Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cícero da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1772
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre ensino de trigonometria, que constou da elaboração, aplicação e análise de uma abordagem didática para o ensino noturno baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e desenvolvida numa turma de 2º ano do ensino médio de ensino noturno de uma escola pública, da zona urbana de Campina Grande. O processo metodológico constou da construção de um módulo de atividades que enfatizavam as relações entre os conceitos, que é um foco da teoria Ausubeliana . A proposta foi desenvolvida com seções realizadas em grupo e individualmente. Estas nos permitiram levantar dados baseados na observação e registro do desenvolvimento dos alunos nas atividades e através de um questionário para auto-avaliação, tivemos a condição de observar a reflexão dos alunos sobre a própria aprendizagem. Os resultados obtidos permitem-nos confirmar a necessidade e importância de trabalhar os conhecimentos prévios antecipadamente e a possibilidade de abordagens que não envolvam apenas fórmulas e algebrismos excessivos que tornam o aprendizado mecânico e sem significado para o aluno. Palavras-chave: Trigonometria. Ensino de trigonometria. Educação matemática.
id UEPB_4d73bca24dc39b8faf15e35692f83bfa
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1772
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativaLearning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful LearningEnsino de trigonometriaEducação matemáticaAprendizagemTeaching trigonometryMathematics educationLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre ensino de trigonometria, que constou da elaboração, aplicação e análise de uma abordagem didática para o ensino noturno baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e desenvolvida numa turma de 2º ano do ensino médio de ensino noturno de uma escola pública, da zona urbana de Campina Grande. O processo metodológico constou da construção de um módulo de atividades que enfatizavam as relações entre os conceitos, que é um foco da teoria Ausubeliana . A proposta foi desenvolvida com seções realizadas em grupo e individualmente. Estas nos permitiram levantar dados baseados na observação e registro do desenvolvimento dos alunos nas atividades e através de um questionário para auto-avaliação, tivemos a condição de observar a reflexão dos alunos sobre a própria aprendizagem. Os resultados obtidos permitem-nos confirmar a necessidade e importância de trabalhar os conhecimentos prévios antecipadamente e a possibilidade de abordagens que não envolvam apenas fórmulas e algebrismos excessivos que tornam o aprendizado mecânico e sem significado para o aluno. Palavras-chave: Trigonometria. Ensino de trigonometria. Educação matemática.This paper shows the results of a research on the teaching of Trigonometry, which consisted of formulating, applying and analyzing a didactic approach for evening study based on David Ausubel s theory of meaningful learning, and developed in a group of the 2nd year of Ensino Médio (High School) of an evening study public school, in the urban zone of Campina Grande. The methodological process included the elaboration of an activity module which emphasized the relations of concepts, which is one of Ausubel s focus. The proposal was developed with sections applied in groups or individually. These allowed us to collect data through the observations and registers of the students development in the activities and a self-evaluating questionnaire, thus, we were able to analyze the students reflections about their own learning. The results obtained led us to confirm the need and importance of using background knowledge and the possibility of approaches that do not involve only formulae and excessive algebra, which make knowledge mechanical and/or meaningless for the students.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaRêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Maciel, Aldo BezerraCPF:07258895434http://lattes.cnpq.br/0633421361154324Bandeira, Francisco de AssisCPF:15057593404http://lattes.cnpq.br/7600840360005863Pereira, Cícero da Silva2015-09-25T12:19:35Z2012-09-102011-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Cícero da Silva. Learning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learning. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T13:31:23Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T13:31:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa
Learning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learning
title Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa
spellingShingle Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa
Pereira, Cícero da Silva
Ensino de trigonometria
Educação matemática
Aprendizagem
Teaching trigonometry
Mathematics education
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa
title_full Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa
title_fullStr Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa
title_sort Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa
author Pereira, Cícero da Silva
author_facet Pereira, Cícero da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Rômulo Marinho do
CPF:05962986415
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0
Maciel, Aldo Bezerra
CPF:07258895434
http://lattes.cnpq.br/0633421361154324
Bandeira, Francisco de Assis
CPF:15057593404
http://lattes.cnpq.br/7600840360005863
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cícero da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de trigonometria
Educação matemática
Aprendizagem
Teaching trigonometry
Mathematics education
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de trigonometria
Educação matemática
Aprendizagem
Teaching trigonometry
Mathematics education
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre ensino de trigonometria, que constou da elaboração, aplicação e análise de uma abordagem didática para o ensino noturno baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e desenvolvida numa turma de 2º ano do ensino médio de ensino noturno de uma escola pública, da zona urbana de Campina Grande. O processo metodológico constou da construção de um módulo de atividades que enfatizavam as relações entre os conceitos, que é um foco da teoria Ausubeliana . A proposta foi desenvolvida com seções realizadas em grupo e individualmente. Estas nos permitiram levantar dados baseados na observação e registro do desenvolvimento dos alunos nas atividades e através de um questionário para auto-avaliação, tivemos a condição de observar a reflexão dos alunos sobre a própria aprendizagem. Os resultados obtidos permitem-nos confirmar a necessidade e importância de trabalhar os conhecimentos prévios antecipadamente e a possibilidade de abordagens que não envolvam apenas fórmulas e algebrismos excessivos que tornam o aprendizado mecânico e sem significado para o aluno. Palavras-chave: Trigonometria. Ensino de trigonometria. Educação matemática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-11
2012-09-10
2015-09-25T12:19:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Cícero da Silva. Learning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learning. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1772
identifier_str_mv PEREIRA, Cícero da Silva. Learning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learning. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709209218318336