Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kasprzak, Roselene Gurski
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16432
Resumo: Neste estudo, analisamos a participação de elementos violentos, tais como o uso de força bruta entre as personagens dos desenhos animados atuais, para a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares. Investigamos as interações das crianças com pares, bem como as interpretações que fazem acerca de elementos violentos presentes em desenho animado contemporâneo, através das técnicas de observação participante, notas de campo e entrevistas individuais. Posteriormente, analisamos os elementos discursivos da narrativa de um dos episódios da série Cavaleiros do zodíaco, através da análise do discurso da mídia (Fischer, 1996). Nessa análise, constatamos, no perfil das personagens, um aparente relativismo moral, evidenciando pela presença de duas morais: a do "bem" e a do "mal". Verificamos também a associação entre poder e violência/força física, assim como a banalização da violência entre as personagens. Do lado das crianças, observamos a presença da brutalidade nas interações com pares. Constatamos ainda que, em algumas interações, a violência é justificada, sugerindo que as crianças observadas estão construindo noções morais relativas para o convívio social. Inferimos que, mesmo não ocorrendo uma recepção tácita da programação televisiva, os valores e conceitos transmitidos pela mídia eletrônica constituem elementos da cultura utilizados pelas crianças na construção de valores sócio-morais.
id URGS_bfa2d9c1fc7c1b490565f940c541c710
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16432
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Kasprzak, Roselene GurskiMilnitsky-Sapiro, Clary2009-07-21T04:15:59Z1997http://hdl.handle.net/10183/16432000194632Neste estudo, analisamos a participação de elementos violentos, tais como o uso de força bruta entre as personagens dos desenhos animados atuais, para a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares. Investigamos as interações das crianças com pares, bem como as interpretações que fazem acerca de elementos violentos presentes em desenho animado contemporâneo, através das técnicas de observação participante, notas de campo e entrevistas individuais. Posteriormente, analisamos os elementos discursivos da narrativa de um dos episódios da série Cavaleiros do zodíaco, através da análise do discurso da mídia (Fischer, 1996). Nessa análise, constatamos, no perfil das personagens, um aparente relativismo moral, evidenciando pela presença de duas morais: a do "bem" e a do "mal". Verificamos também a associação entre poder e violência/força física, assim como a banalização da violência entre as personagens. Do lado das crianças, observamos a presença da brutalidade nas interações com pares. Constatamos ainda que, em algumas interações, a violência é justificada, sugerindo que as crianças observadas estão construindo noções morais relativas para o convívio social. Inferimos que, mesmo não ocorrendo uma recepção tácita da programação televisiva, os valores e conceitos transmitidos pela mídia eletrônica constituem elementos da cultura utilizados pelas crianças na construção de valores sócio-morais.This study analyzed the participation of violent elements such as the use of the brute force by the characters of current cartoons, for the construction of preschoolers' sociomoral values. Children's peer interactions as well as their interpretations of violent elements present in a contemporary cartoon were investigated through the use of participant observation, field notes and individual interviews. Afterwards, the analysis of discourse of media (Fisher, 1996) was used to analyze the discursive elements of the narrative of "Cavaleiros do zodíaco" serial episode. As a result, a sort of moral relativism indicated by the presence of two tipes of morality - "good" and "evil"- was found in characters' profiles. An association between power and violence/ physical force, as well as the vulgarization of violence among characters was also found. As far as children are concerned the presence of brutality was observed as they interacted with their peers. In some interactions a sort of justified violence was also observed indicating that the observed children could be constructing relative moral concepts to be used in social exchanges. It seems that even when children are not exposed to a tacit reception of television broadcasting, values and concepts transmitted by the eletronic media work as cultural elements which children use in the construction of socio-moral values.application/pdfporPsicologia do desenvolvimentoCinema : CriançaDesenho animadoViolênciaDesenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000194632.pdf000194632.pdfTexto completoapplication/pdf426115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16432/1/000194632.pdf715e5cd5e192a4542103977e1be6f323MD51TEXT000194632.pdf.txt000194632.pdf.txtExtracted Texttext/plain326076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16432/2/000194632.pdf.txt0cb01a1cf174e0840ba28a76a4b9557eMD52THUMBNAIL000194632.pdf.jpg000194632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16432/3/000194632.pdf.jpgad67d3500c8f5f01058b752b7902c691MD5310183/164322018-10-08 09:05:41.998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:05:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares
title Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares
spellingShingle Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares
Kasprzak, Roselene Gurski
Psicologia do desenvolvimento
Cinema : Criança
Desenho animado
Violência
title_short Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares
title_full Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares
title_fullStr Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares
title_full_unstemmed Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares
title_sort Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares
author Kasprzak, Roselene Gurski
author_facet Kasprzak, Roselene Gurski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kasprzak, Roselene Gurski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Milnitsky-Sapiro, Clary
contributor_str_mv Milnitsky-Sapiro, Clary
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do desenvolvimento
Cinema : Criança
Desenho animado
Violência
topic Psicologia do desenvolvimento
Cinema : Criança
Desenho animado
Violência
description Neste estudo, analisamos a participação de elementos violentos, tais como o uso de força bruta entre as personagens dos desenhos animados atuais, para a construção de valores sócio-morais em crianças pré-escolares. Investigamos as interações das crianças com pares, bem como as interpretações que fazem acerca de elementos violentos presentes em desenho animado contemporâneo, através das técnicas de observação participante, notas de campo e entrevistas individuais. Posteriormente, analisamos os elementos discursivos da narrativa de um dos episódios da série Cavaleiros do zodíaco, através da análise do discurso da mídia (Fischer, 1996). Nessa análise, constatamos, no perfil das personagens, um aparente relativismo moral, evidenciando pela presença de duas morais: a do "bem" e a do "mal". Verificamos também a associação entre poder e violência/força física, assim como a banalização da violência entre as personagens. Do lado das crianças, observamos a presença da brutalidade nas interações com pares. Constatamos ainda que, em algumas interações, a violência é justificada, sugerindo que as crianças observadas estão construindo noções morais relativas para o convívio social. Inferimos que, mesmo não ocorrendo uma recepção tácita da programação televisiva, os valores e conceitos transmitidos pela mídia eletrônica constituem elementos da cultura utilizados pelas crianças na construção de valores sócio-morais.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-07-21T04:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16432
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000194632
url http://hdl.handle.net/10183/16432
identifier_str_mv 000194632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16432/1/000194632.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16432/2/000194632.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16432/3/000194632.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 715e5cd5e192a4542103977e1be6f323
0cb01a1cf174e0840ba28a76a4b9557e
ad67d3500c8f5f01058b752b7902c691
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085150390747136