A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Format: | Doctoral thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Download full: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/7814 |
Summary: | Orientador: João Mauricio Rosário |
id |
UNICAMP-30_69d6c62253d35e9d1deae8da6605b5d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1261367 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologiaThe use of robotics as a tool for motivation and professional training in technological sciences : study of the impact of holding robotics tournaments in science and technology eventsRobóticaAprendizagem ativaAprendizagem baseada em problemasCiência e tecnologiaRobótica - Estudo e ensinoRoboticsActive learningProblem-based learning - PBLScience and technologyRobotics - Study and teachingOrientador: João Mauricio RosárioTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: O incentivo a participação de crianças e jovens em torneios de robótica educacional permitem que as mesmas possam compreender melhor o mundo que vivemos, por meio da ciência e tecnologia que vivenciam, bem como a mitigação do grande dilema na busca de uma formação no ensino superior, e na questão da carreira acadêmica e profissional a seguir. Dentro desse contexto, esta tese de doutoramento apresenta metodologia para implementação e avaliação de torneios de robótica educacional e em outros eventos de ciência e tecnologias em suas fases nos ciclos de formação nos Ensinos Fundamentais I, II e Ensino Médio, mostrando a importância e impacto da participação das crianças e jovens em torneios de robótica educacional. Este trabalho busca demonstrar como estas ações têm inspirado os jovens em suas escolhas para a vida e colaborado na construção de seu futuro e sua inserção na sociedade. Estes eventos baseados em temas ou desafios, propiciam um alto grau motivacional, de aprendizagem e inovação em diversas áreas das ciências e tecnologias, aplicando-se múltiplos saberes, possibilitando o desenvolvimento prático de habilidades e competências profissionais e pessoais, tanto na busca de carreiras acadêmicas quanto nas associadas a indústria, comércio e empreendedorismo pessoal. Dentro desse contexto, inicialmente, é apresentado também um estudo de, como outros players atuantes nestes eventos, tais como: técnicos/mentores de equipes, educadores, organizadores, apoiadores e avaliadores os veem e como estes tem impactado, melhorado e inovando na forma de suas atuações e trabalhos perante as crianças e jovens, desenvolvendo novas ferramentas de aprendizagem, desenvolvimento e inserção. Finalmente, foi apresentada uma análise estática, a partir dos resultados de uma enquete, junto aos players do processo, mostrando a importância dessas iniciativas e através de uma análise SWOT dessas informações observou como consequência imediata a redução da evasão escolar nas instituições de ensino superior envolvidas, por parte destes jovens, face as experiencias e motivações vivenciadas durante os eventos de ciência e tecnologia participados, bem como aspectos econômicos de relevância que justificariam políticas públicas para o crescimento e apoio destes eventosAbstract: Encouraging the participation of children and young people in educational robotics tournaments allows them to better understand the world we live in, through the science and technology they experience, as well as mitigating the great dilemma in the search for higher education training, and in the issue of the academic and professional career to follow. Within this context, this doctoral thesis presents methodology for the implementation and evaluation of educational robotics tournaments and in other science and technology events in their phases in the training cycles in Fundamental Ensinos I, II and High School, showing the importance and impact of the participation of children and young people in educational robotics tournaments. This work seeks to demonstrate how these actions have inspired young people in their choices for life and collaborated in the construction of their future and their insertion in society. These events based on themes or challenges, provide a high degree of motivation, learning and innovation in various areas of science and technology, applying multiple knowledge, enabling the practical development of professional and personal skills and competences, both in the search for academic careers and in those associated with industry, commerce and personal entrepreneurship. Within this context, initially, a study is also presented, like other players working in these events, such as: team technicians/mentors, educators, organizers, supporters and evaluators see them and how they have impacted, improved and innovated in the form of their performances and work before children and young people, developing new tools for learning, development and insertion. Finally, a static analysis was presented, based on the results of a survey, with the process players, showing the importance of these initiatives and through a SWOT analysis of this information observed as an immediate consequence the reduction of school dropout in the higher education institutions involved, by these young people, in view of the experiences and motivations experienced during the science and technology events participated, as well as relevant economic aspects that would justify public policies for the growth and support of these eventsDoutoradoMecatrônicaDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Rosário, João Maurício, 1959-Batocchio, AntonioMariottoni, Carlos AlbertoHenriques, Renato Ventura BayanSouza, Jocarly Patrocinio deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASClemente, Arnaldo Ortiz, 1962-20222022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (201 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7814CLEMENTE, Arnaldo Ortiz. A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas: estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia. 2022. 1 recurso online (201 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7814. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261367porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T14:24:59Zoai::1261367Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-13T14:24:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia The use of robotics as a tool for motivation and professional training in technological sciences : study of the impact of holding robotics tournaments in science and technology events |
title |
A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia |
spellingShingle |
A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia Clemente, Arnaldo Ortiz, 1962- Robótica Aprendizagem ativa Aprendizagem baseada em problemas Ciência e tecnologia Robótica - Estudo e ensino Robotics Active learning Problem-based learning - PBL Science and technology Robotics - Study and teaching |
title_short |
A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia |
title_full |
A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia |
title_fullStr |
A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia |
title_full_unstemmed |
A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia |
title_sort |
A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas : estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia |
author |
Clemente, Arnaldo Ortiz, 1962- |
author_facet |
Clemente, Arnaldo Ortiz, 1962- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, João Maurício, 1959- Batocchio, Antonio Mariottoni, Carlos Alberto Henriques, Renato Ventura Bayan Souza, Jocarly Patrocinio de Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, Arnaldo Ortiz, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica Aprendizagem ativa Aprendizagem baseada em problemas Ciência e tecnologia Robótica - Estudo e ensino Robotics Active learning Problem-based learning - PBL Science and technology Robotics - Study and teaching |
topic |
Robótica Aprendizagem ativa Aprendizagem baseada em problemas Ciência e tecnologia Robótica - Estudo e ensino Robotics Active learning Problem-based learning - PBL Science and technology Robotics - Study and teaching |
description |
Orientador: João Mauricio Rosário |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-12-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7814 CLEMENTE, Arnaldo Ortiz. A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas: estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia. 2022. 1 recurso online (201 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7814. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7814 |
identifier_str_mv |
CLEMENTE, Arnaldo Ortiz. A utilização da robótica como ferramenta de motivação e formação profissional em ciências tecnológicas: estudo do impacto da realização de torneios de robótica em eventos de ciência e tecnologia. 2022. 1 recurso online (201 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7814. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (201 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138575947661312 |