O preto e branco como elemento da linguagem visual no cinema: estudo de caso dos filmes Logan e Logan Noir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5482 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso busca investigar o cinema em preto e branco, tendo como objetivo principal encontrar os significados da ausência de cor dentro do filme como uma forma de linguagem visual. Da mesma forma, busca-se analisar comparativamente os filmes Logan (2017), em cores e Logan Noir (2017), preto e branco, e entender a utilização do preto e branco e quais os significados que ele traz ou evidencia na versão noir em relação à versão original. Busca-se, também, encontrar aspectos que liguem a sua nomenclatura com o gênero/estilo cinematográfico referenciado. Busca-se concluir se o significado do preto e branco justifica-se na versão Logan Noir por se tratar de um filme que mergulha nos aspectos psicológicos e nas emoções do personagem, enquanto a cor ajuda a evidenciar aspectos físicos em que se encontra o personagem, sendo que a representação monocromática caracteriza a tensão psicológica do filme e do personagem (sic). |
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Omizzolo, Ana Paula CecagnoSilva, Flóra Simon daSilva, Ivana Almeida daBoone, Silvana2020-02-25T17:26:09Z2020-02-25T17:26:09Z2019-12-142019https://repositorio.ucs.br/11338/5482Este Trabalho de Conclusão de Curso busca investigar o cinema em preto e branco, tendo como objetivo principal encontrar os significados da ausência de cor dentro do filme como uma forma de linguagem visual. Da mesma forma, busca-se analisar comparativamente os filmes Logan (2017), em cores e Logan Noir (2017), preto e branco, e entender a utilização do preto e branco e quais os significados que ele traz ou evidencia na versão noir em relação à versão original. Busca-se, também, encontrar aspectos que liguem a sua nomenclatura com o gênero/estilo cinematográfico referenciado. Busca-se concluir se o significado do preto e branco justifica-se na versão Logan Noir por se tratar de um filme que mergulha nos aspectos psicológicos e nas emoções do personagem, enquanto a cor ajuda a evidenciar aspectos físicos em que se encontra o personagem, sendo que a representação monocromática caracteriza a tensão psicológica do filme e do personagem (sic).This study desires to investigate the cinema in black and white and the main objective is to find the meaning of not having collour inside of the film as a visual language form. Beside that, seek to analyse comparatively the films Logan (2017), with collours and Logan Noir (2017), in black and white and understand the use of black and white and what are the meanings and evidences of it in noir version in relation to the original version. Also is persue to find some aspects that relate its nomenclature with the referenced cinematographic genre. Seeking to conclude if black and white justify in Logan Noir version which it is a film that plunges into the characteres pyschological and emotions, while the collour helps to evidence in what kind of physical aspects the character is, which the monochrome representation characterizes the phychological tension of the movie and the character (sic).FotografiaCinemaFilmes noirComunicação visualO preto e branco como elemento da linguagem visual no cinema: estudo de caso dos filmes Logan e Logan Noirinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulTecnologia em FotografiaCampus Universitário de Caxias do Sul2019-12-14 00:00:00ORIGINALTCC Ana Paula Cecagno Omizzolo.pdfTCC Ana Paula Cecagno Omizzolo.pdfapplication/pdf2849372https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5482/1/TCC%20Ana%20Paula%20Cecagno%20Omizzolo.pdfc7dd3a20cfe7a27ed42179a1b9f0eeffMD51TEXTTCC Ana Paula Cecagno Omizzolo.pdf.txtTCC Ana Paula Cecagno Omizzolo.pdf.txtExtracted texttext/plain83821https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5482/2/TCC%20Ana%20Paula%20Cecagno%20Omizzolo.pdf.txtd7340bdedfcdfde3132f7be55e2e9f94MD52THUMBNAILTCC Ana Paula Cecagno Omizzolo.pdf.jpgTCC Ana Paula Cecagno Omizzolo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/5482/3/TCC%20Ana%20Paula%20Cecagno%20Omizzolo.pdf.jpged0ca327dfa169a77a7fa769d1a43f35MD5311338/54822020-02-26 06:01:10.827oai:repositorio.ucs.br:11338/5482Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2020-02-26T06:01:10Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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