Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiattone, Michele Vasconcellos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1044
Resumo: Com a concorrência das instituições privadas de ensino superior e a busca por atrair estudantes a se matricularem em seus cursos de hotelaria, um laboratório de ensino como um hotel-escola seria um atrativo para os estudantes, influenciaria na competitividade dos cursos de hotelaria do Brasil? Assim, buscou-se analisar a utilização dos hotéis-escola pelas instituições privadas de ensino superior que oferecem cursos de hotelaria no Brasil como ferramenta para aumentar sua competitividade. Desta forma descobriu-se todas as instituições de ensino superior de hotelaria no Brasil e foram analisados os cursos privados de hotelaria bacharelados e tecnológicos existentes no país, os que possuem hotel-escola e os que não possuem e a competitividade dos mesmos. Para isso foram utilizados indicadores como a avaliação pelo Conceito Institucional realizada pelo MEC para avaliar as instituições e a avaliação por estrelas realizada pelo Guia do Estudante para avaliar os cursos. O método de pesquisa que se optou-se por utilizar é o exploratório de cunho quantitativo e como instrumento de coleta de dados secundários utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Assim, obteve-se como resultado dessa pesquisa que entre as instituições melhores avaliadas pelo Conceito Institucional está a Universidade Nove de Julho – Uninove em São Paulo com nota máxima cinco, que não possui hotel-escola, seguido com nota quatro apresenta-se a Faculdade de tecnologia SENAC Minas onde existe hotel-escola. Já pelo Guia do Estudante os cursos de hotelaria pontuados com cinco estrelas são o SENAC (SP) com dois hotéis-escola, a Castelli (RS) e a Anhembi Morumbi (SP). Conclui-se que pela pontuação desses dois indicadores, os cursos que se destacaram e apresentam hotéis-escola podem ter assim uma ferramenta crítica de sucesso e serem competitivos no mercado do ensino. Porém, nem todos que apresentam hotel-escola estavam nos mais pontuados, com isso observou-se que para essas avaliações não faz muita diferença ter ou não um hotel-escola, pois o hotel-escola não tem um peso alto na contagem de pontos.
id UCS_a05908c9d60ab91f6b8805ff518da39d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1044
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Chiattone, Michele VasconcellosSantos, Eurico de OliveiraMecca, Marlei SaleteBem, Judite Sanson deVianna, Silvio Luiz Gonçalves2015-10-21T11:49:46Z2015-10-21T11:49:46Z2015-10-212015-08-14https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1044Com a concorrência das instituições privadas de ensino superior e a busca por atrair estudantes a se matricularem em seus cursos de hotelaria, um laboratório de ensino como um hotel-escola seria um atrativo para os estudantes, influenciaria na competitividade dos cursos de hotelaria do Brasil? Assim, buscou-se analisar a utilização dos hotéis-escola pelas instituições privadas de ensino superior que oferecem cursos de hotelaria no Brasil como ferramenta para aumentar sua competitividade. Desta forma descobriu-se todas as instituições de ensino superior de hotelaria no Brasil e foram analisados os cursos privados de hotelaria bacharelados e tecnológicos existentes no país, os que possuem hotel-escola e os que não possuem e a competitividade dos mesmos. Para isso foram utilizados indicadores como a avaliação pelo Conceito Institucional realizada pelo MEC para avaliar as instituições e a avaliação por estrelas realizada pelo Guia do Estudante para avaliar os cursos. O método de pesquisa que se optou-se por utilizar é o exploratório de cunho quantitativo e como instrumento de coleta de dados secundários utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Assim, obteve-se como resultado dessa pesquisa que entre as instituições melhores avaliadas pelo Conceito Institucional está a Universidade Nove de Julho – Uninove em São Paulo com nota máxima cinco, que não possui hotel-escola, seguido com nota quatro apresenta-se a Faculdade de tecnologia SENAC Minas onde existe hotel-escola. Já pelo Guia do Estudante os cursos de hotelaria pontuados com cinco estrelas são o SENAC (SP) com dois hotéis-escola, a Castelli (RS) e a Anhembi Morumbi (SP). Conclui-se que pela pontuação desses dois indicadores, os cursos que se destacaram e apresentam hotéis-escola podem ter assim uma ferramenta crítica de sucesso e serem competitivos no mercado do ensino. Porém, nem todos que apresentam hotel-escola estavam nos mais pontuados, com isso observou-se que para essas avaliações não faz muita diferença ter ou não um hotel-escola, pois o hotel-escola não tem um peso alto na contagem de pontos.With competition from private institutions of higher education and the pursuit of attracting students to enroll in their hospitality courses, a teaching laboratory as a hotel- school would be an attraction for students, influence on the competitiveness of hospitality courses in Brazil? Thus, it sought to analyze the use of the hotels - school by private higher education institutions offering hospitality courses in Brazil as a tool to enhance their competitiveness. Thus it turned out all hospitality higher education institutions in Brazil and analyzed the private courses of bachelor hospitality and existing technology in the country, those with school -hotel and those without and the competitiveness of the above. For this they used indicators such as the assessment by the Institutional Concept made by MEC to evaluate the institutions and evaluation Star performed by Student's Guide to review the courses. The research method that we chose to use is the exploratory quantitative nature and as secondary data collection instrument was used bibliographical and documentary research. Thus was obtained as a result of this research among the best institutions assessed by the Institutional Concept is the University Nove - Uninove in Sao Paulo with maximum grade five , which has no hotel school , followed with four note presents the Faculty of SENAC Minas technology where there is hotel- school. Already the students guide the hospitality courses punctuated with five stars are the SENAC (SP) with two hotels - school, Castelli (RS) and the Anhembi Morumbi (SP) . We conclude that the scores of these two indicators, the courses that stood out and have school - hotels may have thus a critical tool for success and be competitive in the education market. However , not all of which feature hotel-school were the highest scorers with it was observed that for these ratings do not make much difference whether or not a hotel - school as the hotel - school does not have a high weight in the point spread.TurismoAdministração de hotéis - Estudo e ensinoEnsino superiorUniversidades e faculdadesTourist tradeHotel management - Study and teachingEducation, HigherUniversities and collegesHotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6993119921691938CHIATTONE, M. V.Programa de Pós-Graduação em Turismo e HospitalidadeTEXTDissertacao Michele Vasconcellos Chiattone.pdf.txtDissertacao Michele Vasconcellos Chiattone.pdf.txtExtracted texttext/plain297280https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1044/3/Dissertacao%20Michele%20Vasconcellos%20Chiattone.pdf.txt35cbb8dcbdd12f9cb007a8bc0e0111b5MD53THUMBNAILDissertacao Michele Vasconcellos Chiattone.pdf.jpgDissertacao Michele Vasconcellos Chiattone.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1044/4/Dissertacao%20Michele%20Vasconcellos%20Chiattone.pdf.jpgb07341de064222614ccd91388a8b4fa3MD54ORIGINALDissertacao Michele Vasconcellos Chiattone.pdfDissertacao Michele Vasconcellos Chiattone.pdfapplication/pdf1447126https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1044/1/Dissertacao%20Michele%20Vasconcellos%20Chiattone.pdfaca16fbe887f16d4fcbc8591d1dd3071MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1044/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10442018-08-17 06:21:21.386oai:repositorio.ucs.br:11338/1044IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:06.709386Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil
title Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil
spellingShingle Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil
Chiattone, Michele Vasconcellos
Turismo
Administração de hotéis - Estudo e ensino
Ensino superior
Universidades e faculdades
Tourist trade
Hotel management - Study and teaching
Education, Higher
Universities and colleges
title_short Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil
title_full Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil
title_fullStr Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil
title_full_unstemmed Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil
title_sort Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil
author Chiattone, Michele Vasconcellos
author_facet Chiattone, Michele Vasconcellos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Santos, Eurico de Oliveira
Mecca, Marlei Salete
Bem, Judite Sanson de
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiattone, Michele Vasconcellos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
contributor_str_mv Vianna, Silvio Luiz Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Administração de hotéis - Estudo e ensino
Ensino superior
Universidades e faculdades
topic Turismo
Administração de hotéis - Estudo e ensino
Ensino superior
Universidades e faculdades
Tourist trade
Hotel management - Study and teaching
Education, Higher
Universities and colleges
dc.subject.eng.fl_str_mv Tourist trade
Hotel management - Study and teaching
Education, Higher
Universities and colleges
description Com a concorrência das instituições privadas de ensino superior e a busca por atrair estudantes a se matricularem em seus cursos de hotelaria, um laboratório de ensino como um hotel-escola seria um atrativo para os estudantes, influenciaria na competitividade dos cursos de hotelaria do Brasil? Assim, buscou-se analisar a utilização dos hotéis-escola pelas instituições privadas de ensino superior que oferecem cursos de hotelaria no Brasil como ferramenta para aumentar sua competitividade. Desta forma descobriu-se todas as instituições de ensino superior de hotelaria no Brasil e foram analisados os cursos privados de hotelaria bacharelados e tecnológicos existentes no país, os que possuem hotel-escola e os que não possuem e a competitividade dos mesmos. Para isso foram utilizados indicadores como a avaliação pelo Conceito Institucional realizada pelo MEC para avaliar as instituições e a avaliação por estrelas realizada pelo Guia do Estudante para avaliar os cursos. O método de pesquisa que se optou-se por utilizar é o exploratório de cunho quantitativo e como instrumento de coleta de dados secundários utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Assim, obteve-se como resultado dessa pesquisa que entre as instituições melhores avaliadas pelo Conceito Institucional está a Universidade Nove de Julho – Uninove em São Paulo com nota máxima cinco, que não possui hotel-escola, seguido com nota quatro apresenta-se a Faculdade de tecnologia SENAC Minas onde existe hotel-escola. Já pelo Guia do Estudante os cursos de hotelaria pontuados com cinco estrelas são o SENAC (SP) com dois hotéis-escola, a Castelli (RS) e a Anhembi Morumbi (SP). Conclui-se que pela pontuação desses dois indicadores, os cursos que se destacaram e apresentam hotéis-escola podem ter assim uma ferramenta crítica de sucesso e serem competitivos no mercado do ensino. Porém, nem todos que apresentam hotel-escola estavam nos mais pontuados, com isso observou-se que para essas avaliações não faz muita diferença ter ou não um hotel-escola, pois o hotel-escola não tem um peso alto na contagem de pontos.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-21T11:49:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-21T11:49:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1044
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1044/3/Dissertacao%20Michele%20Vasconcellos%20Chiattone.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1044/4/Dissertacao%20Michele%20Vasconcellos%20Chiattone.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1044/1/Dissertacao%20Michele%20Vasconcellos%20Chiattone.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1044/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 35cbb8dcbdd12f9cb007a8bc0e0111b5
b07341de064222614ccd91388a8b4fa3
aca16fbe887f16d4fcbc8591d1dd3071
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258441642213376