A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Heitor Montipó
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7694
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.
id UNIL_a61b63e3b0e87ba9145f03ecbc51ff5a
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7694
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagraçãofilm noircinefilia francesacinemaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.Esta monografia tem o objetivo de investigar a afinidade da crítica francesa com o desenvolvimento do film noir, compreender de que forma os textos críticos escritos por Roger Tailleur, Raymond Borde, Nino Frank, Jacques Rivette e François Chalais contribuíram no delinear do noir e o consagraram na história cinematográfica. Para isso será analisada a crítica como uma prática que não apenas avalia obras, mas que cria novas ideias a partir do que é visto, tendo como fim entender o crítico como um apaixonado pelo cinema, que busca em seu texto conciliar a emoção e a razão. Importante investigar como se dá a comunicação entre quem escreve um texto e quem o lê, como o pensamento é transmitido na organização textual. Também é necessário perceber o espaço de convivência da crítica, o ambiente da cinefilia e qual o impacto que essa comunidade apreciadora tem na formação do olhar sensorial. Utilizando de uma metodologia de análise comparativa de textos críticos feitos na França durante o final da década de 1940 e começo da de 1960, é possível observar os estilos dos escritores e das revistas para as quais trabalham (como Cahiers du Cinéma, de L’Écran Français e Positif). Como resultado, obter um maior entendimento da intimidade entre a crítica francesa e o noir, visando compreender como o ofício foi capaz de inventar e consagrar as obras pertencentes ao conjunto em um lugar de destaque na história da cinematografia mundial.Sepúlveda Filho, DinaldoLopes, Heitor Montipó2023info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:34:00Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7694Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:34Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
title A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
spellingShingle A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
Lopes, Heitor Montipó
film noir
cinefilia francesa
cinema
title_short A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
title_full A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
title_fullStr A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
title_full_unstemmed A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
title_sort A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
author Lopes, Heitor Montipó
author_facet Lopes, Heitor Montipó
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sepúlveda Filho, Dinaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Heitor Montipó
dc.subject.por.fl_str_mv film noir
cinefilia francesa
cinema
topic film noir
cinefilia francesa
cinema
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7694
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285254930366464