Pesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscan, Katiane Tonello
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11128
Resumo: O tema do estudo compreende a pesquisa de satisfação de clientes e o marketing de relacionamento. O objetivo do trabalho consiste em aplicar a pesquisa de satisfação de clientes para identificar como o Marketing de Relacionamento poderá promover a intenção de compra, reter e fidelizar os clientes na Loja de Defensivos Agrícolas, localizada no município de Flores da Cunha/RS. No estudo foi desenvolvido o referencial teórico abordando os temas de marketing de relacionamento, satisfação, lealdade e retenção de clientes e apresentados os modelos de pesquisa de marketing de relacionamento. Para desenvolver o estudo foi empregada a pesquisa com abordagem quantitativa, caracterizada como pesquisa descritiva e uso do método survey, mediante aplicação de questionários para uma amostra de 104 clientes de uma Loja de Defensivos Agrícolas. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise estatística descritiva e utilizando-se tabelas. Os resultados da aplicação da pesquisa de satisfação de clientes mostraram que os clientes da Loja de Defensivos Agrícolas se apresentam com elevado grau de satisfação (totalmente satisfeitos), principalmente nos quesitos: localização da loja (70,2%); indicação da Loja para pessoas amigas ou conhecidas (73,1%); recompra na Loja (72,1%); e estacionamento para clientes (62,5%). Foram sugeridas algumas melhorias à Loja de Defensivos Agrícolas para poder suprir a insatisfação de alguns clientes tais como: melhorar a climatização da Loja; colocar os preços em todos os produtos expostos nas gôndolas para melhor visualização; aperfeiçoar a limpeza; remodelar a organização da Loja em geral; e implantar o marketing de relacionamento. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_cde32ae4f1017bb58e93aba16f18772c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11128
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Toscan, Katiane TonelloArbugeri, Margarete LuisaVentura da Motta, Marta EliseteCamargo, Maria Emilia2022-11-07T13:14:07Z2022-11-07T13:14:07Z2020-12-122020-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11128O tema do estudo compreende a pesquisa de satisfação de clientes e o marketing de relacionamento. O objetivo do trabalho consiste em aplicar a pesquisa de satisfação de clientes para identificar como o Marketing de Relacionamento poderá promover a intenção de compra, reter e fidelizar os clientes na Loja de Defensivos Agrícolas, localizada no município de Flores da Cunha/RS. No estudo foi desenvolvido o referencial teórico abordando os temas de marketing de relacionamento, satisfação, lealdade e retenção de clientes e apresentados os modelos de pesquisa de marketing de relacionamento. Para desenvolver o estudo foi empregada a pesquisa com abordagem quantitativa, caracterizada como pesquisa descritiva e uso do método survey, mediante aplicação de questionários para uma amostra de 104 clientes de uma Loja de Defensivos Agrícolas. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise estatística descritiva e utilizando-se tabelas. Os resultados da aplicação da pesquisa de satisfação de clientes mostraram que os clientes da Loja de Defensivos Agrícolas se apresentam com elevado grau de satisfação (totalmente satisfeitos), principalmente nos quesitos: localização da loja (70,2%); indicação da Loja para pessoas amigas ou conhecidas (73,1%); recompra na Loja (72,1%); e estacionamento para clientes (62,5%). Foram sugeridas algumas melhorias à Loja de Defensivos Agrícolas para poder suprir a insatisfação de alguns clientes tais como: melhorar a climatização da Loja; colocar os preços em todos os produtos expostos nas gôndolas para melhor visualização; aperfeiçoar a limpeza; remodelar a organização da Loja em geral; e implantar o marketing de relacionamento. [resumo fornecido pelo autor]Administração de empresasMarketing de relacionamentoSatisfação do consumidorServiços ao clientePesquisa de mercadoPesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Katiane Tonello Toscan.pdf.txtTCC Katiane Tonello Toscan.pdf.txtExtracted texttext/plain207682https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11128/2/TCC%20Katiane%20Tonello%20Toscan.pdf.txta38ef66fa851cabea45ece1579cf0d1aMD52THUMBNAILTCC Katiane Tonello Toscan.pdf.jpgTCC Katiane Tonello Toscan.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11128/3/TCC%20Katiane%20Tonello%20Toscan.pdf.jpg514bd9ce155a663e2ba79010afa0f98dMD53ORIGINALTCC Katiane Tonello Toscan.pdfTCC Katiane Tonello Toscan.pdfapplication/pdf2322796https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11128/1/TCC%20Katiane%20Tonello%20Toscan.pdfb1f1801657f7bbe7cdb65dcafede635eMD5111338/111282022-11-08 05:01:16.281oai:repositorio.ucs.br:11338/11128Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:06.964950Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolas
title Pesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolas
spellingShingle Pesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolas
Toscan, Katiane Tonello
Administração de empresas
Marketing de relacionamento
Satisfação do consumidor
Serviços ao cliente
Pesquisa de mercado
title_short Pesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolas
title_full Pesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolas
title_fullStr Pesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolas
title_full_unstemmed Pesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolas
title_sort Pesquisa de satisfação de clientes e marketing de relacionamento em uma loja de defensivos agrícolas
author Toscan, Katiane Tonello
author_facet Toscan, Katiane Tonello
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Arbugeri, Margarete Luisa
Ventura da Motta, Marta Elisete
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscan, Katiane Tonello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Maria Emilia
contributor_str_mv Camargo, Maria Emilia
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Marketing de relacionamento
Satisfação do consumidor
Serviços ao cliente
Pesquisa de mercado
topic Administração de empresas
Marketing de relacionamento
Satisfação do consumidor
Serviços ao cliente
Pesquisa de mercado
description O tema do estudo compreende a pesquisa de satisfação de clientes e o marketing de relacionamento. O objetivo do trabalho consiste em aplicar a pesquisa de satisfação de clientes para identificar como o Marketing de Relacionamento poderá promover a intenção de compra, reter e fidelizar os clientes na Loja de Defensivos Agrícolas, localizada no município de Flores da Cunha/RS. No estudo foi desenvolvido o referencial teórico abordando os temas de marketing de relacionamento, satisfação, lealdade e retenção de clientes e apresentados os modelos de pesquisa de marketing de relacionamento. Para desenvolver o estudo foi empregada a pesquisa com abordagem quantitativa, caracterizada como pesquisa descritiva e uso do método survey, mediante aplicação de questionários para uma amostra de 104 clientes de uma Loja de Defensivos Agrícolas. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise estatística descritiva e utilizando-se tabelas. Os resultados da aplicação da pesquisa de satisfação de clientes mostraram que os clientes da Loja de Defensivos Agrícolas se apresentam com elevado grau de satisfação (totalmente satisfeitos), principalmente nos quesitos: localização da loja (70,2%); indicação da Loja para pessoas amigas ou conhecidas (73,1%); recompra na Loja (72,1%); e estacionamento para clientes (62,5%). Foram sugeridas algumas melhorias à Loja de Defensivos Agrícolas para poder suprir a insatisfação de alguns clientes tais como: melhorar a climatização da Loja; colocar os preços em todos os produtos expostos nas gôndolas para melhor visualização; aperfeiçoar a limpeza; remodelar a organização da Loja em geral; e implantar o marketing de relacionamento. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-07T13:14:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-07T13:14:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11128
url https://repositorio.ucs.br/11338/11128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11128/2/TCC%20Katiane%20Tonello%20Toscan.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11128/3/TCC%20Katiane%20Tonello%20Toscan.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11128/1/TCC%20Katiane%20Tonello%20Toscan.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a38ef66fa851cabea45ece1579cf0d1a
514bd9ce155a663e2ba79010afa0f98d
b1f1801657f7bbe7cdb65dcafede635e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258453016117248