Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1772 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre ensino de trigonometria, que constou da elaboração, aplicação e análise de uma abordagem didática para o ensino noturno baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e desenvolvida numa turma de 2º ano do ensino médio de ensino noturno de uma escola pública, da zona urbana de Campina Grande. O processo metodológico constou da construção de um módulo de atividades que enfatizavam as relações entre os conceitos, que é um foco da teoria Ausubeliana . A proposta foi desenvolvida com seções realizadas em grupo e individualmente. Estas nos permitiram levantar dados baseados na observação e registro do desenvolvimento dos alunos nas atividades e através de um questionário para auto-avaliação, tivemos a condição de observar a reflexão dos alunos sobre a própria aprendizagem. Os resultados obtidos permitem-nos confirmar a necessidade e importância de trabalhar os conhecimentos prévios antecipadamente e a possibilidade de abordagens que não envolvam apenas fórmulas e algebrismos excessivos que tornam o aprendizado mecânico e sem significado para o aluno. Palavras-chave: Trigonometria. Ensino de trigonometria. Educação matemática. |
id |
UEPB_4d73bca24dc39b8faf15e35692f83bfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1772 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativaLearning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful LearningEnsino de trigonometriaEducação matemáticaAprendizagemTeaching trigonometryMathematics educationLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre ensino de trigonometria, que constou da elaboração, aplicação e análise de uma abordagem didática para o ensino noturno baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e desenvolvida numa turma de 2º ano do ensino médio de ensino noturno de uma escola pública, da zona urbana de Campina Grande. O processo metodológico constou da construção de um módulo de atividades que enfatizavam as relações entre os conceitos, que é um foco da teoria Ausubeliana . A proposta foi desenvolvida com seções realizadas em grupo e individualmente. Estas nos permitiram levantar dados baseados na observação e registro do desenvolvimento dos alunos nas atividades e através de um questionário para auto-avaliação, tivemos a condição de observar a reflexão dos alunos sobre a própria aprendizagem. Os resultados obtidos permitem-nos confirmar a necessidade e importância de trabalhar os conhecimentos prévios antecipadamente e a possibilidade de abordagens que não envolvam apenas fórmulas e algebrismos excessivos que tornam o aprendizado mecânico e sem significado para o aluno. Palavras-chave: Trigonometria. Ensino de trigonometria. Educação matemática.This paper shows the results of a research on the teaching of Trigonometry, which consisted of formulating, applying and analyzing a didactic approach for evening study based on David Ausubel s theory of meaningful learning, and developed in a group of the 2nd year of Ensino Médio (High School) of an evening study public school, in the urban zone of Campina Grande. The methodological process included the elaboration of an activity module which emphasized the relations of concepts, which is one of Ausubel s focus. The proposal was developed with sections applied in groups or individually. These allowed us to collect data through the observations and registers of the students development in the activities and a self-evaluating questionnaire, thus, we were able to analyze the students reflections about their own learning. The results obtained led us to confirm the need and importance of using background knowledge and the possibility of approaches that do not involve only formulae and excessive algebra, which make knowledge mechanical and/or meaningless for the students.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaRêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Maciel, Aldo BezerraCPF:07258895434http://lattes.cnpq.br/0633421361154324Bandeira, Francisco de AssisCPF:15057593404http://lattes.cnpq.br/7600840360005863Pereira, Cícero da Silva2015-09-25T12:19:35Z2012-09-102011-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Cícero da Silva. Learning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learning. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T13:31:23Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T13:31:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa Learning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learning |
title |
Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa Pereira, Cícero da Silva Ensino de trigonometria Educação matemática Aprendizagem Teaching trigonometry Mathematics education Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa |
title_full |
Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa |
title_sort |
Aprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativa |
author |
Pereira, Cícero da Silva |
author_facet |
Pereira, Cícero da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rêgo, Rômulo Marinho do CPF:05962986415 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0 Maciel, Aldo Bezerra CPF:07258895434 http://lattes.cnpq.br/0633421361154324 Bandeira, Francisco de Assis CPF:15057593404 http://lattes.cnpq.br/7600840360005863 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cícero da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de trigonometria Educação matemática Aprendizagem Teaching trigonometry Mathematics education Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Ensino de trigonometria Educação matemática Aprendizagem Teaching trigonometry Mathematics education Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre ensino de trigonometria, que constou da elaboração, aplicação e análise de uma abordagem didática para o ensino noturno baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e desenvolvida numa turma de 2º ano do ensino médio de ensino noturno de uma escola pública, da zona urbana de Campina Grande. O processo metodológico constou da construção de um módulo de atividades que enfatizavam as relações entre os conceitos, que é um foco da teoria Ausubeliana . A proposta foi desenvolvida com seções realizadas em grupo e individualmente. Estas nos permitiram levantar dados baseados na observação e registro do desenvolvimento dos alunos nas atividades e através de um questionário para auto-avaliação, tivemos a condição de observar a reflexão dos alunos sobre a própria aprendizagem. Os resultados obtidos permitem-nos confirmar a necessidade e importância de trabalhar os conhecimentos prévios antecipadamente e a possibilidade de abordagens que não envolvam apenas fórmulas e algebrismos excessivos que tornam o aprendizado mecânico e sem significado para o aluno. Palavras-chave: Trigonometria. Ensino de trigonometria. Educação matemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-11 2012-09-10 2015-09-25T12:19:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Cícero da Silva. Learning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learning. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1772 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Cícero da Silva. Learning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learning. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709209218318336 |