Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11032 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle. O objetivo geral da pesquisa é o de estudar e analisar como o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros. Nesse sentido, o referencial teórico envolve a história do veículo de comunicação Deutsche Welle, contextualização do jornalismo internacional (NATALI, 2014), contexto da educação (FREIRE, 1970) brasileira durante os anos, aprendizado de línguas estrangeiras e o crescimento do ensino a distância. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso (GIL, 2008). Realizou-se uma pesquisa com estudantes da língua alemã; entrevista um representante do veículo de comunicação Deutsche Welle; análise do portal de comunicação Deutsche Welle. Como principal resultado, deve ser mencionado que o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros por meio da oferta de cursos de língua alemã em uma plataforma gratuita. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_cc50567aa100148997e56d84dda2c668 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11032 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dahmer, StéfaniRech, Alessandra PaulaHoffmann, Jacob RaulBocchese, Marcell2022-10-07T12:25:29Z2022-10-07T12:25:29Z2022-07-212022-07-08https://repositorio.ucs.br/11338/11032O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle. O objetivo geral da pesquisa é o de estudar e analisar como o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros. Nesse sentido, o referencial teórico envolve a história do veículo de comunicação Deutsche Welle, contextualização do jornalismo internacional (NATALI, 2014), contexto da educação (FREIRE, 1970) brasileira durante os anos, aprendizado de línguas estrangeiras e o crescimento do ensino a distância. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso (GIL, 2008). Realizou-se uma pesquisa com estudantes da língua alemã; entrevista um representante do veículo de comunicação Deutsche Welle; análise do portal de comunicação Deutsche Welle. Como principal resultado, deve ser mencionado que o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros por meio da oferta de cursos de língua alemã em uma plataforma gratuita. [resumo fornecido pelo autor]Diese Abschlussarbeit geht um das Thema Bildung für brasilianische Einwanderer: Eine Fallstudie des deutschen Kommunikationsmittels Deutsche Welle. Das allgemeine Ziel der Forschung ist das Lernen und die Analyse darüber, wie die Deutsche Welle zu der Bildung von brasilianischen Einwanderern beiträgt. In diesem Sinne umfasst der wissenschaftliche Hintergrund die Geschichte des Kommunikationsmittels Deutsche Welle, die Kontextualisierung des internationalen Journalismus (NATALI, 2014), den Kontext der brasilianischen Bildung (FREIRE, 1970) im Laufe der Jahre, das Fremdsprachenlernen und das Wachstum von dem Distanzlernen. Die verwendete Methodik für die Entwicklung der Forschung war die Fallstudie (GIL, 2008). Es wurde eine Recherche mit Studierenden der deutschen Sprache; ein Interview mit dem Vertreter des Kommunikationsmittels Deutsche Welle; und eine Analyse über die Sender Deutsche Welle gemacht. Als Hauptergebnis ist zu erwähnen, dass das Kommunikationsmittel Deutsche Welle zu der Bildung von brasilianischen Einwanderern beiträgt, indem sie Deutschkurse auf einer kostenlosen Plattform anbietet. [resumo fornecido pelo autor]deporJornalismoImigrantes - EducaçãoComunicação - Aspectos sociaisDeutsche WelleEducação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em JornalismoCampus Universitário de Caxias do Sul2022-07-20TEXTTCC Stefani Dahmer.pdf.txtTCC Stefani Dahmer.pdf.txtExtracted texttext/plain310935https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/2/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf.txtd303a0c7e938575057d0d7ef154cd70cMD52THUMBNAILTCC Stefani Dahmer.pdf.jpgTCC Stefani Dahmer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/3/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf.jpg78d9ff2990fe2c30beb6780d965794a1MD53ORIGINALTCC Stefani Dahmer.pdfTCC Stefani Dahmer.pdfapplication/pdf3178781https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/1/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf26050d4d988a7d7f27a3b37664083258MD5111338/110322022-10-18 18:39:30.285oai:repositorio.ucs.br:11338/11032Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:39:30Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle |
title |
Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle |
spellingShingle |
Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle Dahmer, Stéfani Jornalismo Imigrantes - Educação Comunicação - Aspectos sociais Deutsche Welle |
title_short |
Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle |
title_full |
Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle |
title_fullStr |
Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle |
title_full_unstemmed |
Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle |
title_sort |
Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle |
author |
Dahmer, Stéfani |
author_facet |
Dahmer, Stéfani |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Rech, Alessandra Paula Hoffmann, Jacob Raul |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dahmer, Stéfani |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bocchese, Marcell |
contributor_str_mv |
Bocchese, Marcell |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Imigrantes - Educação Comunicação - Aspectos sociais Deutsche Welle |
topic |
Jornalismo Imigrantes - Educação Comunicação - Aspectos sociais Deutsche Welle |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Educação para imigrantes brasileiros: um estudo de caso do portal de comunicação alemão Deutsche Welle. O objetivo geral da pesquisa é o de estudar e analisar como o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros. Nesse sentido, o referencial teórico envolve a história do veículo de comunicação Deutsche Welle, contextualização do jornalismo internacional (NATALI, 2014), contexto da educação (FREIRE, 1970) brasileira durante os anos, aprendizado de línguas estrangeiras e o crescimento do ensino a distância. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso (GIL, 2008). Realizou-se uma pesquisa com estudantes da língua alemã; entrevista um representante do veículo de comunicação Deutsche Welle; análise do portal de comunicação Deutsche Welle. Como principal resultado, deve ser mencionado que o veículo de comunicação Deutsche Welle contribui para a educação de imigrantes brasileiros por meio da oferta de cursos de língua alemã em uma plataforma gratuita. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2022 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2022-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-07T12:25:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-07T12:25:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11032 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
de por |
language_invalid_str_mv |
de |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/2/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/3/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11032/1/TCC%20Stefani%20Dahmer.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d303a0c7e938575057d0d7ef154cd70c 78d9ff2990fe2c30beb6780d965794a1 26050d4d988a7d7f27a3b37664083258 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308893107945472 |