Musicalização para o desenvolvimento de bebês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/9971 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo investigar as contribuições da musicalização para o desenvolvimento da linguagem de bebês matriculados em escolas de Educação Infantil a partir do olhar de professores que atuam no berçário. Discutem-se conceitos como música e musicalização; a diferença entre educação musical e musicalização; a importância da educação infantil e como ela iniciou no Brasil; as fases do desenvolvimento da criança; a importância da musicalização e o bebê. Autores como Cintia Dutra Tavares, Barry J. Wadsworth com Piaget, Fernando Lefevre e Ana Maria Cavalcanti Lefevre, foram parceiros de diálogo ao longo do estudo e da investigação. Para essa pesquisa, apresentamos a pesquisa qualitativa com ênfase na pesquisa bibliográfica e no discurso do sujeito coletivo. Conclui-se que a musicalização é essencial nas escolas de educação infantil, ainda que, nos berçários, é contínua, sendo percebida como um recurso para distração e sem a valorização no desenvolvimento das múltiplas potências da infância. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_bad33c81f1ed7e0191980bd2e2839926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/9971 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Luana Duarte dosAgliardi, Delcio AntônioMoraes, Cineri FachinWelter, Cristiane Backes2022-05-05T16:58:47Z2022-05-05T16:58:47Z2022-02-012021-12-20https://repositorio.ucs.br/11338/9971Esta monografia tem como objetivo investigar as contribuições da musicalização para o desenvolvimento da linguagem de bebês matriculados em escolas de Educação Infantil a partir do olhar de professores que atuam no berçário. Discutem-se conceitos como música e musicalização; a diferença entre educação musical e musicalização; a importância da educação infantil e como ela iniciou no Brasil; as fases do desenvolvimento da criança; a importância da musicalização e o bebê. Autores como Cintia Dutra Tavares, Barry J. Wadsworth com Piaget, Fernando Lefevre e Ana Maria Cavalcanti Lefevre, foram parceiros de diálogo ao longo do estudo e da investigação. Para essa pesquisa, apresentamos a pesquisa qualitativa com ênfase na pesquisa bibliográfica e no discurso do sujeito coletivo. Conclui-se que a musicalização é essencial nas escolas de educação infantil, ainda que, nos berçários, é contínua, sendo percebida como um recurso para distração e sem a valorização no desenvolvimento das múltiplas potências da infância. [resumo fornecido pelo autor]Recreação musicalCanções infantisCrianças - DesenvolvimentoMusicalização para o desenvolvimento de bebêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2022-01-31ORIGINALTCC Luana Duarte Dos Santos.pdfTCC Luana Duarte Dos Santos.pdfapplication/pdf767781https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9971/1/TCC%20Luana%20Duarte%20Dos%20Santos.pdf898f0cc951cdcd8c39910a91e8514287MD51TEXTTCC Luana Duarte Dos Santos.pdf.txtTCC Luana Duarte Dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain109011https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9971/2/TCC%20Luana%20Duarte%20Dos%20Santos.pdf.txtf0c210a6a85e854702c9d44e5b3469dbMD52THUMBNAILTCC Luana Duarte Dos Santos.pdf.jpgTCC Luana Duarte Dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9971/3/TCC%20Luana%20Duarte%20Dos%20Santos.pdf.jpgdb00bac542edd4f1243d69ca77f1f5beMD5311338/99712022-10-18 18:05:04.016oai:repositorio.ucs.br:11338/9971Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:05:04Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Musicalização para o desenvolvimento de bebês |
title |
Musicalização para o desenvolvimento de bebês |
spellingShingle |
Musicalização para o desenvolvimento de bebês Santos, Luana Duarte dos Recreação musical Canções infantis Crianças - Desenvolvimento |
title_short |
Musicalização para o desenvolvimento de bebês |
title_full |
Musicalização para o desenvolvimento de bebês |
title_fullStr |
Musicalização para o desenvolvimento de bebês |
title_full_unstemmed |
Musicalização para o desenvolvimento de bebês |
title_sort |
Musicalização para o desenvolvimento de bebês |
author |
Santos, Luana Duarte dos |
author_facet |
Santos, Luana Duarte dos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Agliardi, Delcio Antônio Moraes, Cineri Fachin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luana Duarte dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
contributor_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recreação musical Canções infantis Crianças - Desenvolvimento |
topic |
Recreação musical Canções infantis Crianças - Desenvolvimento |
description |
Esta monografia tem como objetivo investigar as contribuições da musicalização para o desenvolvimento da linguagem de bebês matriculados em escolas de Educação Infantil a partir do olhar de professores que atuam no berçário. Discutem-se conceitos como música e musicalização; a diferença entre educação musical e musicalização; a importância da educação infantil e como ela iniciou no Brasil; as fases do desenvolvimento da criança; a importância da musicalização e o bebê. Autores como Cintia Dutra Tavares, Barry J. Wadsworth com Piaget, Fernando Lefevre e Ana Maria Cavalcanti Lefevre, foram parceiros de diálogo ao longo do estudo e da investigação. Para essa pesquisa, apresentamos a pesquisa qualitativa com ênfase na pesquisa bibliográfica e no discurso do sujeito coletivo. Conclui-se que a musicalização é essencial nas escolas de educação infantil, ainda que, nos berçários, é contínua, sendo percebida como um recurso para distração e sem a valorização no desenvolvimento das múltiplas potências da infância. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-05T16:58:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-05T16:58:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/9971 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/9971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9971/1/TCC%20Luana%20Duarte%20Dos%20Santos.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9971/2/TCC%20Luana%20Duarte%20Dos%20Santos.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9971/3/TCC%20Luana%20Duarte%20Dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
898f0cc951cdcd8c39910a91e8514287 f0c210a6a85e854702c9d44e5b3469db db00bac542edd4f1243d69ca77f1f5be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308882170249216 |