O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegotto, Adriano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4319
Resumo: O setor do vinho tem alcançado maior representatividade no aspecto econômico, tanto regional, quanto nacional. As vinícolas contribuem impulsionando o setor com a geração de resultados econômicos, empregabilidade e inovações calcadas em suas diversas tecnologias de gestão e produção. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar em que medida a utilização de ferramentas de gestão do relacionamento com clientes (CRM) impactam na performance mercadológica das vinícolas. Para tanto se optou por realizar um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como público-alvo duas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os objetivos propostos foram alcançados, pois o presente estudo evidenciou que as ferramentas de CRM impactam na performance de crescimento das vinícolas perante o mercado e apresentam percentuais expressivos de colaboração. Além disso, se observou o uso de redes sociais para o relacionamento com o cliente e a importância destas para a obtenção de dados, que por sua vez, podem apontar um caminho rentável para os gestores das vinícolas que os analisam e utilizam-se dos mesmos na criação de estratégias para elevarem os seus lucros.
id UCS_9e9cd9f445c8b61f456a4b1f9de1586b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4319
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Menegotto, AdrianoVieira, Guilherme Bergmann BorgesMecca, Marlei SaleteThums, JorgeGonçalves, Roberto Birch2019-02-19T11:41:02Z2019-02-19T11:41:02Z2019-02-192018-12-11https://repositorio.ucs.br/11338/4319O setor do vinho tem alcançado maior representatividade no aspecto econômico, tanto regional, quanto nacional. As vinícolas contribuem impulsionando o setor com a geração de resultados econômicos, empregabilidade e inovações calcadas em suas diversas tecnologias de gestão e produção. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar em que medida a utilização de ferramentas de gestão do relacionamento com clientes (CRM) impactam na performance mercadológica das vinícolas. Para tanto se optou por realizar um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como público-alvo duas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os objetivos propostos foram alcançados, pois o presente estudo evidenciou que as ferramentas de CRM impactam na performance de crescimento das vinícolas perante o mercado e apresentam percentuais expressivos de colaboração. Além disso, se observou o uso de redes sociais para o relacionamento com o cliente e a importância destas para a obtenção de dados, que por sua vez, podem apontar um caminho rentável para os gestores das vinícolas que os analisam e utilizam-se dos mesmos na criação de estratégias para elevarem os seus lucros.The wine sector has achieved greater representation in the economic aspect, both regional and national. The wineries contribute by boosting the sector with the generation of economic results, employability and innovations based on its diverse technologies of management and production. In this sense, the objective of this work is to analyze to what extent the use of customer relationship management tools (CRM) impact on the marketing performance of wineries. In order to do so, it was decided to carry out an exploratory study with a qualitative approach, using as a target audience two wineries in the region of Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. The proposed objectives were reached, as the present study showed that CRM tools impact on growth performance of the wineries before the market and present expressive percentages of collaboration. In addition, it was observed the use of social networks for the relationship with the client and the importance of these for the data collection, which in turn, can point a profitable path for managers of the wineries that analyze and use them in creating strategies to raise their profits.VinhoVinícolas - Bento Gonçalves (RS)Customer relationship managementClientes - ContatosWineWineries - Bento Gonçalves (Brazil)Customer relationsO impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9828377955647293MENEGOTTO, A.Programa de Pós-Graduação em BiotecnologiaORIGINALDissertacao Adriano Menegotto.pdfDissertacao Adriano Menegotto.pdfapplication/pdf1724386https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/1/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdfcfb12e181d268d0a7398a88f85192d1bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTDissertacao Adriano Menegotto.pdf.txtDissertacao Adriano Menegotto.pdf.txtExtracted texttext/plain168137https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/3/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf.txt6c72501c411ec467bc30a2ef4f9bfbbcMD53THUMBNAILDissertacao Adriano Menegotto.pdf.jpgDissertacao Adriano Menegotto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/4/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf.jpg8bacc56f6dd90504f316295539ca3f98MD5411338/43192019-02-20 06:01:54.446oai:repositorio.ucs.br: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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2019-02-20T06:01:54Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
title O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
spellingShingle O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
Menegotto, Adriano
Vinho
Vinícolas - Bento Gonçalves (RS)
Customer relationship management
Clientes - Contatos
Wine
Wineries - Bento Gonçalves (Brazil)
Customer relations
title_short O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
title_full O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
title_fullStr O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
title_full_unstemmed O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
title_sort O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
author Menegotto, Adriano
author_facet Menegotto, Adriano
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Mecca, Marlei Salete
Thums, Jorge
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegotto, Adriano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Roberto Birch
contributor_str_mv Gonçalves, Roberto Birch
dc.subject.por.fl_str_mv Vinho
Vinícolas - Bento Gonçalves (RS)
Customer relationship management
Clientes - Contatos
topic Vinho
Vinícolas - Bento Gonçalves (RS)
Customer relationship management
Clientes - Contatos
Wine
Wineries - Bento Gonçalves (Brazil)
Customer relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Wine
Wineries - Bento Gonçalves (Brazil)
Customer relations
description O setor do vinho tem alcançado maior representatividade no aspecto econômico, tanto regional, quanto nacional. As vinícolas contribuem impulsionando o setor com a geração de resultados econômicos, empregabilidade e inovações calcadas em suas diversas tecnologias de gestão e produção. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar em que medida a utilização de ferramentas de gestão do relacionamento com clientes (CRM) impactam na performance mercadológica das vinícolas. Para tanto se optou por realizar um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como público-alvo duas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os objetivos propostos foram alcançados, pois o presente estudo evidenciou que as ferramentas de CRM impactam na performance de crescimento das vinícolas perante o mercado e apresentam percentuais expressivos de colaboração. Além disso, se observou o uso de redes sociais para o relacionamento com o cliente e a importância destas para a obtenção de dados, que por sua vez, podem apontar um caminho rentável para os gestores das vinícolas que os analisam e utilizam-se dos mesmos na criação de estratégias para elevarem os seus lucros.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-19T11:41:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-19T11:41:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4319
url https://repositorio.ucs.br/11338/4319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/1/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/3/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/4/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cfb12e181d268d0a7398a88f85192d1b
0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
6c72501c411ec467bc30a2ef4f9bfbbc
8bacc56f6dd90504f316295539ca3f98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308866423783424