O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/4319 |
Resumo: | O setor do vinho tem alcançado maior representatividade no aspecto econômico, tanto regional, quanto nacional. As vinícolas contribuem impulsionando o setor com a geração de resultados econômicos, empregabilidade e inovações calcadas em suas diversas tecnologias de gestão e produção. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar em que medida a utilização de ferramentas de gestão do relacionamento com clientes (CRM) impactam na performance mercadológica das vinícolas. Para tanto se optou por realizar um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como público-alvo duas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os objetivos propostos foram alcançados, pois o presente estudo evidenciou que as ferramentas de CRM impactam na performance de crescimento das vinícolas perante o mercado e apresentam percentuais expressivos de colaboração. Além disso, se observou o uso de redes sociais para o relacionamento com o cliente e a importância destas para a obtenção de dados, que por sua vez, podem apontar um caminho rentável para os gestores das vinícolas que os analisam e utilizam-se dos mesmos na criação de estratégias para elevarem os seus lucros. |
id |
UCS_9e9cd9f445c8b61f456a4b1f9de1586b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/4319 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menegotto, AdrianoVieira, Guilherme Bergmann BorgesMecca, Marlei SaleteThums, JorgeGonçalves, Roberto Birch2019-02-19T11:41:02Z2019-02-19T11:41:02Z2019-02-192018-12-11https://repositorio.ucs.br/11338/4319O setor do vinho tem alcançado maior representatividade no aspecto econômico, tanto regional, quanto nacional. As vinícolas contribuem impulsionando o setor com a geração de resultados econômicos, empregabilidade e inovações calcadas em suas diversas tecnologias de gestão e produção. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar em que medida a utilização de ferramentas de gestão do relacionamento com clientes (CRM) impactam na performance mercadológica das vinícolas. Para tanto se optou por realizar um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como público-alvo duas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os objetivos propostos foram alcançados, pois o presente estudo evidenciou que as ferramentas de CRM impactam na performance de crescimento das vinícolas perante o mercado e apresentam percentuais expressivos de colaboração. Além disso, se observou o uso de redes sociais para o relacionamento com o cliente e a importância destas para a obtenção de dados, que por sua vez, podem apontar um caminho rentável para os gestores das vinícolas que os analisam e utilizam-se dos mesmos na criação de estratégias para elevarem os seus lucros.The wine sector has achieved greater representation in the economic aspect, both regional and national. The wineries contribute by boosting the sector with the generation of economic results, employability and innovations based on its diverse technologies of management and production. In this sense, the objective of this work is to analyze to what extent the use of customer relationship management tools (CRM) impact on the marketing performance of wineries. In order to do so, it was decided to carry out an exploratory study with a qualitative approach, using as a target audience two wineries in the region of Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. The proposed objectives were reached, as the present study showed that CRM tools impact on growth performance of the wineries before the market and present expressive percentages of collaboration. In addition, it was observed the use of social networks for the relationship with the client and the importance of these for the data collection, which in turn, can point a profitable path for managers of the wineries that analyze and use them in creating strategies to raise their profits.VinhoVinícolas - Bento Gonçalves (RS)Customer relationship managementClientes - ContatosWineWineries - Bento Gonçalves (Brazil)Customer relationsO impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9828377955647293MENEGOTTO, A.Programa de Pós-Graduação em BiotecnologiaORIGINALDissertacao Adriano Menegotto.pdfDissertacao Adriano Menegotto.pdfapplication/pdf1724386https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/1/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdfcfb12e181d268d0a7398a88f85192d1bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52TEXTDissertacao Adriano Menegotto.pdf.txtDissertacao Adriano Menegotto.pdf.txtExtracted texttext/plain168137https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/3/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf.txt6c72501c411ec467bc30a2ef4f9bfbbcMD53THUMBNAILDissertacao Adriano Menegotto.pdf.jpgDissertacao Adriano Menegotto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/4/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf.jpg8bacc56f6dd90504f316295539ca3f98MD5411338/43192019-02-20 06:01:54.446oai:repositorio.ucs.br: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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:58:45.545634Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas |
title |
O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas |
spellingShingle |
O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas Menegotto, Adriano Vinho Vinícolas - Bento Gonçalves (RS) Customer relationship management Clientes - Contatos Wine Wineries - Bento Gonçalves (Brazil) Customer relations |
title_short |
O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas |
title_full |
O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas |
title_fullStr |
O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas |
title_full_unstemmed |
O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas |
title_sort |
O impacto do CRM na performance mercadológica de vinícolas |
author |
Menegotto, Adriano |
author_facet |
Menegotto, Adriano |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Vieira, Guilherme Bergmann Borges Mecca, Marlei Salete Thums, Jorge |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegotto, Adriano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Roberto Birch |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Roberto Birch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vinho Vinícolas - Bento Gonçalves (RS) Customer relationship management Clientes - Contatos |
topic |
Vinho Vinícolas - Bento Gonçalves (RS) Customer relationship management Clientes - Contatos Wine Wineries - Bento Gonçalves (Brazil) Customer relations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Wine Wineries - Bento Gonçalves (Brazil) Customer relations |
description |
O setor do vinho tem alcançado maior representatividade no aspecto econômico, tanto regional, quanto nacional. As vinícolas contribuem impulsionando o setor com a geração de resultados econômicos, empregabilidade e inovações calcadas em suas diversas tecnologias de gestão e produção. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é analisar em que medida a utilização de ferramentas de gestão do relacionamento com clientes (CRM) impactam na performance mercadológica das vinícolas. Para tanto se optou por realizar um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando como público-alvo duas vinícolas da região de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Os objetivos propostos foram alcançados, pois o presente estudo evidenciou que as ferramentas de CRM impactam na performance de crescimento das vinícolas perante o mercado e apresentam percentuais expressivos de colaboração. Além disso, se observou o uso de redes sociais para o relacionamento com o cliente e a importância destas para a obtenção de dados, que por sua vez, podem apontar um caminho rentável para os gestores das vinícolas que os analisam e utilizam-se dos mesmos na criação de estratégias para elevarem os seus lucros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-19T11:41:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-19T11:41:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/4319 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/4319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/1/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/2/license.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/3/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4319/4/Dissertacao%20Adriano%20Menegotto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfb12e181d268d0a7398a88f85192d1b 0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40 6c72501c411ec467bc30a2ef4f9bfbbc 8bacc56f6dd90504f316295539ca3f98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258416648355840 |