O governo civil militar e o cinema brasileiro: a censura cinematográfica e o triunfo das pornochanchadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5595 |
Resumo: | O tema desta pesquisa compreende a relação entre o movimento cinematográfico das Pornochanchadas e a Ditadura Militar de 1964. As Pornochanchadas seguiram uma tendência mundial de sucesso e tiveram seu auge durante o Regime Militar, produção e público, em um momento em que a censura cinematográfica no Brasil proibiu muitos filmes sob alegação de proteger os bons costumes da família brasileira. Assim, a questão que norteia a pesquisa é "De que forma o movimento cinematográfico das Pornochanchadas obteve sucesso mesmo que inserida no contexto de uma ditadura conservadora e autoritária?". Assim faz-se necessário compreender como eram feitos os pareceres dos filmes por parte dos censores e quais os principais aspectos constatados nos materiais artísticos para que eles fossem censurados. Constata-se que mesmo o movimento sendo conhecido por trazer cenas de sexo, o contexto histórico e governo na época do lançamento dos filmes influenciaram tanto nos pareceres dos censores, quanto no afrouxamento da censura, quando esses filmes tiveram maior liberdade artística e portanto puderam ousar mais, fazendo com que o público fosse cada vez mais aos cinemas (sic). |
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Mabilia, NícolasArnt, Carlos Antonio de AndradeBenevenuto Junior, Alvaro Fraga MoreiraSilva, Flóra Simon da2020-03-24T19:04:50Z2020-03-24T19:04:50Z2019-12-112019https://repositorio.ucs.br/11338/5595O tema desta pesquisa compreende a relação entre o movimento cinematográfico das Pornochanchadas e a Ditadura Militar de 1964. As Pornochanchadas seguiram uma tendência mundial de sucesso e tiveram seu auge durante o Regime Militar, produção e público, em um momento em que a censura cinematográfica no Brasil proibiu muitos filmes sob alegação de proteger os bons costumes da família brasileira. Assim, a questão que norteia a pesquisa é "De que forma o movimento cinematográfico das Pornochanchadas obteve sucesso mesmo que inserida no contexto de uma ditadura conservadora e autoritária?". Assim faz-se necessário compreender como eram feitos os pareceres dos filmes por parte dos censores e quais os principais aspectos constatados nos materiais artísticos para que eles fossem censurados. Constata-se que mesmo o movimento sendo conhecido por trazer cenas de sexo, o contexto histórico e governo na época do lançamento dos filmes influenciaram tanto nos pareceres dos censores, quanto no afrouxamento da censura, quando esses filmes tiveram maior liberdade artística e portanto puderam ousar mais, fazendo com que o público fosse cada vez mais aos cinemas (sic).The subject of this research comprises the relationship between the Pornochanchadas cinematic movement and the 1964 Military Dictatorship. The Pornochanchadas followed a worldwide trend of success and peaked during the Military Regime, production and audience, at a time when the cinematic censorship in the Brazil has banned many films on the grounds of protecting the good morals of the Brazilian family. Thus, the question that guides the research is "In what way did the Pornochanchadas cinematic movement succeed even if inserted in the context of a conservative and authoritarian dictatorship?". Thus, it is necessary to understand how the censors' opinions of the films were made and the main aspects found in the artistic materials so that they were censored. Even though the movement being known for bringing sex scenes, the historical context and government at the time of the release of the films influenced both the censors' opinions and the loosening of censorship, when these films had greater artistic freedom and therefore could dare more, making the audience go increasingly to the theaters (sic).PublicidadeCinemaDitaduraCinema - CensuraFilmes eróticos - Brasil - História e críticaO governo civil militar e o cinema brasileiro: a censura cinematográfica e o triunfo das pornochanchadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulComunicação Social - Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do SulNoneORIGINALTCC Nícolas Mabilia.pdfTCC Nícolas Mabilia.pdfapplication/pdf2879369https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5595/1/TCC%20N%c3%adcolas%20Mabilia.pdf6b5efbf47fede63e5447d86ac6c67381MD51TEXTTCC Nícolas Mabilia.pdf.txtTCC Nícolas Mabilia.pdf.txtExtracted texttext/plain193588https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5595/2/TCC%20N%c3%adcolas%20Mabilia.pdf.txt7f2963b87e9bdb918580d9a347085bd4MD52THUMBNAILTCC Nícolas Mabilia.pdf.jpgTCC Nícolas Mabilia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5595/3/TCC%20N%c3%adcolas%20Mabilia.pdf.jpg041f262126330fd3a0e320b80fc4b59fMD5311338/55952020-11-23 18:00:58.118oai:repositorio.ucs.br:11338/5595Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:04:49.749192Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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