Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dahmer, Stéfani
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11032
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle. O objetivo geral da pesquisa é o de estudar e analisar como o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros. Nesse sentido, o referencial teórico envolve a história do veículo de comunicação Deutsche Welle, contextualização do jornalismo internacional (NATALI, 2014), contexto da educação (FREIRE, 1970) brasileira durante os anos, aprendizado de línguas estrangeiras e o crescimento do ensino a distância. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso (GIL, 2008). Realizou-se uma pesquisa com estudantes da língua alemã; entrevista um representante do veículo de comunicação Deutsche Welle; análise do portal de comunicação Deutsche Welle. Como principal resultado, deve ser mencionado que o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros por meio da oferta de cursos de língua alemã em uma plataforma gratuita. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_cc50567aa100148997e56d84dda2c668
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11032
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Dahmer, StéfaniRech, Alessandra PaulaHoffmann, Jacob RaulBocchese, Marcell2022-10-07T12:25:29Z2022-10-07T12:25:29Z2022-07-212022-07-08https://repositorio.ucs.br/11338/11032O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle. O objetivo geral da pesquisa é o de estudar e analisar como o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros. Nesse sentido, o referencial teórico envolve a história do veículo de comunicação Deutsche Welle, contextualização do jornalismo internacional (NATALI, 2014), contexto da educação (FREIRE, 1970) brasileira durante os anos, aprendizado de línguas estrangeiras e o crescimento do ensino a distância. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso (GIL, 2008). Realizou-se uma pesquisa com estudantes da língua alemã; entrevista um representante do veículo de comunicação Deutsche Welle; análise do portal de comunicação Deutsche Welle. Como principal resultado, deve ser mencionado que o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros por meio da oferta de cursos de língua alemã em uma plataforma gratuita. [resumo fornecido pelo autor]Diese Abschlussarbeit geht um das Thema Bildung für brasilianische Einwanderer: Eine Fallstudie des deutschen Kommunikationsmittels Deutsche Welle. Das allgemeine Ziel der Forschung ist das Lernen und die Analyse darüber, wie die Deutsche Welle zu der Bildung von brasilianischen Einwanderern beiträgt. In diesem Sinne umfasst der wissenschaftliche Hintergrund die Geschichte des Kommunikationsmittels Deutsche Welle, die Kontextualisierung des internationalen Journalismus (NATALI, 2014), den Kontext der brasilianischen Bildung (FREIRE, 1970) im Laufe der Jahre, das Fremdsprachenlernen und das Wachstum von dem Distanzlernen. Die verwendete Methodik für die Entwicklung der Forschung war die Fallstudie (GIL, 2008). Es wurde eine Recherche mit Studierenden der deutschen Sprache; ein Interview mit dem Vertreter des Kommunikationsmittels Deutsche Welle; und eine Analyse über die Sender Deutsche Welle gemacht. Als Hauptergebnis ist zu erwähnen, dass das Kommunikationsmittel Deutsche Welle zu der Bildung von brasilianischen Einwanderern beiträgt, indem sie Deutschkurse auf einer kostenlosen Plattform anbietet. [resumo fornecido pelo autor]deporJornalismoImigrantes - EducaçãoComunicação - Aspectos sociaisDeutsche WelleEducação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em JornalismoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-07-20TEXTTCC Stefani Dahmer.pdf.txtTCC Stefani Dahmer.pdf.txtExtracted texttext/plain310935https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/2/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf.txtd303a0c7e938575057d0d7ef154cd70cMD52THUMBNAILTCC Stefani Dahmer.pdf.jpgTCC Stefani Dahmer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/3/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf.jpg78d9ff2990fe2c30beb6780d965794a1MD53ORIGINALTCC Stefani Dahmer.pdfTCC Stefani Dahmer.pdfapplication/pdf3178781https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/1/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf26050d4d988a7d7f27a3b37664083258MD5111338/110322022-10-18 18:39:30.285oai:repositorio.ucs.br:11338/11032Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:39:30Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle
title Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle
spellingShingle Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle
Dahmer, Stéfani
Jornalismo
Imigrantes - Educação
Comunicação - Aspectos sociais
Deutsche Welle
title_short Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle
title_full Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle
title_fullStr Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle
title_full_unstemmed Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle
title_sort Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle
author Dahmer, Stéfani
author_facet Dahmer, Stéfani
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Rech, Alessandra Paula
Hoffmann, Jacob Raul
dc.contributor.author.fl_str_mv Dahmer, Stéfani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bocchese, Marcell
contributor_str_mv Bocchese, Marcell
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Imigrantes - Educação
Comunicação - Aspectos sociais
Deutsche Welle
topic Jornalismo
Imigrantes - Educação
Comunicação - Aspectos sociais
Deutsche Welle
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle. O objetivo geral da pesquisa é o de estudar e analisar como o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros. Nesse sentido, o referencial teórico envolve a história do veículo de comunicação Deutsche Welle, contextualização do jornalismo internacional (NATALI, 2014), contexto da educação (FREIRE, 1970) brasileira durante os anos, aprendizado de línguas estrangeiras e o crescimento do ensino a distância. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso (GIL, 2008). Realizou-se uma pesquisa com estudantes da língua alemã; entrevista um representante do veículo de comunicação Deutsche Welle; análise do portal de comunicação Deutsche Welle. Como principal resultado, deve ser mencionado que o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros por meio da oferta de cursos de língua alemã em uma plataforma gratuita. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-07T12:25:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-07T12:25:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11032
url https://repositorio.ucs.br/11338/11032
dc.language.iso.fl_str_mv de
por
language_invalid_str_mv de
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/2/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/3/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/1/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d303a0c7e938575057d0d7ef154cd70c
78d9ff2990fe2c30beb6780d965794a1
26050d4d988a7d7f27a3b37664083258
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308893107945472