Análise estrutural e otimização das longarinas do chassi de uma usina móvel de asfalto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/10969 |
Resumo: | Desenvolveu-se no presente trabalho um estudo de análise estrutural com proposta de otimização das longarinas do chassi de uma usina móvel de asfalto reduzindo a massa do implemento. Teve-se também como objetivo entender o comportamento da estrutura durante sua aplicação, fazendo uso de uma nova ferramenta de projeto para a empresa. Para isso, foram levantadas as informações de carregamentos e funcionamento na obra, e então, realizada a discretização do domínio para análise estrutural utilizando o software SolidWorks, por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF). Posteriormente, foram aplicadas técnicas de otimização estrutural através da ferramenta de Otimização de Projeto do software, buscando encontrar os possíveis cenários com resultados válidos. Propondo 15 novos cenários de otimização com três diferentes tipos de aços estruturais, e validando sob um coeficiente de segurança mínimo de 1,3, alcançou-se uma redução de massa de 21,04% em relação ao modelo inicial. [resumo fornecido pelo autor] |
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Pezzi, Michel FranciscoCesario, André AlanizLuciano, Marcos AlexandreViecelli, Alexandre2022-09-22T23:10:11Z2022-09-22T23:10:11Z2021-12-232021-12-14https://repositorio.ucs.br/11338/10969Desenvolveu-se no presente trabalho um estudo de análise estrutural com proposta de otimização das longarinas do chassi de uma usina móvel de asfalto reduzindo a massa do implemento. Teve-se também como objetivo entender o comportamento da estrutura durante sua aplicação, fazendo uso de uma nova ferramenta de projeto para a empresa. Para isso, foram levantadas as informações de carregamentos e funcionamento na obra, e então, realizada a discretização do domínio para análise estrutural utilizando o software SolidWorks, por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF). Posteriormente, foram aplicadas técnicas de otimização estrutural através da ferramenta de Otimização de Projeto do software, buscando encontrar os possíveis cenários com resultados válidos. Propondo 15 novos cenários de otimização com três diferentes tipos de aços estruturais, e validando sob um coeficiente de segurança mínimo de 1,3, alcançou-se uma redução de massa de 21,04% em relação ao modelo inicial. [resumo fornecido pelo autor]In the present work, a study of structural analysis was developed with proposal for the optimization the chassis spars of a mobile asphalt plant, reducing implement mass. The aim was also to understand the behavior of the structure during its application, using a new project tool for the company. For this, the information on loading and operation in the work was found, and then, realized the discretization of the system for structural analysis using the SolidWorks software, through the Finite Element Analysis (FEA). Subsequently, structural optimization techniques were applied using the Project Optimization from software tool, looking to find the possible scenarios with valid results. Proposing 15 new optimization scenarios with three different kinds of structural steels, and validating with a minimum safety factor of 1,3, a mass reduction of 21,04% was achieved compared to the initial model. [resumo fornecido pelo autor]AsfaltoAnálise estrutural (Engenharia)Método dos elementos finitosEngenharia mecânicaAnálise estrutural e otimização das longarinas do chassi de uma usina móvel de asfaltoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Engenharia MecânicaCampus Universitário de Caxias do SulORIGINALTCC Michel Francisco Pezzi.pdfTCC Michel Francisco Pezzi.pdfapplication/pdf4224621https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10969/1/TCC%20Michel%20Francisco%20Pezzi.pdf42f838093b2b10f30fff02bcff42acc9MD51TEXTTCC Michel Francisco Pezzi.pdf.txtTCC Michel Francisco Pezzi.pdf.txtExtracted texttext/plain111070https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10969/2/TCC%20Michel%20Francisco%20Pezzi.pdf.txt526d09ace0185a6c165a9de6e9593eb4MD52THUMBNAILTCC Michel Francisco Pezzi.pdf.jpgTCC Michel Francisco Pezzi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10969/3/TCC%20Michel%20Francisco%20Pezzi.pdf.jpgcdb4bad96be27c3952ee89cc7becb128MD5311338/109692023-06-13 17:43:53.821oai:repositorio.ucs.br:11338/10969Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:20.189106Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Desenvolveu-se no presente trabalho um estudo de análise estrutural com proposta de otimização das longarinas do chassi de uma usina móvel de asfalto reduzindo a massa do implemento. Teve-se também como objetivo entender o comportamento da estrutura durante sua aplicação, fazendo uso de uma nova ferramenta de projeto para a empresa. Para isso, foram levantadas as informações de carregamentos e funcionamento na obra, e então, realizada a discretização do domínio para análise estrutural utilizando o software SolidWorks, por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF). Posteriormente, foram aplicadas técnicas de otimização estrutural através da ferramenta de Otimização de Projeto do software, buscando encontrar os possíveis cenários com resultados válidos. Propondo 15 novos cenários de otimização com três diferentes tipos de aços estruturais, e validando sob um coeficiente de segurança mínimo de 1,3, alcançou-se uma redução de massa de 21,04% em relação ao modelo inicial. [resumo fornecido pelo autor] |
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