O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10638 |
Resumo: | A elevação da competitividade empresarial tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial, exigindo que as organizações busquem profissionais que tenham competências e habilidades que lhes possibilitem gerenciar as atividades e ações diárias exigidas pelo mercado. Com o desafio de pensar os processos de formação em Administração, com o foco no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado atual, como objetivo geral deste estudo, analisar a percepção dos acadêmicos em Administração sobre as competências e as habilidades desenvolvidas durante a sua formação superior. Para tanto, esta dissertação desenvolveu-se a partir de um estudo qualitativo, dividido em duas fases. A primeira foi constituída por uma análise documental do projeto pedagógico orientador e regulamentador das vivências cotidianas do curso de graduação em Administração. Já a segunda, foi composta por dez entrevistas individuais, com egressos formados nos anos de 2020 e 2021, e com a realização de um Grupo Focal com três professores ativos do curso de Administração de Empresas da mesma instituição. Os resultados apontam para o fato de que, embora os egressos reconheçam em si certas competências e habilidades, e reconheçam também a importância do itinerário formativo para as suas vidas profissionais, existe uma insatisfação com as dimensões práticas do processo, apontando para uma fragilidade curricular, de compreensão e vivência didática. Esses elementos também foram percebidos no grupo focal, indicando a urgência da necessidade de uma ressignificação dos processos pedagógicos e um olhar atento do curso para um itinerário em que teoria e prática coabitem e operem de maneira integrada ao processo de formação. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_9fb0dc98b9cea100264fc6b338eafac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/10638 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portela, Francimeire FarrapoEckert, AlexGonçalves, Roberto BirchRamos, Fernando MacielLazzari, Fernanda2022-06-30T17:10:38Z2022-06-30T17:10:38Z2022-06-292022-06-10https://repositorio.ucs.br/11338/10638A elevação da competitividade empresarial tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial, exigindo que as organizações busquem profissionais que tenham competências e habilidades que lhes possibilitem gerenciar as atividades e ações diárias exigidas pelo mercado. Com o desafio de pensar os processos de formação em Administração, com o foco no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado atual, como objetivo geral deste estudo, analisar a percepção dos acadêmicos em Administração sobre as competências e as habilidades desenvolvidas durante a sua formação superior. Para tanto, esta dissertação desenvolveu-se a partir de um estudo qualitativo, dividido em duas fases. A primeira foi constituída por uma análise documental do projeto pedagógico orientador e regulamentador das vivências cotidianas do curso de graduação em Administração. Já a segunda, foi composta por dez entrevistas individuais, com egressos formados nos anos de 2020 e 2021, e com a realização de um Grupo Focal com três professores ativos do curso de Administração de Empresas da mesma instituição. Os resultados apontam para o fato de que, embora os egressos reconheçam em si certas competências e habilidades, e reconheçam também a importância do itinerário formativo para as suas vidas profissionais, existe uma insatisfação com as dimensões práticas do processo, apontando para uma fragilidade curricular, de compreensão e vivência didática. Esses elementos também foram percebidos no grupo focal, indicando a urgência da necessidade de uma ressignificação dos processos pedagógicos e um olhar atento do curso para um itinerário em que teoria e prática coabitem e operem de maneira integrada ao processo de formação. [resumo fornecido pelo autor]The rise in business competitiveness has driven profound changes in the business environment, requiring organizations to seek professionals who have competencies and abilities that enable them to manage the daily activities and actions required by the market. With the challenge of thinking about the processes of formation in Management, with the focus on the development of competencies and abilities required by the current market, as a general objective of this study, to analyze the perception of the academics in Management about the competencies and abilities developed during their higher education. To this end, this dissertation was developed from a qualitative study, divided into two phases. The first was made up of a document analysis of the pedagogical project that guides and regulates the daily experiences of the undergraduate course in Management. The second was composed of ten individual interviews with graduates in 2020 and 2021, and a focus group with three active professors from the Business Management course of the same institution. The results point to the fact that, although the graduates recognize in themselves certain competencies and abilities and recognize the importance of the formative itinerary for their professional lives, there is a dissatisfaction with the practical dimensions of the process, pointing to a curricular, comprehension, and didactic experience weakness. These elements were also perceived in the focus group, indicating the urgent need for a redefinition of the pedagogical processes and a careful look at the course for an itinerary in which theory and practice cohabit and operate in an integrated manner in the formation process. [resumo fornecido pelo autor]engporAdministraçãoCompetências essenciaisHabilidades pessoaisEnsino superiorManagementCore competenciesSoft skillsCollege teachingO desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2755340638480773PORTELA, FRANCIMEIRE FARRAPOMestrado Acadêmico em AdministraçãoVasconcellos, Francisco Ulissis Paixão eCampus Universitário de Caxias do Sul2022-06-28TEXTDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdf.txtDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdf.txtExtracted texttext/plain293703https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf.txt8cf841671d5c62fd9e579bdde708761fMD52THUMBNAILDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdf.jpgDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf.jpgadedab9af6f50162ed236d2961f20e34MD53ORIGINALDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdfDissertação Francimeire Farrapo Portela.pdfapplication/pdf1044006https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf538700efdf73bbed0e0f36c81786ef74MD5111338/106382022-10-18 17:43:28.806oai:repositorio.ucs.br:11338/10638Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:01.950388Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense |
title |
O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense |
spellingShingle |
O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense Portela, Francimeire Farrapo Administração Competências essenciais Habilidades pessoais Ensino superior Management Core competencies Soft skills College teaching |
title_short |
O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense |
title_full |
O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense |
title_fullStr |
O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense |
title_sort |
O desenvolvimento de competências e habilidades na formação do administrador : um estudo aplicado em uma instituição cearense |
author |
Portela, Francimeire Farrapo |
author_facet |
Portela, Francimeire Farrapo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Eckert, Alex Gonçalves, Roberto Birch Ramos, Fernando Maciel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Francimeire Farrapo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lazzari, Fernanda |
contributor_str_mv |
Lazzari, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Competências essenciais Habilidades pessoais Ensino superior |
topic |
Administração Competências essenciais Habilidades pessoais Ensino superior Management Core competencies Soft skills College teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Management Core competencies Soft skills College teaching |
description |
A elevação da competitividade empresarial tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial, exigindo que as organizações busquem profissionais que tenham competências e habilidades que lhes possibilitem gerenciar as atividades e ações diárias exigidas pelo mercado. Com o desafio de pensar os processos de formação em Administração, com o foco no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelo mercado atual, como objetivo geral deste estudo, analisar a percepção dos acadêmicos em Administração sobre as competências e as habilidades desenvolvidas durante a sua formação superior. Para tanto, esta dissertação desenvolveu-se a partir de um estudo qualitativo, dividido em duas fases. A primeira foi constituída por uma análise documental do projeto pedagógico orientador e regulamentador das vivências cotidianas do curso de graduação em Administração. Já a segunda, foi composta por dez entrevistas individuais, com egressos formados nos anos de 2020 e 2021, e com a realização de um Grupo Focal com três professores ativos do curso de Administração de Empresas da mesma instituição. Os resultados apontam para o fato de que, embora os egressos reconheçam em si certas competências e habilidades, e reconheçam também a importância do itinerário formativo para as suas vidas profissionais, existe uma insatisfação com as dimensões práticas do processo, apontando para uma fragilidade curricular, de compreensão e vivência didática. Esses elementos também foram percebidos no grupo focal, indicando a urgência da necessidade de uma ressignificação dos processos pedagógicos e um olhar atento do curso para um itinerário em que teoria e prática coabitem e operem de maneira integrada ao processo de formação. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-06-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-30T17:10:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-30T17:10:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/10638 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/10638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10638/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francimeire%20Farrapo%20Portela.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cf841671d5c62fd9e579bdde708761f adedab9af6f50162ed236d2961f20e34 538700efdf73bbed0e0f36c81786ef74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258447112634368 |