Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carpes, Klaus Faller
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6880
Resumo: Este trabalho possui como objetivo identificar possíveis repercussões, junto ao processo de identificação de uma criança em fase de latência, ao assistir um filme de desenho animado. Foi explorado o estabelecimento de possíveis relação entre determinadas cenas de um artefato cultural (filme escolhido) e situações experienciadas por uma criança em seu desenvolvimento, dando ênfase à continuidade de identificações fora do ambiente familiar. Entende-se como fundamental traçar percepções acerca do processo de identificação no desenvolvimento psíquico de uma criança, tendo como uma das possibilidades se identificar com o que acontece num filme de desenho animado. O método de pesquisa segue um delineamento qualitativo, do tipo exploratório e interpretativo, tendo como fonte o filme de desenho animado O Rei Leão, de 1994, sendo os dados analisados em forma de tabela e sua exploração baseada na análise de conteúdo, com as categorias de análise definidas a posteriori, a partir de conceitos elaborados por Freud, como Fase de Latência e Identificação Primária. A categoria Processo de identificação aborda, principalmente, a representatividade do conceito de Identificação Primária que pode ser identificado no filme. Sendo seguida pela categoria Conflitos na latência, que busca tratar sobre o afastamento da criança de suas figuras materna e paterna para estabelecer relações com outras figuras. A categoria Conceito dos pais Vs. Conceito dos amigos traz a discussão sobre as mudanças sociais e psicológicas que podem interferir no desenvolvimento intelectual e a personalidade do indivíduo. A quarta categoria, Conciliação dos conflitos, fala sobre reflexões que são feitas pelo protagonista para auxiliá-lo a compreender quem ele é. E por fim, a categoria Enfrentando conflitos da latência refere-se à busca do personagem em dar vazão às suas representações, ao seu próprio significado. Há um desfecho em que foi possível integrar as experiências vivenciadas, dando alicerce a sua subjetividade. Com a discussão é possível perceber que os desenhos animados possuem um potencial de representatividade e exemplos relevantes para o desenvolvimento da criança, principalmente evidenciando como se dá a relação entre ela e suas figuras materna e paterna, pois estas serão a base para as relações futuras [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_b524b6d726cb3bd2dc95be8eb94e1b46
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6880
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Carpes, Klaus FallerLhullier, CristinaCemin, Tânia Maria2021-03-31T23:45:51Z2021-03-31T23:45:51Z2021-02-022020-12-03https://repositorio.ucs.br/11338/6880Este trabalho possui como objetivo identificar possíveis repercussões, junto ao processo de identificação de uma criança em fase de latência, ao assistir um filme de desenho animado. Foi explorado o estabelecimento de possíveis relação entre determinadas cenas de um artefato cultural (filme escolhido) e situações experienciadas por uma criança em seu desenvolvimento, dando ênfase à continuidade de identificações fora do ambiente familiar. Entende-se como fundamental traçar percepções acerca do processo de identificação no desenvolvimento psíquico de uma criança, tendo como uma das possibilidades se identificar com o que acontece num filme de desenho animado. O método de pesquisa segue um delineamento qualitativo, do tipo exploratório e interpretativo, tendo como fonte o filme de desenho animado O Rei Leão, de 1994, sendo os dados analisados em forma de tabela e sua exploração baseada na análise de conteúdo, com as categorias de análise definidas a posteriori, a partir de conceitos elaborados por Freud, como Fase de Latência e Identificação Primária. A categoria Processo de identificação aborda, principalmente, a representatividade do conceito de Identificação Primária que pode ser identificado no filme. Sendo seguida pela categoria Conflitos na latência, que busca tratar sobre o afastamento da criança de suas figuras materna e paterna para estabelecer relações com outras figuras. A categoria Conceito dos pais Vs. Conceito dos amigos traz a discussão sobre as mudanças sociais e psicológicas que podem interferir no desenvolvimento intelectual e a personalidade do indivíduo. A quarta categoria, Conciliação dos conflitos, fala sobre reflexões que são feitas pelo protagonista para auxiliá-lo a compreender quem ele é. E por fim, a categoria Enfrentando conflitos da latência refere-se à busca do personagem em dar vazão às suas representações, ao seu próprio significado. Há um desfecho em que foi possível integrar as experiências vivenciadas, dando alicerce a sua subjetividade. Com a discussão é possível perceber que os desenhos animados possuem um potencial de representatividade e exemplos relevantes para o desenvolvimento da criança, principalmente evidenciando como se dá a relação entre ela e suas figuras materna e paterna, pois estas serão a base para as relações futuras [resumo fornecido pelo autor].Crianças - DesenvolvimentoPeríodo de latência psicossexualDesenho animadoPsicologiaPsicologia infantilProcesso de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em PsicologiaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-02-01ORIGINALTCC Klaus Faller Carpes.pdfTCC Klaus Faller Carpes.pdfapplication/pdf449939https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6880/1/TCC%20Klaus%20Faller%20Carpes.pdf8811690de5d202f4c69c1304a3a71f85MD51TEXTTCC Klaus Faller Carpes.pdf.txtTCC Klaus Faller Carpes.pdf.txtExtracted texttext/plain81744https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6880/2/TCC%20Klaus%20Faller%20Carpes.pdf.txtb8c27f7914b412319303a2c917505a32MD52THUMBNAILTCC Klaus Faller Carpes.pdf.jpgTCC Klaus Faller Carpes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6880/3/TCC%20Klaus%20Faller%20Carpes.pdf.jpga31b958f1e319dfe5000d835710ded7fMD5311338/68802021-05-07 14:13:35.202oai:repositorio.ucs.br:11338/6880Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13:35Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado
title Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado
spellingShingle Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado
Carpes, Klaus Faller
Crianças - Desenvolvimento
Período de latência psicossexual
Desenho animado
Psicologia
Psicologia infantil
title_short Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado
title_full Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado
title_fullStr Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado
title_full_unstemmed Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado
title_sort Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado
author Carpes, Klaus Faller
author_facet Carpes, Klaus Faller
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lhullier, Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carpes, Klaus Faller
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cemin, Tânia Maria
contributor_str_mv Cemin, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Desenvolvimento
Período de latência psicossexual
Desenho animado
Psicologia
Psicologia infantil
topic Crianças - Desenvolvimento
Período de latência psicossexual
Desenho animado
Psicologia
Psicologia infantil
description Este trabalho possui como objetivo identificar possíveis repercussões, junto ao processo de identificação de uma criança em fase de latência, ao assistir um filme de desenho animado. Foi explorado o estabelecimento de possíveis relação entre determinadas cenas de um artefato cultural (filme escolhido) e situações experienciadas por uma criança em seu desenvolvimento, dando ênfase à continuidade de identificações fora do ambiente familiar. Entende-se como fundamental traçar percepções acerca do processo de identificação no desenvolvimento psíquico de uma criança, tendo como uma das possibilidades se identificar com o que acontece num filme de desenho animado. O método de pesquisa segue um delineamento qualitativo, do tipo exploratório e interpretativo, tendo como fonte o filme de desenho animado O Rei Leão, de 1994, sendo os dados analisados em forma de tabela e sua exploração baseada na análise de conteúdo, com as categorias de análise definidas a posteriori, a partir de conceitos elaborados por Freud, como Fase de Latência e Identificação Primária. A categoria Processo de identificação aborda, principalmente, a representatividade do conceito de Identificação Primária que pode ser identificado no filme. Sendo seguida pela categoria Conflitos na latência, que busca tratar sobre o afastamento da criança de suas figuras materna e paterna para estabelecer relações com outras figuras. A categoria Conceito dos pais Vs. Conceito dos amigos traz a discussão sobre as mudanças sociais e psicológicas que podem interferir no desenvolvimento intelectual e a personalidade do indivíduo. A quarta categoria, Conciliação dos conflitos, fala sobre reflexões que são feitas pelo protagonista para auxiliá-lo a compreender quem ele é. E por fim, a categoria Enfrentando conflitos da latência refere-se à busca do personagem em dar vazão às suas representações, ao seu próprio significado. Há um desfecho em que foi possível integrar as experiências vivenciadas, dando alicerce a sua subjetividade. Com a discussão é possível perceber que os desenhos animados possuem um potencial de representatividade e exemplos relevantes para o desenvolvimento da criança, principalmente evidenciando como se dá a relação entre ela e suas figuras materna e paterna, pois estas serão a base para as relações futuras [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-31T23:45:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-31T23:45:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6880
url https://repositorio.ucs.br/11338/6880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6880/1/TCC%20Klaus%20Faller%20Carpes.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6880/2/TCC%20Klaus%20Faller%20Carpes.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6880/3/TCC%20Klaus%20Faller%20Carpes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8811690de5d202f4c69c1304a3a71f85
b8c27f7914b412319303a2c917505a32
a31b958f1e319dfe5000d835710ded7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308882958778368