Prática pegagógica e dificuldades de aprendizagem : processos de inclusão e exclusão na perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scussiatto, Caroline Carminatti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/970
Resumo: A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório sobre os discursos dos professores acerca de sua prática pedagógica em face de estudantes com dificuldades de aprendizagem no contexto da educação inclusiva. Nosso objetivo foi analisar, a partir do discurso dos professores, as concepções de dificuldades de aprendizagem e compreender as relações que se estabelecem entre a prática pedagógica com estudantes com dificuldades de aprendizagem e os processos de inclusão/exclusão na sala de aula. Foram entrevistados dez professores do Ensino Fundamental I de uma escola pertencente ao município de Caxias do Sul – RS. A construção dos dados desta pesquisa foi realizada por meio de uma adaptação da entrevista adotada no Método Clínico Piagetiano e o procedimento de análise dos dados, baseado na Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a inclusão escolar apresenta-se como um conceito em construção, caracterizado por um conjunto de crenças e valores que aparecem nos discursos com concepções relacionadas às deficiências. As dificuldades de aprendizagem tendem a ser vistas a partir de perspectivas isoladas e não pertencentes ao público destinado à inclusão. São descritas como déficits pedagógicos que ocorrem em decorrência de aspectos familiares, sociais ou orgânicos. Os discursos sobre a prática pedagógica mostraram-se heterogêneos, e observamos que alguns evidenciam reestruturação e possibilidades diferenciadas e qualificadas à diversidade dos estudantes com dificuldades de aprendizagem, enquanto outros demonstram permanências tradicionais, homogeneizantes que promovem a conservação de paradigmas excludentes. Concluímos que a educação, na perspectiva da inclusão, caracteriza-se como um movimento em constituição, em que as dimensões inclusão/exclusão se inter-relacionam e que está diretamente relacionada às questões sociais. O estudo apresenta possibilidades de qualificação da prática pedagógica no contexto escolar e sugere possibilidades de continuidade à reflexão desse tema nos meios acadêmico, escolar, político e social.
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A construção dos dados desta pesquisa foi realizada por meio de uma adaptação da entrevista adotada no Método Clínico Piagetiano e o procedimento de análise dos dados, baseado na Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que a inclusão escolar apresenta-se como um conceito em construção, caracterizado por um conjunto de crenças e valores que aparecem nos discursos com concepções relacionadas às deficiências. As dificuldades de aprendizagem tendem a ser vistas a partir de perspectivas isoladas e não pertencentes ao público destinado à inclusão. São descritas como déficits pedagógicos que ocorrem em decorrência de aspectos familiares, sociais ou orgânicos. Os discursos sobre a prática pedagógica mostraram-se heterogêneos, e observamos que alguns evidenciam reestruturação e possibilidades diferenciadas e qualificadas à diversidade dos estudantes com dificuldades de aprendizagem, enquanto outros demonstram permanências tradicionais, homogeneizantes que promovem a conservação de paradigmas excludentes. Concluímos que a educação, na perspectiva da inclusão, caracteriza-se como um movimento em constituição, em que as dimensões inclusão/exclusão se inter-relacionam e que está diretamente relacionada às questões sociais. O estudo apresenta possibilidades de qualificação da prática pedagógica no contexto escolar e sugere possibilidades de continuidade à reflexão desse tema nos meios acadêmico, escolar, político e social.This master’s thesis is an exploratory qualitative research on teachers’ discourse about their pedagogical practice regarding students with learning difficulties in the inclusive education context. The purpose was to, based on their discourse analyze concepts of learning difficulties and understand connections related to the pedagogical practice with those students and the processes of inclusion/ exclusion in the classroom. Ten teachers from an Elementary School in Caxias do Sul – RS – were interviewed. Construction of data of this research was carried out from an adaption of interview procedures used in Piaget’s Clinical Method and data analyses was based on Discourse Textual Analyses. Findings showed that the inclusion in school is a concept under construction, characterize by a set of beliefs and values that are present in the discourse with concepts related to disabilities. Learning difficulties tend to be seen from isolated perspectives and not belonging to the public to whom inclusion is concerned. They are described as pedagogical deficiencies usually caused by family, social and organic aspects. The discourses about the pedagogical practice are heterogeneous, and we can observe that some show restructuring and differentiated and qualified possibilities towards the diversity of students with learning difficulties, while others remain traditionally conservative, showing homogenization and conservation of excluding paradigms. Conclusions point to inclusive education as an on-going process, in which the dimensions of inclusion/ exclusion are interrelated and which is directly related to social issues. This study shows some possibilities of pedagogical practice qualification in school context and suggests further reflections on the theme in the social, political, educational and academic environments.Educação inclusivaEducadoresAprendizagemInclusive educationEducatorsLearningPrática pegagógica e dificuldades de aprendizagem : processos de inclusão e exclusão na perspectiva dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3464549416648529SCUSSIATTO, C. C.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBisol, Cláudia AlquatiTEXTDissertacao Caroline Carminatti Scussiatto.pdf.txtDissertacao Caroline Carminatti Scussiatto.pdf.txtExtracted texttext/plain338417https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/970/3/Dissertacao%20Caroline%20Carminatti%20Scussiatto.pdf.txt3e02b9c334254030f5d51c1e5cd2831bMD53THUMBNAILDissertacao Caroline Carminatti Scussiatto.pdf.jpgDissertacao Caroline Carminatti Scussiatto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/970/4/Dissertacao%20Caroline%20Carminatti%20Scussiatto.pdf.jpgadb50a777df14db813654d04ef128546MD54ORIGINALDissertacao Caroline Carminatti Scussiatto.pdfDissertacao Caroline Carminatti Scussiatto.pdfapplication/pdf1067792https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/970/1/Dissertacao%20Caroline%20Carminatti%20Scussiatto.pdfba60c27f386b78836ae12a2270d4a23eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/970/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/9702018-08-17 07:27:16.161oai:repositorio.ucs.br:11338/970IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T07:27:16Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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