A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7694 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. |
id |
UNIL_a61b63e3b0e87ba9145f03ecbc51ff5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7694 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagraçãofilm noircinefilia francesacinemaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.Esta monografia tem o objetivo de investigar a afinidade da crítica francesa com o desenvolvimento do film noir, compreender de que forma os textos críticos escritos por Roger Tailleur, Raymond Borde, Nino Frank, Jacques Rivette e François Chalais contribuíram no delinear do noir e o consagraram na história cinematográfica. Para isso será analisada a crítica como uma prática que não apenas avalia obras, mas que cria novas ideias a partir do que é visto, tendo como fim entender o crítico como um apaixonado pelo cinema, que busca em seu texto conciliar a emoção e a razão. Importante investigar como se dá a comunicação entre quem escreve um texto e quem o lê, como o pensamento é transmitido na organização textual. Também é necessário perceber o espaço de convivência da crítica, o ambiente da cinefilia e qual o impacto que essa comunidade apreciadora tem na formação do olhar sensorial. Utilizando de uma metodologia de análise comparativa de textos críticos feitos na França durante o final da década de 1940 e começo da de 1960, é possível observar os estilos dos escritores e das revistas para as quais trabalham (como Cahiers du Cinéma, de L’Écran Français e Positif). Como resultado, obter um maior entendimento da intimidade entre a crítica francesa e o noir, visando compreender como o ofício foi capaz de inventar e consagrar as obras pertencentes ao conjunto em um lugar de destaque na história da cinematografia mundial.Sepúlveda Filho, DinaldoLopes, Heitor Montipó2023info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:34:00Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7694Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:34Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração |
title |
A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração |
spellingShingle |
A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração Lopes, Heitor Montipó film noir cinefilia francesa cinema |
title_short |
A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração |
title_full |
A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração |
title_fullStr |
A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração |
title_full_unstemmed |
A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração |
title_sort |
A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração |
author |
Lopes, Heitor Montipó |
author_facet |
Lopes, Heitor Montipó |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sepúlveda Filho, Dinaldo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Heitor Montipó |
dc.subject.por.fl_str_mv |
film noir cinefilia francesa cinema |
topic |
film noir cinefilia francesa cinema |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7694 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285254930366464 |