Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Daiane Vitt Borsoi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4301
Resumo: Os reflexos que a crise acarretou no meio corporativo forçou as empresas a prepararem-se para as oscilações do cenário internacional, principalmente as empresas de capital aberto, devido à volatilidade das movimentações financeiras. Diante dessas dificuldades, é necessário pensar em reduzir custos de modo eficiente. Para tanto, a estruturação dos procedimentos internos é de suma importância. Um modelo de gestão que está sendo utilizado por grandes corporações são os Centros de Serviços Compartilhados (CSC), este modelo se trata de estruturas que permitem uma maior centralização em relação aos processos operacionais. Essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais os principais impactos observados pelas controladorias das unidades controladas e coligadas de uma indústria metalúrgica de Caxias do Sul após a implantação de um centro de serviços compartilhados? Para responder essa questão elaborou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, e estudo de caso através de um questionário enviado aos responsáveis pela controladoria das unidades da empresa objeto de estudo. Como embasamento teórico utilizou-se de aspectos que dizem respeito ao conceito e histórico do CSC no Brasil e no mundo, diferença entre um CSC e uma empresa terceirizada, processo de implantação de um CSC, benefícios e dificuldades após implantação do mesmo, bem como indicadores de desempenho e tempo de estabilização após implantação. Também foi abordado sobre qual é a função da controladoria em uma organização. Na análise obtida através das respostas do questionário, concluiu-se que os principais motivos para implantar um CSC foram eficiência operacional e segurança das informações. A maioria dos profissionais da controladoria participaram de assuntos relacionados ao mapeamento dos processos e alinhamento dos prazos de recebimento das informações no momento do projeto de implantação do CSC. Concluiu-se também que o CSC da empresa estudo de caso ainda não atingiu o nível de maturidade desejado pelos clientes (sic).
id UCS_ca11c894fe14cfddb7d67d48a10f6d84
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/4301
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Rossi, Daiane Vitt BorsoiEckert, AlexBertolla, Fernando LuísLeites, Eduardo Tomedi2019-02-15T16:14:42Z2019-02-15T16:14:42Z2019-02-152018https://repositorio.ucs.br/11338/4301Os reflexos que a crise acarretou no meio corporativo forçou as empresas a prepararem-se para as oscilações do cenário internacional, principalmente as empresas de capital aberto, devido à volatilidade das movimentações financeiras. Diante dessas dificuldades, é necessário pensar em reduzir custos de modo eficiente. Para tanto, a estruturação dos procedimentos internos é de suma importância. Um modelo de gestão que está sendo utilizado por grandes corporações são os Centros de Serviços Compartilhados (CSC), este modelo se trata de estruturas que permitem uma maior centralização em relação aos processos operacionais. Essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais os principais impactos observados pelas controladorias das unidades controladas e coligadas de uma indústria metalúrgica de Caxias do Sul após a implantação de um centro de serviços compartilhados? Para responder essa questão elaborou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, e estudo de caso através de um questionário enviado aos responsáveis pela controladoria das unidades da empresa objeto de estudo. Como embasamento teórico utilizou-se de aspectos que dizem respeito ao conceito e histórico do CSC no Brasil e no mundo, diferença entre um CSC e uma empresa terceirizada, processo de implantação de um CSC, benefícios e dificuldades após implantação do mesmo, bem como indicadores de desempenho e tempo de estabilização após implantação. Também foi abordado sobre qual é a função da controladoria em uma organização. Na análise obtida através das respostas do questionário, concluiu-se que os principais motivos para implantar um CSC foram eficiência operacional e segurança das informações. A maioria dos profissionais da controladoria participaram de assuntos relacionados ao mapeamento dos processos e alinhamento dos prazos de recebimento das informações no momento do projeto de implantação do CSC. Concluiu-se também que o CSC da empresa estudo de caso ainda não atingiu o nível de maturidade desejado pelos clientes (sic).ControladoriaServiços compartilhados (Administração)Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Ciências ContábeisLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8510https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4301/2/license.txt0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40MD52ORIGINALTCC Daiane Vitt Borsoi Rossi.pdfTCC Daiane Vitt Borsoi Rossi.pdfapplication/pdf657673https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4301/1/TCC%20Daiane%20Vitt%20Borsoi%20Rossi.pdf0ab9e97e9b8a96b64f347beb5aa3b572MD51TEXTTCC Daiane Vitt Borsoi Rossi.pdf.txtTCC Daiane Vitt Borsoi Rossi.pdf.txtExtracted texttext/plain157210https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4301/3/TCC%20Daiane%20Vitt%20Borsoi%20Rossi.pdf.txt26745647e90e6790967539063d6ff6ffMD53THUMBNAILTCC Daiane Vitt Borsoi Rossi.pdf.jpgTCC Daiane Vitt Borsoi Rossi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4301/4/TCC%20Daiane%20Vitt%20Borsoi%20Rossi.pdf.jpg122e50b9ab27e96c199eaece391b7706MD5411338/43012019-02-16 05:01:53.765oai:repositorio.ucs.br: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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:59.905570Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa
title Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa
spellingShingle Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa
Rossi, Daiane Vitt Borsoi
Controladoria
Serviços compartilhados (Administração)
title_short Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa
title_full Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa
title_fullStr Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa
title_full_unstemmed Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa
title_sort Análise dos impactos da implantação de um centro de serviços compartilhados: estudo de caso no Grupo Alfa
author Rossi, Daiane Vitt Borsoi
author_facet Rossi, Daiane Vitt Borsoi
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Eckert, Alex
Bertolla, Fernando Luís
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Daiane Vitt Borsoi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leites, Eduardo Tomedi
contributor_str_mv Leites, Eduardo Tomedi
dc.subject.por.fl_str_mv Controladoria
Serviços compartilhados (Administração)
topic Controladoria
Serviços compartilhados (Administração)
description Os reflexos que a crise acarretou no meio corporativo forçou as empresas a prepararem-se para as oscilações do cenário internacional, principalmente as empresas de capital aberto, devido à volatilidade das movimentações financeiras. Diante dessas dificuldades, é necessário pensar em reduzir custos de modo eficiente. Para tanto, a estruturação dos procedimentos internos é de suma importância. Um modelo de gestão que está sendo utilizado por grandes corporações são os Centros de Serviços Compartilhados (CSC), este modelo se trata de estruturas que permitem uma maior centralização em relação aos processos operacionais. Essa pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais os principais impactos observados pelas controladorias das unidades controladas e coligadas de uma indústria metalúrgica de Caxias do Sul após a implantação de um centro de serviços compartilhados? Para responder essa questão elaborou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, e estudo de caso através de um questionário enviado aos responsáveis pela controladoria das unidades da empresa objeto de estudo. Como embasamento teórico utilizou-se de aspectos que dizem respeito ao conceito e histórico do CSC no Brasil e no mundo, diferença entre um CSC e uma empresa terceirizada, processo de implantação de um CSC, benefícios e dificuldades após implantação do mesmo, bem como indicadores de desempenho e tempo de estabilização após implantação. Também foi abordado sobre qual é a função da controladoria em uma organização. Na análise obtida através das respostas do questionário, concluiu-se que os principais motivos para implantar um CSC foram eficiência operacional e segurança das informações. A maioria dos profissionais da controladoria participaram de assuntos relacionados ao mapeamento dos processos e alinhamento dos prazos de recebimento das informações no momento do projeto de implantação do CSC. Concluiu-se também que o CSC da empresa estudo de caso ainda não atingiu o nível de maturidade desejado pelos clientes (sic).
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-15T16:14:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-15T16:14:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/4301
url https://repositorio.ucs.br/11338/4301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4301/2/license.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4301/1/TCC%20Daiane%20Vitt%20Borsoi%20Rossi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4301/3/TCC%20Daiane%20Vitt%20Borsoi%20Rossi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/4301/4/TCC%20Daiane%20Vitt%20Borsoi%20Rossi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bfdaf5679b458f1c173109e3e8d8e40
0ab9e97e9b8a96b64f347beb5aa3b572
26745647e90e6790967539063d6ff6ff
122e50b9ab27e96c199eaece391b7706
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258458018873344