“Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Romulo Gabriel de Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000xf38
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50729
Resumo: Esta tese investiga as construções e desconstruções das representações masculinas presentes nos discursos veiculados nas pornochanchadas produzidas entre as décadas de 1970 e 1980. A narrativa foca, primeiramente, na construção dos comportamentos e expectativas que atravessam a masculinidade no ocidente desde a modernidade à contemporaneidade, visando dar bases para a compreensão da presença ou ausência de determinados traços pertinentes ao “ser homem” no contexto analisado. Apresentam-se nesse texto, a construção das representações de masculinidade em paralelo a elementos nodais como, relações de trabalho, relações com o feminino, homossexualidade, usos da violência, entre outros; além de uma análise sobre a construção histórica do espaço de produção destas manifestações, a saber a região da Boca do Lixo, na capital de São Paulo, perpassando por um estudo da censura federal que insidiu sobre estas produções tendo como foco a especialização e subjetivação do trato censório e as relações. Conformando o principal corpus desta investigação, são analisadas as obras de David Cardoso e Cláudio Cunha, dois produtores/diretores deste circuito que alcançaram grandes bilheterias e cuja produção repercutiu fortemente no discurso de espectadores comuns e de especialistas. Cunha e Cardoso foram aqui eleitos para representar o que de mais recorrente se viu no gênero denominado como Pornochanchada. Na contramão destes cineastas, destacou-se a breve obra de Tereza Trautman e seu filme Os Homens Que Tive; e dedicou-se em seguida uma especial atenção à obra de Carlos Reichenbach, cujas características autorais e intelectuais o distinguem da maioria dos cineastas daquele momento. O pornô-político de ambos é mote para uma última e mais detalhada análise de como ser homem durante o regime ditatorial não se restringia à masculinidade hegemônica anteriormente destacada.
id UFPE_b4d0996380d3dde94ae478630636ae4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/50729
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling GOMES, Romulo Gabriel de Barroshttp://lattes.cnpq.br/3173180465472607http://lattes.cnpq.br/7412948164735713PINTO, Renato2023-05-31T14:01:12Z2023-05-31T14:01:12Z2023-05-08GOMES, Romulo Gabriel de Barros. “Porque homem é homem, não é?”: construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar. 2023. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50729ark:/64986/001300000xf38Esta tese investiga as construções e desconstruções das representações masculinas presentes nos discursos veiculados nas pornochanchadas produzidas entre as décadas de 1970 e 1980. A narrativa foca, primeiramente, na construção dos comportamentos e expectativas que atravessam a masculinidade no ocidente desde a modernidade à contemporaneidade, visando dar bases para a compreensão da presença ou ausência de determinados traços pertinentes ao “ser homem” no contexto analisado. Apresentam-se nesse texto, a construção das representações de masculinidade em paralelo a elementos nodais como, relações de trabalho, relações com o feminino, homossexualidade, usos da violência, entre outros; além de uma análise sobre a construção histórica do espaço de produção destas manifestações, a saber a região da Boca do Lixo, na capital de São Paulo, perpassando por um estudo da censura federal que insidiu sobre estas produções tendo como foco a especialização e subjetivação do trato censório e as relações. Conformando o principal corpus desta investigação, são analisadas as obras de David Cardoso e Cláudio Cunha, dois produtores/diretores deste circuito que alcançaram grandes bilheterias e cuja produção repercutiu fortemente no discurso de espectadores comuns e de especialistas. Cunha e Cardoso foram aqui eleitos para representar o que de mais recorrente se viu no gênero denominado como Pornochanchada. Na contramão destes cineastas, destacou-se a breve obra de Tereza Trautman e seu filme Os Homens Que Tive; e dedicou-se em seguida uma especial atenção à obra de Carlos Reichenbach, cujas características autorais e intelectuais o distinguem da maioria dos cineastas daquele momento. O pornô-político de ambos é mote para uma última e mais detalhada análise de como ser homem durante o regime ditatorial não se restringia à masculinidade hegemônica anteriormente destacada.CAPESEsta tesis investiga las construcciones y deconstrucciones de las representaciones masculinas presentes en los discursos vehiculados en las pornochanchadas producidas entre las décadas de 1970 y 1980. Proporcionan bases para comprender la presencia o ausencia de ciertos rasgos relevantes del “ser hombre” en el contexto analizado. En este texto se presenta la construcción de representaciones de la masculinidad en paralelo con elementos nodales como las relaciones laborales, las relaciones con lo femenino, la homosexualidad, el uso de la violencia, entre otros; además de un análisis de la construcción histórica del espacio de producción de estas manifestaciones, a saber, la región de Boca do Lixo, en la capital de São Paulo, pasando por un estudio de la censura federal que se inserta en estas producciones, centrándose en la especialización y subjetivación del tracto censal y de las relaciones. Conformando el corpus principal de esta investigación, se analizan las obras de David Cardoso y Cláudio Cunha, dos productores/directores de este circuito que logró gran éxito de taquilla y cuya producción tuvo un fuerte impacto en el discurso de los espectadores comunes y especialistas. Cunha y Cardoso fueron elegidos aquí para representar los rasgos más recurrentes del género conocido como Pornochanchada. En la línea de estos cineastas, se destacó el breve trabajo de Tereza Trautman y su película Os Homens Que eu Tive; y se dedicó entonces especial atención a la obra de Carlos Reichenbach, cuyas características autorales e intelectuales lo diferenciaron de la mayoría de los cineastas de la época. La pornografía política de ambos es el lema de un último y más detallado análisis de cómo el ser hombre durante el régimen dictatorial no se restringió a la masculinidad hegemónica antes destacada.This thesis investigates the constructions and deconstructions of male representations present in the discourses conveyed in pornochanchadas produced between the 1970s and 1980s. provide bases for understanding the presence or absence of certain traits relevant to “being a man” in the analyzed context. In this text, the construction of representations of masculinity is presented in parallel with nodal elements such as work relations, relations with the feminine, homosexuality, use of violence, among others; in addition to an analysis of the historical construction of the production space for these manifestations, namely the region of Boca do Lixo, in the capital of São Paulo, passing through a study of the federal censorship that inserted into these productions, focusing on the specialization and subjectivation of the censorial tract and relationships. Conforming the main corpus of this investigation, the works of David Cardoso and Cláudio Cunha, two producers/directors of this circuit that achieved great box office success and whose production had a strong impact on the discourse of ordinary spectators and specialists, are analyzed. Cunha and Cardoso were elected here to represent the most recurrent features of the genre known as Pornochanchada. Against the grain of these filmmakers, the brief work of Tereza Trautman and her film Os Homens Que eu Tive stood out; and special attention was then devoted to the work of Carlos Reichenbach, whose authorial and intellectual characteristics set him apart from most filmmakers at that time. The political porn of both is the motto for a last and more detailed analysis of how being a man during the dictatorial regime was not restricted to the previously highlighted hegemonic masculinity.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaCinema brasileiroCinema - CensuraDitaduraMasculinidadesPornochanchadasPornô-políticoBrasil - História - 1964-1985“Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Romulo Gabriel de Barros Gomes.pdfTESE Romulo Gabriel de Barros Gomes.pdfapplication/pdf12053113https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/1/TESE%20Romulo%20Gabriel%20de%20Barros%20Gomes.pdf6d4c9f6800bc020a8f85c35a7bc657efMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Romulo Gabriel de Barros Gomes.pdf.txtTESE Romulo Gabriel de Barros Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain686113https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/4/TESE%20Romulo%20Gabriel%20de%20Barros%20Gomes.pdf.txt869a02deb8ba78a9d94ab85e87a2d1c7MD54THUMBNAILTESE Romulo Gabriel de Barros Gomes.pdf.jpgTESE Romulo Gabriel de Barros Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/5/TESE%20Romulo%20Gabriel%20de%20Barros%20Gomes.pdf.jpge074203742e297d3e289f056580b703eMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53123456789/507292023-06-01 02:31:52.911oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-06-01T05:31:52Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar
title “Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar
spellingShingle “Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar
GOMES, Romulo Gabriel de Barros
História
Cinema brasileiro
Cinema - Censura
Ditadura
Masculinidades
Pornochanchadas
Pornô-político
Brasil - História - 1964-1985
title_short “Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar
title_full “Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar
title_fullStr “Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar
title_full_unstemmed “Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar
title_sort “Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar
author GOMES, Romulo Gabriel de Barros
author_facet GOMES, Romulo Gabriel de Barros
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3173180465472607
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7412948164735713
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Romulo Gabriel de Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PINTO, Renato
contributor_str_mv PINTO, Renato
dc.subject.por.fl_str_mv História
Cinema brasileiro
Cinema - Censura
Ditadura
Masculinidades
Pornochanchadas
Pornô-político
Brasil - História - 1964-1985
topic História
Cinema brasileiro
Cinema - Censura
Ditadura
Masculinidades
Pornochanchadas
Pornô-político
Brasil - História - 1964-1985
description Esta tese investiga as construções e desconstruções das representações masculinas presentes nos discursos veiculados nas pornochanchadas produzidas entre as décadas de 1970 e 1980. A narrativa foca, primeiramente, na construção dos comportamentos e expectativas que atravessam a masculinidade no ocidente desde a modernidade à contemporaneidade, visando dar bases para a compreensão da presença ou ausência de determinados traços pertinentes ao “ser homem” no contexto analisado. Apresentam-se nesse texto, a construção das representações de masculinidade em paralelo a elementos nodais como, relações de trabalho, relações com o feminino, homossexualidade, usos da violência, entre outros; além de uma análise sobre a construção histórica do espaço de produção destas manifestações, a saber a região da Boca do Lixo, na capital de São Paulo, perpassando por um estudo da censura federal que insidiu sobre estas produções tendo como foco a especialização e subjetivação do trato censório e as relações. Conformando o principal corpus desta investigação, são analisadas as obras de David Cardoso e Cláudio Cunha, dois produtores/diretores deste circuito que alcançaram grandes bilheterias e cuja produção repercutiu fortemente no discurso de espectadores comuns e de especialistas. Cunha e Cardoso foram aqui eleitos para representar o que de mais recorrente se viu no gênero denominado como Pornochanchada. Na contramão destes cineastas, destacou-se a breve obra de Tereza Trautman e seu filme Os Homens Que Tive; e dedicou-se em seguida uma especial atenção à obra de Carlos Reichenbach, cujas características autorais e intelectuais o distinguem da maioria dos cineastas daquele momento. O pornô-político de ambos é mote para uma última e mais detalhada análise de como ser homem durante o regime ditatorial não se restringia à masculinidade hegemônica anteriormente destacada.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T14:01:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T14:01:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Romulo Gabriel de Barros. “Porque homem é homem, não é?”: construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar. 2023. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50729
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000xf38
identifier_str_mv GOMES, Romulo Gabriel de Barros. “Porque homem é homem, não é?”: construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar. 2023. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
ark:/64986/001300000xf38
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/1/TESE%20Romulo%20Gabriel%20de%20Barros%20Gomes.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/4/TESE%20Romulo%20Gabriel%20de%20Barros%20Gomes.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/5/TESE%20Romulo%20Gabriel%20de%20Barros%20Gomes.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d4c9f6800bc020a8f85c35a7bc657ef
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
869a02deb8ba78a9d94ab85e87a2d1c7
e074203742e297d3e289f056580b703e
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172943347449856