Aprendizagem de competências coletivas de servidores técnicos administrativos: o caso dos cursos de graduação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15125 |
Resumo: | Os servidores técnico-administrativos – TAE – ocupam cargos de auxiliar administrativo, assistente administrativo, secretário executivo no sistema universitário federal após terem comprovado reunirem os requisitos e qualificações do cargo e obtido aprovação em concurso público. Assim, após tomar posse e, sendo lotados em secretarias de curso de graduação entram em exercício mesmo sem receber capacitação específica para exercer as suas atividades de trabalho. Diante da necessidade de realizar a gestão de capacitação especifica nos servidores TAE para cumprimento da Lei nº 11.091/2005 - PPCTAE - e do Decreto nº 5.707/2006 que determina a implantação da gestão por competências na administração pública, a presente pesquisa visa descrever o processo de aprendizagem de competências coletivas dos servidores técnicos administrativos que atuam em secretarias acadêmicas de cursos de graduação no Instituto Multidisciplinar/UFRRJ. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como método de coleta de dados a pesquisa documental, observação com diário de campo e entrevistas com roteiro semiestruturado. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas com os secretários, coordenadores e discentes dos cursos de graduação. Os dados foram interpretados por analise fenomenográfica, evidenciando as concepções decorrentes das experiências vividas e das práticas de trabalho sobre como ocorre a aprendizagem de competências coletivas. Os resultados revelaram que os secretários concebem a sua aprendizagem de quatro modos, traduzidas nas metáforas do Detetive, da Alcateia, da Simbiose e do Professor. Destacou-se ainda a aprendizagem individual e coletiva de competências, realizada por meio das formas experiencial e vicária, e mediante a formação de uma comunidade de prática dispersa. As competências coletivas foram desenvolvidas pela necessidade de exercer as atividades de trabalho semelhantes, e as competências individuais pela necessidade de exercer as atividades de trabalho específicas, dando lugar assim, a um ciclo de aprendizagem do processo de atender as demandas da secretaria do curso. Apontam-se recomendações para a gestão como: (I) repensar o modelo estrutural funcional e a organização de pessoal em cargos, (II) padronizar os procedimentos de trabalho realizados pelas secretarias de curso, (III) ofertar capacitação compatível com as demandas do Instituto Multidisciplinar e (IV) capitalizar as práticas de aprendizagem informal utilizadas pelos secretários de curso com foco na aplicação do conteúdo e troca de informações entre os servidores. Esse estudo também contribui conceitualmente ao conhecimento sobre práticas de gestão de pessoas em instituições federais de ensino superior e a sua aprendizagem individual e coletiva, concepções sobre aprendizagem, competências individuais e coletivas. |
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Ferreira, Juliana DiasVillardi, Beatriz Quiroz672.690.957-57Villardi, Beatriz QuirozRamos Filho, Américo da CostaFreitas, Jorge Augusto de Sá Brito e129.692.107-70http://lattes.cnpq.br/99597546432167782023-12-22T03:10:46Z2023-12-22T03:10:46Z2017-05-25FERREIRA, Juliana Dias. Aprendizagem de competências coletivas de servidores técnicos administrativos: o caso dos cursos de graduação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. 2017.183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15125Os servidores técnico-administrativos – TAE – ocupam cargos de auxiliar administrativo, assistente administrativo, secretário executivo no sistema universitário federal após terem comprovado reunirem os requisitos e qualificações do cargo e obtido aprovação em concurso público. Assim, após tomar posse e, sendo lotados em secretarias de curso de graduação entram em exercício mesmo sem receber capacitação específica para exercer as suas atividades de trabalho. Diante da necessidade de realizar a gestão de capacitação especifica nos servidores TAE para cumprimento da Lei nº 11.091/2005 - PPCTAE - e do Decreto nº 5.707/2006 que determina a implantação da gestão por competências na administração pública, a presente pesquisa visa descrever o processo de aprendizagem de competências coletivas dos servidores técnicos administrativos que atuam em secretarias acadêmicas de cursos de graduação no Instituto Multidisciplinar/UFRRJ. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se como método de coleta de dados a pesquisa documental, observação com diário de campo e entrevistas com roteiro semiestruturado. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas com os secretários, coordenadores e discentes dos cursos de graduação. Os dados foram interpretados por analise fenomenográfica, evidenciando as concepções decorrentes das experiências vividas e das práticas de trabalho sobre como ocorre a aprendizagem de competências coletivas. Os resultados revelaram que os secretários concebem a sua aprendizagem de quatro modos, traduzidas nas metáforas do Detetive, da Alcateia, da Simbiose e do Professor. Destacou-se ainda a aprendizagem individual e coletiva de competências, realizada por meio das formas experiencial e vicária, e mediante a formação de uma comunidade de prática dispersa. As competências coletivas foram desenvolvidas pela necessidade de exercer as atividades de trabalho semelhantes, e as competências individuais pela necessidade de exercer as atividades de trabalho específicas, dando lugar assim, a um ciclo de aprendizagem do processo de atender as demandas da secretaria do curso. Apontam-se recomendações para a gestão como: (I) repensar o modelo estrutural funcional e a organização de pessoal em cargos, (II) padronizar os procedimentos de trabalho realizados pelas secretarias de curso, (III) ofertar capacitação compatível com as demandas do Instituto Multidisciplinar e (IV) capitalizar as práticas de aprendizagem informal utilizadas pelos secretários de curso com foco na aplicação do conteúdo e troca de informações entre os servidores. Esse estudo também contribui conceitualmente ao conhecimento sobre práticas de gestão de pessoas em instituições federais de ensino superior e a sua aprendizagem individual e coletiva, concepções sobre aprendizagem, competências individuais e coletivas.The administrative technicians – TAE – occupy the positions of auxiliary, assistant and executive secretary in the Federal university system after proving they have the minimum requirements for the job positions in a public contest. Therefore, after being hired and assigned to undergraduate course secretaries they start working even though they were not given any specific capacitation to do their activities. Due to the necessity to do the proper capacitation management of the TAE in order to comply with the law nº 11.091/2005 – PPCTAE – and the decree nº 5.707/2006, that determines the implementation of the management by competencies in the public administration, this research aims to describe the learning process of the collective competencies by the TAE of the secretaries of the undergraduate courses of UFRRJ’s multidisciplinary institute. In order to do so, it was used as data gathering method the documental research, observation accompanied by field journal and interviews with a semi-structured script. Twenty-four interviews with secretaries, coordinators and students were made. The data were interpreted using phenomenographic analysis, highlighting the conceptions of the secretaries about how they learn their collective competencies through their lived experience. The results revealed that the secretaries conceive their learning process in four different ways, translated into four metaphors called: The Detective, The Pack of wolves, The Symbiosis and The Teacher. It also highlighted the ways of learning their collective and individual competencies through experience and vicarious forms and by forming a community of dislocated practice. The collective competencies were developed by the necessity to do similar tasks, while the individual capacities were developed by the necessity to do specific tasks, giving birth to a learning cycle that allowed them to fulfill the course’s secretary’s demands. The results also produced management recommendations such as: (I) rethink the functional structure model and the personnel organization, (II) standardize the course’s secretaries’ work procedures, (III) offer capacitation according to the demands of the multidisciplinary institute and (IV) unite the informal learning practices used by the secretaries with focus on its contents and information exchange between the workers. This research also contributes to the theoretical knowledge about the federal universities human resources management and their learning of individual and collective competencies.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoAprendizagem individual e coletivaconcepções sobre aprendizagemgestão universitária no BrasilIndividual and collective learningconceptions about learningBrazil’s universities managementAdministraçãoAprendizagem de competências coletivas de servidores técnicos administrativos: o caso dos cursos de graduação do Instituto Multidisciplinar da UFRRJAdministrative technicians’ collective competencies learning: a case about the undergraduate courses of UFRRJ’s multidisciplinary instituteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9696/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16030/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22342/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28710/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35490/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41888/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47500/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53884/2017%20-%20Juliana%20Dias%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2672Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-04-30T17:15:48Z No. of bitstreams: 1 2017 - Juliana Dias Ferreira.pdf: 4327868 bytes, checksum: dd2ea9cdc1d680c79d453e07d5f5bbeb (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-30T17:15:48Z (GMT). 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