Relações entre inteligência de produto, facilidade de uso percebida e utilidade percebida na continuidade de uso de serviços mobile banking por meio do smartphone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neumann, Susana Elisabeth
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9656
Resumo: A literatura não possui consenso quanto aos determinantes da Continuidade de Uso, tema de relevância acadêmica e empresarial e com lacunas de estudo. Aliado a isso, a Inteligência de Produto é um tema atual, relevante, amplo, de construção multidimensional e com lacunas de pesquisa quanto à Continuidade de Uso de serviços mobile banking. Ainda, a Facilidade de Uso Percebida e a Utilidade Percebida são sugeridas para novas pesquisas, indicadas como as principais crenças no uso de tecnologia. No cenário global, se inserem os produtos inteligentes, como o smartphone, consagrado no segmento econômico como uma das indústrias com maior crescimento mundial e um objeto de uso pessoal popular, com capacidade para coletar, processar e produzir informação. Já a Inteligência de Produto é um construto latente que abarca as habilidades do produto inteligente, formado pelos construtos formativos Autonomia, Capacidade de Aprender, Reatividade, Habilidade de Cooperar, Interação Humana e Personalidade. Imbuído nesse contexto, o objetivo central desta tese é investigar os efeitos da Inteligência de Produto, da Facilidade de Uso Percebida e da Utilidade Percebida sobre a Continuidade de Uso do produto smartphone no contexto de serviços mobile banking pelos usuários pessoa física. Inicialmente, para atingir os objetivos propostos, apresenta-se uma revisão de literatura sobre os construtos da tese que culmina com a proposta de um modelo teórico testado e validado. Neste estudo, o método de pesquisa consiste em uma abordagem quantitativa realizada através de uma survey de corte transversal, com uma amostra de 541 estudantes do Ensino Superior da área de Ciências Sociais Aplicadas. Os resultados foram analisados com base na análise estatística descritiva, univariada e multivariada, requisito para a Modelagem de Equações Estruturais para compreender as relações do modelo teórico proposto. Ao término desta tese, foi possível confirmar a maioria das hipóteses propostas, apresentar as contribuições, as limitações e oportunidades de pesquisas futuras. Para efeito deste estudo, entre os principais achados destaca-se que é a Inteligência de Produto que leva à Facilidade de Uso Percebida que por sua vez levará à Utilidade Percebida; a Utilidade Percebida é o construto de maior contribuição para com a variável dependente do modelo, Continuidade de Uso; a Facilidade de Uso Percebida do produto está positivamente relacionada à Utilidade Percebida do produto e tanto a Facilidade de Uso Percebida como a Utilidade Percebida estão positivamente relacionadas à Continuidade de Uso do produto no contexto de serviços mobile banking. Adicionalmente, este estudo contribui teoricamente e gerencialmente para a compreensão dos construtos em análise e com a validação do modelo teórico, sendo possível verificar que 46,9% da variável dependente Continuidade de Uso é explicada pelo conjunto do modelo proposto nesta tese, corroborando com a Continuidade de Uso de serviços mobile banking, com subsídios para as empresas que operam neste contexto. Por fim, este estudo contribui quanto ao entendimento dos antecedentes da Continuidade de Uso, considerada um fator de êxito para as organizações, indicando que o aplicativo mobile precisa ser útil e fácil de usar pelo usuário, em consonância com a amostra pesquisada, sendo a Utilidade Percebida o fator mais relevante. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Neumann, Susana ElisabethDe Toni, DeonirLarentis, FabianoGuerra, Rodrigo Marques de AlmeidaAndrade, Ronnie Joshé Figueiredo deGalelli, Ademar2022-03-10T11:55:25Z2022-03-10T11:55:25Z2022-03-042021-06-11https://repositorio.ucs.br/11338/9656A literatura não possui consenso quanto aos determinantes da Continuidade de Uso, tema de relevância acadêmica e empresarial e com lacunas de estudo. Aliado a isso, a Inteligência de Produto é um tema atual, relevante, amplo, de construção multidimensional e com lacunas de pesquisa quanto à Continuidade de Uso de serviços mobile banking. Ainda, a Facilidade de Uso Percebida e a Utilidade Percebida são sugeridas para novas pesquisas, indicadas como as principais crenças no uso de tecnologia. No cenário global, se inserem os produtos inteligentes, como o smartphone, consagrado no segmento econômico como uma das indústrias com maior crescimento mundial e um objeto de uso pessoal popular, com capacidade para coletar, processar e produzir informação. Já a Inteligência de Produto é um construto latente que abarca as habilidades do produto inteligente, formado pelos construtos formativos Autonomia, Capacidade de Aprender, Reatividade, Habilidade de Cooperar, Interação Humana e Personalidade. Imbuído nesse contexto, o objetivo central desta tese é investigar os efeitos da Inteligência de Produto, da Facilidade de Uso Percebida e da Utilidade Percebida sobre a Continuidade de Uso do produto smartphone no contexto de serviços mobile banking pelos usuários pessoa física. Inicialmente, para atingir os objetivos propostos, apresenta-se uma revisão de literatura sobre os construtos da tese que culmina com a proposta de um modelo teórico testado e validado. Neste estudo, o método de pesquisa consiste em uma abordagem quantitativa realizada através de uma survey de corte transversal, com uma amostra de 541 estudantes do Ensino Superior da área de Ciências Sociais Aplicadas. Os resultados foram analisados com base na análise estatística descritiva, univariada e multivariada, requisito para a Modelagem de Equações Estruturais para compreender as relações do modelo teórico proposto. Ao término desta tese, foi possível confirmar a maioria das hipóteses propostas, apresentar as contribuições, as limitações e oportunidades de pesquisas futuras. Para efeito deste estudo, entre os principais achados destaca-se que é a Inteligência de Produto que leva à Facilidade de Uso Percebida que por sua vez levará à Utilidade Percebida; a Utilidade Percebida é o construto de maior contribuição para com a variável dependente do modelo, Continuidade de Uso; a Facilidade de Uso Percebida do produto está positivamente relacionada à Utilidade Percebida do produto e tanto a Facilidade de Uso Percebida como a Utilidade Percebida estão positivamente relacionadas à Continuidade de Uso do produto no contexto de serviços mobile banking. Adicionalmente, este estudo contribui teoricamente e gerencialmente para a compreensão dos construtos em análise e com a validação do modelo teórico, sendo possível verificar que 46,9% da variável dependente Continuidade de Uso é explicada pelo conjunto do modelo proposto nesta tese, corroborando com a Continuidade de Uso de serviços mobile banking, com subsídios para as empresas que operam neste contexto. Por fim, este estudo contribui quanto ao entendimento dos antecedentes da Continuidade de Uso, considerada um fator de êxito para as organizações, indicando que o aplicativo mobile precisa ser útil e fácil de usar pelo usuário, em consonância com a amostra pesquisada, sendo a Utilidade Percebida o fator mais relevante. [resumo fornecido pelo autor]There is no consensus in the literature regarding the determinants of Continuity of Use, a topic of academic and business relevance, with gaps in study. Product Intelligence is a current, relevant, broad, multidimensionally constructed theme with research gaps regarding the Continuity of Use of mobile banking services. Furthermore, the Perceived Ease of Use and the Perceived Usefulness are suggested for further research, indicated as the main beliefs in the use of technologies. In the global scenario, intelligent products are inserted, such as the smartphone, established in the economic segment as one of the world's fastest growing industries and a popular object of personal use, capable of collecting, processing and producing information. Product Intelligence, on the other hand, is a latent construct that encompasses the abilities of the intelligent product, formed by the formative constructs Autonomy, Ability to Learn, Reactivity, Ability to Cooperate, Human Interaction and Personality. In this context, the main objective of this thesis is to investigate the effects of Product Intelligence, Perceived Ease of Use and Perceived Usefulness on the Continuity of Use of the smartphone product in the context of mobile banking services by individual users. Initially, to achieve the proposed objectives, a literature review on the thesis constructs is presented, which culminates in the proposal of a tested and validated theoretical model. In this study, the research method consists of a quantitative approach carried out through a cross-sectional survey, with a sample of 541 Higher Education students in the area of Applied Social Sciences. The results were analyzed based on descriptive, univariate and multivariate statistical analysis, a requirement for Structural Equation Modeling to understand the relationships of the proposed theoretical model. At the end of this thesis, it was possible to confirm most of the proposed hypotheses, present the contributions, limitations and opportunities for future research. For the purpose of this study, among the main findings, it is highlighted that it is the Product Intelligence that leads to the Perceived Ease of Use, which in turn will lead to the Perceived Usefulness; Perceived Usefulness is the construct with the greatest contribution to the model's dependent variable, Continuity of Use; the product's Perceived Ease of Use is positively related to the product's Perceived Usefulness and both the Perceived Ease of Use and the Perceived Usefulness are positively related to the product's Continuity of Use in the context of mobile banking services. Additionally, this study contributes theoretically and managerially to the understanding of the constructs under analysis and to the validation of the theoretical model, and it is possible to verify that 46.9% of the dependent variable Continuity of Use is explained by the set of the model proposed in this thesis, corroborating the Continuity of Use of mobile banking services, with subsidies for companies operating in this context. Finally, this study contributes to the understanding of the antecedents of Continuity of Use, considered a success factor for organizations, indicating that the mobile application needs to be useful and easy to use by the user, in line with the researched sample, being the Perceived Usefulness the most relevant factor. [resumo fornecido pelo autor]engporAdministraçãoSmartphones - UsoAplicativos móveis - UsoBancos e serviços bancários, celularManagementSmartphones - UseMobile apps - UseBanks and banking, MobileRelações entre inteligência de produto, facilidade de uso percebida e utilidade percebida na continuidade de uso de serviços mobile banking por meio do smartphoneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1300387486323842Neumann, Susana ElisabethDoutorado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTese Susana Elisabeth Neumann.pdf.txtTese Susana Elisabeth Neumann.pdf.txtExtracted texttext/plain500917https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9656/2/Tese%20Susana%20Elisabeth%20Neumann.pdf.txt2734e5a56b351cc5db498e9daae3cbd4MD52THUMBNAILTese Susana Elisabeth Neumann.pdf.jpgTese Susana Elisabeth Neumann.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9656/3/Tese%20Susana%20Elisabeth%20Neumann.pdf.jpg54849f71409c86f0cd87a27feafcc717MD53ORIGINALTese Susana Elisabeth Neumann.pdfTese Susana Elisabeth Neumann.pdfapplication/pdf2184107https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9656/1/Tese%20Susana%20Elisabeth%20Neumann.pdfb6ceeabf9f1511e26eeee6a58b26fdb1MD5111338/96562022-10-18 17:43:06.785oai:repositorio.ucs.br:11338/9656Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:20.242939Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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