Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliano, Kátia Renata Quinteiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200592
Resumo: A presente pesquisa apresenta a análise da aplicação de três diferentes aplicativos em dispositivos móveis, com a intencionalidade de ferramenta de auxílio na alfabetização dos educandos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Fundamental e que ainda estão no nível pré-silábico de alfabetização. A referida pesquisa foi desenvolvida durante seis semanas e dividida em quatro etapas: avaliação inicial; utilização dos aplicativos; avaliação final e análise dos dados. Os aplicativos utilizados foram Formar Palavras, PalmaKids e Palma Escola Free, utilizados no laboratório de informática da escola, com o auxílio do smartphone. A pesquisa mostra ainda um estudo histórico sobre a alfabetização no Brasil, utilizando os estudos das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky para avaliar os níveis de alfabetização. Foram realizados registros diários da professora da sala de informática, contendo as atividades, os desafios e a avalição dos professores regentes acerca dos progressos dos educandos.
id UFRGS-2_9f40e5959d9b3306d773db02883db0ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200592
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Juliano, Kátia Renata QuinteiroAraújo, Mônica Ribeiro de2019-10-12T03:53:21Z2018http://hdl.handle.net/10183/200592001104038A presente pesquisa apresenta a análise da aplicação de três diferentes aplicativos em dispositivos móveis, com a intencionalidade de ferramenta de auxílio na alfabetização dos educandos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Fundamental e que ainda estão no nível pré-silábico de alfabetização. A referida pesquisa foi desenvolvida durante seis semanas e dividida em quatro etapas: avaliação inicial; utilização dos aplicativos; avaliação final e análise dos dados. Os aplicativos utilizados foram Formar Palavras, PalmaKids e Palma Escola Free, utilizados no laboratório de informática da escola, com o auxílio do smartphone. A pesquisa mostra ainda um estudo histórico sobre a alfabetização no Brasil, utilizando os estudos das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky para avaliar os níveis de alfabetização. Foram realizados registros diários da professora da sala de informática, contendo as atividades, os desafios e a avalição dos professores regentes acerca dos progressos dos educandos.This research proposal presents the analysis of the enforcement of three different mobile apps as auxiliary tools in literacy of third grade of Elementary School students who still are in the pre syllabic level of literacy. This research was developed over six weeks and divided into four stages: initial evaluation; using mobile apps; final evaluation and data analysis. The following mobile apps were used in the computer lab of the school, with the help of a smartphone: Formar Palabras, PalmaKids and Palm Escola Free. The research also sets forth a historical study on literacy in Brazil, leaning on the studies of the authors Emília Ferreiro and Ana Teberosky to evaluate literacy levels. Daily records were made by the computer room teacher, containing the activities, challenges, and assessments of the regent teachers about student progress.application/pdfporAlfabetizaçãoSmartphoneDispositivos móveisLiteracyMobile appsMobile devicesUso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamentalThe use of Virtual Laboratory for the teaching and learning of stoichiometry in chemistry classes info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104038.pdf.txt001104038.pdf.txtExtracted Texttext/plain87977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200592/2/001104038.pdf.txt80b8487f3cdd6b4be28fa12a047fc972MD52ORIGINAL001104038.pdfTexto completoapplication/pdf865657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200592/1/001104038.pdfc8ce58cd6f90362af4f5cfa0d706e003MD5110183/2005922019-10-13 03:50:26.8904oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200592Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:50:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The use of Virtual Laboratory for the teaching and learning of stoichiometry in chemistry classes
title Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental
spellingShingle Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental
Juliano, Kátia Renata Quinteiro
Alfabetização
Smartphone
Dispositivos móveis
Literacy
Mobile apps
Mobile devices
title_short Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental
title_full Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental
title_fullStr Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental
title_sort Uso de aplicativos em dispositivos móveis na alfabetização de educandos no nível pré-silábico do 3° ano do ensino fundamental
author Juliano, Kátia Renata Quinteiro
author_facet Juliano, Kátia Renata Quinteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliano, Kátia Renata Quinteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Mônica Ribeiro de
contributor_str_mv Araújo, Mônica Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Smartphone
Dispositivos móveis
topic Alfabetização
Smartphone
Dispositivos móveis
Literacy
Mobile apps
Mobile devices
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Mobile apps
Mobile devices
description A presente pesquisa apresenta a análise da aplicação de três diferentes aplicativos em dispositivos móveis, com a intencionalidade de ferramenta de auxílio na alfabetização dos educandos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Fundamental e que ainda estão no nível pré-silábico de alfabetização. A referida pesquisa foi desenvolvida durante seis semanas e dividida em quatro etapas: avaliação inicial; utilização dos aplicativos; avaliação final e análise dos dados. Os aplicativos utilizados foram Formar Palavras, PalmaKids e Palma Escola Free, utilizados no laboratório de informática da escola, com o auxílio do smartphone. A pesquisa mostra ainda um estudo histórico sobre a alfabetização no Brasil, utilizando os estudos das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky para avaliar os níveis de alfabetização. Foram realizados registros diários da professora da sala de informática, contendo as atividades, os desafios e a avalição dos professores regentes acerca dos progressos dos educandos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:53:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001104038
url http://hdl.handle.net/10183/200592
identifier_str_mv 001104038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200592/2/001104038.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200592/1/001104038.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80b8487f3cdd6b4be28fa12a047fc972
c8ce58cd6f90362af4f5cfa0d706e003
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224585079685120