O ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11961 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo introdutório sobre o ensino da arte dentro de alguns projetos sociais no Brasil, dando ênfase às perspectivas teóricas desenvolvidas por diferentes autores frente à educação informal. Investiga também, a realidade do ensino da arte no contexto da educação informal bem como a formação dos professores atuantes nos projetos e quais as linguagens artísticas ensinadas. O estudo ainda propõe pesquisa e análise de informações realizada em quatro projetos sociais brasileiros atuantes em suas comunidades e que foi realizada por meio de coleta de dados sobre as especificidades de cada contexto, apontando reflexões sobre a importância dos projetos sociais no país, destacando a relevância da arte na vida dos estudantes, bem como a influência destes professores que atuam dentro dos projetos e importância para os participantes dos projetos a nível pessoal, cultural e social. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_c5a62c3fb0ab6690397a1c9d5875751a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11961 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lorenz, Luíse FlôresGalvani, Mara Aparecida MageroBoone, Sinara Maria2023-05-15T13:40:39Z2023-05-15T13:40:39Z2023-03-302022-12-12https://repositorio.ucs.br/11338/11961Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo introdutório sobre o ensino da arte dentro de alguns projetos sociais no Brasil, dando ênfase às perspectivas teóricas desenvolvidas por diferentes autores frente à educação informal. Investiga também, a realidade do ensino da arte no contexto da educação informal bem como a formação dos professores atuantes nos projetos e quais as linguagens artísticas ensinadas. O estudo ainda propõe pesquisa e análise de informações realizada em quatro projetos sociais brasileiros atuantes em suas comunidades e que foi realizada por meio de coleta de dados sobre as especificidades de cada contexto, apontando reflexões sobre a importância dos projetos sociais no país, destacando a relevância da arte na vida dos estudantes, bem como a influência destes professores que atuam dentro dos projetos e importância para os participantes dos projetos a nível pessoal, cultural e social. [resumo fornecido pelo autor]ArteCriatividadeEducaçãoRealidadeO ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Artes VisuaisCampus 82023-03-29ORIGINALTCC Luise Flores Lorenz.pdfTCC Luise Flores Lorenz.pdfapplication/pdf9505215https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11961/1/TCC%20Luise%20Flores%20Lorenz.pdfbdef1cfd745c9a4e222c87664c03f71eMD51TEXTTCC Luise Flores Lorenz.pdf.txtTCC Luise Flores Lorenz.pdf.txtExtracted texttext/plain122842https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11961/2/TCC%20Luise%20Flores%20Lorenz.pdf.txt6fecdeb1851ed6e4d28d3df386ba7a15MD52THUMBNAILTCC Luise Flores Lorenz.pdf.jpgTCC Luise Flores Lorenz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11961/3/TCC%20Luise%20Flores%20Lorenz.pdf.jpge765871ed58e08e10ff0efe3a9593682MD5311338/119612023-05-16 07:00:37.787oai:repositorio.ucs.br:11338/11961Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-05-16T07:00:37Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveis |
title |
O ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveis |
spellingShingle |
O ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveis Lorenz, Luíse Flôres Arte Criatividade Educação Realidade |
title_short |
O ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveis |
title_full |
O ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveis |
title_fullStr |
O ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveis |
title_full_unstemmed |
O ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveis |
title_sort |
O ensino da arte em projetos sociais: realidades possíveis |
author |
Lorenz, Luíse Flôres |
author_facet |
Lorenz, Luíse Flôres |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Galvani, Mara Aparecida Magero |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lorenz, Luíse Flôres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boone, Sinara Maria |
contributor_str_mv |
Boone, Sinara Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Criatividade Educação Realidade |
topic |
Arte Criatividade Educação Realidade |
description |
Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo introdutório sobre o ensino da arte dentro de alguns projetos sociais no Brasil, dando ênfase às perspectivas teóricas desenvolvidas por diferentes autores frente à educação informal. Investiga também, a realidade do ensino da arte no contexto da educação informal bem como a formação dos professores atuantes nos projetos e quais as linguagens artísticas ensinadas. O estudo ainda propõe pesquisa e análise de informações realizada em quatro projetos sociais brasileiros atuantes em suas comunidades e que foi realizada por meio de coleta de dados sobre as especificidades de cada contexto, apontando reflexões sobre a importância dos projetos sociais no país, destacando a relevância da arte na vida dos estudantes, bem como a influência destes professores que atuam dentro dos projetos e importância para os participantes dos projetos a nível pessoal, cultural e social. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-15T13:40:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-15T13:40:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11961 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11961/1/TCC%20Luise%20Flores%20Lorenz.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11961/2/TCC%20Luise%20Flores%20Lorenz.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11961/3/TCC%20Luise%20Flores%20Lorenz.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bdef1cfd745c9a4e222c87664c03f71e 6fecdeb1851ed6e4d28d3df386ba7a15 e765871ed58e08e10ff0efe3a9593682 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308904419983360 |