#ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Mauricio da Rocha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/7333
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo acerca da memetização da #ELENÃO e como os memes podem, ou não, influenciar a opinião pública em um processo eleitoral. Antes da análise, é apresentada a revisão teórica, que aborda assuntos que servem como base desta pesquisa, sendo eles: internet, redes sociais, memes, eleições presidenciais de 2018 e acontecimentos importantes para a pesquisa. A partir destes estudos é iniciada a investigação, baseada nas metodologias escolhidas, que são: pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica, estudo de caso, análise de conteúdo e semiótica. Para atingir o objetivo e responder ao questionamento deste trabalho, a análise foi dividida em alguns itens relevantes como o conteúdo dos principais memes repercutidos durante as eleições de 2018, a descrição visual, interação por parte dos usuários do Facebook e resultados em manifestações nas ruas. Ao final observa-se que os memes impactam na difusão de ideologias políticas e independentemente do resultado do processo eleitoral demonstram como o engajamento popular se estende para o modos de expressão da vida cotidiana. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_b24601f6b41c6207bc82b3cded9e4c27
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/7333
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Palma, Mauricio da RochaCorrêa, Edson Luiz ScainHoffmann, Jacob RaulRech, Alessandra Paula2021-05-24T16:26:09Z2021-05-24T16:26:09Z2020-07-162020https://repositorio.ucs.br/11338/7333Esta monografia apresenta um estudo acerca da memetização da #ELENÃO e como os memes podem, ou não, influenciar a opinião pública em um processo eleitoral. Antes da análise, é apresentada a revisão teórica, que aborda assuntos que servem como base desta pesquisa, sendo eles: internet, redes sociais, memes, eleições presidenciais de 2018 e acontecimentos importantes para a pesquisa. A partir destes estudos é iniciada a investigação, baseada nas metodologias escolhidas, que são: pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica, estudo de caso, análise de conteúdo e semiótica. Para atingir o objetivo e responder ao questionamento deste trabalho, a análise foi dividida em alguns itens relevantes como o conteúdo dos principais memes repercutidos durante as eleições de 2018, a descrição visual, interação por parte dos usuários do Facebook e resultados em manifestações nas ruas. Ao final observa-se que os memes impactam na difusão de ideologias políticas e independentemente do resultado do processo eleitoral demonstram como o engajamento popular se estende para o modos de expressão da vida cotidiana. [resumo fornecido pelo autor]This monograph presents a study on the spread of the meme with the hashtag (#) NotHim (# EleNão), which emerged during the Brazilian electoral process in 2018, as a symbol of the movement against the candidacy of Jair Bolsonaro. The research aims to demonstrate how memes may or may not influence public opinion in an electoral process. Before the analysis, the theoretical review is presented, which provides topics as a basis for discussion of this research: internet, social networks, memes, 2018 presidential elections and important events for this research. From these studies, the investigation begins, based on the methodologies that conduct the research corpus: qualitative research, bibliographic research, case study, content analysis and semiotics. To achieve the objective and answer the question of this work, the analysis was divided into some relevant items such as the content of the main memes echoed during the 2018 elections, the visual description, interaction by Facebook users and results in street demonstrations. At the end, it is observed that memes have an impact on the spread of political ideologies and, regardless of the result of the electoral process, demonstrate how popular engagement extends to the modes of expression of everyday life. [resumo fornecido pelo autor]JornalismoMídia socialMídia digitalComunicações digitaisComunicação de massa - Aspectos políticosMovimentos de protesto na comunicação de massa#ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em JornalismoCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-16 00:00:00ORIGINALTCC Mauricio da Rocha Palma.pdfTCC Mauricio da Rocha Palma.pdfapplication/pdf4676681https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7333/1/TCC%20Mauricio%20da%20Rocha%20Palma.pdfb7a91ecaa3b4aa86337f51a59146fd0bMD5111338/73332021-05-24 16:26:51.423oai:repositorio.ucs.br:11338/7333Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:00.318790Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv #ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas
title #ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas
spellingShingle #ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas
Palma, Mauricio da Rocha
Jornalismo
Mídia social
Mídia digital
Comunicações digitais
Comunicação de massa - Aspectos políticos
Movimentos de protesto na comunicação de massa
title_short #ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas
title_full #ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas
title_fullStr #ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas
title_full_unstemmed #ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas
title_sort #ELENÃO : da hashtag online à manifestação nas ruas
author Palma, Mauricio da Rocha
author_facet Palma, Mauricio da Rocha
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Corrêa, Edson Luiz Scain
Hoffmann, Jacob Raul
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Mauricio da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rech, Alessandra Paula
contributor_str_mv Rech, Alessandra Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Mídia social
Mídia digital
Comunicações digitais
Comunicação de massa - Aspectos políticos
Movimentos de protesto na comunicação de massa
topic Jornalismo
Mídia social
Mídia digital
Comunicações digitais
Comunicação de massa - Aspectos políticos
Movimentos de protesto na comunicação de massa
description Esta monografia apresenta um estudo acerca da memetização da #ELENÃO e como os memes podem, ou não, influenciar a opinião pública em um processo eleitoral. Antes da análise, é apresentada a revisão teórica, que aborda assuntos que servem como base desta pesquisa, sendo eles: internet, redes sociais, memes, eleições presidenciais de 2018 e acontecimentos importantes para a pesquisa. A partir destes estudos é iniciada a investigação, baseada nas metodologias escolhidas, que são: pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica, estudo de caso, análise de conteúdo e semiótica. Para atingir o objetivo e responder ao questionamento deste trabalho, a análise foi dividida em alguns itens relevantes como o conteúdo dos principais memes repercutidos durante as eleições de 2018, a descrição visual, interação por parte dos usuários do Facebook e resultados em manifestações nas ruas. Ao final observa-se que os memes impactam na difusão de ideologias políticas e independentemente do resultado do processo eleitoral demonstram como o engajamento popular se estende para o modos de expressão da vida cotidiana. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-24T16:26:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-24T16:26:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/7333
url https://repositorio.ucs.br/11338/7333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/7333/1/TCC%20Mauricio%20da%20Rocha%20Palma.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7a91ecaa3b4aa86337f51a59146fd0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258446650212352