Alienação parental: a contribuição da escola no processo de desenvolvimento integral e a sua influência nos direitos das crianças e dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiz Cristiano Souza dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12621
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso investigou o fenômeno da Alienação Parental e a contribuição da escola no processo de desenvolvimento integral e a sua influência nos direitos das crianças e dos adolescentes. Sendo assim, foi aplicada uma entrevista aos professores/educadores infantis da rede municipal de Canela/RS para compreender o entendimento relacionado ao comprometimento dos direitos da criança e do adolescente e os reflexos no desenvolvimento integral ocasionados pela ocorrência da Alienação Parental. Ademais, foram observados alguns princípios, como o Princípio da dignidade da pessoa humana, da igualdade, da solidariedade familiar, da convivência familiar e da afetividade; e o conceito de família, bem como a contribuição da escola ao se deparar com práticas de alienação envolvendo seus alunos. Desta entrevista foram extraídos resultados significativos sobre o entendimento dos profissionais em relação ao tema e o fato da Alienação Parental atingir os direitos das crianças e dos adolescentes, sendo clara e perceptiva a insegurança dos entrevistados em reconhecerem o fenômeno como prejudicial no que se refere aos direitos imprescindíveis para as crianças e os adolescentes. [resumo fornecido pelo autor]
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