Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1066 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de aprendizagem de Ausubel (2003) e Vygotsky (1989). A pesquisa-ação, de caráter qualitativo e participativo, deu suporte à elaboração e aplicação da proposta com a qual se buscou responder as seguintes questões: Os estudantes são ou não receptivos a uma metodologia ativa de aprendizagem? Como reagem? Atividades potencialmente significativas envolvem os estudantes e promovem uma aprendizagem significativa? Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos, todos relacionados com a aprendizagem de conceitos de Trigonometria, em uma classe de estudantes do segundo ano, de uma escola estadual de Ensino Médio de Caxias do Sul, no decorrer do segundo trimestre de 2014. Das análises realizadas têm-se indicativos de respostas favoráveis às questões que nortearam esta pesquisa e com os quais se alcançou o objetivo geral de investigar uma estratégia pedagógica ativa, para promover a aprendizagem de conceitos de Trigonometria. Como produto deste estudo e pesquisa, sistematizou-se a proposta pedagógica na forma de um blog – Aprendizagem Significativa de Trigonometria – que pode ser acessado em https://aprendizagemsignificativatrigonometria.wordpress.com/. |
id |
UCS_9f09ba70599b6b6100e6230a03732ade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/1066 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viganó, Vanessa Cristina RechCatelli, FranciscoCury, Helena NoronhaGessinger, Rosana MariaLima, Isolda Gianni de2015-11-19T12:54:26Z2015-11-19T12:54:26Z2015-11-192015-09-25https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1066Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de aprendizagem de Ausubel (2003) e Vygotsky (1989). A pesquisa-ação, de caráter qualitativo e participativo, deu suporte à elaboração e aplicação da proposta com a qual se buscou responder as seguintes questões: Os estudantes são ou não receptivos a uma metodologia ativa de aprendizagem? Como reagem? Atividades potencialmente significativas envolvem os estudantes e promovem uma aprendizagem significativa? Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos, todos relacionados com a aprendizagem de conceitos de Trigonometria, em uma classe de estudantes do segundo ano, de uma escola estadual de Ensino Médio de Caxias do Sul, no decorrer do segundo trimestre de 2014. Das análises realizadas têm-se indicativos de respostas favoráveis às questões que nortearam esta pesquisa e com os quais se alcançou o objetivo geral de investigar uma estratégia pedagógica ativa, para promover a aprendizagem de conceitos de Trigonometria. Como produto deste estudo e pesquisa, sistematizou-se a proposta pedagógica na forma de um blog – Aprendizagem Significativa de Trigonometria – que pode ser acessado em https://aprendizagemsignificativatrigonometria.wordpress.com/.This work presents a research in Mathematics Education which generated a differentiated pedagogical approach to the study of Trigonometry, developed based on constructivist concepts and based on learning theories of Ausubel (2003) and Vygotsky (1989). The action-research, from the qualitative and participatory types, supported the development and implementation of the proposal which it aimed at answering the following questions: Are students receptive to an active learning methodology or not? How do they react? Do potentially significant activities involve students and promote meaningful learning? The analyzed data is originated from various instruments, all related to learning concepts of Trigonometry in a class of students in the second year of high school at a public school in Caxias do Sul, in the second quarter of 2014. The performed analyzes have indicated favorable answers to the questions that guided this research and with which it reached the general purpose of investigating an active pedagogical strategy to promote learning trigonometry concepts. As a product of this study and research, a pedagogical proposal in the form of a blog have been systemized - Significant Learning Trigonometry - which can be accessed at https://aprendizagemsignificativatrigonometria.wordpress.com/.Matemática - EducaçãoTrigonometriaAprendizagemMathematics - EducationTrigonometryLearningUma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/9931402158932303VIGANÓ, V. C. R.Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaWebber, Carine GeltrudesTEXTDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdf.txtDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdf.txtExtracted texttext/plain288534https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/3/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf.txt34e180b5d34efbd864f849dafcc071eeMD53THUMBNAILDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdf.jpgDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/4/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf.jpg5f3eed38131aeab31a745bc5cabeb77eMD54ORIGINALDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdfDissertacao Vanessa Cristina Rech Viganó.pdfapplication/pdf3226675https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/1/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf146661951418734be1e38e260653d043MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10662018-08-17 06:21:35.491oai:repositorio.ucs.br:11338/1066IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:08.935971Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria |
title |
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria |
spellingShingle |
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria Viganó, Vanessa Cristina Rech Matemática - Educação Trigonometria Aprendizagem Mathematics - Education Trigonometry Learning |
title_short |
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria |
title_full |
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria |
title_fullStr |
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria |
title_full_unstemmed |
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria |
title_sort |
Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria |
author |
Viganó, Vanessa Cristina Rech |
author_facet |
Viganó, Vanessa Cristina Rech |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Catelli, Francisco Cury, Helena Noronha Gessinger, Rosana Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viganó, Vanessa Cristina Rech |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Isolda Gianni de |
contributor_str_mv |
Lima, Isolda Gianni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Educação Trigonometria Aprendizagem |
topic |
Matemática - Educação Trigonometria Aprendizagem Mathematics - Education Trigonometry Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics - Education Trigonometry Learning |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa em Educação Matemática, que gerou uma proposta pedagógica diferenciada para o estudo de Trigonometria, desenvolvida com base em concepções construtivistas e fundamentada nas teorias de aprendizagem de Ausubel (2003) e Vygotsky (1989). A pesquisa-ação, de caráter qualitativo e participativo, deu suporte à elaboração e aplicação da proposta com a qual se buscou responder as seguintes questões: Os estudantes são ou não receptivos a uma metodologia ativa de aprendizagem? Como reagem? Atividades potencialmente significativas envolvem os estudantes e promovem uma aprendizagem significativa? Os dados analisados têm origem em diversos instrumentos, todos relacionados com a aprendizagem de conceitos de Trigonometria, em uma classe de estudantes do segundo ano, de uma escola estadual de Ensino Médio de Caxias do Sul, no decorrer do segundo trimestre de 2014. Das análises realizadas têm-se indicativos de respostas favoráveis às questões que nortearam esta pesquisa e com os quais se alcançou o objetivo geral de investigar uma estratégia pedagógica ativa, para promover a aprendizagem de conceitos de Trigonometria. Como produto deste estudo e pesquisa, sistematizou-se a proposta pedagógica na forma de um blog – Aprendizagem Significativa de Trigonometria – que pode ser acessado em https://aprendizagemsignificativatrigonometria.wordpress.com/. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-09-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-19T12:54:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-11-19T12:54:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1066 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/3/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/4/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/1/Dissertacao%20Vanessa%20Cristina%20Rech%20Vigan%c3%b3.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1066/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34e180b5d34efbd864f849dafcc071ee 5f3eed38131aeab31a745bc5cabeb77e 146661951418734be1e38e260653d043 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258418810519552 |