O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Francimeire Farrapo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10638
Resumo: A elevação da competitividade empresarial tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial, exigindo que as organizações busquem profissionais que tenham competências e habilidades que lhes possibilitem gerenciar as atividades e ações diárias exigidas pelo mercado. Com o desafio de pensar os processos de formação em Administração, com o foco no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado atual, como objetivo geral deste estudo, analisar a percepção dos acadêmicos em Administração sobre as competências e as habilidades desenvolvidas durante a sua formação superior. Para tanto, esta dissertação desenvolveu-se a partir de um estudo qualitativo, dividido em duas fases. A primeira foi constituída por uma análise documental do projeto pedagógico orientador e regulamentador das vivências cotidianas do curso de graduação em Administração. Já a segunda, foi composta por dez entrevistas individuais, com egressos formados nos anos de 2020 e 2021, e com a realização de um Grupo Focal com três professores ativos do curso de Administração de Empresas da mesma instituição. Os resultados apontam para o fato de que, embora os egressos reconheçam em si certas competências e habilidades, e reconheçam também a importância do itinerário formativo para as suas vidas profissionais, existe uma insatisfação com as dimensões práticas do processo, apontando para uma fragilidade curricular, de compreensão e vivência didática. Esses elementos também foram percebidos no grupo focal, indicando a urgência da necessidade de uma ressignificação dos processos pedagógicos e um olhar atento do curso para um itinerário em que teoria e prática coabitem e operem de maneira integrada ao processo de formação. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_9fb0dc98b9cea100264fc6b338eafac3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10638
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Portela, Francimeire FarrapoEckert, AlexGonçalves, Roberto BirchRamos, Fernando MacielLazzari, Fernanda2022-06-30T17:10:38Z2022-06-30T17:10:38Z2022-06-292022-06-10https://repositorio.ucs.br/11338/10638A elevação da competitividade empresarial tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial, exigindo que as organizações busquem profissionais que tenham competências e habilidades que lhes possibilitem gerenciar as atividades e ações diárias exigidas pelo mercado. Com o desafio de pensar os processos de formação em Administração, com o foco no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado atual, como objetivo geral deste estudo, analisar a percepção dos acadêmicos em Administração sobre as competências e as habilidades desenvolvidas durante a sua formação superior. Para tanto, esta dissertação desenvolveu-se a partir de um estudo qualitativo, dividido em duas fases. A primeira foi constituída por uma análise documental do projeto pedagógico orientador e regulamentador das vivências cotidianas do curso de graduação em Administração. Já a segunda, foi composta por dez entrevistas individuais, com egressos formados nos anos de 2020 e 2021, e com a realização de um Grupo Focal com três professores ativos do curso de Administração de Empresas da mesma instituição. Os resultados apontam para o fato de que, embora os egressos reconheçam em si certas competências e habilidades, e reconheçam também a importância do itinerário formativo para as suas vidas profissionais, existe uma insatisfação com as dimensões práticas do processo, apontando para uma fragilidade curricular, de compreensão e vivência didática. Esses elementos também foram percebidos no grupo focal, indicando a urgência da necessidade de uma ressignificação dos processos pedagógicos e um olhar atento do curso para um itinerário em que teoria e prática coabitem e operem de maneira integrada ao processo de formação. [resumo fornecido pelo autor]The rise in business competitiveness has driven profound changes in the business environment, requiring organizations to seek professionals who have competencies and abilities that enable them to manage the daily activities and actions required by the market. With the challenge of thinking about the processes of formation in Management, with the focus on the development of competencies and abilities required by the current market, as a general objective of this study, to analyze the perception of the academics in Management about the competencies and abilities developed during their higher education. To this end, this dissertation was developed from a qualitative study, divided into two phases. The first was made up of a document analysis of the pedagogical project that guides and regulates the daily experiences of the undergraduate course in Management. The second was composed of ten individual interviews with graduates in 2020 and 2021, and a focus group with three active professors from the Business Management course of the same institution. The results point to the fact that, although the graduates recognize in themselves certain competencies and abilities and recognize the importance of the formative itinerary for their professional lives, there is a dissatisfaction with the practical dimensions of the process, pointing to a curricular, comprehension, and didactic experience weakness. These elements were also perceived in the focus group, indicating the urgent need for a redefinition of the pedagogical processes and a careful look at the course for an itinerary in which theory and practice cohabit and operate in an integrated manner in the formation process. [resumo fornecido pelo autor]engporAdministraçãoCompetências essenciaisHabilidades pessoaisEnsino superiorManagementCore competenciesSoft skillsCollege teachingO desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2755340638480773PORTELA, FRANCIMEIRE FARRAPOMestrado Acadêmico em AdministraçãoVasconcellos, Francisco Ulissis Paixão eCampus Universitário de Caxias do Sul2022-06-28TEXTDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdf.txtDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdf.txtExtracted texttext/plain293703https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf.txt8cf841671d5c62fd9e579bdde708761fMD52THUMBNAILDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdf.jpgDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf.jpgadedab9af6f50162ed236d2961f20e34MD53ORIGINALDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdfDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdfapplication/pdf1044006https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf538700efdf73bbed0e0f36c81786ef74MD5111338/106382022-10-18 17:43:28.806oai:repositorio.ucs.br:11338/10638Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:01.950388Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
title O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
spellingShingle O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
Portela, Francimeire Farrapo
Administração
Competências essenciais
Habilidades pessoais
Ensino superior
Management
Core competencies
Soft skills
College teaching
title_short O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
title_full O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
title_fullStr O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
title_full_unstemmed O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
title_sort O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
author Portela, Francimeire Farrapo
author_facet Portela, Francimeire Farrapo
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Eckert, Alex
Gonçalves, Roberto Birch
Ramos, Fernando Maciel
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Francimeire Farrapo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lazzari, Fernanda
contributor_str_mv Lazzari, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Competências essenciais
Habilidades pessoais
Ensino superior
topic Administração
Competências essenciais
Habilidades pessoais
Ensino superior
Management
Core competencies
Soft skills
College teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Management
Core competencies
Soft skills
College teaching
description A elevação da competitividade empresarial tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial, exigindo que as organizações busquem profissionais que tenham competências e habilidades que lhes possibilitem gerenciar as atividades e ações diárias exigidas pelo mercado. Com o desafio de pensar os processos de formação em Administração, com o foco no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado atual, como objetivo geral deste estudo, analisar a percepção dos acadêmicos em Administração sobre as competências e as habilidades desenvolvidas durante a sua formação superior. Para tanto, esta dissertação desenvolveu-se a partir de um estudo qualitativo, dividido em duas fases. A primeira foi constituída por uma análise documental do projeto pedagógico orientador e regulamentador das vivências cotidianas do curso de graduação em Administração. Já a segunda, foi composta por dez entrevistas individuais, com egressos formados nos anos de 2020 e 2021, e com a realização de um Grupo Focal com três professores ativos do curso de Administração de Empresas da mesma instituição. Os resultados apontam para o fato de que, embora os egressos reconheçam em si certas competências e habilidades, e reconheçam também a importância do itinerário formativo para as suas vidas profissionais, existe uma insatisfação com as dimensões práticas do processo, apontando para uma fragilidade curricular, de compreensão e vivência didática. Esses elementos também foram percebidos no grupo focal, indicando a urgência da necessidade de uma ressignificação dos processos pedagógicos e um olhar atento do curso para um itinerário em que teoria e prática coabitem e operem de maneira integrada ao processo de formação. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-06-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-30T17:10:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-30T17:10:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10638
url https://repositorio.ucs.br/11338/10638
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cf841671d5c62fd9e579bdde708761f
adedab9af6f50162ed236d2961f20e34
538700efdf73bbed0e0f36c81786ef74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258447112634368