Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramon, Mateus Luan
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9399
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a representação humana e sua relação com o consumo adulto, especialmente no que tange ao colecionismo de bonecas. O estudo apresenta, inicialmente, uma discussão sobre a representação humana, contextualizando o surgimento das bonecas. Após, parte-se para um capítulo que busca uma relação entre as bonecas e o consumo. Posteriormente, a análise é realizada com exemplos reais de colecionadores que estabelecem diferentes experiências estéticas com o objeto estudado. Esses são escolhidos e delimitados em categorias, seguindo conceitos esclarecidos a partir da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2015), em uma pesquisa qualitativa/ exploratória. É possível, desse modo, identificar no estudo realizado, como as bonecas se inserem na vida humana, inicialmente sob uma perspectiva histórica, abrangendo desde sua origem, até a sua chegada no mercado, e as contribuições do marketing e publicidade de empresas para a vivência de experiências estéticas diversificadas do consumidor adulto. Entende-se, ao final, que além de estímulos proporcionados pelas marcas, o consumidor adulto também coleciona esse objeto especial por uma ligação mais profunda e sensível, que se fortalece a partir de idolatria, hobby ou necessidade de exposição, que o permite viver e interagir com esse objeto intensa e particular, incitando sua aquisição. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_b6701e3775104bd045185ba746df4b69
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9399
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Ramon, Mateus LuanRech, Alessandra PaulaArnt, Carlos Antonio de AndradeSilva, Ivana Almeida da2022-02-02T14:13:48Z2022-02-02T14:13:48Z2021-12-202021-11-29https://repositorio.ucs.br/11338/9399O presente trabalho tem como objetivo investigar a representação humana e sua relação com o consumo adulto, especialmente no que tange ao colecionismo de bonecas. O estudo apresenta, inicialmente, uma discussão sobre a representação humana, contextualizando o surgimento das bonecas. Após, parte-se para um capítulo que busca uma relação entre as bonecas e o consumo. Posteriormente, a análise é realizada com exemplos reais de colecionadores que estabelecem diferentes experiências estéticas com o objeto estudado. Esses são escolhidos e delimitados em categorias, seguindo conceitos esclarecidos a partir da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2015), em uma pesquisa qualitativa/ exploratória. É possível, desse modo, identificar no estudo realizado, como as bonecas se inserem na vida humana, inicialmente sob uma perspectiva histórica, abrangendo desde sua origem, até a sua chegada no mercado, e as contribuições do marketing e publicidade de empresas para a vivência de experiências estéticas diversificadas do consumidor adulto. Entende-se, ao final, que além de estímulos proporcionados pelas marcas, o consumidor adulto também coleciona esse objeto especial por uma ligação mais profunda e sensível, que se fortalece a partir de idolatria, hobby ou necessidade de exposição, que o permite viver e interagir com esse objeto intensa e particular, incitando sua aquisição. [resumo fornecido pelo autor]The present work aims to investigate human representation and its relationship with adult consumption, especially with regard to dolls collecting. The study initially presents a discussion about human representation, contextualizing the appearance of dolls. Then, we move on to a chapter that seeks a relationship between dolls and consumption. Subsequently, the analysis is carried out with real examples of collectors who establish different aesthetic experiences with the studied object. These are chosen and delimited into categories, following concepts clarified from the Content Analysis proposed by Laurence Bardin (2015), in a qualitative / exploratory research. It is possible, in this way, to identify in the study carried out, how the puppets are inserted in human life, initially under a historical perspective, covering from their origin, until their arrival on the market, and the contributions of marketing and advertising from. companies to experience diversified aesthetic experiences in the adult consumer. It is understood, in the end, that in addition to the stimuli provided by the brands, the adult consumer also collects this special object for a deeper and more sensitive connection, which is strengthened from idolatry, hobby or the need for exposure, which allows for them to live and interact with that intense and particular object, providing its acquisition. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeComportamento do consumidorColecionadores e coleçãoBonecas - Colecionadores e coleçãoRepresentação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2021-12-19ORIGINALTCC Mateus Luan Ramon.pdfTCC Mateus Luan Ramon.pdfapplication/pdf4165896https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9399/1/TCC%20Mateus%20Luan%20Ramon.pdfc6c27732c226a1da9d4b5dd2607b9161MD51TEXTTCC Mateus Luan Ramon.pdf.txtTCC Mateus Luan Ramon.pdf.txtExtracted texttext/plain233912https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9399/2/TCC%20Mateus%20Luan%20Ramon.pdf.txtbb9c91dfa7485ebcdade254906bee96eMD52THUMBNAILTCC Mateus Luan Ramon.pdf.jpgTCC Mateus Luan Ramon.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9399/3/TCC%20Mateus%20Luan%20Ramon.pdf.jpg352b846a95416d7dc440ce65e7345bfeMD5311338/93992022-10-18 18:40:01.581oai:repositorio.ucs.br:11338/9399Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:58.731224Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo
title Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo
spellingShingle Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo
Ramon, Mateus Luan
Publicidade
Comportamento do consumidor
Colecionadores e coleção
Bonecas - Colecionadores e coleção
title_short Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo
title_full Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo
title_fullStr Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo
title_full_unstemmed Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo
title_sort Representação humana, experiência estética e consumo adulto na atualidade: bonecas e colecionismo
author Ramon, Mateus Luan
author_facet Ramon, Mateus Luan
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Rech, Alessandra Paula
Arnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramon, Mateus Luan
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ivana Almeida da
contributor_str_mv Silva, Ivana Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Comportamento do consumidor
Colecionadores e coleção
Bonecas - Colecionadores e coleção
topic Publicidade
Comportamento do consumidor
Colecionadores e coleção
Bonecas - Colecionadores e coleção
description O presente trabalho tem como objetivo investigar a representação humana e sua relação com o consumo adulto, especialmente no que tange ao colecionismo de bonecas. O estudo apresenta, inicialmente, uma discussão sobre a representação humana, contextualizando o surgimento das bonecas. Após, parte-se para um capítulo que busca uma relação entre as bonecas e o consumo. Posteriormente, a análise é realizada com exemplos reais de colecionadores que estabelecem diferentes experiências estéticas com o objeto estudado. Esses são escolhidos e delimitados em categorias, seguindo conceitos esclarecidos a partir da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2015), em uma pesquisa qualitativa/ exploratória. É possível, desse modo, identificar no estudo realizado, como as bonecas se inserem na vida humana, inicialmente sob uma perspectiva histórica, abrangendo desde sua origem, até a sua chegada no mercado, e as contribuições do marketing e publicidade de empresas para a vivência de experiências estéticas diversificadas do consumidor adulto. Entende-se, ao final, que além de estímulos proporcionados pelas marcas, o consumidor adulto também coleciona esse objeto especial por uma ligação mais profunda e sensível, que se fortalece a partir de idolatria, hobby ou necessidade de exposição, que o permite viver e interagir com esse objeto intensa e particular, incitando sua aquisição. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-02T14:13:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-02T14:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9399
url https://repositorio.ucs.br/11338/9399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9399/1/TCC%20Mateus%20Luan%20Ramon.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9399/2/TCC%20Mateus%20Luan%20Ramon.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9399/3/TCC%20Mateus%20Luan%20Ramon.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c6c27732c226a1da9d4b5dd2607b9161
bb9c91dfa7485ebcdade254906bee96e
352b846a95416d7dc440ce65e7345bfe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258435220733952