investigate how reading, such as individual and collective construction of knowledge, can be significant in view the organizational environment for innovation. This is an exploratory study conducted by multi case study, which investigates the presence of reading practice in the strategy, policies or practices of the organizational stratus: strategic, intermediate and operational; from three organizations chosen by the forum of innovation of 2009, produced by FGV-EAESP. Based on a review of literature that focuses on reading and innovation; more specifically on the concepts of innovation, reading, knowledge management, procurement practices, knowledge and organizational learning, were realized interviews with representatives from the stratus of three companies in order to explore the elements of reading and its contribution to innovation. The special features of the method is to analyze the data through intra case and inter case research strategy; to enhance the policies, practices and the actor who most contribute to the development of innovation in these organizations. The results indicate the presence of relevant reading practices, implemented and induced in the organizational strategy, but also used in the everyday practice of each company.Aprendizagem educacionalLeitura - AdministraçãoGestão do conhecimento -- AdministraçãoAprendizagem individualAprendizagem organizacionalIndividual learningCollective learningLeitura : uma prática para a inovação nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1745866660119994UVEDA, Valdecir P.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdf.txtDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdf.txtExtracted texttext/plain473513https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/3/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf.txt88b4f1e3d902cc9fe8486a9c52ea9300MD53THUMBNAILDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdf.jpgDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/4/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf.jpg54c7e66b79f179db44bc177e9d151aa0MD54ORIGINALDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdfDissertacao Valdecir Pereira Uveda.pdfapplication/pdf6950159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/1/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf083d3ee9e3eb7730ef3801cf1ed6c410MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/912018-08-17 06:00:33.983oai:repositorio.ucs.br:11338/91IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:28.167331Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura : uma prática para a inovação nas organizações |
title |
Leitura : uma prática para a inovação nas organizações |
spellingShingle |
Leitura : uma prática para a inovação nas organizações Uveda, Valdecir Pereira Aprendizagem educacional Leitura - Administração Gestão do conhecimento -- Administração Aprendizagem individual Aprendizagem organizacional Individual learning Collective learning |
title_short |
Leitura : uma prática para a inovação nas organizações |
title_full |
Leitura : uma prática para a inovação nas organizações |
title_fullStr |
Leitura : uma prática para a inovação nas organizações |
title_full_unstemmed |
Leitura : uma prática para a inovação nas organizações |
title_sort |
Leitura : uma prática para a inovação nas organizações |
author |
Uveda, Valdecir Pereira |
author_facet |
Uveda, Valdecir Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Munhoz Olea, Pelayo Macke, Janaina kanan, Lilia Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uveda, Valdecir Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dorion, Eric Charles Henri Marcon, Silvana Regina Ampessan |
contributor_str_mv |
Dorion, Eric Charles Henri Marcon, Silvana Regina Ampessan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem educacional Leitura - Administração Gestão do conhecimento -- Administração Aprendizagem individual Aprendizagem organizacional Individual learning Collective learning |
topic |
Aprendizagem educacional Leitura - Administração Gestão do conhecimento -- Administração Aprendizagem individual Aprendizagem organizacional Individual learning Collective learning |
description |
A escrita dividiu a história da humanidade e revolucionou as formas de produção e transmissão de conhecimentos. Um ato inicialmente simples e criativo de incisão em tabuletas de argila produziu escritor e leitor simultaneamente e desencadeou o processo revolucionário de preservação da memória individual e coletiva. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo estudar de que forma a leitura, como construção individual e coletiva de conhecimentos, pode ser significativa no ambiente organizacional em vista da inovação. Trata-se de estudo exploratório realizado por meio de pesquisa multicaso, que investiga a presença da prática de leitura na estratégia, nas políticas ou práticas, dos estratus organizacionais: estratégico, intermediário e operacional, em três organizações eleitas pelo fórum de inovação FGV-EAESP em 2009 como inovadoras. Após revisar a literatura enfocando a referência leitura e inovação nos temas – inovação, leitura, gestão do conhecimento, práticas de aquisição do conhecimento e aprendizagem organizacional – entrevistaram-se representantes dos estratus das três empresas, a fim de explorar os elementos da leitura e sua contribuição para a inovação. As particularidades foram analisadas em suas dimensões intracaso e na intersecção dos dados intercaso sinalizando políticas, práticas e atores que mais contribuem para o desenvolvimento da inovação nestas organizações. Os resultados apontam a presença de práticas de leituras relevantes, implementadas e utilizadas na estratégia organizacional, mas também utilizadas na prática cotidiana de cada empresa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-05-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-28T13:42:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-28T13:42:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/91 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/3/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/4/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/1/Dissertacao%20Valdecir%20Pereira%20Uveda.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/91/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88b4f1e3d902cc9fe8486a9c52ea9300 54c7e66b79f179db44bc177e9d151aa0 083d3ee9e3eb7730ef3801cf1ed6c410 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258420797571072 |