Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callegari, Jean Hugo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1091
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos da Ética Hacker, do Construtivismo e do Construcionismo. Para dar conta do objetivo, valeu-se de oficinas que utilizaram os recursos dos sistemas de montagem e motores da LEGO®, do Scratch e do Arduino, em um estudo de caso, de caráter exploratório, atuando como facilitador, e pesquisador. Das oficinas participaram seis crianças/jovens, de 11 a 13 anos, pertencentes ao projeto Mais Educação, de uma escola da serra Gaúcha. O Método Clínico de Piaget foi inspirador das intervenções, durante as oficinas, e suporte para a análise de dados, possibilitando o surgimento de um eixo de autoanálise do pesquisador. Mesmo que entremeados por movimentos de coação e conformismo, a análise dos dados apresenta indícios do estabelecimento de processos de cooperação, intelectual e moral, nos momentos em que os sujeitos tiveram seus interesses e saberes respeitados. Os resultados indicam que a utilização da Robótica Educativa, em um ambiente de trabalho em equipe, através da autogovernância, pode ser fator de promoção da construção de novos saberes e é capaz de contribuir para preparação do sujeito para a vida em sociedade, respeitando o outro. As atividades, atrativas por assumir a forma de entretenimento, podem auxiliar na formação de sujeitos ativos na construção de novos saberes, de ordem intelectual e moral. Para concluir, apresenta-se alguns princípios para o esenvolvimento de atividades com Robótica Educativa, em ressonância com os preceitos aqui defendidos.
id UCS_bcb40c57e7d340f5405ea8a3ad5fb152
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1091
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Callegari, Jean HugoLopes, Daniel de QueirozCatelli, FranciscoValentini, Carla Beatris2016-01-27T17:13:34Z2016-01-27T17:13:34Z2016-01-272015-09-09https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1091Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos da Ética Hacker, do Construtivismo e do Construcionismo. Para dar conta do objetivo, valeu-se de oficinas que utilizaram os recursos dos sistemas de montagem e motores da LEGO®, do Scratch e do Arduino, em um estudo de caso, de caráter exploratório, atuando como facilitador, e pesquisador. Das oficinas participaram seis crianças/jovens, de 11 a 13 anos, pertencentes ao projeto Mais Educação, de uma escola da serra Gaúcha. O Método Clínico de Piaget foi inspirador das intervenções, durante as oficinas, e suporte para a análise de dados, possibilitando o surgimento de um eixo de autoanálise do pesquisador. Mesmo que entremeados por movimentos de coação e conformismo, a análise dos dados apresenta indícios do estabelecimento de processos de cooperação, intelectual e moral, nos momentos em que os sujeitos tiveram seus interesses e saberes respeitados. Os resultados indicam que a utilização da Robótica Educativa, em um ambiente de trabalho em equipe, através da autogovernância, pode ser fator de promoção da construção de novos saberes e é capaz de contribuir para preparação do sujeito para a vida em sociedade, respeitando o outro. As atividades, atrativas por assumir a forma de entretenimento, podem auxiliar na formação de sujeitos ativos na construção de novos saberes, de ordem intelectual e moral. Para concluir, apresenta-se alguns princípios para o esenvolvimento de atividades com Robótica Educativa, em ressonância com os preceitos aqui defendidos.This research had as its main goal understand how the sociocognitive processes take place when the subjects are engaged in some activities in workshops of Educational Robotics, linked to theoretical precepts according to Hacker Ethics, Constructivism and Constructionism. In order to achieve that goal, workshops held using LEGO®, Scratch and Arduino motors and assembling resources were analyzed in an exploratory case study, where the author acted as a advising professor, provoker, and researcher. Subjects in the workshops were 11 to 13 years old, participating in the Brazilian educational project known as “Mais Educação” at a school in the northeast region of the state of Rio Grande do Sul during their off-school period. Piaget’s Clinical Method was the intervention method during the workshops, as well as the data analysis method, making it possible for the researcher’s self-analysis to emerge. Even though data are interweaved by movements of coercion and conformism, data analysis signalizes the establishment of intellectual and moral cooperation processes, in moments when subjects had their interests and knowledge respected. The voluntary construction of the story “M’s Dream” and the signs of empowerment observed in a few subjects indicate that using Educational Robotics, in an environment favoring teamwork, by selfgovernment, can be a factor promoting the construction of new knowledge and that can contribute for the preparation of the subject for life in society, respecting the other. The activities, attractive because they are shaped as entertainment, can help in the education of subjects that are active in the construction of new knowledge, both of intellectual and moral nature. In the conclusion, some principles for the development of activities with Educational Robotics, which are consonant with the precepts supporting this study, are presented.Educação - Estudo e ensinoEducação - Estudo e ensinoAprendizagemRobotics - Study and teachingEducation - Study and teachingLearningRobótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6095850399748287CALLEGARI, J. H.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Jean Hugo Callegari.pdf.txtDissertacao Jean Hugo Callegari.pdf.txtExtracted texttext/plain283346https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1091/3/Dissertacao%20Jean%20Hugo%20Callegari.pdf.txtbab9a8cf452bd7084c7603be4a04687dMD53THUMBNAILDissertacao Jean Hugo Callegari.pdf.jpgDissertacao Jean Hugo Callegari.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1091/4/Dissertacao%20Jean%20Hugo%20Callegari.pdf.jpg9e1a3365e1a85c249b6918cf06efad31MD54ORIGINALDissertacao Jean Hugo Callegari.pdfDissertacao Jean Hugo Callegari.pdfapplication/pdf3581631https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1091/1/Dissertacao%20Jean%20Hugo%20Callegari.pdf1e5752459168e0ee366fa9a44e0c382cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1091/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10912018-08-17 06:07:03.52oai:repositorio.ucs.br:11338/1091IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:49.335925Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
title Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
spellingShingle Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
Callegari, Jean Hugo
Educação - Estudo e ensino
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem
Robotics - Study and teaching
Education - Study and teaching
Learning
title_short Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
title_full Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
title_fullStr Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
title_full_unstemmed Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
title_sort Robótica educativa com crianças/jovens : processos sociocognitivos
author Callegari, Jean Hugo
author_facet Callegari, Jean Hugo
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Lopes, Daniel de Queiroz
Catelli, Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Callegari, Jean Hugo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
contributor_str_mv Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem
Robotics - Study and teaching
Education - Study and teaching
Learning
topic Educação - Estudo e ensino
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem
Robotics - Study and teaching
Education - Study and teaching
Learning
description Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como se manifestam os processos sociocognitivos quando os sujeitos são provocados a desenvolver atividades em oficinas de Robótica Educativa, articulada aos pressupostos da Ética Hacker, do Construtivismo e do Construcionismo. Para dar conta do objetivo, valeu-se de oficinas que utilizaram os recursos dos sistemas de montagem e motores da LEGO®, do Scratch e do Arduino, em um estudo de caso, de caráter exploratório, atuando como facilitador, e pesquisador. Das oficinas participaram seis crianças/jovens, de 11 a 13 anos, pertencentes ao projeto Mais Educação, de uma escola da serra Gaúcha. O Método Clínico de Piaget foi inspirador das intervenções, durante as oficinas, e suporte para a análise de dados, possibilitando o surgimento de um eixo de autoanálise do pesquisador. Mesmo que entremeados por movimentos de coação e conformismo, a análise dos dados apresenta indícios do estabelecimento de processos de cooperação, intelectual e moral, nos momentos em que os sujeitos tiveram seus interesses e saberes respeitados. Os resultados indicam que a utilização da Robótica Educativa, em um ambiente de trabalho em equipe, através da autogovernância, pode ser fator de promoção da construção de novos saberes e é capaz de contribuir para preparação do sujeito para a vida em sociedade, respeitando o outro. As atividades, atrativas por assumir a forma de entretenimento, podem auxiliar na formação de sujeitos ativos na construção de novos saberes, de ordem intelectual e moral. Para concluir, apresenta-se alguns princípios para o esenvolvimento de atividades com Robótica Educativa, em ressonância com os preceitos aqui defendidos.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-09-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-27T17:13:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-27T17:13:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1091
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1091/3/Dissertacao%20Jean%20Hugo%20Callegari.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1091/4/Dissertacao%20Jean%20Hugo%20Callegari.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1091/1/Dissertacao%20Jean%20Hugo%20Callegari.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1091/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bab9a8cf452bd7084c7603be4a04687d
9e1a3365e1a85c249b6918cf06efad31
1e5752459168e0ee366fa9a44e0c382c
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258451436961792