Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crespi, kelly Menezes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/109
Resumo: Os temas competências coletivas e tecnologia da informação, estão relacionados dentro do contexto organizacional, como uma forma de vantagem competitiva para as empresas. Dada a necessidade de conhecer e analisar as competências coletivas das equipes de trabalho, a fim de dar subsídios para as organizações reterem seus talentos, contratarem colaboradores com o perfil adequado e atingirem suas estratégias organizacionais, este estudo tem como principais objetivos investigar quais são as competências coletivas nas equipes de Tecnologia da Informação de empresas de grande porte e como ocorre a articulação das competências individuais integrando e interagindo para o benefício do todo. O referencial teórico é composto pelos conceitos de competências individuais, competências organizacionais, competências coletivas e tecnologia da informação. As competências coletivas são entendidas de forma macro, como a habilidade de um grupo agir coletivamente em prol de um objetivo comum. Este estudo é delineado por sua natureza aplicada, caráter exploratório-descrito e com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a realização da coleta de dados foi elaborado um instrumento de pesquisa que foi aplicado para 132 funcionários da Divisão de TI da empresa Grendene S.A.. Já para a análise dos resultados, foram utilizadas algumas técnicas estatísticas como análise descritiva, análise fatorial, análise de correlação, análise de regressão e variância. Na discussão dos resultados foi identificado que as variáveis explicativas das competências coletivas na equipe de tecnologia da informação da empresa analisada são: Proatividade, Comunicação, Cooperação e Relacionamento Interpessoal. Sendo, Proatividade a variável que apresentou maior intensidade de associação. Também foram identificados os elementos vinculados de cada fator e as diferenças significativas em relação as competências coletivas e o perfil dos respondentes. Concluiu-se através deste estudo que as competências coletivas e individuais são uma via de mão dupla. Elas são dependentes e servem de base para que as organizações identifiquem suas competências e possam realizam ações para fortalecêlas. Também destaca-se, que este estudo ajudou a expandir o conhecimento com relação ao perfil dos profissionais de Tecnologia da Informação.
id UCS_cba0f6ff081cad2196d4035ba7e83b4e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/109
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Crespi, kelly MenezesRuas, Roberto LimaMunhoz Olea, PelayoFachinelli, Ana CristinaMacke, Janaina2014-04-30T11:58:35Z2014-04-30T11:58:35Z2014-04-302012-05-30https://repositorio.ucs.br/handle/11338/109Os temas competências coletivas e tecnologia da informação, estão relacionados dentro do contexto organizacional, como uma forma de vantagem competitiva para as empresas. Dada a necessidade de conhecer e analisar as competências coletivas das equipes de trabalho, a fim de dar subsídios para as organizações reterem seus talentos, contratarem colaboradores com o perfil adequado e atingirem suas estratégias organizacionais, este estudo tem como principais objetivos investigar quais são as competências coletivas nas equipes de Tecnologia da Informação de empresas de grande porte e como ocorre a articulação das competências individuais integrando e interagindo para o benefício do todo. O referencial teórico é composto pelos conceitos de competências individuais, competências organizacionais, competências coletivas e tecnologia da informação. As competências coletivas são entendidas de forma macro, como a habilidade de um grupo agir coletivamente em prol de um objetivo comum. Este estudo é delineado por sua natureza aplicada, caráter exploratório-descrito e com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a realização da coleta de dados foi elaborado um instrumento de pesquisa que foi aplicado para 132 funcionários da Divisão de TI da empresa Grendene S.A.. Já para a análise dos resultados, foram utilizadas algumas técnicas estatísticas como análise descritiva, análise fatorial, análise de correlação, análise de regressão e variância. Na discussão dos resultados foi identificado que as variáveis explicativas das competências coletivas na equipe de tecnologia da informação da empresa analisada são: Proatividade, Comunicação, Cooperação e Relacionamento Interpessoal. Sendo, Proatividade a variável que apresentou maior intensidade de associação. Também foram identificados os elementos vinculados de cada fator e as diferenças significativas em relação as competências coletivas e o perfil dos respondentes. Concluiu-se através deste estudo que as competências coletivas e individuais são uma via de mão dupla. Elas são dependentes e servem de base para que as organizações identifiquem suas competências e possam realizam ações para fortalecêlas. Também destaca-se, que este estudo ajudou a expandir o conhecimento com relação ao perfil dos profissionais de Tecnologia da Informação.The subjects of collective competence and information technology are related within the organizational context, as a way of competitive advantage to the companies. Given the necessity of knowing and analyzing the collective competence of working teams, in order to give subsidies for the organizations to maintain their most talented workers, hire employees with adequate profiles and reach the organizational strategies, this study has been made with the main objectives of investigating what kind of collective competences in the information technology teams of big companies and also how the articulation of individual competences happens, integrating and interacting to the benefit of the whole. The theoretical reference is composed with the concepts of individual competences, organizational competences, collective competences and information technology. The collective competences are understood in a macro form, as the ability of a group to act collectively to reach a common goal. This study is outlined by its applied nature, exploratory-described and quantitative and qualitative approach. In order to collect the needed data, an instrument of research has been developed, which has been applied to 132 employees of the information technology department of Grendene S.A.. When it comes to analyzing the results, techniques of statistic analysis such as descriptive analysis, factorial analysis, correlation analysis and Regression and variables analysis have been used. The discussion of the results has identified that the explanatory variables of the collective competences in the information technology in the analyzed company are: proactivity, communication, cooperation and interpersonal relationship. It has also showed that proactivity is the variable that owns the most intensity of association. Other bounded elements of all the factors have been identified and the significant differences related to collective competences and the profile of the analyzed people. Through this study, one would conclude that individual competence and collective competence are a two way street. They work dependently of each other and are the base for the organizations to identify their competences so they can pursue actions to make them stronger. This study has also helped expanding the knowledge of the kind of profile the professionals of information technology have.GrendenePlanejamento estratégicoTecnologia da informaçãoCompetênciasCompetências coletivasCompetências individuaisTecnologia da informaçãoEmpresa calçadistaCompetencesIndividual competencesCollective competencesInformation technologyFootwear companyCompetências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/5105785690743701CRESPI, K. M.Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoTEXTDissertacao Kelly Menezes Crespi.pdf.txtDissertacao Kelly Menezes Crespi.pdf.txtExtracted texttext/plain206481https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/109/3/Dissertacao%20Kelly%20Menezes%20Crespi.pdf.txtf51a86efcf37de9376c3b64b59fdaae4MD53THUMBNAILDissertacao Kelly Menezes Crespi.pdf.jpgDissertacao Kelly Menezes Crespi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/109/4/Dissertacao%20Kelly%20Menezes%20Crespi.pdf.jpgfe93567fddc8fe2e09e8602b2f8e3153MD54ORIGINALDissertacao Kelly Menezes Crespi.pdfDissertacao Kelly Menezes Crespi.pdfapplication/pdf3020378https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/109/1/Dissertacao%20Kelly%20Menezes%20Crespi.pdf928242026c1552c4ba68b0a9f64fbbf0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/109/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/1092018-08-17 06:00:48.35oai:repositorio.ucs.br:11338/109IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:40.815262Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
title Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
spellingShingle Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
Crespi, kelly Menezes
Grendene
Planejamento estratégico
Tecnologia da informação
Competências
Competências coletivas
Competências individuais
Tecnologia da informação
Empresa calçadista
Competences
Individual competences
Collective competences
Information technology
Footwear company
title_short Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
title_full Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
title_fullStr Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
title_full_unstemmed Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
title_sort Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
author Crespi, kelly Menezes
author_facet Crespi, kelly Menezes
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Ruas, Roberto Lima
Munhoz Olea, Pelayo
Fachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Crespi, kelly Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macke, Janaina
contributor_str_mv Macke, Janaina
dc.subject.por.fl_str_mv Grendene
Planejamento estratégico
Tecnologia da informação
Competências
Competências coletivas
Competências individuais
Tecnologia da informação
Empresa calçadista
Competences
Individual competences
topic Grendene
Planejamento estratégico
Tecnologia da informação
Competências
Competências coletivas
Competências individuais
Tecnologia da informação
Empresa calçadista
Competences
Individual competences
Collective competences
Information technology
Footwear company
dc.subject.eng.fl_str_mv Collective competences
Information technology
Footwear company
description Os temas competências coletivas e tecnologia da informação, estão relacionados dentro do contexto organizacional, como uma forma de vantagem competitiva para as empresas. Dada a necessidade de conhecer e analisar as competências coletivas das equipes de trabalho, a fim de dar subsídios para as organizações reterem seus talentos, contratarem colaboradores com o perfil adequado e atingirem suas estratégias organizacionais, este estudo tem como principais objetivos investigar quais são as competências coletivas nas equipes de Tecnologia da Informação de empresas de grande porte e como ocorre a articulação das competências individuais integrando e interagindo para o benefício do todo. O referencial teórico é composto pelos conceitos de competências individuais, competências organizacionais, competências coletivas e tecnologia da informação. As competências coletivas são entendidas de forma macro, como a habilidade de um grupo agir coletivamente em prol de um objetivo comum. Este estudo é delineado por sua natureza aplicada, caráter exploratório-descrito e com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a realização da coleta de dados foi elaborado um instrumento de pesquisa que foi aplicado para 132 funcionários da Divisão de TI da empresa Grendene S.A.. Já para a análise dos resultados, foram utilizadas algumas técnicas estatísticas como análise descritiva, análise fatorial, análise de correlação, análise de regressão e variância. Na discussão dos resultados foi identificado que as variáveis explicativas das competências coletivas na equipe de tecnologia da informação da empresa analisada são: Proatividade, Comunicação, Cooperação e Relacionamento Interpessoal. Sendo, Proatividade a variável que apresentou maior intensidade de associação. Também foram identificados os elementos vinculados de cada fator e as diferenças significativas em relação as competências coletivas e o perfil dos respondentes. Concluiu-se através deste estudo que as competências coletivas e individuais são uma via de mão dupla. Elas são dependentes e servem de base para que as organizações identifiquem suas competências e possam realizam ações para fortalecêlas. Também destaca-se, que este estudo ajudou a expandir o conhecimento com relação ao perfil dos profissionais de Tecnologia da Informação.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-30T11:58:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-30T11:58:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/109
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/109/3/Dissertacao%20Kelly%20Menezes%20Crespi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/109/4/Dissertacao%20Kelly%20Menezes%20Crespi.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/109/1/Dissertacao%20Kelly%20Menezes%20Crespi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/109/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f51a86efcf37de9376c3b64b59fdaae4
fe93567fddc8fe2e09e8602b2f8e3153
928242026c1552c4ba68b0a9f64fbbf0
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258422111436800