Influência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Hélen Orlandi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8558
Resumo: Durante os últimos anos, ao desenvolver um produto ou serviço, cada vez mais o foco é direcionado à criação de valor por meio da satisfação do cliente. E, com o avanço das tecnologias digitais, o consumidor tem mais oportunidades para se expressar e, um dos caminhos é pelas avaliações online. Desta forma, o estudo teve o objetivo de analisar a influência das avaliações disponíveis no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos, assim analisando sua percepção sobre criação de conteúdo, confiança, antecipação de satisfação e intenção de compra, nas avaliações do Google. Para tal, foi aplicada uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, com a utilização de questionário online estruturado do tipo survey. Os resultados apontam que tanto os brasileiros quanto os norte-americanos têm costume de ler as avaliações disponíveis no Google. Em relação às avaliações online do Google, no Brasil, as médias apresentam que as pessoas têm uma percepção mais positiva sobre a criação de conteúdo e são mais influenciadas pela leitura das avaliações. Nos Estados Unidos, as médias apresentam que as pessoas possuem mais antecipação de satisfação e confiança nas avaliações. Vale destacar que, somente para a confiança nas avaliações, a diferença encontrada nas médias dos construtos foi significante. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_b542fe121f85b1ca85f1422a0e9b77be
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8558
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Rangel, Hélen OrlandiVerruck, FábioGonçalves, Roberto BirchLazzari, Fernanda2021-08-04T19:08:44Z2021-08-04T19:08:44Z2020-07-152020https://repositorio.ucs.br/11338/8558Durante os últimos anos, ao desenvolver um produto ou serviço, cada vez mais o foco é direcionado à criação de valor por meio da satisfação do cliente. E, com o avanço das tecnologias digitais, o consumidor tem mais oportunidades para se expressar e, um dos caminhos é pelas avaliações online. Desta forma, o estudo teve o objetivo de analisar a influência das avaliações disponíveis no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos, assim analisando sua percepção sobre criação de conteúdo, confiança, antecipação de satisfação e intenção de compra, nas avaliações do Google. Para tal, foi aplicada uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, com a utilização de questionário online estruturado do tipo survey. Os resultados apontam que tanto os brasileiros quanto os norte-americanos têm costume de ler as avaliações disponíveis no Google. Em relação às avaliações online do Google, no Brasil, as médias apresentam que as pessoas têm uma percepção mais positiva sobre a criação de conteúdo e são mais influenciadas pela leitura das avaliações. Nos Estados Unidos, as médias apresentam que as pessoas possuem mais antecipação de satisfação e confiança nas avaliações. Vale destacar que, somente para a confiança nas avaliações, a diferença encontrada nas médias dos construtos foi significante. [resumo fornecido pelo autor]During the past few years, when developing a product or service, more and more the focus is on creating value through customer satisfaction. And, with the digital technologies advancement, the consumers have more opportunities to express themselves and, one way is through the online reviews. Therefore, the study aimed to analyze the influence of the reviews available on Google over brazilians and north-americans consumer behavior, thus analyzing their content creation perception, trust, anticipation of satisfaction and purchase intention, in the Google reviews. To do so, it was applied a quantitative, descriptive research, using a structured survey type online questionnaire. The results show that both brazilians and north-americans have the habit to read the reviews available on Google. Regarding to Google's online reviews, in Brazil, the averages present that people have a more positive perception of content creation and are more influenced by reading the reviews. In the United States, averages present that people have more anticipation of satisfaction and confidence in the reviews. It is worth mentioning that, only for the confidence in the reviews, the difference found in the constructs averages was significant. [resumo fornecido pelo autor]Comportamento do consumidorSatisfação do consumidorComércio eletrônicoServiços ao clienteConsumidores - AtitudesInfluência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Comércio InternacionalCampus Universitário de Caxias do Sul2020-07-15 00:00:00ORIGINALTCC Hélen Orlandi Rangel.pdfTCC Hélen Orlandi Rangel.pdfapplication/pdf626641https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8558/1/TCC%20H%c3%a9len%20Orlandi%20Rangel.pdf49ed280f869360d8493f14f2e29c180dMD51TEXTTCC Hélen Orlandi Rangel.pdf.txtTCC Hélen Orlandi Rangel.pdf.txtExtracted texttext/plain104597https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8558/2/TCC%20H%c3%a9len%20Orlandi%20Rangel.pdf.txta8968dc7d481cba7fbdd3bbd09b3e7d2MD52THUMBNAILTCC Hélen Orlandi Rangel.pdf.jpgTCC Hélen Orlandi Rangel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8558/3/TCC%20H%c3%a9len%20Orlandi%20Rangel.pdf.jpg1c45ed2f950c057ef551cd9589793b27MD5311338/85582022-10-18 18:36:29.498oai:repositorio.ucs.br:11338/8558Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:36:29Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos
title Influência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos
spellingShingle Influência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos
Rangel, Hélen Orlandi
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Comércio eletrônico
Serviços ao cliente
Consumidores - Atitudes
title_short Influência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos
title_full Influência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos
title_fullStr Influência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos
title_full_unstemmed Influência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos
title_sort Influência das avaliações no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos
author Rangel, Hélen Orlandi
author_facet Rangel, Hélen Orlandi
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Verruck, Fábio
Gonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Hélen Orlandi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lazzari, Fernanda
contributor_str_mv Lazzari, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Comércio eletrônico
Serviços ao cliente
Consumidores - Atitudes
topic Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Comércio eletrônico
Serviços ao cliente
Consumidores - Atitudes
description Durante os últimos anos, ao desenvolver um produto ou serviço, cada vez mais o foco é direcionado à criação de valor por meio da satisfação do cliente. E, com o avanço das tecnologias digitais, o consumidor tem mais oportunidades para se expressar e, um dos caminhos é pelas avaliações online. Desta forma, o estudo teve o objetivo de analisar a influência das avaliações disponíveis no Google sobre o comportamento dos consumidores brasileiros e norte-americanos, assim analisando sua percepção sobre criação de conteúdo, confiança, antecipação de satisfação e intenção de compra, nas avaliações do Google. Para tal, foi aplicada uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, com a utilização de questionário online estruturado do tipo survey. Os resultados apontam que tanto os brasileiros quanto os norte-americanos têm costume de ler as avaliações disponíveis no Google. Em relação às avaliações online do Google, no Brasil, as médias apresentam que as pessoas têm uma percepção mais positiva sobre a criação de conteúdo e são mais influenciadas pela leitura das avaliações. Nos Estados Unidos, as médias apresentam que as pessoas possuem mais antecipação de satisfação e confiança nas avaliações. Vale destacar que, somente para a confiança nas avaliações, a diferença encontrada nas médias dos construtos foi significante. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-04T19:08:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-04T19:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8558
url https://repositorio.ucs.br/11338/8558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8558/1/TCC%20H%c3%a9len%20Orlandi%20Rangel.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8558/2/TCC%20H%c3%a9len%20Orlandi%20Rangel.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8558/3/TCC%20H%c3%a9len%20Orlandi%20Rangel.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49ed280f869360d8493f14f2e29c180d
a8968dc7d481cba7fbdd3bbd09b3e7d2
1c45ed2f950c057ef551cd9589793b27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308898723069952