A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kloss, Caroline
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/13146
Resumo: Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia escolar, esta pesquisa estrutura-se, a fim de explorar os potenciais didáticos da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, articulados aos livros didáticos que estão presentes nas escolas brasileiras, selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Isso porque uma maior qualificação desses materiais pode refletir diretamente no desenvolvimento da proficiência leitora dos estudantes. Nesse sentido, o objetivo desta tese é propor algumas diretrizes pedagógico-linguísticas que possam auxiliar na elaboração de questões sobre compreensão leitora analítica em livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com base na transformação didática da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, para que os livros contribuam, ainda mais, com o desenvolvimento de tal habilidade. Quanto à perspectiva metodológica, a pesquisa é qualitativa, tem caráter teórico e é constituída, tendo a descrição dos processos como estratégia. A primeira etapa consiste na investigação da perspectiva leitora enunciativa e da Teoria da Polifonia, explorando aspectos conceituais e desdobramentos. Depois, são discutidos alguns aspectos legais referentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), juntamente com algumas verificações práticas a título de exemplo, com buscas em livros didáticos. Tal investigação ocorre em duas coleções do 7º ano do Ensino Fundamental, uma unidade de cada livro didático. Ao final, são apresentadas diretrizes a partir da transformação didática da Teoria da Polifonia ao PNLD, a fim de que esse qualifique ainda mais seus critérios de seleção de livros didáticos e, assim, os alunos contemplados com tais materiais possam potencializar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora analítica. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_ad4389505b69bdee5d2408c115b2c3ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/13146
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Kloss, CarolineRamos, Flávia BrocchettoNiederauer, Carina Maria MelchiorsLeite, Maria AlziraOudeste, Claudia Stumpf ToldoAzevedo, Tânia Maris de2024-03-26T15:28:12Z2024-03-26T15:28:12Z2024-03-222023-12-19https://repositorio.ucs.br/11338/13146Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia escolar, esta pesquisa estrutura-se, a fim de explorar os potenciais didáticos da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, articulados aos livros didáticos que estão presentes nas escolas brasileiras, selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Isso porque uma maior qualificação desses materiais pode refletir diretamente no desenvolvimento da proficiência leitora dos estudantes. Nesse sentido, o objetivo desta tese é propor algumas diretrizes pedagógico-linguísticas que possam auxiliar na elaboração de questões sobre compreensão leitora analítica em livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com base na transformação didática da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, para que os livros contribuam, ainda mais, com o desenvolvimento de tal habilidade. Quanto à perspectiva metodológica, a pesquisa é qualitativa, tem caráter teórico e é constituída, tendo a descrição dos processos como estratégia. A primeira etapa consiste na investigação da perspectiva leitora enunciativa e da Teoria da Polifonia, explorando aspectos conceituais e desdobramentos. Depois, são discutidos alguns aspectos legais referentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), juntamente com algumas verificações práticas a título de exemplo, com buscas em livros didáticos. Tal investigação ocorre em duas coleções do 7º ano do Ensino Fundamental, uma unidade de cada livro didático. Ao final, são apresentadas diretrizes a partir da transformação didática da Teoria da Polifonia ao PNLD, a fim de que esse qualifique ainda mais seus critérios de seleção de livros didáticos e, assim, os alunos contemplados com tais materiais possam potencializar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora analítica. [resumo fornecido pelo autor]When considering below average performances in tests such as Enade, ENEM, Pisa and Prova Brasil regarding reading, together with perceptions regarding deficiencies in reading comprehension on the part of students in everyday school life, this research is structured, in order to explore the Polyphony Theory didactic transformation, linked to textbooks that are present in Brazilian schools, selected by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). This is because greater qualification of these materials can directly reflect on the development of students' reading proficiency. In this sense, the objective of this thesis is to propose some pedagogical-linguistic guidelines that can assist in the elaboration of questions about analytical reading comprehension in textbooks selected by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), based on the Polyphony Theory didactic transformation, by Oswald Ducrot, so that books contribute even more to the development of this skill. Regarding the methodological perspective, the research is qualitative, has a theoretical character and is constituted, with the description of the processes as a strategy. The first stage consists of investigating the enunciative reading perspective and the Theory of Polyphony, exploring conceptual aspects and developments. Afterwards, some legal aspects relating to the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) are discussed, together with some practical checks as an example, with searches in textbooks. This investigation uses examples of two collections from the 7th year of Elementary School, one unit from each textbook. At the end, guidelines are presented based on the didactic transformation of the Theory of Polyphony into the PNLD, so that it further qualifies its textbook selection criteria and, thus, students receiving such materials can enhance the development of the ability to analytical reading comprehension. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporCompreensão na leituraLeituraSemânticaMaterial didáticoPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Reading comprehensionReadingSemanticsCoursewareNational Textbook Program (Brazil)A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1175523757775859Kloss, CarolineDoutorado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2024-03-22ORIGINALTese Caroline Kloss.pdfTese Caroline Kloss.pdfapplication/pdf5018408https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13146/1/Tese%20Caroline%20Kloss.pdf51e3d184d4064369bb0e0d158e75c970MD51TEXTTese Caroline Kloss.pdf.txtTese Caroline Kloss.pdf.txtExtracted texttext/plain265778https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13146/2/Tese%20Caroline%20Kloss.pdf.txt0aa7bad34bacd3dab7cbb12a0eae8685MD52THUMBNAILTese Caroline Kloss.pdf.jpgTese Caroline Kloss.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13146/3/Tese%20Caroline%20Kloss.pdf.jpgef80a419ac6e6e995c0d81a9639f545eMD5311338/131462024-04-10 15:27:39.774oai:repositorio.ucs.br:11338/13146Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:23.194749Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
title A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
spellingShingle A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Kloss, Caroline
Compreensão na leitura
Leitura
Semântica
Material didático
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Reading comprehension
Reading
Semantics
Courseware
National Textbook Program (Brazil)
title_short A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
title_full A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
title_fullStr A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
title_full_unstemmed A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
title_sort A compreensão leitora analítica a partir da teoria da polifonia : uma proposta articulada ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
author Kloss, Caroline
author_facet Kloss, Caroline
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Ramos, Flávia Brocchetto
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Leite, Maria Alzira
Oudeste, Claudia Stumpf Toldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Kloss, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
contributor_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Leitura
Semântica
Material didático
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Reading comprehension
Reading
Semantics
Courseware
National Textbook Program (Brazil)
topic Compreensão na leitura
Leitura
Semântica
Material didático
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Reading comprehension
Reading
Semantics
Courseware
National Textbook Program (Brazil)
description Ao considerar os desempenhos abaixo na média em testes como Enade, ENEM, Pisa e Prova Brasil quanto à leitura, juntamente com percepções a respeito das deficiências em compreensão leitora por parte dos alunos no dia a dia escolar, esta pesquisa estrutura-se, a fim de explorar os potenciais didáticos da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, articulados aos livros didáticos que estão presentes nas escolas brasileiras, selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Isso porque uma maior qualificação desses materiais pode refletir diretamente no desenvolvimento da proficiência leitora dos estudantes. Nesse sentido, o objetivo desta tese é propor algumas diretrizes pedagógico-linguísticas que possam auxiliar na elaboração de questões sobre compreensão leitora analítica em livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com base na transformação didática da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, para que os livros contribuam, ainda mais, com o desenvolvimento de tal habilidade. Quanto à perspectiva metodológica, a pesquisa é qualitativa, tem caráter teórico e é constituída, tendo a descrição dos processos como estratégia. A primeira etapa consiste na investigação da perspectiva leitora enunciativa e da Teoria da Polifonia, explorando aspectos conceituais e desdobramentos. Depois, são discutidos alguns aspectos legais referentes ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), juntamente com algumas verificações práticas a título de exemplo, com buscas em livros didáticos. Tal investigação ocorre em duas coleções do 7º ano do Ensino Fundamental, uma unidade de cada livro didático. Ao final, são apresentadas diretrizes a partir da transformação didática da Teoria da Polifonia ao PNLD, a fim de que esse qualifique ainda mais seus critérios de seleção de livros didáticos e, assim, os alunos contemplados com tais materiais possam potencializar o desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora analítica. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-26T15:28:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-26T15:28:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/13146
url https://repositorio.ucs.br/11338/13146
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13146/1/Tese%20Caroline%20Kloss.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13146/2/Tese%20Caroline%20Kloss.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/13146/3/Tese%20Caroline%20Kloss.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51e3d184d4064369bb0e0d158e75c970
0aa7bad34bacd3dab7cbb12a0eae8685
ef80a419ac6e6e995c0d81a9639f545e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258454472589312