O poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Boni, Frederico Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/346
Resumo: O ordenamento pátrio de origem Romano-Germânica, ou seja, o Civil Law, perdeu sua referência basilar com o passar dos tempos. Isto é, com a avaliação dos instrumentos que dispõe a administração para a efetivação de direito fundamental ao meio ambiente, analisando ao poder de polícia e suas características, entre as quais a da indelegabilidade para a administração pública indireta, da discricionariedade, da autoexecutoriedade e da coercibilidade, se chega a conclusão que esse passa pela mesma crise administrativa que avassala o poder de polícia judicial, e o direito processual, eis que eivado de vícios mecanicistas, de dogmatismos, bem como da falta de efetiva discricionariedade ao aplicador de medidas coercitivas. Necessário se fez o estudo do nascimento dos direitos humanos, passando da primeira, para a segunda, terceira e quiçá quarta geração, bem como análise da formação dos Estados do Absolutismo ao Liberal e ao Social. Ainda, imprescindível o reconhecimento da implementação do Estado Democrático de Direito, com a passagem à fase constitucional, inclusive no ordenamento pátrio, quando fora chancelado e positivado o direito ao meio ambiente equilibrado como direito fundamental de terceira geração. Urge a necessidade de revisitar o Direito Romano-Canônico, no qual se vislumbrava a figura dos Interditos, bem como a função de imperium que exercia o preteor, que caiu por terra com o passar dos anos, em especial devido a mudanças que foram permeadas com a presença do Direito Canônico, individualista. Resta salutar o resgate a referido instituto, bem como a análise ao Common Law, através do instituto do Contempt of Court, eis que ambos traduzem em maior discricionariedade e parecem significar medidas coercitivas mais enérgicas na busca da tutela do bem fundamental. Por fim, cabe relevar a importância da filosofia, da busca ao diálogo, em especial da Retórica, com o fito de resgatar a efetividade da promoção do direito fundamental ao meio ambiente equilibrado e ao Estado de Direito Ambiental.
id UCS_bd713cc81794deb76e3573d75407c8c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/346
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling De Boni, Frederico CostaSilva, Jaqueline MielkeLunelli, Carlos AlbertoSilveira, Clóvis Eduardo Malinverni daMarin, Jeferson Dytz2014-05-22T13:42:48Z2014-05-22T13:42:48Z2014-05-222014-03-18https://repositorio.ucs.br/handle/11338/346O ordenamento pátrio de origem Romano-Germânica, ou seja, o Civil Law, perdeu sua referência basilar com o passar dos tempos. Isto é, com a avaliação dos instrumentos que dispõe a administração para a efetivação de direito fundamental ao meio ambiente, analisando ao poder de polícia e suas características, entre as quais a da indelegabilidade para a administração pública indireta, da discricionariedade, da autoexecutoriedade e da coercibilidade, se chega a conclusão que esse passa pela mesma crise administrativa que avassala o poder de polícia judicial, e o direito processual, eis que eivado de vícios mecanicistas, de dogmatismos, bem como da falta de efetiva discricionariedade ao aplicador de medidas coercitivas. Necessário se fez o estudo do nascimento dos direitos humanos, passando da primeira, para a segunda, terceira e quiçá quarta geração, bem como análise da formação dos Estados do Absolutismo ao Liberal e ao Social. Ainda, imprescindível o reconhecimento da implementação do Estado Democrático de Direito, com a passagem à fase constitucional, inclusive no ordenamento pátrio, quando fora chancelado e positivado o direito ao meio ambiente equilibrado como direito fundamental de terceira geração. Urge a necessidade de revisitar o Direito Romano-Canônico, no qual se vislumbrava a figura dos Interditos, bem como a função de imperium que exercia o preteor, que caiu por terra com o passar dos anos, em especial devido a mudanças que foram permeadas com a presença do Direito Canônico, individualista. Resta salutar o resgate a referido instituto, bem como a análise ao Common Law, através do instituto do Contempt of Court, eis que ambos traduzem em maior discricionariedade e parecem significar medidas coercitivas mais enérgicas na busca da tutela do bem fundamental. Por fim, cabe relevar a importância da filosofia, da busca ao diálogo, em especial da Retórica, com o fito de resgatar a efetividade da promoção do direito fundamental ao meio ambiente equilibrado e ao Estado de Direito Ambiental.The ordering of our State origin, Romano - Germanic , the Civil Law , has lost its reference over the years. This is, evaluating the tools available to management for the realization of that fundamental right, by analyzing the police power and its features, including the indelegability for the indirect public administration, the discretion, the self enforceability and coercivity, one reaches the conclusion that passes through the same administrative crisis that overwhelms the power of judicial police, with a lot of mechanistic addictions, dogmatism, and the lack of effective discretion to the applicator coercive measure. It was necessary to study the birth of human rights, from the first to the second, third and maybe fourth generation, as well as analysis of the formation of the Social Liberal State. Also essential to recognize the implementation of a democratic state, with the passage of the constitutional phase, including the paternal order, when out sanctioned the right to a balanced environment as a fundamental right of third generation. There is an urgent need to revisit the Roman Canonic Law, which clearly showed the figure of Interdits as well as the function exercised preteor, which collapsed over the years, particularly due to changes that were permeated with the presence of Canonic Law. Remains salutary rescue the institute said, as well as analysis to Common Law, through the office of the Contempt of Court, behold both translate into greater discretion and mean stronger enforcement measures in the pursuit of protection of the fundamental right. Finally, must be elevated the importance of philosophy, search for dialogue, especially of Rhetoric, with the aim of rescuing the effectiveness of promoting the fundamental right to a balanced environment and to Environmental Law State.Direito ambientalMeio ambiente - Aspectos jurídicosPoder de políciaDireitos fundamentaisO poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5583507401659644DE BONI, F. C.Programa de Pós-Graduação em DireitoTEXTDissertacao Frederico Costa de Boni.pdf.txtDissertacao Frederico Costa de Boni.pdf.txtExtracted texttext/plain277580https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/346/3/Dissertacao%20Frederico%20Costa%20de%20Boni.pdf.txt42314045ad308a90c24ef2dede9e8af7MD53THUMBNAILDissertacao Frederico Costa de Boni.pdf.jpgDissertacao Frederico Costa de Boni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/346/4/Dissertacao%20Frederico%20Costa%20de%20Boni.pdf.jpgcb0cba784e512a1fb20542c8bebf7993MD54ORIGINALDissertacao Frederico Costa de Boni.pdfDissertacao Frederico Costa de Boni.pdfapplication/pdf1453994https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/346/1/Dissertacao%20Frederico%20Costa%20de%20Boni.pdf2cfce63a22e3d284e76ae26e6fcaec05MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/346/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/3462018-08-17 06:05:13.254oai:repositorio.ucs.br:11338/346IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:03:01.106135Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambiental
title O poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambiental
spellingShingle O poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambiental
De Boni, Frederico Costa
Direito ambiental
Meio ambiente - Aspectos jurídicos
Poder de polícia
Direitos fundamentais
title_short O poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambiental
title_full O poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambiental
title_fullStr O poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambiental
title_full_unstemmed O poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambiental
title_sort O poder de polícia ambiental como instrumento coercitivo-inibitório de jurisdição administrativo-ambiental
author De Boni, Frederico Costa
author_facet De Boni, Frederico Costa
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Jaqueline Mielke
Lunelli, Carlos Alberto
Silveira, Clóvis Eduardo Malinverni da
dc.contributor.author.fl_str_mv De Boni, Frederico Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marin, Jeferson Dytz
contributor_str_mv Marin, Jeferson Dytz
dc.subject.por.fl_str_mv Direito ambiental
Meio ambiente - Aspectos jurídicos
Poder de polícia
Direitos fundamentais
topic Direito ambiental
Meio ambiente - Aspectos jurídicos
Poder de polícia
Direitos fundamentais
description O ordenamento pátrio de origem Romano-Germânica, ou seja, o Civil Law, perdeu sua referência basilar com o passar dos tempos. Isto é, com a avaliação dos instrumentos que dispõe a administração para a efetivação de direito fundamental ao meio ambiente, analisando ao poder de polícia e suas características, entre as quais a da indelegabilidade para a administração pública indireta, da discricionariedade, da autoexecutoriedade e da coercibilidade, se chega a conclusão que esse passa pela mesma crise administrativa que avassala o poder de polícia judicial, e o direito processual, eis que eivado de vícios mecanicistas, de dogmatismos, bem como da falta de efetiva discricionariedade ao aplicador de medidas coercitivas. Necessário se fez o estudo do nascimento dos direitos humanos, passando da primeira, para a segunda, terceira e quiçá quarta geração, bem como análise da formação dos Estados do Absolutismo ao Liberal e ao Social. Ainda, imprescindível o reconhecimento da implementação do Estado Democrático de Direito, com a passagem à fase constitucional, inclusive no ordenamento pátrio, quando fora chancelado e positivado o direito ao meio ambiente equilibrado como direito fundamental de terceira geração. Urge a necessidade de revisitar o Direito Romano-Canônico, no qual se vislumbrava a figura dos Interditos, bem como a função de imperium que exercia o preteor, que caiu por terra com o passar dos anos, em especial devido a mudanças que foram permeadas com a presença do Direito Canônico, individualista. Resta salutar o resgate a referido instituto, bem como a análise ao Common Law, através do instituto do Contempt of Court, eis que ambos traduzem em maior discricionariedade e parecem significar medidas coercitivas mais enérgicas na busca da tutela do bem fundamental. Por fim, cabe relevar a importância da filosofia, da busca ao diálogo, em especial da Retórica, com o fito de resgatar a efetividade da promoção do direito fundamental ao meio ambiente equilibrado e ao Estado de Direito Ambiental.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-22T13:42:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-22T13:42:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/346
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/346/3/Dissertacao%20Frederico%20Costa%20de%20Boni.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/346/4/Dissertacao%20Frederico%20Costa%20de%20Boni.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/346/1/Dissertacao%20Frederico%20Costa%20de%20Boni.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/346/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 42314045ad308a90c24ef2dede9e8af7
cb0cba784e512a1fb20542c8bebf7993
2cfce63a22e3d284e76ae26e6fcaec05
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258441384263680