Culturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gisele Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4833
Resumo: Esta pesquisa versou sobre as culturas e práticas do Curso Complementar do Colégio São José, fundado pelas Irmãs de São José no município de Vacaria/RS. Abordou-se a trajetória da congregação, bem como sua vinda para o Rio Grande do Sul e a instalação do colégio em Vacaria/RS, contextualizando-se o objeto de investigação, que atentou para o primeiro espaço de formação docente nesse município. O objetivo foi estudar a história das culturas escolares do Curso Complementar do Colégio São José de Vacaria/RS, atentando às práticas escolares para a formação de professores entre os anos de 1931 e 1944. Esse recorte temporal refere-se ao período em que o colégio fundou e manteve o Curso Complementar, com o objetivo de formar professoras para o ensino primário. As Irmãs possuíam uma posição renomada na cidade, e a instituição recebia alunas de toda região, conforme registros encontrados no seu acervo. O Colégio São José foi fundado em 1903 e permaneceu sendo administrado pela Congregação das Irmãs de São José até 2008. A investigação mobilizou a metodologia da História Oral, e sua análise foi documental e histórica, considerando leis, livros de atas, jornais, cadernos e fotografias, dentre outros documentos acessados em diferentes acervos. A pesquisa ancorou-se nos pressupostos teóricos da História Cultural e da História da Educação, utilizando-se das contribuições de Pesavento (2008), Burke (2004) e Chartier (2002). Assim, foi possível identificar algumas evidências da história do colégio, a qual foi constituída e representada nos seus diferentes contextos, experiências, espaços e tempos. O estudo produzido iniciou contextualizando o município de Vacaria/RS, no período abrangido pela pesquisa, bem como a organização da congregação das Irmãs de São José de Chambérry, incluindo sua chegada e instalação em Vacaria, em 1903, para a abertura do colégio. Abordou os aspectos da cultura escolar e a materialidade do São José, considerando a importância de tais elementos não só para a construção da materialidade escolar, mas para a identidade dos sujeitos envolvidos no processo, assim como para a rotina e a organização do internato oferecido para as alunas. Atentou-se, também, para as culturas e práticas desenvolvidas no que se refere ao Curso Complementar. Nesse sentido, destacaram-se ainda as disciplinas estudadas e as avaliações das alunas que estavam sendo preparadas para ser professoras primárias. De modo geral, a maioria das moças que terminou o curso exerceu a profissão de professora. As profissionais formadas tinham acesso a um conjunto diversificado de conhecimentos, conforme previsto na legislação, mas também desenvolviam habilidades para uma formação moral e social com influência da religiosidade, pois as alunas do internato ou externato tinham uma rotina rigorosa em relação a horários de aulas e estudos. Em relação às professoras do curso, todas eram Irmãs da congregação, de modo que a cobrança por ordem e disciplina era severa. Assim, dentre as práticas desenvolvidas, destacaram-se a rigidez nas avaliações, as aulas de Educação Física, os retiros religiosos e a participação nas missas aos domingos. Por fim, foi possível compreender a importância de tais práticas para a educação, as quais foram influenciadas por ideias escolanovistas e legislações da época e que, dessa forma, marcaram a história da instituição.
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As Irmãs possuíam uma posição renomada na cidade, e a instituição recebia alunas de toda região, conforme registros encontrados no seu acervo. O Colégio São José foi fundado em 1903 e permaneceu sendo administrado pela Congregação das Irmãs de São José até 2008. A investigação mobilizou a metodologia da História Oral, e sua análise foi documental e histórica, considerando leis, livros de atas, jornais, cadernos e fotografias, dentre outros documentos acessados em diferentes acervos. A pesquisa ancorou-se nos pressupostos teóricos da História Cultural e da História da Educação, utilizando-se das contribuições de Pesavento (2008), Burke (2004) e Chartier (2002). Assim, foi possível identificar algumas evidências da história do colégio, a qual foi constituída e representada nos seus diferentes contextos, experiências, espaços e tempos. O estudo produzido iniciou contextualizando o município de Vacaria/RS, no período abrangido pela pesquisa, bem como a organização da congregação das Irmãs de São José de Chambérry, incluindo sua chegada e instalação em Vacaria, em 1903, para a abertura do colégio. Abordou os aspectos da cultura escolar e a materialidade do São José, considerando a importância de tais elementos não só para a construção da materialidade escolar, mas para a identidade dos sujeitos envolvidos no processo, assim como para a rotina e a organização do internato oferecido para as alunas. Atentou-se, também, para as culturas e práticas desenvolvidas no que se refere ao Curso Complementar. Nesse sentido, destacaram-se ainda as disciplinas estudadas e as avaliações das alunas que estavam sendo preparadas para ser professoras primárias. De modo geral, a maioria das moças que terminou o curso exerceu a profissão de professora. As profissionais formadas tinham acesso a um conjunto diversificado de conhecimentos, conforme previsto na legislação, mas também desenvolviam habilidades para uma formação moral e social com influência da religiosidade, pois as alunas do internato ou externato tinham uma rotina rigorosa em relação a horários de aulas e estudos. Em relação às professoras do curso, todas eram Irmãs da congregação, de modo que a cobrança por ordem e disciplina era severa. Assim, dentre as práticas desenvolvidas, destacaram-se a rigidez nas avaliações, as aulas de Educação Física, os retiros religiosos e a participação nas missas aos domingos. Por fim, foi possível compreender a importância de tais práticas para a educação, as quais foram influenciadas por ideias escolanovistas e legislações da época e que, dessa forma, marcaram a história da instituição.This research addressed the São José School culture and the complementary course founded in Vacaria/RS by São José‟s Nuns. It aproched the congregation trajectory, its coming to Rio Grande do Sul and the school installation in Vacaria town, contextualizing the object of research, which consisted in the first place of teacher training in this town. The goal was to study the history of school cultures of the complementary course at São José school, emphasizing the school‟s practices concerning teachers‟ education between the years of 1931 and 1944. This period refers to the time the school was founded and kept the complementary course to train primary school teachers. The Nuns had a renowned position in town, and the institution received students from every region, according to records found in their archives. The São José school was founded in 1903, and was managed by the Nuns‟ congregation until 2008. The investigation mobilized the Oral History methodology, and its analysis was documentary and historical, considering laws, minute books, newspapers, notebooks, photographs, and other documents from different collections. The research was based on the theoretical assumptions of Cultural History and History Education, namely on the works by Pesavento (2008), Burke (2004) and Chartier (2002). Therefore, it was possible identify some evidences of the school history, which was constituted and represented in different contexts, experiences, spaces and periods. The study contextualized Vacaria Town in the period covered by the research, including the organization of “Irmãs de São José Chambérry”, their arrival and their installation in Vacaria, in 1903, to open the school. It approached aspects related to São José‟s school culture and materiality, considering the importance of such elenments not only for the school identity construction, but also for the identity of individuals involved in the process, and the routine and organization of the internship offered for students. The research also emphasized the disciplines studied and the tests used to assess students that were being prepared to be primary teachers. In general, most of the students that finished the course worked as teachers. These professionals had acess to a diverse set of knowledge, as provided in legislation, but also developed skills for moral and social formation with influence of religiosity, because the students had a rigorous schedule concerning classes and study hours. All the teachers of the course were nuns, so order and discipline were highly demanded values. Thus, among the practices developed, the research highlighted the rigidity of the evaluations, physical education classes, religious retreats, and participation in Sunday Masses. Finally, it was possible to understand the importance of such practices for education, which were influenced by “escolanovistas” ideias and legislation of the time, and marked the history of the institution.EducaçãoProfessores - FormaçãoPrática de ensinoFreirasEducationTeachers, Training ofStudent teachingNunsCulturas e práticas escolares do curso complementar no Colégio São José, Vacaria/RS(1931-1944)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7053203272990999LIMA, G. 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