Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16432 |
Resumo: | Neste estudo, analisamos a participação de elementos violentos, tais como o uso de força bruta entre as personagens dos desenhos animados atuais, para a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares. Investigamos as interações das crianças com pares, bem como as interpretações que fazem acerca de elementos violentos presentes em desenho animado contemporâneo, através das técnicas de observação participante, notas de campo e entrevistas individuais. Posteriormente, analisamos os elementos discursivos da narrativa de um dos episódios da série Cavaleiros do zodíaco, através da análise do discurso da mídia (Fischer, 1996). Nessa análise, constatamos, no perfil das personagens, um aparente relativismo moral, evidenciando pela presença de duas morais: a do "bem" e a do "mal". Verificamos também a associação entre poder e violência/força física, assim como a banalização da violência entre as personagens. Do lado das crianças, observamos a presença da brutalidade nas interações com pares. Constatamos ainda que, em algumas interações, a violência é justificada, sugerindo que as crianças observadas estão construindo noções morais relativas para o convívio social. Inferimos que, mesmo não ocorrendo uma recepção tácita da programação televisiva, os valores e conceitos transmitidos pela mídia eletrônica constituem elementos da cultura utilizados pelas crianças na construção de valores sócio-morais. |
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Kasprzak, Roselene GurskiMilnitsky-Sapiro, Clary2009-07-21T04:15:59Z1997http://hdl.handle.net/10183/16432000194632Neste estudo, analisamos a participação de elementos violentos, tais como o uso de força bruta entre as personagens dos desenhos animados atuais, para a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares. Investigamos as interações das crianças com pares, bem como as interpretações que fazem acerca de elementos violentos presentes em desenho animado contemporâneo, através das técnicas de observação participante, notas de campo e entrevistas individuais. Posteriormente, analisamos os elementos discursivos da narrativa de um dos episódios da série Cavaleiros do zodíaco, através da análise do discurso da mídia (Fischer, 1996). Nessa análise, constatamos, no perfil das personagens, um aparente relativismo moral, evidenciando pela presença de duas morais: a do "bem" e a do "mal". Verificamos também a associação entre poder e violência/força física, assim como a banalização da violência entre as personagens. Do lado das crianças, observamos a presença da brutalidade nas interações com pares. Constatamos ainda que, em algumas interações, a violência é justificada, sugerindo que as crianças observadas estão construindo noções morais relativas para o convívio social. Inferimos que, mesmo não ocorrendo uma recepção tácita da programação televisiva, os valores e conceitos transmitidos pela mídia eletrônica constituem elementos da cultura utilizados pelas crianças na construção de valores sócio-morais.This study analyzed the participation of violent elements such as the use of the brute force by the characters of current cartoons, for the construction of preschoolers' sociomoral values. Children's peer interactions as well as their interpretations of violent elements present in a contemporary cartoon were investigated through the use of participant observation, field notes and individual interviews. Afterwards, the analysis of discourse of media (Fisher, 1996) was used to analyze the discursive elements of the narrative of "Cavaleiros do zodíaco" serial episode. As a result, a sort of moral relativism indicated by the presence of two tipes of morality - "good" and "evil"- was found in characters' profiles. An association between power and violence/ physical force, as well as the vulgarization of violence among characters was also found. As far as children are concerned the presence of brutality was observed as they interacted with their peers. In some interactions a sort of justified violence was also observed indicating that the observed children could be constructing relative moral concepts to be used in social exchanges. It seems that even when children are not exposed to a tacit reception of television broadcasting, values and concepts transmitted by the eletronic media work as cultural elements which children use in the construction of socio-moral values.application/pdfporPsicologia do desenvolvimentoCinema : CriançaDesenho animadoViolênciaDesenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000194632.pdf000194632.pdfTexto completoapplication/pdf426115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16432/1/000194632.pdf715e5cd5e192a4542103977e1be6f323MD51TEXT000194632.pdf.txt000194632.pdf.txtExtracted Texttext/plain326076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16432/2/000194632.pdf.txt0cb01a1cf174e0840ba28a76a4b9557eMD52THUMBNAIL000194632.pdf.jpg000194632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16432/3/000194632.pdf.jpgad67d3500c8f5f01058b752b7902c691MD5310183/164322018-10-08 09:05:41.998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:05:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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