“Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar
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Data de Publicação: | 2023 |
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Resumo: | Esta tese investiga as construções e desconstruções das representações masculinas presentes nos discursos veiculados nas pornochanchadas produzidas entre as décadas de 1970 e 1980. A narrativa foca, primeiramente, na construção dos comportamentos e expectativas que atravessam a masculinidade no ocidente desde a modernidade à contemporaneidade, visando dar bases para a compreensão da presença ou ausência de determinados traços pertinentes ao “ser homem” no contexto analisado. Apresentam-se nesse texto, a construção das representações de masculinidade em paralelo a elementos nodais como, relações de trabalho, relações com o feminino, homossexualidade, usos da violência, entre outros; além de uma análise sobre a construção histórica do espaço de produção destas manifestações, a saber a região da Boca do Lixo, na capital de São Paulo, perpassando por um estudo da censura federal que insidiu sobre estas produções tendo como foco a especialização e subjetivação do trato censório e as relações. Conformando o principal corpus desta investigação, são analisadas as obras de David Cardoso e Cláudio Cunha, dois produtores/diretores deste circuito que alcançaram grandes bilheterias e cuja produção repercutiu fortemente no discurso de espectadores comuns e de especialistas. Cunha e Cardoso foram aqui eleitos para representar o que de mais recorrente se viu no gênero denominado como Pornochanchada. Na contramão destes cineastas, destacou-se a breve obra de Tereza Trautman e seu filme Os Homens Que Tive; e dedicou-se em seguida uma especial atenção à obra de Carlos Reichenbach, cujas características autorais e intelectuais o distinguem da maioria dos cineastas daquele momento. O pornô-político de ambos é mote para uma última e mais detalhada análise de como ser homem durante o regime ditatorial não se restringia à masculinidade hegemônica anteriormente destacada. |
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GOMES, Romulo Gabriel de Barroshttp://lattes.cnpq.br/3173180465472607http://lattes.cnpq.br/7412948164735713PINTO, Renato2023-05-31T14:01:12Z2023-05-31T14:01:12Z2023-05-08GOMES, Romulo Gabriel de Barros. “Porque homem é homem, não é?”: construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militar. 2023. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50729ark:/64986/001300000xf38Esta tese investiga as construções e desconstruções das representações masculinas presentes nos discursos veiculados nas pornochanchadas produzidas entre as décadas de 1970 e 1980. A narrativa foca, primeiramente, na construção dos comportamentos e expectativas que atravessam a masculinidade no ocidente desde a modernidade à contemporaneidade, visando dar bases para a compreensão da presença ou ausência de determinados traços pertinentes ao “ser homem” no contexto analisado. Apresentam-se nesse texto, a construção das representações de masculinidade em paralelo a elementos nodais como, relações de trabalho, relações com o feminino, homossexualidade, usos da violência, entre outros; além de uma análise sobre a construção histórica do espaço de produção destas manifestações, a saber a região da Boca do Lixo, na capital de São Paulo, perpassando por um estudo da censura federal que insidiu sobre estas produções tendo como foco a especialização e subjetivação do trato censório e as relações. Conformando o principal corpus desta investigação, são analisadas as obras de David Cardoso e Cláudio Cunha, dois produtores/diretores deste circuito que alcançaram grandes bilheterias e cuja produção repercutiu fortemente no discurso de espectadores comuns e de especialistas. Cunha e Cardoso foram aqui eleitos para representar o que de mais recorrente se viu no gênero denominado como Pornochanchada. 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En este texto se presenta la construcción de representaciones de la masculinidad en paralelo con elementos nodales como las relaciones laborales, las relaciones con lo femenino, la homosexualidad, el uso de la violencia, entre otros; además de un análisis de la construcción histórica del espacio de producción de estas manifestaciones, a saber, la región de Boca do Lixo, en la capital de São Paulo, pasando por un estudio de la censura federal que se inserta en estas producciones, centrándose en la especialización y subjetivación del tracto censal y de las relaciones. Conformando el corpus principal de esta investigación, se analizan las obras de David Cardoso y Cláudio Cunha, dos productores/directores de este circuito que logró gran éxito de taquilla y cuya producción tuvo un fuerte impacto en el discurso de los espectadores comunes y especialistas. Cunha y Cardoso fueron elegidos aquí para representar los rasgos más recurrentes del género conocido como Pornochanchada. En la línea de estos cineastas, se destacó el breve trabajo de Tereza Trautman y su película Os Homens Que eu Tive; y se dedicó entonces especial atención a la obra de Carlos Reichenbach, cuyas características autorales e intelectuales lo diferenciaron de la mayoría de los cineastas de la época. La pornografía política de ambos es el lema de un último y más detallado análisis de cómo el ser hombre durante el régimen dictatorial no se restringió a la masculinidad hegemónica antes destacada.This thesis investigates the constructions and deconstructions of male representations present in the discourses conveyed in pornochanchadas produced between the 1970s and 1980s. provide bases for understanding the presence or absence of certain traits relevant to “being a man” in the analyzed context. In this text, the construction of representations of masculinity is presented in parallel with nodal elements such as work relations, relations with the feminine, homosexuality, use of violence, among others; in addition to an analysis of the historical construction of the production space for these manifestations, namely the region of Boca do Lixo, in the capital of São Paulo, passing through a study of the federal censorship that inserted into these productions, focusing on the specialization and subjectivation of the censorial tract and relationships. Conforming the main corpus of this investigation, the works of David Cardoso and Cláudio Cunha, two producers/directors of this circuit that achieved great box office success and whose production had a strong impact on the discourse of ordinary spectators and specialists, are analyzed. Cunha and Cardoso were elected here to represent the most recurrent features of the genre known as Pornochanchada. Against the grain of these filmmakers, the brief work of Tereza Trautman and her film Os Homens Que eu Tive stood out; and special attention was then devoted to the work of Carlos Reichenbach, whose authorial and intellectual characteristics set him apart from most filmmakers at that time. The political porn of both is the motto for a last and more detailed analysis of how being a man during the dictatorial regime was not restricted to the previously highlighted hegemonic masculinity.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaCinema brasileiroCinema - CensuraDitaduraMasculinidadesPornochanchadasPornô-políticoBrasil - História - 1964-1985“Porque homem é homem, não é?” : construções e desconstruções da(s) masculinidade(s) nas pornochanchadas durante a ditadura civil-militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Romulo Gabriel de Barros Gomes.pdfTESE Romulo Gabriel de Barros Gomes.pdfapplication/pdf12053113https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50729/1/TESE%20Romulo%20Gabriel%20de%20Barros%20Gomes.pdf6d4c9f6800bc020a8f85c35a7bc657efMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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