[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56594 |
Resumo: | [pt] Em uma sociedade em profunda e constante transformação, onde a quantidade de informação disponível é cada vez maior, tem-se por consequência um expressivo aumento no grau da complexidade do ensino em geral, sobretudo no nível superior. Para melhor lidar com estas questões é cada vez mais exigido do docente que desenvolva competências necessárias à boa execução da atividade docente. Este trabalho teve como objetivo explorar, analisar e compreender a experiência e percepção dos envolvidos neste fenômeno, estando os sujeitos em análise inseridos na entrega de conteúdo didático em sala de aula na instituição em questão. Buscou-se averiguar a existência de um conjunto de competências, valores e habilidades docentes, presentes nos docentes que operavam neste entorno. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e fenomenográfica. O discurso dos sujeitos foi então analisado e categorizado de acordo com as descrições da literatura sobre competências. Como principal resultado, foi possível estabelecer um conjunto de competências consideradas como mais importantes pelos docentes e dirigentes da instituição de ensino em análise e entender que competências docentes não estavam estruturadas seguindo um modelo definido, ainda que os docentes fossem avaliados antes de ingressarem na instituição. |
id |
PUC_RIO-1_57730b65490da3cf51e4d495b7b26a27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:56594 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA[en] THE PHENOMENON OF INDIVIDUAL AND COLLECTIVE COMPETENCE: A PHENOMENOGRAPHIC ANALYSIS OF A PRIVATE HIGHER EDUCATION INSTITUTION[pt] FENOMENOLOGIA[pt] COMPETENCIAS INDIVIDUAIS[pt] FENOMENOGRAFIA[pt] COMPETENCIAS COLETIVAS[pt] ENSINO[en] PHENOMENOLOGY[en] INDIVIDUAL COMPETENCE[en] PHENOMENOGRAPHY[en] COLLECTIVE COMPETENCES[en] TEACHING[pt] Em uma sociedade em profunda e constante transformação, onde a quantidade de informação disponível é cada vez maior, tem-se por consequência um expressivo aumento no grau da complexidade do ensino em geral, sobretudo no nível superior. Para melhor lidar com estas questões é cada vez mais exigido do docente que desenvolva competências necessárias à boa execução da atividade docente. Este trabalho teve como objetivo explorar, analisar e compreender a experiência e percepção dos envolvidos neste fenômeno, estando os sujeitos em análise inseridos na entrega de conteúdo didático em sala de aula na instituição em questão. Buscou-se averiguar a existência de um conjunto de competências, valores e habilidades docentes, presentes nos docentes que operavam neste entorno. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e fenomenográfica. O discurso dos sujeitos foi então analisado e categorizado de acordo com as descrições da literatura sobre competências. Como principal resultado, foi possível estabelecer um conjunto de competências consideradas como mais importantes pelos docentes e dirigentes da instituição de ensino em análise e entender que competências docentes não estavam estruturadas seguindo um modelo definido, ainda que os docentes fossem avaliados antes de ingressarem na instituição.[en] In a society in deep and constant change, where the amount of information available is increasing, as a result it is visible a significant increase in the degree of complexity of teaching in general, especially on the higher education level. To better deal with those issues is increasingly required of teachers to develop competences related with successful execution of his duties. This study aimed to explore, analyze and understand the experience and perception of those involved in this phenomenon, with the subjects under discussion inserted in the delivery of educational content in at the institution in question. It was sought to examine the existence of a set of competences, values and skills, present in people working in this environment. It was conducted a qualitative study of phenomenological inspiration. The speech of the subjects was then analyzed and categorized according to the descriptions of the literature about competences. As main result, it was possible to establish a set of teaching competences considered as most important ones by teachers and board of directors of this institution and understand that teaching competences were not organized under a defined model, although teachers were evaluated before working on this institution.MAXWELLSANDRA REGINA DA ROCHA PINTOPAULO DAVID DE JESUS TOSTES DOS SANTOS2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56594porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-16T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56594Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-12-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA [en] THE PHENOMENON OF INDIVIDUAL AND COLLECTIVE COMPETENCE: A PHENOMENOGRAPHIC ANALYSIS OF A PRIVATE HIGHER EDUCATION INSTITUTION |
title |
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA |
spellingShingle |
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA PAULO DAVID DE JESUS TOSTES DOS SANTOS [pt] FENOMENOLOGIA [pt] COMPETENCIAS INDIVIDUAIS [pt] FENOMENOGRAFIA [pt] COMPETENCIAS COLETIVAS [pt] ENSINO [en] PHENOMENOLOGY [en] INDIVIDUAL COMPETENCE [en] PHENOMENOGRAPHY [en] COLLECTIVE COMPETENCES [en] TEACHING |
title_short |
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA |
title_full |
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA |
title_fullStr |
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA |
title_full_unstemmed |
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA |
title_sort |
[pt] O FENÔMENO DAS COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS: UMA ANÁLISE FENOMENOGRÁFICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR PRIVADA |
author |
PAULO DAVID DE JESUS TOSTES DOS SANTOS |
author_facet |
PAULO DAVID DE JESUS TOSTES DOS SANTOS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAULO DAVID DE JESUS TOSTES DOS SANTOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] FENOMENOLOGIA [pt] COMPETENCIAS INDIVIDUAIS [pt] FENOMENOGRAFIA [pt] COMPETENCIAS COLETIVAS [pt] ENSINO [en] PHENOMENOLOGY [en] INDIVIDUAL COMPETENCE [en] PHENOMENOGRAPHY [en] COLLECTIVE COMPETENCES [en] TEACHING |
topic |
[pt] FENOMENOLOGIA [pt] COMPETENCIAS INDIVIDUAIS [pt] FENOMENOGRAFIA [pt] COMPETENCIAS COLETIVAS [pt] ENSINO [en] PHENOMENOLOGY [en] INDIVIDUAL COMPETENCE [en] PHENOMENOGRAPHY [en] COLLECTIVE COMPETENCES [en] TEACHING |
description |
[pt] Em uma sociedade em profunda e constante transformação, onde a quantidade de informação disponível é cada vez maior, tem-se por consequência um expressivo aumento no grau da complexidade do ensino em geral, sobretudo no nível superior. Para melhor lidar com estas questões é cada vez mais exigido do docente que desenvolva competências necessárias à boa execução da atividade docente. Este trabalho teve como objetivo explorar, analisar e compreender a experiência e percepção dos envolvidos neste fenômeno, estando os sujeitos em análise inseridos na entrega de conteúdo didático em sala de aula na instituição em questão. Buscou-se averiguar a existência de um conjunto de competências, valores e habilidades docentes, presentes nos docentes que operavam neste entorno. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e fenomenográfica. O discurso dos sujeitos foi então analisado e categorizado de acordo com as descrições da literatura sobre competências. Como principal resultado, foi possível estabelecer um conjunto de competências consideradas como mais importantes pelos docentes e dirigentes da instituição de ensino em análise e entender que competências docentes não estavam estruturadas seguindo um modelo definido, ainda que os docentes fossem avaliados antes de ingressarem na instituição. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56594 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56594@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822634026696704 |